Questões de Concursos SESABA

Resolva questões de SESABA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q976277 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Administrativo, SESABA, IDCAP, 2025

Em um texto, é fundamental que o conteúdo seja claro e objetivo, permitindo que o leitor compreenda o que está sendo transmitido. Tendo isso como referência, analise o enunciado retirado uma manchete de jornal:
"Madrinha aparece no casamento da irmã fantasiada de tiranossauro nos EUA."
A compreensão do texto foi prejudicada devido ao emprego:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q975760 | Saúde Pública, Estatística, SESABA, IDCAP, 2025

O Art. 3º da Portaria Nº 278, de 27 de fevereiro de 2014, estabelece os aspectos fundamentais a serem considerados na Política de Educação Permanente em Saúde no Ministério da Saúde. Entre esses aspectos, estão:

I.As necessidades de formação e desenvolvimento para o trabalho em saúde.
II.As especificidades das Secretarias e Unidades do Ministério da Saúde nos Estados.
III.As políticas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q976019 | Direito Sanitário, Saúde Pública, Psicólogo, SESABA, IDCAP, 2025

De acordo com o artigo 13 da Lei Federal nº 8.080, a articulação de políticas e programas no Sistema Único de Saúde (SUS) é conduzida por comissões intersetoriais, responsáveis por coordenar ações entre diversos setores da sociedade e do governo. Entre as atividades abrangidas por essas comissões, incluem-se:

I.Alimentação e nutrição.
II.Saneamento e meio ambiente.
III.Vigilância sanitária e farmacoepidemiologia.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q975648 | Serviço Social, Assistente Social, SESABA, IDCAP, 2025

De acordo com o Art. 11 da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), as ações de assistência social são realizadas de forma articulada entre as esferas de governo. No que se refere a organização dessas ações, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q975649 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Assistente Social, SESABA, IDCAP, 2025

Com base na Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), que trata da igualdade e da não discriminação, analise as sentenças a seguir:

I.Toda pessoa com deficiência tem o direito de acessar as mesmas oportunidades que as demais e deve ser desprotegida de qualquer forma de discriminação.
II.A pessoa com deficiência é obrigada a aceitar os benefícios oferecidos por ações afirmativas, visando sua inclusão social.
III.A pessoa com deficiência tem o direito à proteção contra qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante.

É CORRETO o que se afirma e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q976479 | Enfermagem, Enfermeiro, SESABA, IDCAP, 2025

Em relação as vitaminas e minerais, suas funções, fontes e recomendações durante o período gestacional, assinale a alternativa CORRETA que corresponde qual a vitamina que é necessária para formação esquelética do feto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q976480 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Enfermeiro, SESABA, IDCAP, 2025

A laceração é um rompimento da pele de profundidade variada que pode ser linear (regular) ou irregular e pode ocorrer isoladamente ou em conjunto com outros tipos de lesões das partes moles (Karren, 2013). Sobre a laceração, julgue as afirmativas abaixo.

I.A lacerações estelares (irregular), também conhecidas como incisões, são caracterizadas por cortes penetrantes e uniformes com bordas lisas.

II.As lacerações lineares são um corte causado por um instrumento irregular pontiagudo (como uma garrafa quebrada) que produz uma incisão áspera na superfície da pele e nos tecidos subjacentes.

III.As lacerações lineares tendem a sangrar livremente.

IV.As lacerações podem causar sangramento significativo se o objeto pontiagudo também cortar a parede de um vaso sanguíneo, principalmente uma artéria.

Qual(is) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q975824 | Terapia Ocupacional, Dispositivos e Recursos de Tecnologia Assistiva, Terapeuta Ocupacional, SESABA, IDCAP, 2025

A terapia ocupacional desempenha um papel essencial na inclusão escolar, garantindo a adaptação e acessibilidade dos alunos. Acerca do tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)A terapia ocupacional pode auxiliar na adaptação de mobiliários e materiais escolares para alunos com deficiência.

(__)O terapeuta ocupacional pode trabalhar com professores para desenvolver estratégias pedagógicas inclusivas.

(__)A inclusão escolar deve ser feita sem adaptações, pois todos os alunos devem seguir a mesma metodologia de ensino.

(__)Tecnologias assistivas podem ser utilizadas na escola para melhorar a acessibilidade dos alunos com deficiência.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q975647 | Serviço Social, Assistente Social, SESABA, IDCAP, 2025

De acordo com o artigo 13 da Lei Federal nº 8.080, a articulação de políticas e programas no Sistema Único de Saúde (SUS) é conduzida por comissões intersetoriais, responsáveis por coordenar ações entre diversos setores da sociedade e do governo. Entre as atividades abrangidas por essas comissões, incluem-se:

I.Alimentação e nutrição. II.Saneamento e meio ambiente. III.Vigilância sanitária e farmacoepidemiologia.

É CORRETO o que se a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q975823 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, SESABA, IDCAP, 2025

A terapia ocupacional pode contribuir para a saúde e bem-estar do trabalhador, prevenindo doenças ocupacionais e promovendo a inclusão. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q975815 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, SESABA, IDCAP, 2025

A inclusão social de pessoas com deficiência é um dos campos de atuação da terapia ocupacional. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q975812 | Farmácia, Biólogo, SESABA, IDCAP, 2025

É uma substância que não apresenta atividade farmacológica. Em geral, são misturados aos fármacos a fim de obter-se a forma farmacêutica. Também refere-se à uma via de administração.
Dentre as suas noções de farmacologia, identifique o conceito acima descrito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q975816 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, SESABA, IDCAP, 2025

A reabilitação psicossocial busca a recuperação da funcionalidade e participação social de pessoas com transtornos mentais. Acerca do tema, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A reabilitação psicossocial visa apenas o tratamento medicamentoso, sem considerar abordagens ocupacionais.
(__)O trabalho em oficinas terapêuticas e comunitárias pode contribuir para a recuperação dos pacientes com transtornos psiquiátricos.
(__)A terapia ocupacional pode ajudar na reintegração social de pessoas com transtornos mentais graves, promovendo sua autonomia.
(__)A inserção no mercado de trabalho pode ser uma estratégia da reabilitação psicossocial para promover independência econômica e social.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q975820 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, SESABA, IDCAP, 2025

Os modelos teóricos na terapia ocupacional desempenham um papel fundamental na estruturação da prática profissional, fornecendo diretrizes para a avaliação, intervenção e acompanhamento dos pacientes. Eles organizam o raciocínio clínico, permitindo a seleção de abordagens terapêuticas baseadas em princípios científicos e na compreensão das interações entre o indivíduo, a ocupação e o ambiente, garantindo intervenções mais eficazes e contextualizadas. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q975650 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Assistente Social, SESABA, IDCAP, 2025

A Liberdade Assistida consiste em uma medida socioeducativa aplicada a adolescentes que cometeram atos infracionais. Diferente da privação de liberdade, essa medida permite que o adolescente continue vivendo na comunidade, mas sob acompanhamento e supervisão de um orientador designado pela Justiça.
Conforme o Art. 118 do ECA (Lei nº 8.069/1990), a liberdade assistida será aplicada quando for a medida mais adequada para acompanhar, auxiliar e orientar o adolescente. Para isso, um orientador capacitado será designado, podendo ser indicado por programas sociais. De acordo com o Art. 119, cabe ao orientador, sob supervisão da autoridade competente:
I.Promover socialmente o adolescente e sua família, fornecendo-lhes orientação e inserindo-os, se necessário, em programa oficial ou comunitário deauxílio e assistência social.
II.Supervisionar a freqüência e o aproveitamento escolar do adolescente, promovendo, inclusive, sua matrícula.
III.Diligenciar no sentido da profissionalização do adolescente e de sua inserção no mercado de trabalho.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q976296 | Português, Farmacêutico, SESABA, IDCAP, 2025

Texto associado.
Por que Nimesulida, remédio campeão de vendas no Brasil, é proibido nos EUA e parte da Europa

Por que a nimesulida está proibida em outros países?


Como citado no início da reportagem, a nimesulida nunca foi aprovada para venda em locais como o Reino Unido e a Alemanha.

Além disso, ela foi retirada de circulação em diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Japão, Suécia, Holanda, Dinamarca, Bélgica, Irlanda, Espanha e Finlândia.

Desses, o caso da Irlanda foi talvez o que ganhou mais notoriedade.

Em 2007, o Conselho Irlandês de Medicamentos anunciou a suspensão imediata da venda de nimesulida após ter acesso a informações sobre casos de falência hepática fulminante, com necessidade de transplante, entre pessoas que usaram esse fármaco.

Um documento disponível no site da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que, entre 1995 (quando a nimesulida foi aprovada na Irlanda) e 2007 (quando foi suspensa), esse país notificou 53 casos de danos graves ao fígado.

A decisão das autoridades irlandesas motivou a abertura de uma investigação mais ampla na Agência Europeia de Medicamentos (EMA), o órgão responsável pela vigilância sanitária na União Europeia.

Um relatório produzido no comitê responsável pelo inquérito concluiu que "os benefícios da nimesulida continuam a superar os riscos".

No entanto, a EMA decidiu restringir o uso dela a alguns casos específicos.

Atualmente, na União Europeia, essa medicação segue disponível, a depender do critério de cada país, mas só está indicada para o tratamento de dor aguda e dismenorreia (a popular cólica menstrual).

E, mesmo nesses casos, ela entra apenas como a segunda linha terapêutica, quando outras opções não funcionaram.

Mas e no Brasil? Por que esse fármaco está amplamente disponível?

Marise pondera que nem sempre o que acontece num determinado país se repete em outros.

"Precisamos levar em conta um fator importante, que é a genética populacional. Alguns genes específicos fazem nosso corpo responder de formas diferentes ao mesmo medicamento", explica ela.

"Então pode ser que, para algumas pessoas, esse perfil genético favoreça a toxicidade, enquanto para outrasgere um efeito terapêutico mais potente."

Ou seja, antes de lançar uma proibição generalizada, é preciso conhecer as particularidades de cada região — e entender como cada população reage a uma certa substância.

Algo similar acontece com a dipirona, que é livremente usada no Brasil, mas está proibida em outras partes do mundo.

Mesmo diante de possíveis variabilidades populacionais, Paraná entende que órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) precisam fazer uma revisão das normas sobre o uso de antiinflamatórios no país.

"É necessário ter protocolos mais rígidos, com uma venda limitada de caixas e sempre mediante a apresentação de receita médica", sugere o hepatologista.

"Precisamos também de programas de educação dos profissionais de saúde para conscientizar sobre o uso desses remédios", complementa ele.

Procurada pela BBC News Brasil, a Anvisa reforçou que a nimesulida "é um medicamento sujeito à prescrição médica".

"Entre as contraindicações, a bula traz restrição para 'histórico de reações de hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico ou a outros antiinflamatórios não esteroidais; histórico de reações hepáticas (do fígado) ao produto; pacientes com úlcera péptica (úlceras no estômago ou intestino) em fase ativa, ulcerações recorrentes (úlceras que vão e voltam) ou tenham hemorragia no trato gastrintestinal (sangramento no estômago e/ou intestinos); pacientes com distúrbios de coagulação graves; pacientes com insuficiência cardíaca grave (mau funcionamento grave do coração); pacientes com mau funcionamento dos rins grave e pacientes com mau funcionamento do fígado'", diz a agência em nota enviada à reportagem.

O texto também lembra que o uso desse remédio requer "cuidados que devem ser observados em pacientes com problemas de fígado".

"Reações adversas hepáticas (do fígado) relacionadas à droga foram relatadas após períodos de tratamento menores de um mês. Dano ao fígado, reversível na maioria dos casos, foi verificado após curta exposição ao medicamento", conclui a nota.

Já o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) informou que não tem nenhum comentário específico a fazer sobre o tema, mas reforçou que "todos os medicamentos tarjados [como é o caso da nimesulida] devem ser usados com orientação dos profissionais de saúde e só devem ser vendidos e dispensados mediante a apresentação da receita médica".

Para Marise, é preciso também exercitar o autoconhecimento e observar o corpo.

"O mais importante de tudo é a pessoa entender por que está tomando um medicamento, seja por conta própria ou não. Ela está com uma dor recorrente, que nãopassa? Será que não é melhor investigar o que está acontecendo e as causas disso?", questiona a farmacêutica.

"Antiinflamatórios podem até aliviar os sintomas, mas não tratam a causa do problema", conclui a especialista.


Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles /c24707d1gr1o -fragmento
"Pacientes com mau funcionamento dos rins grave e pacientes com mau funcionamento do fígado'.
O vocábulo 'mau' pertence a classe dos adjetivos. Analise os termos destacados nos enunciados a seguir:
I.Eles venderam muito cara a fruta. II.Não preciso de muito para me sustentar. III.Ele trabalha com mais garra depois que recebeu a promoção. IV.Era meio-dia e meia.

Os termos destacados, que também possuem valor de adjetivo, estão nas alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q975827 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, SESABA, IDCAP, 2025

A terapia ocupacional pode ser aplicada em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para auxiliar na recuperação de pacientes críticos. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q976094 | Veterinária, Médico Veterinário, SESABA, IDCAP, 2025

A epidemiologia é essencial na medicina veterinária para compreender a distribuição das doenças em populações animais e definir estratégias de controle eficazes. Em um surto de diarreia neonatal em bezerros, um médico veterinário realizou um estudo para identificar a incidência da doença em diferentes fazendas da região. Ele coletou dados sobre o número de novos casos registrados durante um período determinado e comparou com a população total de bezerros expostos. Com base nesse cenário, qual das alternativas representa corretamente o indicador epidemiológico utilizado nesse estudo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q975813 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, SESABA, IDCAP, 2025

O Terapeuta Ocupacional pode contribuir significativamente para a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência, promovendo estratégias que favorecem a autonomia, a acessibilidade e a participação ativa na sociedade. Sua atuação abrange desde a adaptação de ambientes e uso de tecnologias assistivas até a mediação em políticas públicas, garantindo que essas pessoas tenham igualdade de oportunidades e pleno exercício de sua cidadania. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q976060 | Português, Sintaxe, Nutricionista, SESABA, IDCAP, 2025

Texto associado.
Por que Nimesulida, remédio campeão de vendas no Brasil, é proibido nos EUA e parte da Europa

Por que a nimesulida está proibida em outros países?


Como citado no início da reportagem, a nimesulida nunca foi aprovada para venda em locais como o Reino Unido e a Alemanha.

Além disso, ela foi retirada de circulação em diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Japão, Suécia, Holanda, Dinamarca, Bélgica, Irlanda, Espanha e Finlândia.

Desses, o caso da Irlanda foi talvez o que ganhou mais notoriedade.

Em 2007, o Conselho Irlandês de Medicamentos anunciou a suspensão imediata da venda de nimesulida após ter acesso a informações sobre casos de falência hepática fulminante, com necessidade de transplante, entre pessoas que usaram esse fármaco.

Um documento disponível no site da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que, entre 1995 (quando a nimesulida foi aprovada na Irlanda) e 2007 (quando foi suspensa), esse país notificou 53 casos de danos graves ao fígado.

A decisão das autoridades irlandesas motivou a abertura de uma investigação mais ampla na Agência Europeia de Medicamentos (EMA), o órgão responsável pela vigilância sanitária na União Europeia.

Um relatório produzido no comitê responsável pelo inquérito concluiu que "os benefícios da nimesulida continuam a superar os riscos".

No entanto, a EMA decidiu restringir o uso dela a alguns casos específicos.

Atualmente, na União Europeia, essa medicação segue disponível, a depender do critério de cada país, mas só está indicada para o tratamento de dor aguda e dismenorreia (a popular cólica menstrual).

E, mesmo nesses casos, ela entra apenas como a segunda linha terapêutica, quando outras opções não funcionaram.

Mas e no Brasil? Por que esse fármaco está amplamente disponível?

Marise pondera que nem sempre o que acontece num determinado país se repete em outros.

"Precisamos levar em conta um fator importante, que é a genética populacional. Alguns genes específicos fazem nosso corpo responder de formas diferentes ao mesmo medicamento", explica ela.

"Então pode ser que, para algumas pessoas, esse perfil genético favoreça a toxicidade, enquanto para outrasgere um efeito terapêutico mais potente."

Ou seja, antes de lançar uma proibição generalizada, é preciso conhecer as particularidades de cada região — e entender como cada população reage a uma certa substância.

Algo similar acontece com a dipirona, que é livremente usada no Brasil, mas está proibida em outras partes do mundo.

Mesmo diante de possíveis variabilidades populacionais, Paraná entende que órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) precisam fazer uma revisão das normas sobre o uso de antiinflamatórios no país.

"É necessário ter protocolos mais rígidos, com uma venda limitada de caixas e sempre mediante a apresentação de receita médica", sugere o hepatologista.

"Precisamos também de programas de educação dos profissionais de saúde para conscientizar sobre o uso desses remédios", complementa ele.

Procurada pela BBC News Brasil, a Anvisa reforçou que a nimesulida "é um medicamento sujeito à prescrição médica".

"Entre as contraindicações, a bula traz restrição para 'histórico de reações de hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico ou a outros antiinflamatórios não esteroidais; histórico de reações hepáticas (do fígado) ao produto; pacientes com úlcera péptica (úlceras no estômago ou intestino) em fase ativa, ulcerações recorrentes (úlceras que vão e voltam) ou tenham hemorragia no trato gastrintestinal (sangramento no estômago e/ou intestinos); pacientes com distúrbios de coagulação graves; pacientes com insuficiência cardíaca grave (mau funcionamento grave do coração); pacientes com mau funcionamento dos rins grave e pacientes com mau funcionamento do fígado'", diz a agência em nota enviada à reportagem.

O texto também lembra que o uso desse remédio requer "cuidados que devem ser observados em pacientes com problemas de fígado".

"Reações adversas hepáticas (do fígado) relacionadas à droga foram relatadas após períodos de tratamento menores de um mês. Dano ao fígado, reversível na maioria dos casos, foi verificado após curta exposição ao medicamento", conclui a nota.

Já o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) informou que não tem nenhum comentário específico a fazer sobre o tema, mas reforçou que "todos os medicamentos tarjados [como é o caso da nimesulida] devem ser usados com orientação dos profissionais de saúde e só devem ser vendidos e dispensados mediante a apresentação da receita médica".

Para Marise, é preciso também exercitar o autoconhecimento e observar o corpo.

"O mais importante de tudo é a pessoa entender por que está tomando um medicamento, seja por conta própria ou não. Ela está com uma dor recorrente, que nãopassa? Será que não é melhor investigar o que está acontecendo e as causas disso?", questiona a farmacêutica.

"Antiinflamatórios podem até aliviar os sintomas, mas não tratam a causa do problema", conclui a especialista.


Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles /c24707d1gr1o -fragmento
"Um relatório produzido no comitê responsável pelo inquérito concluiu que os benefícios da nimesulida continuam a superar os riscos. No entanto, a EMA decidiu restringir o uso dela a alguns casos específicos."
A expressão 'no entanto' exprime a id
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.