Questões de Concursos SEMEC PI Resolva questões de SEMEC PI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SEMEC PI Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q323617 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, SEMEC PI, FCCPlanejar não é apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensou fazer. Planejar, nesse sentido, é ✂️ a) antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto. ✂️ b) projetar um empreendimento a partir de determinado esquema. ✂️ c) preparar qualquer ação segundo método previamente definido. ✂️ d) elaborar roteiro seguro para a ação ser realizada com eficiência. ✂️ e) definir medidas que possibilitem alcançar as ações almejadas, sem cometer erros. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q324664 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, SEMEC PI, FCCNão há como não repetir que ensinar não é pura transferência mecânica do conhecimento ao educando. Como não há também como não repetir que, partir do saber que os educandos tenham não significa ficar girando em torno deste saber. Partir significa pôr-se a caminho, ir-se, deslocar-se de um ponto a outro e não ficar, permanecer. Nessa concepção, a escola deveria ✂️ a) favorecer oportunidades amplas e desafiadoras na construção do conhecimento. ✂️ b) organizar seu currículo, baseando-se fundamentalmente no conhecimento e na cultura dos alunos. ✂️ c) apresentar, ao educando, apenas os saberes universais. ✂️ d) ensinar o saber elaborado e validado pela ciência. ✂️ e) evitar que o currículo incorpore a discussão dos conhecimentos do senso comum. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q327121 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, SEMEC PI, FCCNa ação participativa e democrática não deve existir relação de subordinação entre equipe técnica, educadores e comunidade escolar. Pais, professores e direção da escola são vistos como partes interessadas no sucesso escolar dos alunos... Para que se efetive essa relação de participação, como explicitada acima, a escola NÃO poderá ✂️ a) utilizar metodologias de trabalho que demande habilidades cognitivas complexas. ✂️ b) trabalhar com pais de alunos que apresentem baixa capacidade de participação. ✂️ c) tratar de forma discriminativa a diversidade cultural existente em sua comunidade. ✂️ d) aceitar que pais ou alunos exerçam funções de comando. ✂️ e) permitir a ação de alunos indisciplinados, sob o risco de contagiar o grupo com comportamentos indesejáveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q320534 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, SEMEC PI, FCCSó se erra quando se busca conhecer. O erro, numa concepção de educação sócio-construtivista, é visto como ✂️ a) deficiência metodológica, que não propiciou condições de aprendizagem. ✂️ b) meio para se trabalhar as deficiências cognitivas dos alunos. ✂️ c) dificuldade particular de um aluno, não podendo ser generalizada. ✂️ d) caminho seguro para se obter uma aprendizagem significativa. ✂️ e) parte integrante do processo de conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q332724 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SEMEC PI, FCCObserve a representação das primeiras linhas da disposição numérica conhecida como Triângulo de Pascal. Excetuando-se o primeiro e o último números de cada linha, iguais a 1, a partir da segunda linha pode-se obter os números da próxima adicionando dois determinados números da linha imediatamente anterior. Apenas um número da linha 8 não é igual a nenhum outro número dessa mesma linha. Esse número é ✂️ a) 8 ✂️ b) 28 ✂️ c) 46 ✂️ d) 70 ✂️ e) 116 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q816665 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, SEMEC PI, FCCDe acordo com a LDB (Lei n° 9394/96), compete aos municípios oferecer a educação infantil e ✂️ a) os ensinos fundamental e médio, em regime de colaboração. ✂️ b) o ensino fundamental a crianças, jovens e adultos. ✂️ c) com prioridade, o ensino fundamental. ✂️ d) a educação especial a toda pessoa deficiente, independente da idade. ✂️ e) o ensino fundamental, depois de atendida a demanda da educação infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q329118 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SEMEC PI, FCCO planejamento da educação escolar pode ser concebido como processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, envolvendo a fase anterior ao início das aulas, o durante e o depois, num exercício contínuo de ação-reflexão-ação. Planejar, então, é processo, contínuo e dinâmico, de ✂️ a) organização do trabalho por parte do especialista na escola. ✂️ b) escolha de conteúdos e dinâmicas baseados no desenvolvimento infantil. ✂️ c) definições objetivas e claras que possam ser seguidas pelos educadores. ✂️ d) tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento. ✂️ e) reflexão sobre o trabalho a ser realizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q817054 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Pedagogo, SEMEC PI, FCCO Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90) estabelece que: I. A criança e o adolescente têm direito à educação, assegurando-lhes igualdade de condições para o acesso e permanência da criança na escola. II. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais. III. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. É correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q814175 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, SEMEC PI, FCC"Se a escola pretende estar em consonância com as demandas atuais da sociedade, é necessário que trate de questões que interferem na vida dos alunos e com os quais se vêem confrontados no seu dia-a-dia". Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, as problemáticas sociais devem ser ✂️ a) desenvolvidas pela área de Geografia Social. ✂️ b) integradas em Temas Transversais. ✂️ c) abordadas por uma única área de conhecimento. ✂️ d) precisam da integração das áreas de História e Geografia. ✂️ e) interdisciplinares à área de Língua Portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q324033 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, SEMEC PI, FCCAs crianças de origem africana precisam de um "ensino culturalmente relevante", para que tenham sucesso na escola, pois, em geral, com a aprendizagem da linguagem escrita vem a desqualificação de sua cultura e a imposição da cultura branca. As tendências do currículo visto como política cultural enfatizam a ação coletiva fundada na ✂️ a) aquisição dos conhecimentos e habilidades necessárias ao desenvolvimento cultural humano. ✂️ b) aceitação do déficit cultural existente em alunos das camadas mais pobres da população. ✂️ c) inclusão dos saberes universais visando a superação da deficiência cultural africana. ✂️ d) compreensão cultural, na experiência e nos caminhos para o conhecimento do mundo. ✂️ e) obtenção do conhecimento oficial como direito de todos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q428220 | Direito Constitucional, Educação, Professor, SEMEC PI, FCCO ensino obrigatório e gratuito, inclusive a todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria, previsto na Constituição Federal de 1988 (art. 208) é ✂️ a) o ensino médio. ✂️ b) o ensino fundamental. ✂️ c) o 1º ciclo da educação infantil. ✂️ d) o ensino profissional. ✂️ e) o ensino destinado às pessoas com deficiências. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q432883 | Direito Constitucional, Educação, Pedagogo, SEMEC PI, FCCO dever do Estado para com a educação, nos termos do artigo 208, da Constituição da República Federativa do Brasil, será efetivado mediante a garantia de: I. oferta do ensino noturno regular, adequado à condições do educando. II. atendimento ao educando através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. III. atendimento educacional e psicológico especializado aos que não conseguirem aprender na idade própria. É correto o que se afirma APENAS em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e II. ✂️ e) I e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q806684 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, SEMEC PI, FCCSegundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, uma das principais funções da avaliação escolar é ✂️ a) estabelecer os conhecimentos essenciais que devem ser retidos pelo aluno. ✂️ b) possibilitar a verificação de sucessos ou fracassos escolares. ✂️ c) fornecer dados quantitativos do aproveitamento do aluno. ✂️ d) subsidiar o processo ensino-aprendizagem, orientando a intervenção pedagógica. ✂️ e) implantar o processo de progressão continuada. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q328486 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, SEMEC PI, FCCO horizonte da proposta de ciclos é a construção de uma nova concepção do processo de aquisição e produção do conhecimento. Considerando o conhecimento como processo - numa construção em que o aluno é situado como sujeito da ação em seu tempo próprio de aprendizagem, sendo formado continuamente - a idéia de interrupção é inadmissível. A partir do exposto acima, um dos objetivos centrais da proposta de organização do ensino por ciclos é ✂️ a) permitir que todos alunos tenham tempo adequado de aprendizagem. ✂️ b) procurar uma metodologia que dê conta das dificuldades cognitivas dos alunos. ✂️ c) promover o aluno para que este não tenha um conceito negativo de si mesmo. ✂️ d) possibilitar que o professor desenvolva uma mesma metodologia com todos alunos. ✂️ e) evitar processos avaliativos utilizados para exercer controle sobre os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q322406 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, SEMEC PI, FCCA disciplina na sala de aula é resultado de compromissos firmados pelo grupo. Cabe ao professor ✂️ a) informar aos educandos as regras de conduta definidas pela escola. ✂️ b) elaborar as regras a serem cumpridas pelos educandos. ✂️ c) encaminhar as transgressões à Direção da escola. ✂️ d) mediar situações de diálogo e de confronto. ✂️ e) solicitar ao Conselho de Escola a organização das regras de convivência da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q327632 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, SEMEC PI, FCCSe, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima pra baixo, sobretudo, como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles. Analisando essa afirmação, a ação supervisora na escola deve ✂️ a) propiciar um ambiente acolhedor para que possa interferir no desenvolvimento correto das atividades escolares. ✂️ b) manter bom relacionamento entre os educadores sem se desviar do projeto de acompanhamento às escolas. ✂️ c) promover um ambiente participativo na escola para melhor exercer o controle das atividades realizadas. ✂️ d) procurar ser solidária com as dificuldades encontradas na gestão escolar, mantendo o planejamento elaborado pelos técnicos. ✂️ e) construir-se na ação coletiva da escola, participando da reconstrução crítica da realidade educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q321851 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEMEC PI, FCCNós, professores, sabemos que os alunos não sabem, mas não sabemos o que eles não sabem e muito menos porque eles não sabem! Paciência! Essa afirmação, identifica que muitas vezes o professor avalia seus alunos, atribui conceitos ou notas, de acordo com seus acertos e erros, mas ✂️ a) os alunos não têm aprendido com seus erros, continuam a cometê-los, repetidamente. ✂️ b) os pais apenas tomam conhecimento das notas de seus filhos, assinam a prova e nada fazem para mudar essa situação. ✂️ c) pouco ou quase nada tem realizado pedagogicamente em relação às dificuldades apresentadas pelos alunos nos exercícios realizados. ✂️ d) não percebe que a avaliação tem a função de reorganizar seu trabalho por meio da classificação que ela permite. ✂️ e) não procura os alunos para estes refazerem seus trabalhos, nem permite que os mesmo realizem uma auto-avaliação de sua aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q319221 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, SEMEC PI, FCCA interdisciplinaridade não pode ser vista como uma proposta teórica fechada, mas uma ✂️ a) prática que procura reproduzir a hierarquia dos conhecimentos existentes nas disciplinas. ✂️ b) metodologia que consegue dar sentido à existência do conjunto das disciplinas de um currículo. ✂️ c) prática permanente de organização do currículo de forma menos fragmentada. ✂️ d) direção para as dificuldades de aprendizagem resultantes da não ordenação de conteúdos. ✂️ e) concepção de organização do trabalho disciplinar numa grade de conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q321285 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEMEC PI, FCCMuitas vezes, o sujeito não tem interesse por determinado objeto de conhecimento porque não teve oportunidade de tomar contato mais significativo com o mesmo. Em função disso, o professor não pode supor que o aluno já traga a necessidade de conhecer este ou aquele conteúdo do programa. O professor deve ✂️ a) explicar para o aluno, primeiro, o que são "necessidades" e procurar trabalhar apenas os conteúdos relacionados à realidade de seus alunos. ✂️ b) convencer o aluno sobre os conhecimentos que serão importantes na sua vida futura, quando de seu ingresso no mercado de trabalho. ✂️ c) oportunizar o contato do educando com o objeto de conhecimento, criando condições, assim, para o surgimento da necessidade e do interesse. ✂️ d) solicitar que a coordenação pedagógica da escola auxilie na construção dos conteúdos curriculares de sua sala de aula. ✂️ e) realizar um levantamento de todas dificuldades cognitivas e afetivas de seus alunos para melhor organizar o currículo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q322612 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, SEMEC PI, FCCPara que o Projeto Político Pedagógico de uma escola possa de fato ser um processo participativo, é preciso ✂️ a) definir os objetivos de acordo com as normas da Secretaria de Educação. ✂️ b) preparar professores que acompanhem as ações da comunidade escolar. ✂️ c) exercitar a capacidade de tomar decisões coletivamente. ✂️ d) escolher as pessoas competentes para a elaboração de um bom projeto. ✂️ e) avaliar a capacidade de trabalho das pessoas que irão participar do processo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDFPróximo →
1Q323617 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, SEMEC PI, FCCPlanejar não é apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensou fazer. Planejar, nesse sentido, é ✂️ a) antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto. ✂️ b) projetar um empreendimento a partir de determinado esquema. ✂️ c) preparar qualquer ação segundo método previamente definido. ✂️ d) elaborar roteiro seguro para a ação ser realizada com eficiência. ✂️ e) definir medidas que possibilitem alcançar as ações almejadas, sem cometer erros. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q324664 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, SEMEC PI, FCCNão há como não repetir que ensinar não é pura transferência mecânica do conhecimento ao educando. Como não há também como não repetir que, partir do saber que os educandos tenham não significa ficar girando em torno deste saber. Partir significa pôr-se a caminho, ir-se, deslocar-se de um ponto a outro e não ficar, permanecer. Nessa concepção, a escola deveria ✂️ a) favorecer oportunidades amplas e desafiadoras na construção do conhecimento. ✂️ b) organizar seu currículo, baseando-se fundamentalmente no conhecimento e na cultura dos alunos. ✂️ c) apresentar, ao educando, apenas os saberes universais. ✂️ d) ensinar o saber elaborado e validado pela ciência. ✂️ e) evitar que o currículo incorpore a discussão dos conhecimentos do senso comum. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q327121 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, SEMEC PI, FCCNa ação participativa e democrática não deve existir relação de subordinação entre equipe técnica, educadores e comunidade escolar. Pais, professores e direção da escola são vistos como partes interessadas no sucesso escolar dos alunos... Para que se efetive essa relação de participação, como explicitada acima, a escola NÃO poderá ✂️ a) utilizar metodologias de trabalho que demande habilidades cognitivas complexas. ✂️ b) trabalhar com pais de alunos que apresentem baixa capacidade de participação. ✂️ c) tratar de forma discriminativa a diversidade cultural existente em sua comunidade. ✂️ d) aceitar que pais ou alunos exerçam funções de comando. ✂️ e) permitir a ação de alunos indisciplinados, sob o risco de contagiar o grupo com comportamentos indesejáveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q320534 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, SEMEC PI, FCCSó se erra quando se busca conhecer. O erro, numa concepção de educação sócio-construtivista, é visto como ✂️ a) deficiência metodológica, que não propiciou condições de aprendizagem. ✂️ b) meio para se trabalhar as deficiências cognitivas dos alunos. ✂️ c) dificuldade particular de um aluno, não podendo ser generalizada. ✂️ d) caminho seguro para se obter uma aprendizagem significativa. ✂️ e) parte integrante do processo de conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q332724 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SEMEC PI, FCCObserve a representação das primeiras linhas da disposição numérica conhecida como Triângulo de Pascal. Excetuando-se o primeiro e o último números de cada linha, iguais a 1, a partir da segunda linha pode-se obter os números da próxima adicionando dois determinados números da linha imediatamente anterior. Apenas um número da linha 8 não é igual a nenhum outro número dessa mesma linha. Esse número é ✂️ a) 8 ✂️ b) 28 ✂️ c) 46 ✂️ d) 70 ✂️ e) 116 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q816665 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, SEMEC PI, FCCDe acordo com a LDB (Lei n° 9394/96), compete aos municípios oferecer a educação infantil e ✂️ a) os ensinos fundamental e médio, em regime de colaboração. ✂️ b) o ensino fundamental a crianças, jovens e adultos. ✂️ c) com prioridade, o ensino fundamental. ✂️ d) a educação especial a toda pessoa deficiente, independente da idade. ✂️ e) o ensino fundamental, depois de atendida a demanda da educação infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q329118 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SEMEC PI, FCCO planejamento da educação escolar pode ser concebido como processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, envolvendo a fase anterior ao início das aulas, o durante e o depois, num exercício contínuo de ação-reflexão-ação. Planejar, então, é processo, contínuo e dinâmico, de ✂️ a) organização do trabalho por parte do especialista na escola. ✂️ b) escolha de conteúdos e dinâmicas baseados no desenvolvimento infantil. ✂️ c) definições objetivas e claras que possam ser seguidas pelos educadores. ✂️ d) tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento. ✂️ e) reflexão sobre o trabalho a ser realizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q817054 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Pedagogo, SEMEC PI, FCCO Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90) estabelece que: I. A criança e o adolescente têm direito à educação, assegurando-lhes igualdade de condições para o acesso e permanência da criança na escola. II. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais. III. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. É correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q814175 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, SEMEC PI, FCC"Se a escola pretende estar em consonância com as demandas atuais da sociedade, é necessário que trate de questões que interferem na vida dos alunos e com os quais se vêem confrontados no seu dia-a-dia". Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, as problemáticas sociais devem ser ✂️ a) desenvolvidas pela área de Geografia Social. ✂️ b) integradas em Temas Transversais. ✂️ c) abordadas por uma única área de conhecimento. ✂️ d) precisam da integração das áreas de História e Geografia. ✂️ e) interdisciplinares à área de Língua Portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q324033 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, SEMEC PI, FCCAs crianças de origem africana precisam de um "ensino culturalmente relevante", para que tenham sucesso na escola, pois, em geral, com a aprendizagem da linguagem escrita vem a desqualificação de sua cultura e a imposição da cultura branca. As tendências do currículo visto como política cultural enfatizam a ação coletiva fundada na ✂️ a) aquisição dos conhecimentos e habilidades necessárias ao desenvolvimento cultural humano. ✂️ b) aceitação do déficit cultural existente em alunos das camadas mais pobres da população. ✂️ c) inclusão dos saberes universais visando a superação da deficiência cultural africana. ✂️ d) compreensão cultural, na experiência e nos caminhos para o conhecimento do mundo. ✂️ e) obtenção do conhecimento oficial como direito de todos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q428220 | Direito Constitucional, Educação, Professor, SEMEC PI, FCCO ensino obrigatório e gratuito, inclusive a todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria, previsto na Constituição Federal de 1988 (art. 208) é ✂️ a) o ensino médio. ✂️ b) o ensino fundamental. ✂️ c) o 1º ciclo da educação infantil. ✂️ d) o ensino profissional. ✂️ e) o ensino destinado às pessoas com deficiências. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q432883 | Direito Constitucional, Educação, Pedagogo, SEMEC PI, FCCO dever do Estado para com a educação, nos termos do artigo 208, da Constituição da República Federativa do Brasil, será efetivado mediante a garantia de: I. oferta do ensino noturno regular, adequado à condições do educando. II. atendimento ao educando através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. III. atendimento educacional e psicológico especializado aos que não conseguirem aprender na idade própria. É correto o que se afirma APENAS em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e II. ✂️ e) I e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q806684 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, SEMEC PI, FCCSegundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, uma das principais funções da avaliação escolar é ✂️ a) estabelecer os conhecimentos essenciais que devem ser retidos pelo aluno. ✂️ b) possibilitar a verificação de sucessos ou fracassos escolares. ✂️ c) fornecer dados quantitativos do aproveitamento do aluno. ✂️ d) subsidiar o processo ensino-aprendizagem, orientando a intervenção pedagógica. ✂️ e) implantar o processo de progressão continuada. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q328486 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, SEMEC PI, FCCO horizonte da proposta de ciclos é a construção de uma nova concepção do processo de aquisição e produção do conhecimento. Considerando o conhecimento como processo - numa construção em que o aluno é situado como sujeito da ação em seu tempo próprio de aprendizagem, sendo formado continuamente - a idéia de interrupção é inadmissível. A partir do exposto acima, um dos objetivos centrais da proposta de organização do ensino por ciclos é ✂️ a) permitir que todos alunos tenham tempo adequado de aprendizagem. ✂️ b) procurar uma metodologia que dê conta das dificuldades cognitivas dos alunos. ✂️ c) promover o aluno para que este não tenha um conceito negativo de si mesmo. ✂️ d) possibilitar que o professor desenvolva uma mesma metodologia com todos alunos. ✂️ e) evitar processos avaliativos utilizados para exercer controle sobre os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q322406 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, SEMEC PI, FCCA disciplina na sala de aula é resultado de compromissos firmados pelo grupo. Cabe ao professor ✂️ a) informar aos educandos as regras de conduta definidas pela escola. ✂️ b) elaborar as regras a serem cumpridas pelos educandos. ✂️ c) encaminhar as transgressões à Direção da escola. ✂️ d) mediar situações de diálogo e de confronto. ✂️ e) solicitar ao Conselho de Escola a organização das regras de convivência da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q327632 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, SEMEC PI, FCCSe, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima pra baixo, sobretudo, como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles. Analisando essa afirmação, a ação supervisora na escola deve ✂️ a) propiciar um ambiente acolhedor para que possa interferir no desenvolvimento correto das atividades escolares. ✂️ b) manter bom relacionamento entre os educadores sem se desviar do projeto de acompanhamento às escolas. ✂️ c) promover um ambiente participativo na escola para melhor exercer o controle das atividades realizadas. ✂️ d) procurar ser solidária com as dificuldades encontradas na gestão escolar, mantendo o planejamento elaborado pelos técnicos. ✂️ e) construir-se na ação coletiva da escola, participando da reconstrução crítica da realidade educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q321851 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEMEC PI, FCCNós, professores, sabemos que os alunos não sabem, mas não sabemos o que eles não sabem e muito menos porque eles não sabem! Paciência! Essa afirmação, identifica que muitas vezes o professor avalia seus alunos, atribui conceitos ou notas, de acordo com seus acertos e erros, mas ✂️ a) os alunos não têm aprendido com seus erros, continuam a cometê-los, repetidamente. ✂️ b) os pais apenas tomam conhecimento das notas de seus filhos, assinam a prova e nada fazem para mudar essa situação. ✂️ c) pouco ou quase nada tem realizado pedagogicamente em relação às dificuldades apresentadas pelos alunos nos exercícios realizados. ✂️ d) não percebe que a avaliação tem a função de reorganizar seu trabalho por meio da classificação que ela permite. ✂️ e) não procura os alunos para estes refazerem seus trabalhos, nem permite que os mesmo realizem uma auto-avaliação de sua aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q319221 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, SEMEC PI, FCCA interdisciplinaridade não pode ser vista como uma proposta teórica fechada, mas uma ✂️ a) prática que procura reproduzir a hierarquia dos conhecimentos existentes nas disciplinas. ✂️ b) metodologia que consegue dar sentido à existência do conjunto das disciplinas de um currículo. ✂️ c) prática permanente de organização do currículo de forma menos fragmentada. ✂️ d) direção para as dificuldades de aprendizagem resultantes da não ordenação de conteúdos. ✂️ e) concepção de organização do trabalho disciplinar numa grade de conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q321285 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEMEC PI, FCCMuitas vezes, o sujeito não tem interesse por determinado objeto de conhecimento porque não teve oportunidade de tomar contato mais significativo com o mesmo. Em função disso, o professor não pode supor que o aluno já traga a necessidade de conhecer este ou aquele conteúdo do programa. O professor deve ✂️ a) explicar para o aluno, primeiro, o que são "necessidades" e procurar trabalhar apenas os conteúdos relacionados à realidade de seus alunos. ✂️ b) convencer o aluno sobre os conhecimentos que serão importantes na sua vida futura, quando de seu ingresso no mercado de trabalho. ✂️ c) oportunizar o contato do educando com o objeto de conhecimento, criando condições, assim, para o surgimento da necessidade e do interesse. ✂️ d) solicitar que a coordenação pedagógica da escola auxilie na construção dos conteúdos curriculares de sua sala de aula. ✂️ e) realizar um levantamento de todas dificuldades cognitivas e afetivas de seus alunos para melhor organizar o currículo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q322612 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, SEMEC PI, FCCPara que o Projeto Político Pedagógico de uma escola possa de fato ser um processo participativo, é preciso ✂️ a) definir os objetivos de acordo com as normas da Secretaria de Educação. ✂️ b) preparar professores que acompanhem as ações da comunidade escolar. ✂️ c) exercitar a capacidade de tomar decisões coletivamente. ✂️ d) escolher as pessoas competentes para a elaboração de um bom projeto. ✂️ e) avaliar a capacidade de trabalho das pessoas que irão participar do processo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro