Considerando as contribuições dos principais teóricos para a gestão
da qualidade, julgue os itens seguintes.
I Shewhart foi um dos pioneiros na aplicação da estatística ao
controle de qualidade, tendo preparado o primeiro rascunho
do que viria a ser conhecido como carta de controle.
II Deming defendia a constância de propósitos para a melhoria
do produto e do serviço, para que a organização se tornasse
competitiva, se mantivesse em atividade e gerasse empregos.
III Ishikawa contribuiu para o desenvolvimento da visão ampla
da qualidade, com ênfase no lado humano, tendo
desenvolvido o diagrama de causa e efeito.
IV Segundo Juran, há duas dimensões no conceito de qualidade:
uma externa, relativa às necessidades dos consumidores, e
uma interna, relacionada à correta execução do produto ou
serviço.
V A proposta de Feigenbaurn é a de que devem existir limites
de tolerância, ao invés de valores fixos, para as especificações
de projeto.
Estão certos apenas os itens
a) I, II, III e IV.
b) I, II, III e V.
c) I, II, IV e V.
d) I, III, IV e V.
e) II, III, IV e V.