Questões de Concursos SEMEC PI

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1Q323617 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, SEMEC PI, FCC

Planejar não é apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensou fazer.

Planejar, nesse sentido, é

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2Q324664 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

Não há como não repetir que ensinar não é pura transferência mecânica do conhecimento ao educando. Como não há também como não repetir que, partir do saber que os educandos tenham não significa ficar girando em torno deste saber. Partir significa pôr-se a caminho, ir-se, deslocar-se de um ponto a outro e não ficar, permanecer.

Nessa concepção, a escola deveria

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3Q327121 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

Na ação participativa e democrática não deve existir relação de subordinação entre equipe técnica, educadores e comunidade escolar. Pais, professores e direção da escola são vistos como partes interessadas no sucesso escolar dos alunos...

Para que se efetive essa relação de participação, como explicitada acima, a escola NÃO poderá

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4Q320534 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, SEMEC PI, FCC

Só se erra quando se busca conhecer.

O erro, numa concepção de educação sócio-construtivista, é visto como

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5Q332724 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SEMEC PI, FCC

Observe a representação das primeiras linhas da disposição numérica conhecida como Triângulo de Pascal.

Excetuando-se o primeiro e o último números de cada linha, iguais a 1, a partir da segunda linha pode-se obter os números da próxima adicionando dois determinados números da linha imediatamente anterior. Apenas um número da linha 8 não é igual a nenhum outro número dessa mesma linha. Esse número é

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6Q816665 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

De acordo com a LDB (Lei n° 9394/96), compete aos municípios oferecer a educação infantil e

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7Q329118 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

O planejamento da educação escolar pode ser concebido como processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, envolvendo a fase anterior ao início das aulas, o durante e o depois, num exercício contínuo de ação-reflexão-ação.

Planejar, então, é processo, contínuo e dinâmico, de

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8Q817054 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90) estabelece que:

I. A criança e o adolescente têm direito à educação, assegurando-lhes igualdade de condições para o acesso e permanência da criança na escola.

II. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

III. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

É correto o que se afirma em

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9Q814175 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

"Se a escola pretende estar em consonância com as demandas atuais da sociedade, é necessário que trate de questões que interferem na vida dos alunos e com os quais se vêem confrontados no seu dia-a-dia".

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, as problemáticas sociais devem ser

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10Q324033 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

As crianças de origem africana precisam de um "ensino culturalmente relevante", para que tenham sucesso na escola, pois, em geral, com a aprendizagem da linguagem escrita vem a desqualificação de sua cultura e a imposição da cultura branca.

As tendências do currículo visto como política cultural enfatizam a ação coletiva fundada na

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11Q428220 | Direito Constitucional, Educação, Professor, SEMEC PI, FCC

O ensino obrigatório e gratuito, inclusive a todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria, previsto na Constituição Federal de 1988 (art. 208) é

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12Q432883 | Direito Constitucional, Educação, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

O dever do Estado para com a educação, nos termos do artigo 208, da Constituição da República Federativa do Brasil, será efetivado mediante a garantia de:

I. oferta do ensino noturno regular, adequado à condições do educando.

II. atendimento ao educando através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

III. atendimento educacional e psicológico especializado aos que não conseguirem aprender na idade própria.

É correto o que se afirma APENAS em

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13Q806684 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, SEMEC PI, FCC

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, uma das principais funções da avaliação escolar é

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14Q328486 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

O horizonte da proposta de ciclos é a construção de uma nova concepção do processo de aquisição e produção do conhecimento. Considerando o conhecimento como processo - numa construção em que o aluno é situado como sujeito da ação em seu tempo próprio de aprendizagem, sendo formado continuamente - a idéia de interrupção é inadmissível.

A partir do exposto acima, um dos objetivos centrais da proposta de organização do ensino por ciclos é

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15Q322406 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

A disciplina na sala de aula é resultado de compromissos firmados pelo grupo.

Cabe ao professor

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16Q327632 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

Se, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima pra baixo, sobretudo, como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles.

Analisando essa afirmação, a ação supervisora na escola deve

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17Q321851 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEMEC PI, FCC

Nós, professores, sabemos que os alunos não sabem, mas não sabemos o que eles não sabem e muito menos porque eles não sabem! Paciência!

Essa afirmação, identifica que muitas vezes o professor avalia seus alunos, atribui conceitos ou notas, de acordo com seus acertos e erros, mas

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18Q319221 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

A interdisciplinaridade não pode ser vista como uma proposta teórica fechada, mas uma

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19Q321285 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEMEC PI, FCC

Muitas vezes, o sujeito não tem interesse por determinado objeto de conhecimento porque não teve oportunidade de tomar contato mais significativo com o mesmo.

Em função disso, o professor não pode supor que o aluno já traga a necessidade de conhecer este ou aquele conteúdo do programa. O professor deve

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20Q322612 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

Para que o Projeto Político Pedagógico de uma escola possa de fato ser um processo participativo, é preciso

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