Início

Questões de Concursos SEEDUC RJ

Resolva questões de SEEDUC RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q226425 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

O DNA é capaz de se duplicar e transmitir a informação hereditária para as células-fi lhas, além de produzir o RNA que comanda a síntese de proteínas no citoplasma. Pode acontecer de haver "enganos" quando o DNA se duplica, o que pode levar ao aparecimento de uma nova característica. Esses acontecimentos denominam-se, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q223249 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

A toxina botulínica do tipo A ganhou popularidade em aplicações estéticas para eliminar rugas e marcas de expressão. Ela age:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q227001 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Alvin e Taborda de Oliveira (in Taborda de Oliveira, 2006) declaram que a Educação Física foi introduzida na escola, basicamente, a partir de infl uências militares. Pode-se afi rmar que essa disciplina, há mais de cem anos, se assenta sobre uma concepção que sempre buscou a melhoria do desempenho físico, aliada a uma perspectiva compensatória e disciplinadora. A concepção de Educação Física descrita pelos autores corresponde à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q221673 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

O professor de Educação Física que, ao oferecer aos alunos a possibilidade de coletivamente planejarem, organizarem e implementarem um campeonato de futsal na escola, dando-lhes a responsabilidade da elaboração do regulamento, das regras, das formas de premiação e da escolha dos times, estaria, segundo as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, estimulando nos alunos a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q222788 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

A interfase é a fase do ciclo celular em que uma célula absorve nutrientes, produz proteínas e outras substâncias, aumenta de tamanho e duplica seu DNA para o processo da divisão celular. É correto afi rmar a respeito da interfase que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q222417 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Alvin e Taborda de Oliveira (in Taborda de Oliveira, 2006) analisam que compreender a Educação Física a partir de uma concepção pautada na corporalidade remete a mudanças signifi cativas no plano curricular, tendo em vista a necessidade dos professores mediante os desafi os contemporâneos da sociedade presentes na prática docente. Muitos são os problemas que adentram os muros da escola e, geralmente, estão articulados à estrutura social, interferindo cotidianamente nas manifestações corporais de todos os sujeitos que fazem parte da comunidade escolar. Entre os elementos que interferem nas manifestações corporais e no plano curricular, é possível destacar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q226331 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Daólio (2004) analisa que o grande mérito da abordagem crítico-superadora, proposta pelo Coletivo de Autores, foi deslocar o centro de preocupação da área de Educação Física escolar de dentro para fora do indivíduo. Ou seja, um programa escolar de Educação Física que não tivesse como prioridade contemplar o desenvolvimento motor, cognitivo ou afetivo, mas a expressão corporal como linguagem. No entanto, o autor salienta que, ao enfatizar a dimensão social, tal abordagem deixa de considerar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q223003 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

A formação de pseudópodes, projeções revestidas por membranas que permitem o deslocamento de algumas células, é causada por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q225554 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Para Gallahue e Ozmun (2003), o desenvolvimento humano é um processo composto pelo crescimento, pela maturação, pela experiência e pela adaptação de forma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q226754 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Darido (2003) analisa que, para a abordagem sistêmica, existe a preocupação de garantir a especifi cidade da Educação Física, à medida em que considera o binômio corpo/movimento como meio e fi m da Educação Física escolar. Esta abordagem considera a teoria de sistemas como um instrumento conceitual e um modo de pensar o currículo de Educação Física, que é entendido como um sistema hierárquico aberto, pois sofre infl uências da sociedade como um todo e ao mesmo tempo a infl uencia. A característica dessa abordagem está corretamente descrita em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q227989 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Gallahue e Ozmun (2003) alertam que o período circumpúbere dura aproximadamente quatro anos e meio e que, em média, inicia e estabiliza-se, respectivamente, para meninos e meninas entre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q224008 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

De acordo com Kunz (2001), defi nida a situação de ensino e conhecidas as condições de possibilidades para uma educação crítico-emancipatória, é importante refl etir sobre a atuação didática do professor. Tais estratégias deverão ser orientadas pela transcendência de limites, em que os estudantes deverão ser confrontados com a realidade do ensino e dos conteúdos, a partir de graus de difi culdades. Segundo o autor, a forma de ensinar nessa perspectiva corresponde a três graus de difi culdades correspondentes, respectivamente, a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q220822 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

O sistema golgiense é constituído por unidades chamadas dictiossomos que são formadas por um número variável de "sacos" achatados feitos de membrana lipoproteica. Esse sistema está relacionado com a função de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q223502 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

A abordagem construtivista-interacionista é representada, primordialmente, pela obra de João Batista Freire. Daólio (2004), ao analisá-la, reconhece que Freire faz críticas contundentes à forma como a escola trabalha com o corpo e o movimento das crianças, tradicionalmente desconsiderando a cultura infantil, rica em movimentos, jogos, brinquedos e fantasia, optando por deixar a criança imóvel. Para Daólio, a dimensão de ser humano considerada por Freire é primordialmente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q228404 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

Observa-se que verduras temperadas com sal não devem ser preparadas com muita antecedência, pois acabam murchando. Isso acontece porque as células das verduras:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q223211 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

De acordo com Campos (2011), diversas tendências de educação física escolar propõem metodologias de projetos como parte do planejamento a ser praticado no cotidiano da escola. Tais metodologias implicam em ações cotidianas e de empreendimento para serem efi cazes. Entretanto, além dessas ações, segundo o autor citado, torna-se necessário:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q223015 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

O desenvolvimento do esporte não se deu sem resistências e confl itos. A luta pelo acesso e pela prática do esporte moveu algumas frações da burguesia em busca da sua exclusividade em detrimento dos setores trabalhadores da sociedade. Segundo Assis de Oliveira (2001), esta disputa diz respeito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q226588 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos da Cidade do Rio de Janeiro, em 2016, alguns setores da Educação Física temem que a infl uência do esporte no sistema escolar volte a subordinar hegemonicamente a Educação Física escolar aos códigos e sentidos da instituição esportiva. Para os Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio), esses códigos podem ser resumidos em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q226575 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

Mesmo sendo uma doença corriqueira, milhares de pessoas ainda morrem atualmente pela gripe. Já tivemos até um presidente da república, Francisco de Paula Rodrigues Alves, que morreu dessa doença. Ela é causada pela infecção de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q221493 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

A 2ª Lei de Mendel ou Lei da Segregação Independente estuda a transmissão combinada de duas ou mais características. Pelos conhecimentos atuais de divisão celular, sabe-se que essa Lei só é válida quando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.