Questões de Concursos SEED SE

Resolva questões de SEED SE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q342519 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Professor, SEED SE, FCC

Uma prova consta de 6 questões de Matemática e 7 de Física. Cada aluno deve escolher 4 questões de Matemática e 2 de Física para responder. Quantas opções diferentes de escolha tem cada aluno?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q319052 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

A maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, tal é para eles o elemento, o princípio dos seres; e por isso julgam que nada se cria nem se destrói, como se tal natureza subsistisse para sempre.

(Aristóteles)

É correto afirmar que, no trecho acima, Aristóteles refere- se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q324402 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

Assim, pois, a virtude é um hábito de escolha, que se acha no meio termo em relação a nós, determinada pela razão e, como faria um sábio, eqüidistância entre dois vícios, um por excesso, o outro por falta. (...) Por isso é também grande e árdua a empresa a realizar-se: pois é grande empresa encontrar o meio termo de cada coisa, como achar o centro do círculo não é para qualquer um, mas para quem sabe.

(Aristóteles)

A partir do trecho acima, pode-se afirmar corretamente que, para Aristóteles, a virtude (excelência moral) é o meio termo entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q329005 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

Segundo Maria Teresa Mantoan, a adesão à inclusão exige dos educadores a compreensão de que os alunos são diferentes uns dos outros e que os ambientes inclusivos devem concorrer para estimular os alunos, em geral, a se comportarem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q319382 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

O Conselho Estadual aprovou por unanimidade, a Indicação no 08/97, que dispõe sobre o regime de progressão continuada no sistema de ensino do Estado de São Paulo. Esta aprovação unânime aconteceu porque entenderam os conselheiros que esta Indicação

I. atende às preocupações da nova LDB e reconhecem a complexidade e a amplitude das alterações propostas.

II. permite às escolas a adoção de formas de progressão parcial ao longo dos ciclos, independente da seqüência do currículo.

III. recomenda o amplo debate na rede e com a comunidade antes de sua efetiva implantação.

IV. reconhece que a implantação da proposta depende, fundamentalmente, da competência pedagógica das escolas.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q322395 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

O Diretor de uma escola constata que, apesar de garantido o desenvolvimento das atividades de compensação de ausência a partir do segundo bimestre, vários alunos do ensino fundamental, de 11 a 15 anos, não atingiram freqüência mínima determinada pela legislação vigente. Faz uma reunião com os pais desses alunos e providencia a realização de novas atividades de compensação durante as férias de janeiro, mas verifica que a freqüência continua baixa, configurando-se casos de abandono. Imediatamente, o Diretor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q321204 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Para Francisco Imbernón, se quisermos falar de qualidade de ensino, temos de analisar o que mudou nestes últimos vinte anos e que repercute na formação e no ensino. Uma das seis mudanças que o autor seleciona é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q322975 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

De acordo com o artigo 56 do ECA, os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

I. maus tratos envolvendo alunos;

II. casos de alunos que não simpatizem com seus professores;

III. reiteração das faltas injustificadas e evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

IV. elevados níveis de repetência.

Estão corretos APENAS

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q472135 | Educação Física, Professor, SEED SE, FCC

A prontidão para a aprendizagem de qualquer conteúdo, teórico ou prático, envolve aspectos biológicos, psicológicos e sociais, que se referem, respectivamente, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q323351 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

"Toda prática educativa demanda a existência de sujeitos, um que ensinando aprende, outro que aprendendo, ensina..." Segundo Paulo Freire, uma prática educativa NÃO pode ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q327254 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para as 5as a 8as séries do Ensino Fundamental, são estruturados por Áreas. Cada um apresenta caracterização da área, objetivos gerais da área e para os ciclos; conteúdos da área e por ciclo, critérios de avaliação e orientações didáticas. Além disso, incluem questões sociais na forma de temas transversais.

I. Os temas transversais podem se constituir em novas disciplinas com avaliações de desempenho, organizadas curricularmente de forma seriada ou por ciclos.

II. Os critérios de escolha dos temas transversais foram: urgência social, abrangência nacional, possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e favorecimento da compreensão da realidade e a participação social.

III. Além da indicação dos temas transversais gerais: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Orientação Social, há abertura para inclusão de temas locais.

IV. O tema transversal Ética é chamado "transversal dos transversais" e seus conteúdos são: Respeito mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade.

V. Transversalidade e interdisciplinaridade são sinônimos, na orientação curricular dos parâmetros.

VI. A Transversalidade, quando adotada como modalidade curricular, pode substituir disciplinas do núcleo comum.

Quanto a esses temas, são corretas APENAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q472471 | Educação Física, Professor, SEED SE, FCC

O ramo pedagógico da ciência da motricidade humana que se preocupa em educar o ser humano em movimento, a sua motricidade e corporeidade, é conhecido como educação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q337361 | Matemática, Aritmética e Algebra, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

A secretaria de uma escola possui cinco funcionários que trabalham em turnos de cinco horas, sem intervalos. O horário de funcionamento da secretaria é das 7:30 às 22:30 h, havendo sempre ao menos um funcionário em horário de trabalho. Nessas condições, o número máximo de funcionários que poderemos encontrar trabalhando na secretaria é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q320227 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

O Plano Escolar orientado pela intenção de assegurar o acesso e a permanência com aprendizagens significativas para todos os alunos, deve privilegiar ações educativas que propiciem possibilidades e oportunidades de

I. classificação dos alunos de acordo com seu desempenho, o que assegura a qualidade do processo e êxito dos resultados.

II. uso das horas de trabalho pedagógico coletivo como recurso que permite o acompanhamento das ações propostas.

 III. interação entre as vivências dos alunos fora da escola e os conteúdos curriculares desenvolvidos em sala de aula e outros espaços da escola.

IV. inserção das novas tecnologias nas práticas cotidianas de sala de aula, para assegurar a transmissão dos conteúdos mínimos.

V. desenvolvimento de procedimentos pedagógicos e uso de recursos didáticos coerentes com objetivos pretendidos.

As afirmativas coerentes com a proposta de Plano Escolar do enunciado são, APENAS,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q321160 | Pedagogia, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

A professora Marli, que estava respondendo pela direção da escola, convencida da importância da teoria construtivista na prática escolar, determinou que todos os professores deveriam adotá-la em sala de aula...

A decisão da diretora a que o texto se refere

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q794931 | Filosofia, Professor, SEED SE, FCC

Desde sempre o Iluminismo, no sentido mais abrangente de um pensar que faz progressos, perseguiu o objetivo de livrar os homens do medo e de fazer deles senhores. Mas, completamente iluminada, a terra resplandece sob o sígno do infortúnio triunfal. O programa do iluminismo era o de livrar o mundo do feitiço. Sua pretensão, a de dissolver os mitos e eliminar a imaginação, por meio do saber [...] O entendimento, que venceu a superstição, deve ter voz de comando sobre a natureza desenfeitiçada [...] O que os homens querem aprender da natureza é como aplicá-la para dominar completamente sobre ela e sobre os homens.

A partir do trecho acima é correto afirmar que, para Adorno e Horkheimer:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q331538 | Matemática, Equações Exponenciais, Professor, SEED SE, FCC

A raiz da equação 2.2x-3 + 2x = 6 ? é um número a, tal que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q319695 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

"A utilização de jogos potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, própria do lúdico, mas o trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos externos e a influência de parceiros bem como a sistematização de conceitos em outras situações que não jogos [...]

(Kishimoto - 2000)

A partir do texto, a afirmação mais correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q326978 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Ao afirmar que a avaliação "deverá ser assumida como instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que se possa avançar no processo de aprendizagem", Cipriano Luckesi explicita o entendimento de avaliação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q815052 | Legislação Federal, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 42 a 44.

Amadeu era um aluno complicado. Esmirrado e problemático. Vivia faltando às aulas e quando comparecia era sempre encaminhado para a diretoria por indisciplina. Já havia ultrapassado 50% de ausência. Estava na quarta série e já deveria estar na sexta. Célia, sua professora, andava muito preocupada e sempre tentava aproximar-se dele para tentar convencê-lo a comparecer às aulas e permanecer na escola. Um dia destes Amadeu chegou mais cedo do que de costume. Todos ficaram assustados quando perceberam que estava com o rosto inchado, cheio de hematomas e com uma expressão de desamparo. Apanhou do pai, cochichou para a professora um colega de classe. Célia não teve dúvida. Conversou com a direção da escola, convencida de que estavam esgotados os recursos escolares para solucionar o problema, e propôs que o caso fosse encaminhado às autoridades competentes...

O encaminhamento a que o texto se refere está amparado pelo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.