Questões de Concursos SEEDPR

Resolva questões de SEEDPR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q899148 | Pedagogia, Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação, Pedagogo, SEEDPR, Consulplan, 2024

Leia atentamente a situação hipotética que se desenrola principalmente em uma situação de conselho de classe:
Numa determinada escola, as três turmas de 6º ano tiveram desempenho abaixo do esperado no terceiro bimestre em matemática. Nas demais áreas do conhecimento, o desempenho continua mais ou menos o mesmo dos bimestres anteriores. De modo geral, havia alguns alunos (os mesmos do bimestre anterior) que obtiveram notas abaixo da média e alguns melhoraram o desempenho, provavelmente por causa das ações de recuperação realizadas no decorrer do bimestre. Como os professores sabem que apenas afirmar essa situação em matemática não basta, passaram a conversar sobre possíveis causas, principalmente por ser um resultado geral (a maioria dos alunos ficou com a nota baixa) e localizado em uma área específica. Luciana, que está na escola há mais de cinco anos, leciona matemática para três turmas e expôs na reunião do conselho que essa situação ocorreu também no terceiro bimestre do ano anterior e que, na sua opinião, essa dificuldade estava relacionada à introdução de operações com frações. Vários professores deram suas posições, houve até quem comentou que o problema era excesso de conversa nas salas, mas Luciana disse que nas aulas delas o nível de indisciplina não havia mudado, que ela não acreditava que fosse isso. Tendo em vista os argumentos de Luciana, no decorrer do conselho ficaram combinadas algumas ações: revisão sobre frações no decorrer das aulas de matemática antes de avançar com outros conteúdos; organização da recuperação paralela para os alunos que tem mais dificuldades; contato da pedagoga com os pais dos alunos, cujas notas baixas já vinham do segundo bimestre e se mantinham assim, para orientar no sentido de ações que possam contribuir em cada caso específico; organização de reunião pedagógica para analisar dados dos anos anteriores e refletir sobre a hipótese da professora acerca da causa do desempenho abaixo do esperado; e, a partir dos resultados da reunião pedagógica, planejar ações de revisão da divisão de conteúdos nos bimestres.”
O conselho de classe, que permite situações como a descrita, é uma instância que apresenta como características que o distinguem de outros órgãos colegiados:

I. A participação dos profissionais que atuam no processo pedagógico da escola, possibilitando um olhar em conjunto.
II. A centralidade da avaliação escolar como foco de trabalho.
III. A sua organização interdisciplinar, que exige uma nova postura do professor diante do seu objeto de trabalho científico e diante da relação da ciência com o ser humano, visto que a percepção contextualizada do aluno engloba também a contextualização das disciplinas ensinadas.
IV. O impedimento de os professores se concentrarem em problemas específicos de cada disciplina, exigindo uma abordagem sempre ampla e contextualizada.
V. É um espaço exclusivamente interdisciplinar, onde as disciplinas se integram para analisar o desempenho dos alunos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q905261 | Marketing, Estratégias de Marketing, Produção Cultural e Design, SEEDPR, Consulplan, 2024

No cenário competitivo atual, o “mix de marketing” é essencial para a formulação de estratégias que possam satisfazer as necessidades dos clientes e alcançar os objetivos institucionais. Esse conceito, também conhecido como os 4 Ps, abrange Produto, Preço, Praça e Promoção, e a integração eficaz desses componentes é crucial para o sucesso de qualquer campanha. Tal questão explora um aspecto específico do mix de marketing e sua aplicação estratégica. O componente “Praça”, dentro do mix de marketing, se refere a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q906308 | Filosofia, Política Grega Clássica, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

A cidade existe por natureza, assim como o primeiro que a constituiu é seu criador por natureza. E aquele que, por natureza e não por acaso, não pertence a uma cidade, é inferior ou superior ao homem.
(ARISTÓTELES. Política. Tradução de Mário da Gama Kury. Brasília: Editora UnB, 1997, p. 7.)

Com base na citação e nas ideias de Aristóteles sobre política, assinale o papel da cidade (pólis) e da política em sua filosofia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q899140 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Pedagogo, SEEDPR, Consulplan, 2024

Leia a situação hipotética a seguir.
Na sala de aula da professora Rebeca, a turma do 5º ano estava entusiasmada com a aula de ciências sobre o sistema solar. Enquanto explicava sobre os planetas, Rebeca notou que Bia estava se inclinando sobre a mesa, distraída com seus materiais. Calmamente, ela cruzou as mãos na frente do corpo, um sinal que ela ensinara aos alunos para lembrá-los de manter uma postura correta. Bia rapidamente se ajustou, sentando-se direito na cadeira. Continuando a explicação, Rebeca viu que João estava olhando para fora da janela, perdido em pensamentos. Sem interromper a fala, Rebeca apontou para seus próprios olhos com dois dedos. João, reconhecendo o sinal, direcionou imediatamente seu olhar para a professora. Rebeca também percebeu que alguns alunos estavam se levantando desnecessariamente para pegar materiais extras. Ela então fez o gesto de “sentado”, pressionando levemente a palma da mão para baixo. Os alunos entenderam a mensagem e voltaram a se sentar em seus lugares. Rebeca frequentemente fazia pausas e olhava ao redor da sala, certificando-se de fazer contato visual com cada aluno. Ela também dava pequenos acenos de cabeça para aqueles que estavam prestando atenção, incentivando-os a continuar. No meio da explicação sobre Júpiter, Rebeca lançou uma pergunta para a classe: “Alguém sabe quantas luas Júpiter tem?”. Ela fez questão de esperar alguns segundos, dando tempo para que todos pudessem pensar na resposta. Carla levantou a mão e, antes de responder, Rebeca usou um leve aceno para incentivá-la a falar. Carla respondeu corretamente e recebeu um sorriso aprovador da professora.

Ao analisar a descrição da aula da professora Rebeca, percebe-se que ela aplicou a técnica Lemov conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q899142 | Pedagogia, Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação, Pedagogo, SEEDPR, Consulplan, 2024

As avaliações em larga escala são ferramentas indispensáveis para a melhoria contínua da educação no Brasil. Ao fornecerem dados precisos sobre o desempenho dos estudantes, essas avaliações permitem identificar as principais dificuldades e direcionar ações para superá-las. A comparação dos resultados entre diferentes regiões e escolas possibilita a identificação de desigualdades e a implementação de políticas públicas mais equitativas. Algumas unidades federativas, como o Estado do Paraná, possuem suas próprias avaliações de larga escala, além daquelas já institucionalizadas pelo MEC, e têm sido referência no mundo do monitoramento e da avaliação. No estado supracitado, a Prova Paraná Mais tem como objetivos:

I. Diversificar as oportunidades de acesso às vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior.
II. Promover o acesso às vagas iniciais dos cursos de graduação e aumentar a permanência estudantil em instituições públicas de ensino superior.
III. Incentivar a aprendizagem dos estudantes na rede pública estadual, mediante a participação dos discentes universitários em ações como as de aprofundamento de aprendizagem e outras iniciativas que visam alavancar os indicadores das instituições de ensino.
IV. Oportunizar o acesso às diferentes modalidades de ensino superior.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q899144 | Pedagogia, Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação, Pedagogo, SEEDPR, Consulplan, 2024

A avaliação educacional, ao longo dos anos, tem se diversificado em suas abordagens, buscando cada vez mais atender às necessidades individuais dos estudantes e fornecer informações precisas sobre o processo de ensino-aprendizagem. Considerando as características da avaliação criterial e normativa, assinale, a seguir, a melhor estratégia para combinar essas duas abordagens em uma avaliação formativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q906221 | Biologia, Classificação biológica, Biologia, SEEDPR, Consulplan, 2024

O ser humano pertence à classe dos mamíferos, e à ordem dos primatas. Todos os primatas possuem as seguintes características em comum, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q906240 | Biologia, Mutações e alterações cromossômicas, Biologia, SEEDPR, Consulplan, 2024

A hemofilia é uma condição genética resultante de um gene recessivo associado ao cromossomo X, representado por Xh . Esse gene é responsável pela deficiência de um fator essencial para a coagulação do sangue. Por outro lado, o alelo dominante correspondente, denotado por XH , é responsável por regular a síntese adequada desse fator de coagulação. A condição afeta majoritariamente os homens, enquanto a incidência em mulheres é excepcionalmente baixa. Considerando tais conceitos, analise o seguinte relato de caso: “Joana e Leonardo, ambos com fenótipo normal para a hemofilia, foram surpreendidos ao descobrir que seu filho Pedro foi diagnosticado com essa condição genética. O casal pretende, a curto prazo, ter o segundo filho”. A probabilidade de Joana e Leonardo terem como segundo filho um menino com fenótipo normal é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q906226 | Biologia, Sistema Imunológico, Biologia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Algumas vacinas de segunda geração são imunizantes contendo um vetor viral, ou seja, com um vírus incapaz de causar doença, carregando genes do vírus em que se quer gerar uma resposta imunológica. Um exemplo atual desse tipo de vacina são algumas utilizadas contra o coronavírus. (Imunologia das vacinas. Sociedade Brasileira de Imunologia – SBI. 2022.)

É correto afirmar que são conhecidas como vacinas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q905155 | Turismo, Conceitos Básicos em Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEEDPR, Consulplan, 2024

O direito ao lazer é reconhecido como um direito social fundamental, assegurado por políticas públicas e legislações que visam garantir o acesso equitativo ao tempo livre e às atividades recreativas. Esse direito promove o bem-estar, a qualidade de vida e o desenvolvimento pessoal e social, sendo essencial para a cidadania e a inclusão social. Assinale a afirmativa correta sobre o direito ao lazer.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q899143 | Pedagogia, Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação, Pedagogo, SEEDPR, Consulplan, 2024

Lidar com o tema da avaliação educacional no cotidiano escolar impõe a necessidade de conhecer e compreender as características que envolvem tal tema. A compreensão dessas características é fundamental para que os resultados das avaliações possam ser interpretados com profundidade e utilizados em prol da melhoria da aprendizagem de todos os estudantes. Para interpretarmos os resultados de uma avaliação externa, é importante compreender os elementos essenciais desse tipo de avaliação. Sobre a definição desses elementos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A matriz de referência utilizada para elaboração dos itens é o currículo onde conteúdos e habilidades específicas que serão avaliadas em uma prova são retirados, sendo o norte principal para o desenvolvimento do plano de trabalho docente.
( ) A escala de proficiência é uma sequência ordenada de habilidades que permite a interpretação dos resultados de uma avaliação, associando naturalmente a níveis de desempenho.
( ) O padrão de desempenho classifica os alunos em diferentes categorias de proficiência, como básico, intermediário e avançado, com base em suas respostas nas avaliações.
( ) O item em uma avaliação externa é a pontuação total obtida pelo aluno, expressa em uma escala numérica.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q899145 | Pedagogia, Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação, Pedagogo, SEEDPR, Consulplan, 2024

O professor João, contratado recentemente pelo estado do Paraná, está aflito. Ao lançar as notas de seus alunos no Sistema de Registro On-line (SRO), percebeu tarde demais que cometeu um erro. As avaliações de uma turma inteira foram registradas com notas invertidas, o que gerou grande confusão. Ele sabe que deve corrigir o equívoco, mas não tem ideia de como fazer isso no SRO e sente-se profundamente envergonhado pelo deslize. João teme que essa falha possa comprometer a confiança que os colegas e a direção depositam nele. Agora, ele se pergunta qual é a melhor forma de resolver a situação sem causar ainda mais problemas. O professor foi aconselhado por um colega mais experiente e no qual confiava. A orientação que João deve seguir é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q905259 | Marketing, Estratégias de Marketing, Produção Cultural e Design, SEEDPR, Consulplan, 2024

No contexto atual de mercados altamente competitivos e consumidores cada vez mais exigentes, as organizações precisam adotar estratégias de marketing que não apenas atinjam seu público-alvo, mas também criem um valor significativo e diferenciado. As práticas de marketing devem se adaptar constantemente às mudanças no comportamento dos consumidores e às dinâmicas do mercado para garantir a relevância e a eficácia das campanhas. Philip Kotler, em seu trabalho seminal sobre administração e marketing, fornece insights valiosos sobre como as organizações podem alinhar suas estratégias para maximizar o impacto e a satisfação do cliente. Essa questão explora um conceito-chave do marketing moderno, essencial para entender como as organizações podem criar uma vantagem competitiva sustentável. Com base nisso, assinale a afirmativa correta sobre proposta de valor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q905260 | Marketing, Estratégias de Marketing, Produção Cultural e Design, SEEDPR, Consulplan, 2024

A segmentação de mercado é uma das estratégias mais fundamentais e eficazes no marketing moderno, permitindo que as organizações direcionem suas ofertas para grupos específicos de consumidores com base em suas características e comportamentos. Com isso, as organizações podem entender melhor as necessidades e preferências dos clientes, adaptando suas estratégias para atender de forma mais precisa e eficiente a diferentes nichos. Essa questão explora um aspecto crucial da segmentação de mercado e sua aplicação prática no desenvolvimento de estratégias de marketing. Assinale a alternativa que descreve corretamente a segmentação comportamental e sua aplicação nas estratégias de marketing.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q906259 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Ciências, SEEDPR, Consulplan, 2024

Os tipos de flores comuns em eudicotiledôneas apresentam diferenças na posição dos ovários. Analise as afirmativas a seguir que descrevem sobre cada um desses tipos.

I. Flores com as sépalas, pétalas e os estames inseridos abaixo do ovário e sem qualquer fusão.
II. Flores com ovário ínfero, ou seja, as sépalas, as pétalas e os estames se inserem acima do ovário.
III. Flores com ovário súpero, com as sépalas, as pétalas e os estames fusionados, compondo uma extensão do receptáculo, em forma de taça.

As afirmativas descrevem, respectivamente, as flores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q906269 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Ciências, SEEDPR, Consulplan, 2024

Sobre o ciclo de vida do Schistosoma mansoni, analise as afirmativas a seguir.

I. Apresenta um ciclo de vida complexo com alternância de estágios sexuais e assexuados.
II. Os casais de esquistossomos vivem nas veias do intestino humano, onde se alimentam de substâncias do sangue e se acasalam.
III. Os ovos são colocados pelas fêmeas nos vasos sanguíneos do mesentério do hospedeiro humano, de onde passam para a cavidade intestinal e são eliminados com as fezes.
IV. Ao entrar em contato com água, os ovos eclodem e libertam larvas que precisam encontrar rapidamente certos tipos de caramujos (planorbídeos), seu hospedeiro intermediário.
V. As larvas cercárias penetram no caramujo e originam de modo assexuado larvas dotadas de cauda, que saem do caramujo e passam a nadar ativamente.

Está INCORRETO o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q899150 | Pedagogia, Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação, Pedagogo, SEEDPR, Consulplan, 2024

O feedback oferece aos professores informações valiosas sobre sua prática pedagógica, permitindo que identifiquem seus pontos fortes e áreas de melhoria. Com base nesses insights, eles podem desenvolver competências e habilidades, aprimorando sua prática e promovendo um ensino mais eficaz. Leia atentamente o caso fictício que descreve um recorte de uma situação cotidiana da pedagoga Maria e da professora Ana:
A professora Ana, uma entusiasta da língua portuguesa, dedicava-se a ensinar seus alunos do 6º ano com paixão. No entanto, sentia que faltava algo para suas aulas atingirem todo o potencial. A pedagoga da escola, Maria, em um procedimento formativo utilizando a estratégia da observação em sala de aula, observou atentamente como Ana conduzia a aula sobre a construção de parágrafos. Notou o entusiasmo da professora em compartilhar seus conhecimentos, mas identificou alguns pontos que poderiam ser aprimorados. Em uma conversa individualizada, Maria iniciou o feedback elogiando os pontos fortes de Ana: a capacidade de engajar os alunos e a clareza nas explicações. Em seguida, abordou os aspectos que poderiam ser melhorados, como a necessidade de diversificar as atividades e oferecer um feedback mais individualizado aos alunos. “Ana, sua aula foi muito interessante e os alunos demonstraram grande envolvimento. Percebi que você tem um dom para tornar a língua portuguesa mais atrativa. No entanto, acredito que poderíamos explorar um pouco mais a diversidade de estilos de aprendizagem dos alunos. Talvez você pudesse propor atividades que estimulem a criatividade e a autonomia dos estudantes”, sugeriu Maria. A partir desse retorno, Ana refletiu sobre sua prática e resolveu implementar algumas mudanças em suas aulas e, para complementar sua formação, decidiu participar de um curso sobre novas metodologias de ensino. Durante o curso, aprendeu sobre a importância de criar um ambiente de aprendizagem colaborativo e de utilizar recursos digitais para enriquecer as aulas. A pedagoga Maria, ao realizar uma nova observação, ficou impressionada com a evolução de Ana. A professora transformou sua sala de aula em um ambiente dinâmico e estimulante, onde todos os alunos têm oportunidade de aprender e crescer.
No caso em referência, estão presentes os seguintes elementos constitutivos de um feedback construtivo:

I. Especificidade, pois fornece exemplos concretos do comportamento ou prática que deseja abordar, evitando generalizações.
II. Equilíbrio de feedback positivo e construtivo.
III. Encorajamento da autorreflexão.
IV. Estabelecimento de metas claras e alcançáveis.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q903546 | Literatura, Teoria Literária, Língua Portuguesa, SEEDPR, Consulplan, 2024

Leia a seguir a estrofe do poema de Manuel Bandeira – “Os sinos”:

Sino de Belém, como soa bem!

Sino de Belém bate bem-bem-bem.

Sino da paixão… Por meu pai?… –Não!

Não!

Sino da paixão bate bão-bão-bão.

As figuras de linguagem fonéticas também são reconhecidas como recursos estilísticos utilizados especialmente na literatura. Acerca da estrofe apresentada, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q906279 | Educação Física, Dança, Educação Física, SEEDPR, Consulplan, 2024

As danças de salão são uma forma de dança realizada em pares, caracterizadas por estilos que variam em termos de ritmo, técnica e expressividade. Um desses estilos se destaca pela sua dramaticidade. Originado na Argentina e no Uruguai, é tanto uma dança social quanto uma expressão cultural significativa. Os casais executam coreografias complexas, cheias de expressividade, valorizando a emoção e a sensualidade. Qual o nome desse estilo de dança de salão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q906254 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Ciências, SEEDPR, Consulplan, 2024

Os trílios (Trillium grandiflorum), com suas grandes flores, são uma das primeiras plantas a florescer na primavera, em bosques decíduos do leste e meio-oeste da América do Norte; são vistos crescendo na base de bétulas. Como a maioria das plantas vasculares, o trílio e as bétulas estão enraizados ao solo e a fotossíntese ocorre principalmente nas folhas. Os trílios produzem flores em condições de boa iluminação antes das folhas aparecerem nas árvores circundantes. As porções subterrâneas (rizomas) da planta vivem por muitos anos e produzem novas plantas vegetativamente sob a grossa camada de material em decomposição no chão do bosque. Os trílios também se reproduzem produzindo sementes que são dispersas por formigas. (Raven/Biologia vegetal. 8. ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.)

De acordo com as características descritas no texto, é correto afirmar que o trílio pertence ao grupo das:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.