Questões de Concursos SEEPE

Resolva questões de SEEPE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1015382 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, SEEPE, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.
À luz da Lei n.º 10.436/2002 e do Decreto n.º 5.626/2005, julgue o seguinte item.
No Brasil, considera-se pessoa surda aquela que possui perda auditiva e relaciona-se com o mundo por meio de suas experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais (LIBRAS).
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q1015383 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, SEEPE, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.
À luz da Lei n.º 10.436/2002 e do Decreto n.º 5.626/2005, julgue o seguinte item.
Com a sanção do Decreto n.º 5.626/2005, a língua brasileira de sinais (LIBRAS) passou a ser reconhecida formalmente como linguagem da comunidade surda no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1015384 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, SEEPE, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.
À luz da Lei n.º 10.436/2002 e do Decreto n.º 5.626/2005, julgue o seguinte item.
A legislação permite que, no sistema educacional brasileiro, a língua brasileira de sinais (LIBRAS) substitua a modalidade escrita da língua portuguesa.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1015385 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, SEEPE, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.
À luz da Lei n.º 10.436/2002 e do Decreto n.º 5.626/2005, julgue o seguinte item.
Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de até 41 dB, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q1015386 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, SEEPE, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.
À luz da Lei n.º 10.436/2002 e do Decreto n.º 5.626/2005, julgue o seguinte item.
É assegurada às pessoas surdas prioridade para o ingresso em curso de graduação de licenciatura plena em Letras — LIBRAS ou em Letras — LIBRAS/Língua Portuguesa como Segunda Língua.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q1015387 | Texto associado, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, SEEPE, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.
Considerando os aspectos históricos da educação de surdos e o disposto na Lei n.º 12.319/2010, que regulamenta a profissão do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue o item a seguir.
No Congresso de Milão, na Itália, centralizou-se o debate acerca da educação de surdos na aquisição de língua oral pelos surdos, porém a ampla maioria dos seus participantes aconselhou o uso de sinais como metodologia de ensino para surdos.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q1015388 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, SEEPE, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.
Considerando os aspectos históricos da educação de surdos e o disposto na Lei n.º 12.319/2010, que regulamenta a profissão do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue o item a seguir.
A proibição do uso das línguas de sinais, após o Congresso de Milão, provocou um fracasso na educação de surdos.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q1015389 | Texto associado, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, SEEPE, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.
Considerando os aspectos históricos da educação de surdos e o disposto na Lei n.º 12.319/2010, que regulamenta a profissão do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue o item a seguir.
É vedada a atuação do tradutor e intérprete da LIBRAS em depoimentos em juízo e em órgãos administrativos ou policiais.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q1013648 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, SEEPE, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.
Considerando os aspectos históricos da educação de surdos e o disposto na Lei n.º 12.319/2010, que regulamenta a profissão do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue o item a seguir.
A criação da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) foi um marco na educação de surdos no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q1013649 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, SEEPE, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.
Considerando os aspectos históricos da educação de surdos e o disposto na Lei n.º 12.319/2010, que regulamenta a profissão do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue o item a seguir.

Efetuar a comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da LIBRAS para a língua oral, e vice-versa, é atribuição do tradutor e intérprete da LIBRAS.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q1013651 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, SEEPE, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.
Tendo em vista os aspectos socioantropológicos da surdez, julgue o próximo item.
O bilinguismo compreende as línguas de sinais como línguas naturais dos surdos e admite que sua segunda língua é a língua oficial do país.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q1013652 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, SEEPE, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.
Tendo em vista os aspectos socioantropológicos da surdez, julgue o próximo item.
O oralismo é a filosofia que visa à integração da criança surda mediante o estímulo ao uso das línguas de sinais como línguas naturais da pessoa surda.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q1013658 | Texto associado, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, SEEPE, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.
Em relação aos aspectos clínicos e socioantropológicos da surdez e da educação de surdos no Brasil, julgue o item subsequente.
No Brasil, é comum que os pais ouvintes de crianças surdas usem primordialmente a LIBRAS na comunicação com seus filhos.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q1013659 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, SEEPE, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.
Em relação aos aspectos clínicos e socioantropológicos da surdez e da educação de surdos no Brasil, julgue o item subsequente.
O modelo clinicoterapêutico na educação de surdos transforma as escolas em clínicas e o atendimento pedagógico em intervenção terapêutica.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.