Questões de Concursos SESI SP Resolva questões de SESI SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SESI SP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q323035 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEA avaliação é parte do processo de ensino e aprendizagem, e o modo de avaliar está atrelado à concepção de ensino dos atores que estão envolvidos nesse processo. A partir dessa premissa, assinale a opção correta. ✂️ a) Na visão tradicional, a avaliação de aprendizagem é encarada como um processo em que o aluno deve devolver ao professor o que dele recebeu, exatamente como recebeu. ✂️ b) A perspectiva construtivista propõe uma nova relação entre o professor, o aluno e o conhecimento. Nessa perspectiva, a avaliação é considerada um momento de acerto de contas. ✂️ c) A prova escrita é o único instrumento de avaliação por meio do qual se pode medir a eficácia dos conhecimentos adquiridos. ✂️ d) A avaliação deve ser pensada de acordo com o contexto de ensino. Nesse sentido, as respostas do aluno independem da clareza e da precisão das questões. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q323730 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta a respeito de conceitos relacionados a alfabetização e letramento, conforme proposta de Magda Soares. ✂️ a) Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, sendo ideal ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais de leitura e escrita. ✂️ b) Letramento corresponde ao processo pelo qual se adquire a tecnologia de codificar em língua escrita e a de decodificar a língua escrita. ✂️ c) Alfabetizado é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que responde às demandas sociais de leitura e escrita. ✂️ d) Como alfabetizar e letrar são duas ações distintas, é necessário que o sujeito tenha aprendido a ler e escrever para envolver-se nas práticas de leitura e escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q319324 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEAs escolas são consideradas lugares de intercruzamento de culturas, entre elas, a cultura da escola. Essa última sintetiza os sentidos que as pessoas dão às coisas, gerando um padrão coletivo de pensar, perceber e agir nesse ambiente. No que se refere à cultura escolar, assinale a opção correta. ✂️ a) Conhece-se uma escola apenas pelo que se vê, pelo que aparece mais diretamente à observação. ✂️ b) Não existe relação direta entre a organização da escola (seja ela evidente ou implícita) e a cultura organizacional da sala de aula. ✂️ c) A cultura organizacional é constituída apenas pela estrutura hierárquica de várias instâncias e formas de exercício de poder. ✂️ d) Para se enxergar a escola, nos sentidos amplo e metafórico, é preciso captar os significados, os valores, os modos de convivência, as formas de agir e de resolver problemas adotados por essa escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q323048 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPESegundo Constance Kamii, os três princípios fundamentais no ensino do número são ✂️ a) a criação de todos os tipos de relações, a quantificação de objetos e a interação social. ✂️ b) a contagem, a quantificação de objetos e a classificação. ✂️ c) a interação social das crianças, a ordenação e a conservação de quantidades. ✂️ d) a quantificação de objetos, a interação entre os pares e o registro numérico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q327034 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEEnsinar, para Paulo Freire, exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo. Acerca dessa assertiva, assinale a opção correta. ✂️ a) A prática docente deve restringir-se ao ensino de conteúdos explicitados no currículo das instituições educacionais. ✂️ b) O professor deve perceber que, por não poder ser neutra, a prática exige de quem ensina uma definição, uma tomada de posição. ✂️ c) Do ponto de vista dos interesses dominantes, a educação deve ser uma prática mobilizadora e reveladora de verdades. ✂️ d) A prática docente deve priorizar a mediação de atividades necessárias à sistematização e à memorização de conteúdos curriculares. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q351691 | Artes, Teoria de Teatro, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEOs Estudos da Performance afirmam que a teatralidade encontra-se presente em todas as esferas da vida social. Apesar de haver múltiplas significações para a noção de teatralidade, Ricardo Japiassu (2007), em A Linguagem Teatral na Escola, define teatralidade como uma modalidade muito singular da comunicação cênica ou comunicação corporal. Considerando a definição de teatralidade apresentada no texto acima, assinale a opção correta. ✂️ a) A comunicação corporal e cênica restringe-se à pronúncia das palavras, considerando sons e entoações. ✂️ b) A teatralidade é um tipo de espetacularidade exclusivamente intencional e voluntária, produzida apenas pelos seres humanos e dirigida aos seres humanos. ✂️ c) Todo movimento corporal é deliberado e teatralmente produzido pelo corpo enunciador para seus eventuais interlocutores. ✂️ d) A comunicação cênica corporal tem grande valor para o ensino fundamental, apesar de ter pouco valor para a vida social, favorecendo exclusivamente a capacitação dos educandos na linguagem cênica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q324506 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCSegundo Isabel Solé, Eulalia Bassedas e Teresa Huquet, autoras do livro Aprender e ensinar na Educação Infantil, uma perspectiva que vise a uma educação de qualidade define o planejamento pedagógico como: ✂️ a) um documento burocrático da ação pedagógica. ✂️ b) uma rotina pré-definida que deve ser fielmente seguida pelos educadores com vistas ao sucesso escolar. ✂️ c) uma ferramenta flexível que permite ao professor prever a ação pedagógica e regulá-la a partir da realidade. ✂️ d) uma exigência legal que justifica o trabalho do professor de Educação Infantil. ✂️ e) uma organização estritamente técnica dos objetivos e conteúdos da Educação Infantil que deve guiar o trabalho docente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q319610 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEA idéia de educação intercultural está alicerçada no acolhimento da diversidade, no reconhecimento dos outros como sujeitos de sua individualidade, portadores de uma identidade cultural própria. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta. ✂️ a) Embora na escola exista uma inter-relação entre os diversos grupos culturais, não há como atender as necessidades de todos. Assim, é o interesse da maioria que deve prevalecer. ✂️ b) A presença da diversidade humana na sociedade resulta na transversalidade de culturas, no sentido de que toda cultura é plural. ✂️ c) Assumir o objetivo da educação intercultural significa reduzir o currículo aos interesses dos vários grupos culturais que freqüentam a escola. ✂️ d) Na perspectiva da educação intercultural, basta direcionar o currículo formal para transformar a escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q592618 | Química, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subseqüentes, relativos à alquimia e à química. I Os alquimistas se empenharam na busca da cura de todos os males, procurando obter um elixir que proporcionasse um equilíbrio perfeito entre o ser humano e o universo. II Para o pensamento alquímico, os minerais deixados em repouso, em suas matrizes tectônicas, na Mãe Terra, como embriões metálicos, acabariam tornando-se ouro após centenas de milhares de séculos. Caberia ao alquimista acelerar tal transformação. III O pensamento alquímico dissipou-se com a ciência moderna, nada deixando à química de seu ideário. IV Diversos processos e técnicas de manipulação da matéria, equipamentos e nomenclaturas foram herdados da alquimia pela ciência química. A quantidade de itens certos é igual a ✂️ a) 1. ✂️ b) 2. ✂️ c) 3. ✂️ d) 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q326173 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEAcerca da ortografia segundo Artur Gomes de Morais, assinale a opção correta. ✂️ a) A criança que compreende a escrita alfabética e que lê e escreve seus primeiros textos já internalizou a norma ortográfica. ✂️ b) As situações de escrita espontânea não são adequadas ao ensino de língua por fomentar a dúvida ortográfica. ✂️ c) Ao aprender ortografia, a pessoa atua de modo passivo, apenas memorizando as informações que recebe sobre a forma correta das palavras. ✂️ d) A ortografia constitui uma forma unificada da língua que facilita a comunicação entre usuários de diferentes variedades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q323016 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDe acordo com Antônio Novoa (1997), a formação de professores não é um conceito unívoco; ela deve proporcionar a reflexão e a tomada de consciência das limitações da profissão docente. À luz do entendimento desse autor quanto à formação docente, assinale a opção correta. ✂️ a) A formação de professores deve ser concebida como um processo contínuo que mantém princípios éticos, didáticos e pedagógicos comuns. ✂️ b) A formação de professores se dá naquilo que se denomina formação inicial; o que foge desse nível não proporciona resultados favoráveis à educação. ✂️ c) A reciclagem é a única forma de proporcionar mudanças na formação inicial, pois é a partir dela que se dá o desenvolvimento profissional dos professores. ✂️ d) Formação em serviço é o termo que mais bem define formação continuada, pelo fato de proporcionar a indagação reflexiva sobre a força de mudança que o professor pode ter. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q481795 | Geografia, Urbanização, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEA cidade, como lugar de concentração da população, é o espaço, via de regra, onde as relações humanas acontecem de maneira mais acentuada e complexa. Acerca desse assunto, assinale a opção correta. ✂️ a) Aspectos da cidade, como o sítio urbano e as suas bases físicas, aproximam os homens da natureza e dão ensejo ao desenvolvimento de novas relações sociais. ✂️ b) A cidade, como resultante do processo de urbanização, representa a ruptura dos laços que ligavam as várias pessoas que compartilhavam a infra-estrutura nos ambientes rurais. ✂️ c) Nas áreas urbanas, ao se ensinarem temas referentes às áreas sujeitas a movimentação e a inundações, busca-se explicar as diferentes escalas da organização econômica. ✂️ d) Na cidade, o bairro é interligado com outros bairros ou com a zona rural, tanto do ponto de vista espacial quanto no que se refere aos movimentos de população. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q326313 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPECom referência ao ensino inicial da leitura, assinale a opção correta conforme Isabel Solé. ✂️ a) No desenvolvimento de habilidades necessárias à alfabetização, os professores devem explorar os conhecimentos dos alunos sobre a linguagem oral, para depois explorar seus conhecimentos pertinentes ao texto escrito. ✂️ b) É recomendável ao professor escolher uma única estratégia para o ensino de leitura e escrita, ou seja, ele não deve combinar estratégias. ✂️ c) Os professores das séries iniciais devem pensar na aquisição do sistema da língua escrita como algo complexo, que vai exigir esforços seus e das crianças, mas não deve subestimar a capacidade das crianças para enfrentar esse desafio. ✂️ d) É correto afirmar que a leitura e a escrita são competências, e que saber ler e escrever são procedimentos para que os alunos se tornem leitores competentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q550918 | Informática, Conceitos Básicos, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEAssinale a opção incorreta com referência à utilização do computador na educação. ✂️ a) O uso inteligente do computador não é um atributo inerente ao mesmo, mas está vinculado à maneira como seu usuário concebe a tarefa na qual ele será utilizado. ✂️ b) Informatizar o ensino é solução mercadológica que resolve de maneira inteligente as grandes mudanças que o atual sistema de ensino deve passar. ✂️ c) A análise de um sistema computacional com finalidades educacionais não pode ser feita sem considerar seu contexto pedagógico de uso. ✂️ d) Para qualificar um software é necessário ter clara a abordagem educacional a partir da qual ele será utilizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q471500 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCCSegundo Le Boulch, no plano do desenvolvimento funcional, a sessão psicomotora deve atingir dois grandes grupos de funções que são de ✂️ a) ajustamento e de satisfação. ✂️ b) percepção e de satisfação. ✂️ c) ajustamento e de percepção. ✂️ d) conhecimento e de compreensão. ✂️ e) conhecimento e de ajustamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q328857 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEConforme Délia Lerner, o desafio da leitura e da escrita na escola consiste em ✂️ a) combater a discriminação que impede a alfabetização de muitos e, ao mesmo tempo, não negar aos que aparentemente não fracassam a oportunidade de serem leitores e produtores de textos competentes e autônomos. ✂️ b) formar sujeitos que possam decifrar com competência o sistema de escrita, tornando-se capazes de fazer leitura oral de textos selecionados por outras pessoas. ✂️ c) preparar os alunos para se tornarem especialistas em suas redações ou composições, com eficácia e autonomia, conscientes da pertinência e da importância de emitir certas mensagens. ✂️ d) promover a descoberta e a utilização da escrita de forma que os alunos percebam que esta constitui um objeto de avaliação eficaz e profícuo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 17Q482106 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPESegundo Milton Santos, "A história das chamadas relações entre sociedade e natureza é, em todos os lugares habitados, a da substituição de um meio natural, dado a uma determinada sociedade, por um meio cada vez mais artificializado, isto é, sucessivamente instrumentalizado por essa mesma sociedade". Com base nessa afirmação, assinale a opção correta. ✂️ a) Em cada fração da superfície terrestre, o processo que acarreta, de uma situação natural, uma situação artificial é genérico e invariável. ✂️ b) No período técnico, os objetos são ao mesmo tempo culturais e técnicos, e, no espaço, o componente material é crescentemente formado do natural e do artificial. ✂️ c) Quando tudo era meio natural, os aspectos fundamentais ao exercício da vida humana, que davam a base da existência material do grupo, advinham da natureza. ✂️ d) Ao se substituir a expressão meio natural por meio pré- técnico, fica implícita a dissociação entre meio geográfico e a noção de técnica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 18Q326419 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEA partir das discussões propostas por Emília Ferreiro sobre a escrita como sistema de representação, é correto afirmar que a escrita ✂️ a) resultou de um processo de codificação de um sistema de representação. ✂️ b) pode ser considerada como uma representação da linguagem ou como um código de transcrição gráfica das unidades sonoras. ✂️ c) é um conjunto de marcas gráficas espontâneas construídas socialmente e assimiladas culturalmente. ✂️ d) pode ser considerada como a representação do fonema. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 19Q545697 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEEm seus estudos de dinâmica, Newton percebeu que as forças sempre aparecem como resultado da interação entre corpos, isto é, a ação de uma força sobre um corpo não pode se manifestar sem que haja um outro corpo que provoque essa ação. Assinale a opção que identifica o fundamento correspondente a esse enunciado. ✂️ a) princípio da inércia ✂️ b) primeira lei de Newton ✂️ c) segunda lei de Newton ✂️ d) terceira lei de Newton Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 20Q319916 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEO principal objetivo da tecnologia é aumentar a eficiência da atividade humana em todas as esferas, incluindo a produção. Na tríade ciência-tecnologia-sociedade, a educação tem lugar de destaque pelo que ela produz, desenvolve e principalmente pelo que ela pode construir. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta. ✂️ a) A educação tecnológica exige interação da teoria com a prática, de que resulta a rede de conhecimentos advindos das teorias existentes e da necessidade de se rever a prática pelo que a teoria sinalizou. ✂️ b) A educação tecnológica impõe o ensino de novas tecnologias, o que impede o despertar para a interpretação do contexto atual, bem como de seus condicionamentos e fundamentos. ✂️ c) da sociedade, um condicionamento com saberes que acabam na escola e direcionam para o mercado de trabalho. ✂️ d) A educação tecnológica dispensa a rede de conhecimentos advindos das teorias existentes e da necessidade de rever a prática pelo que a teoria sinalizou. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDFPróximo →
1Q323035 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEA avaliação é parte do processo de ensino e aprendizagem, e o modo de avaliar está atrelado à concepção de ensino dos atores que estão envolvidos nesse processo. A partir dessa premissa, assinale a opção correta. ✂️ a) Na visão tradicional, a avaliação de aprendizagem é encarada como um processo em que o aluno deve devolver ao professor o que dele recebeu, exatamente como recebeu. ✂️ b) A perspectiva construtivista propõe uma nova relação entre o professor, o aluno e o conhecimento. Nessa perspectiva, a avaliação é considerada um momento de acerto de contas. ✂️ c) A prova escrita é o único instrumento de avaliação por meio do qual se pode medir a eficácia dos conhecimentos adquiridos. ✂️ d) A avaliação deve ser pensada de acordo com o contexto de ensino. Nesse sentido, as respostas do aluno independem da clareza e da precisão das questões. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q323730 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta a respeito de conceitos relacionados a alfabetização e letramento, conforme proposta de Magda Soares. ✂️ a) Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, sendo ideal ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais de leitura e escrita. ✂️ b) Letramento corresponde ao processo pelo qual se adquire a tecnologia de codificar em língua escrita e a de decodificar a língua escrita. ✂️ c) Alfabetizado é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que responde às demandas sociais de leitura e escrita. ✂️ d) Como alfabetizar e letrar são duas ações distintas, é necessário que o sujeito tenha aprendido a ler e escrever para envolver-se nas práticas de leitura e escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q319324 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEAs escolas são consideradas lugares de intercruzamento de culturas, entre elas, a cultura da escola. Essa última sintetiza os sentidos que as pessoas dão às coisas, gerando um padrão coletivo de pensar, perceber e agir nesse ambiente. No que se refere à cultura escolar, assinale a opção correta. ✂️ a) Conhece-se uma escola apenas pelo que se vê, pelo que aparece mais diretamente à observação. ✂️ b) Não existe relação direta entre a organização da escola (seja ela evidente ou implícita) e a cultura organizacional da sala de aula. ✂️ c) A cultura organizacional é constituída apenas pela estrutura hierárquica de várias instâncias e formas de exercício de poder. ✂️ d) Para se enxergar a escola, nos sentidos amplo e metafórico, é preciso captar os significados, os valores, os modos de convivência, as formas de agir e de resolver problemas adotados por essa escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q323048 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPESegundo Constance Kamii, os três princípios fundamentais no ensino do número são ✂️ a) a criação de todos os tipos de relações, a quantificação de objetos e a interação social. ✂️ b) a contagem, a quantificação de objetos e a classificação. ✂️ c) a interação social das crianças, a ordenação e a conservação de quantidades. ✂️ d) a quantificação de objetos, a interação entre os pares e o registro numérico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q327034 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEEnsinar, para Paulo Freire, exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo. Acerca dessa assertiva, assinale a opção correta. ✂️ a) A prática docente deve restringir-se ao ensino de conteúdos explicitados no currículo das instituições educacionais. ✂️ b) O professor deve perceber que, por não poder ser neutra, a prática exige de quem ensina uma definição, uma tomada de posição. ✂️ c) Do ponto de vista dos interesses dominantes, a educação deve ser uma prática mobilizadora e reveladora de verdades. ✂️ d) A prática docente deve priorizar a mediação de atividades necessárias à sistematização e à memorização de conteúdos curriculares. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q351691 | Artes, Teoria de Teatro, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEOs Estudos da Performance afirmam que a teatralidade encontra-se presente em todas as esferas da vida social. Apesar de haver múltiplas significações para a noção de teatralidade, Ricardo Japiassu (2007), em A Linguagem Teatral na Escola, define teatralidade como uma modalidade muito singular da comunicação cênica ou comunicação corporal. Considerando a definição de teatralidade apresentada no texto acima, assinale a opção correta. ✂️ a) A comunicação corporal e cênica restringe-se à pronúncia das palavras, considerando sons e entoações. ✂️ b) A teatralidade é um tipo de espetacularidade exclusivamente intencional e voluntária, produzida apenas pelos seres humanos e dirigida aos seres humanos. ✂️ c) Todo movimento corporal é deliberado e teatralmente produzido pelo corpo enunciador para seus eventuais interlocutores. ✂️ d) A comunicação cênica corporal tem grande valor para o ensino fundamental, apesar de ter pouco valor para a vida social, favorecendo exclusivamente a capacitação dos educandos na linguagem cênica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q324506 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCSegundo Isabel Solé, Eulalia Bassedas e Teresa Huquet, autoras do livro Aprender e ensinar na Educação Infantil, uma perspectiva que vise a uma educação de qualidade define o planejamento pedagógico como: ✂️ a) um documento burocrático da ação pedagógica. ✂️ b) uma rotina pré-definida que deve ser fielmente seguida pelos educadores com vistas ao sucesso escolar. ✂️ c) uma ferramenta flexível que permite ao professor prever a ação pedagógica e regulá-la a partir da realidade. ✂️ d) uma exigência legal que justifica o trabalho do professor de Educação Infantil. ✂️ e) uma organização estritamente técnica dos objetivos e conteúdos da Educação Infantil que deve guiar o trabalho docente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q319610 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEA idéia de educação intercultural está alicerçada no acolhimento da diversidade, no reconhecimento dos outros como sujeitos de sua individualidade, portadores de uma identidade cultural própria. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta. ✂️ a) Embora na escola exista uma inter-relação entre os diversos grupos culturais, não há como atender as necessidades de todos. Assim, é o interesse da maioria que deve prevalecer. ✂️ b) A presença da diversidade humana na sociedade resulta na transversalidade de culturas, no sentido de que toda cultura é plural. ✂️ c) Assumir o objetivo da educação intercultural significa reduzir o currículo aos interesses dos vários grupos culturais que freqüentam a escola. ✂️ d) Na perspectiva da educação intercultural, basta direcionar o currículo formal para transformar a escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q592618 | Química, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subseqüentes, relativos à alquimia e à química. I Os alquimistas se empenharam na busca da cura de todos os males, procurando obter um elixir que proporcionasse um equilíbrio perfeito entre o ser humano e o universo. II Para o pensamento alquímico, os minerais deixados em repouso, em suas matrizes tectônicas, na Mãe Terra, como embriões metálicos, acabariam tornando-se ouro após centenas de milhares de séculos. Caberia ao alquimista acelerar tal transformação. III O pensamento alquímico dissipou-se com a ciência moderna, nada deixando à química de seu ideário. IV Diversos processos e técnicas de manipulação da matéria, equipamentos e nomenclaturas foram herdados da alquimia pela ciência química. A quantidade de itens certos é igual a ✂️ a) 1. ✂️ b) 2. ✂️ c) 3. ✂️ d) 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q326173 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEAcerca da ortografia segundo Artur Gomes de Morais, assinale a opção correta. ✂️ a) A criança que compreende a escrita alfabética e que lê e escreve seus primeiros textos já internalizou a norma ortográfica. ✂️ b) As situações de escrita espontânea não são adequadas ao ensino de língua por fomentar a dúvida ortográfica. ✂️ c) Ao aprender ortografia, a pessoa atua de modo passivo, apenas memorizando as informações que recebe sobre a forma correta das palavras. ✂️ d) A ortografia constitui uma forma unificada da língua que facilita a comunicação entre usuários de diferentes variedades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q323016 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDe acordo com Antônio Novoa (1997), a formação de professores não é um conceito unívoco; ela deve proporcionar a reflexão e a tomada de consciência das limitações da profissão docente. À luz do entendimento desse autor quanto à formação docente, assinale a opção correta. ✂️ a) A formação de professores deve ser concebida como um processo contínuo que mantém princípios éticos, didáticos e pedagógicos comuns. ✂️ b) A formação de professores se dá naquilo que se denomina formação inicial; o que foge desse nível não proporciona resultados favoráveis à educação. ✂️ c) A reciclagem é a única forma de proporcionar mudanças na formação inicial, pois é a partir dela que se dá o desenvolvimento profissional dos professores. ✂️ d) Formação em serviço é o termo que mais bem define formação continuada, pelo fato de proporcionar a indagação reflexiva sobre a força de mudança que o professor pode ter. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q481795 | Geografia, Urbanização, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEA cidade, como lugar de concentração da população, é o espaço, via de regra, onde as relações humanas acontecem de maneira mais acentuada e complexa. Acerca desse assunto, assinale a opção correta. ✂️ a) Aspectos da cidade, como o sítio urbano e as suas bases físicas, aproximam os homens da natureza e dão ensejo ao desenvolvimento de novas relações sociais. ✂️ b) A cidade, como resultante do processo de urbanização, representa a ruptura dos laços que ligavam as várias pessoas que compartilhavam a infra-estrutura nos ambientes rurais. ✂️ c) Nas áreas urbanas, ao se ensinarem temas referentes às áreas sujeitas a movimentação e a inundações, busca-se explicar as diferentes escalas da organização econômica. ✂️ d) Na cidade, o bairro é interligado com outros bairros ou com a zona rural, tanto do ponto de vista espacial quanto no que se refere aos movimentos de população. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q326313 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPECom referência ao ensino inicial da leitura, assinale a opção correta conforme Isabel Solé. ✂️ a) No desenvolvimento de habilidades necessárias à alfabetização, os professores devem explorar os conhecimentos dos alunos sobre a linguagem oral, para depois explorar seus conhecimentos pertinentes ao texto escrito. ✂️ b) É recomendável ao professor escolher uma única estratégia para o ensino de leitura e escrita, ou seja, ele não deve combinar estratégias. ✂️ c) Os professores das séries iniciais devem pensar na aquisição do sistema da língua escrita como algo complexo, que vai exigir esforços seus e das crianças, mas não deve subestimar a capacidade das crianças para enfrentar esse desafio. ✂️ d) É correto afirmar que a leitura e a escrita são competências, e que saber ler e escrever são procedimentos para que os alunos se tornem leitores competentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q550918 | Informática, Conceitos Básicos, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEAssinale a opção incorreta com referência à utilização do computador na educação. ✂️ a) O uso inteligente do computador não é um atributo inerente ao mesmo, mas está vinculado à maneira como seu usuário concebe a tarefa na qual ele será utilizado. ✂️ b) Informatizar o ensino é solução mercadológica que resolve de maneira inteligente as grandes mudanças que o atual sistema de ensino deve passar. ✂️ c) A análise de um sistema computacional com finalidades educacionais não pode ser feita sem considerar seu contexto pedagógico de uso. ✂️ d) Para qualificar um software é necessário ter clara a abordagem educacional a partir da qual ele será utilizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q471500 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCCSegundo Le Boulch, no plano do desenvolvimento funcional, a sessão psicomotora deve atingir dois grandes grupos de funções que são de ✂️ a) ajustamento e de satisfação. ✂️ b) percepção e de satisfação. ✂️ c) ajustamento e de percepção. ✂️ d) conhecimento e de compreensão. ✂️ e) conhecimento e de ajustamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q328857 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEConforme Délia Lerner, o desafio da leitura e da escrita na escola consiste em ✂️ a) combater a discriminação que impede a alfabetização de muitos e, ao mesmo tempo, não negar aos que aparentemente não fracassam a oportunidade de serem leitores e produtores de textos competentes e autônomos. ✂️ b) formar sujeitos que possam decifrar com competência o sistema de escrita, tornando-se capazes de fazer leitura oral de textos selecionados por outras pessoas. ✂️ c) preparar os alunos para se tornarem especialistas em suas redações ou composições, com eficácia e autonomia, conscientes da pertinência e da importância de emitir certas mensagens. ✂️ d) promover a descoberta e a utilização da escrita de forma que os alunos percebam que esta constitui um objeto de avaliação eficaz e profícuo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
17Q482106 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPESegundo Milton Santos, "A história das chamadas relações entre sociedade e natureza é, em todos os lugares habitados, a da substituição de um meio natural, dado a uma determinada sociedade, por um meio cada vez mais artificializado, isto é, sucessivamente instrumentalizado por essa mesma sociedade". Com base nessa afirmação, assinale a opção correta. ✂️ a) Em cada fração da superfície terrestre, o processo que acarreta, de uma situação natural, uma situação artificial é genérico e invariável. ✂️ b) No período técnico, os objetos são ao mesmo tempo culturais e técnicos, e, no espaço, o componente material é crescentemente formado do natural e do artificial. ✂️ c) Quando tudo era meio natural, os aspectos fundamentais ao exercício da vida humana, que davam a base da existência material do grupo, advinham da natureza. ✂️ d) Ao se substituir a expressão meio natural por meio pré- técnico, fica implícita a dissociação entre meio geográfico e a noção de técnica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
18Q326419 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEA partir das discussões propostas por Emília Ferreiro sobre a escrita como sistema de representação, é correto afirmar que a escrita ✂️ a) resultou de um processo de codificação de um sistema de representação. ✂️ b) pode ser considerada como uma representação da linguagem ou como um código de transcrição gráfica das unidades sonoras. ✂️ c) é um conjunto de marcas gráficas espontâneas construídas socialmente e assimiladas culturalmente. ✂️ d) pode ser considerada como a representação do fonema. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
19Q545697 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEEm seus estudos de dinâmica, Newton percebeu que as forças sempre aparecem como resultado da interação entre corpos, isto é, a ação de uma força sobre um corpo não pode se manifestar sem que haja um outro corpo que provoque essa ação. Assinale a opção que identifica o fundamento correspondente a esse enunciado. ✂️ a) princípio da inércia ✂️ b) primeira lei de Newton ✂️ c) segunda lei de Newton ✂️ d) terceira lei de Newton Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
20Q319916 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEO principal objetivo da tecnologia é aumentar a eficiência da atividade humana em todas as esferas, incluindo a produção. Na tríade ciência-tecnologia-sociedade, a educação tem lugar de destaque pelo que ela produz, desenvolve e principalmente pelo que ela pode construir. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta. ✂️ a) A educação tecnológica exige interação da teoria com a prática, de que resulta a rede de conhecimentos advindos das teorias existentes e da necessidade de se rever a prática pelo que a teoria sinalizou. ✂️ b) A educação tecnológica impõe o ensino de novas tecnologias, o que impede o despertar para a interpretação do contexto atual, bem como de seus condicionamentos e fundamentos. ✂️ c) da sociedade, um condicionamento com saberes que acabam na escola e direcionam para o mercado de trabalho. ✂️ d) A educação tecnológica dispensa a rede de conhecimentos advindos das teorias existentes e da necessidade de rever a prática pelo que a teoria sinalizou. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro