Questões de Concurso SEPLANSE

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q1009301 | Português, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLANSE, FGV, 2025

Leia o seguinte texto, com personagens fictícios:

O presidente da Associação de Policiais do Rio de Janeiro, Guilherme Fonseca, partidário ferrenho do endurecimento do Código Penal e defensor da luta contra a delinquência no Rio, protagonizou ontem um episódio próprio de um filme de 007. Fonseca prendeu pessoalmente dois ladrões, que haviam tomado parte num incidente – um roubo de celular - no centro do Rio; após persegui-los, conseguiu capturá-los com a ajuda de transeuntes e levou-os a uma delegacia mais próxima.

Nesse texto há uma série de expressões referenciais identificadoras de fatos, pessoas ou locais. Assinale a única expressão abaixo que não colabora para uma identificação completa.

2 Q1009308 | Inglês, Interpretação de texto Reading comprehension, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLANSE, FGV, 2025

Texto associado.
READ THE TEXT AND ANSWER QUESTION


The importance of assessing the social and economic impacts of environmental policies


Policymakers face the challenge of supporting both inclusive and sustainable economic development and a healthy environment. While the most desirable policy outcome is one that achieves the greatest environmental benefits while also advancing socioeconomic goals, it is important for policymakers to fully understand the possible trade-offs between these objectives. A better understanding of the broader impacts of environmental policies is crucial to mitigate their adverse effects on competing goals, especially as countries are faced with the arduous task of responding to mounting environmental challenges in economically turbulent times.


Governments are under pressure to scale up and accelerate their ambition on climate and environmental goals. But in taking such action forward, they have to carefully navigate a number of headwinds. These include the long-term impacts of the COVID-19 pandemic on both the economy and society, cost-of-living crisis, political tensions and geopolitical crises such as the Russian invasion of Ukraine. Low-income people and the poorest economies are the hardest hit, primarily due to the steep increases in the price of energy and food.


The level of environmental policy stringency can have an impact on a variety of policy outcomes. Empirical research is crucial to shed light on these interlinkages. Previous research has shown that more stringent environmental policy has achieved significant environmental benefits with little aggregate effect on economic performance. However, localized effects may generate winners and losers, with significant losses for certain sectors, firms or individuals and benefits for others. Nonetheless, at present, the empirical evidence on these distributional aspects is still scarce, despite its crucial role in supporting good policy design. More than ever, regulators need better tools and insights to assess the consequences of environmental policies on the economy and on social outcomes.


Adapted from the brochure downloaded from https://www.oecd.org/en/topics/social-and-economic-impacts-ofenvironmental-policies.html
“However” in “However, localised effects may generate winners and losers” (3rd paragraph) introduces a(n):

3 Q1009311 | Administração Pública, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLANSE, FGV, 2025

Leia a descrição a seguir.

Nesse modelo, as políticas públicas são vistas como uma continuação das atividades de governo anteriores, com apenas algumas modificações graduais e progressivas. Este modelo é considerado politicamente conveniente, pois descreve um processo mais conservador de formulação de políticas. Uma vez que os formuladores aceitam a legitimidade dos programas e projetos estabelecidos e concordam tacitamente em dar continuidade às políticas anteriores, realizam-se apenas acréscimos, decréscimos ou pequenos ajustes nos programas e projetos.

O trecho descreve o modelo de análise de políticas públicas denominado

4 Q1009312 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLANSE, FGV, 2025

A respeito do sistema de freios e contrapesos atuante nas relações entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Brasil, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O Presidente da República pode exercer seus poderes de veto em relação a atividade própria do Legislativo.
( ) O Poder Judiciário pode declarar inconstitucionalidade de lei, ou seja, influi tanto no poder legislativo quanto no poder executivo.
( ) O Poder Legislativo tem o dever constitucional de fiscalizar o exercício do Poder Executivo mediante a aprovação de orçamento e de Lei de Diretrizes Orçamentárias, por exemplo.

As afirmativas são, respectivamente,

5 Q1009313 | Direito Constitucional, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLANSE, FGV, 2025

No Brasil, o pacto federativo está fundamentado na distribuição das competências político-administrativas previstas na Constituição Federal de 1988.

De acordo com a Constituição Federal,

6 Q1009294 | Português, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLANSE, FGV, 2025

Leia o texto abaixo, do escritor Marcel Proust.

Os fatos não penetram no mundo em que vivem as nossas crenças, não as fizeram nascer, não as destroem; podem infligir-lhes os mais constantes desmentidos sem enfraquecê-las, e uma avalancha de desgraças ou de doenças que se sucedam ininterruptamente numa família não a fará duvidar da bondade do seu Deus ou da competência do seu médico.

Sobre a estruturação ou significação do texto, assinale a afirmativa correta.

7 Q1009295 | Português, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLANSE, FGV, 2025

Leia o texto abaixo, do escritor brasileiro Luís Fernando Veríssimo.

Pois se a grande cozinha da França é o resultado de um nobre compromisso histórico entre o francês e o seu próprio fígado, a cozinha italiana, um pretexto para reunir a família e falar de boca cheia, a alemã uma permanente preocupação contra os rigores do inverno e outras exigências de calorias e vitalidade, e a suíça uma indefinível combinação de tudo isto, a cozinha chinesa é a única que fala ao cérebro antes de qualquer outro apelo. A notória falta de substância da comida chinesa (tradicionalmente, você está com fome de novo depois do maior banquete chinês) é uma prova de que é feita para os sentidos – a visão, o olfato, o paladar – e não para os instintos.

Sobre a estruturação ou significação do texto, assinale a afirmativa correta.

8 Q1009297 | Português, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLANSE, FGV, 2025

Leia o texto abaixo, de Thomas Paine.

Uma constituição é uma coisa não apenas nominal, mas efetiva. Tem uma existência não ideal, mas real, e lá onde não pode ser exibida de forma visível, não existe. Uma constituição é anterior a um governo e o governo é apenas o produto de uma constituição. A constituição de um país não é um ato do seu governo, mas do povo que constitui um governo.

Sobre a estruturação ou significação do texto, assinale a afirmativa correta.

9 Q1009298 | Português, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLANSE, FGV, 2025

Leia o texto abaixo, do escritor francês La Bruyère.

Pode-se falar bem à vontade, certo, a propósito. É pecar contra este último gênero estender-se sobre uma refeição magnífica que se acaba de consumir, na presença de pessoas forçadas a pouparem o seu pão; dizer maravilhas da própria saúde diante de enfermos; entreter com suas riquezas, rendimentos e mobílias uma pessoa que não tem rendas nem domicílio; numa palavra, falar de sua felicidade na presença de miseráveis; uma tal conversação é forte demais para eles e a comparação que fazem então de seu estado com o vosso é odienta.

Sobre a estruturação ou significação do texto, assinale a afirmativa correta.

10 Q1009299 | Português, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLANSE, FGV, 2025

Leia o texto abaixo, do escritor brasileiro Gilberto Amado.

Como em todo Parlamento, lugar em que se ‘parla’, em nossa câmara se ‘parlava’ muito, isto é, conversava-se. Conversar é, sem dúvida, uma das raras formas genuínas de produção artística do espírito brasileiro. Prosa, cavaco, papo, que nome tenha tido, ou tenha, sempre prevaleceu entre nós. Ali, embrulhado na zoada geral, naquele zunzum unido, comunicando-se, vivendo, o brasileiro, pensando pouco, agindo ainda menos, conversando muito, faz em suma o que se chama no Brasil ... política.

Sobre a estruturação ou significação do texto, assinale a afirmativa correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.