Questões de Concursos SESC DF

Resolva questões de SESC DF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1071782 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Cenografia, SESC DF, Quadrix, 2018

As reuniões técnicas acontecem pela solicitação de diretores, coreógrafos e, em grande parte das vezes, dos próprios designers de iluminação, de cenografia, de sonoplastia, de figurinos, de maquiagens, de efeitos especiais etc. Em relação às reuniões da equipe técnica, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1071783 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Cenografia, SESC DF, Quadrix, 2018

O espetáculo pode empregar uma ampla variedade de sons, em combinações complexas, na construção de seu espaço. Além da palavra falada, podem ser utilizados, como suporte cênico, os efeitos sonoros (ruídos, sons abstratos e incidentais), a música e o silêncio.

Tendo como base o texto acima, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1071784 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Cenografia, SESC DF, Quadrix, 2018

Gambiarra é uma palavra que se tornou popular na linguagem cotidiana para significar “fazer um arranjo” ou “dar um jeitinho” em alguma situação específica. O que muitos falantes da língua portuguesa não sabem é que esse termo tem um sentido distinto no vocabulário da cenotecnia. Com relação ao conceito de gambiarra, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1070835 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018

Segundo o cap. IV da Lei Rouanet, que trata do incentivo a projetos culturais, os contribuintes poderão deduzir do imposto de renda, por meio de doações e patrocínio, as quantias efetivamente despendidas nos projetos elencados. Essas doações e esses patrocínios atenderão exclusivamente aos seguintes segmentos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1070836 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018

A respeito de patrocínio e mecenato, assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1070837 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018

Conforme a Lei Orgânica da Cultura (Lei Complementar n.º 934/2017), o sistema de financiamento cultural no DF é constituído por um conjunto de mecanismos diversificados e articulados entre as esferas pública e privada. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1070838 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018

Acerca do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), tratado na Lei Orgânica de Cultura do DF, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1070839 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018

Com relação aos estudos pós-coloniais sobre multiculturalidade, interculturalidade e diferença/diversidade, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1070840 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018

Conforme o art. 2.º da Lei Rouanet, o Pronac foi implementado por meio dos seguintes mecanismos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1070841 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018

Em geral, utiliza-se o termo diversidade para advogar uma política de tolerância e respeito entre as diferentes culturas. Ele tem, entretanto, pouca relevância teórica, sobretudo por seu evidente essencialismo cultural, trazendo implícita a ideia de que a diversidade está dada, que ela pré-existe aos processos sociais pelos quais - em uma outra perspectiva - ela foi, antes de qualquer outra coisa, criada. Prefere-se, nesse sentido, o conceito de diferença, por enfatizar o processo social de produção da diferença e da identidade, em suas conexões, sobretudo com relações de poder e autoridade. Silva apud Candau, 2011. p. 245.
Vera Candau apresenta três grandes abordagens nos estudos do multiculturalismo: interativa ou interculturalidade; assimilacionista; e diferencialista ou monoculturalismo plural. A respeito dessas abordagens, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.