Questões de Concursos SME Recife

Resolva questões de SME Recife comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

3Q861565 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item que se segue, relacionados ao desenvolvimento infantil na primeira infância. 

A capacidade de estabelecer vínculos com o outro é uma característica básica do ser humano e possibilita ao indivíduo, desde a primeira infância, o acesso a um conjunto de informações que esse outro lhe propicia.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q861557 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Em relação às experiências lúdicas no processo de ensino e aprendizagem, julgue o item subsequente.

Segundo Piaget, as crianças desenvolvem, por meio do jogo, a capacidade de tomar decisões, considerar as necessidades dos outros, resolver conflitos e compreender a importância das normas sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q861552 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

No que se refere à sondagem na prática docente, julgue o item a seguir.

Emília Ferreiro e Teberosky, em estudo sobre a gênese do pensamento de crianças em relação à língua escrita, organizaram as denominadas hipóteses silábicas, a partir das quais o professor pode planejar atividades e intervenções pedagógicas que favoreçam o processo de alfabetização. 

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q861546 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

O item a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada acerca do planejamento para a superação das fases da escrita. 

Um professor da educação básica propôs uma atividade pedagógica em que letras e números deveriam ser colocados em duas caixas diferentes e, em seguida, pediu às crianças que escrevessem, em um pedaço de papel, um número para representar suas idades.

Nessa situação hipotética, a atividade proposta pelo professor é adequada a crianças que estão no nível pré-silábico da escrita e contribui para a distinção entre letras e números. 

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q861560 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item a seguir, relativos aos estágios de desenvolvimento intelectual da criança propostos por Piaget.

No estágio pré-operatório, o desenvolvimento intelectual da criança está fundado predominantemente nas atividades representacional, simbólica e social e, a partir desse estágio, a criança passa a depender cada vez menos de suas ações sensório-motoras e a representar os eventos internamente. 

  1. ✂️
  2. ✂️

9Q861558 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item a seguir, relativos aos estágios de desenvolvimento intelectual da criança propostos por Piaget.

O estágio sensório-motor configura um marco do desenvolvimento intelectual da criança: a construção da noção de eu, momento em ela começa a perceber a diferença entre si mesma e os objetos de seu meio ambiente, e a se reconhecer como indivíduo.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q861564 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item que se segue, relacionados ao desenvolvimento infantil na primeira infância. 

É por meio da interação social que as crianças adquirem a linguagem, importante veículo de partilha de significados e experiências sociais. 

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q861561 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item a seguir, relativos aos estágios de desenvolvimento intelectual da criança propostos por Piaget.

Considere-se que uma professora apresente a uma criança uma imagem em que estejam representadas duas fileiras com o mesmo número de objetos idênticos, de mesmo tamanho, dispostos de tal forma que o comprimento de uma das fileiras seja maior que o da outra. Nessa situação, uma criança cujo pensamento esteja no estágio pré-operatório tenderá a afirmar que há mais elementos representados na figura de comprimento maior.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q861563 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item que se segue, relacionados ao desenvolvimento infantil na primeira infância. 

Promover contextos favorecedores de interações sociais NÃO é responsabilidade das instituições de educação infantil, cuja função primordial é preparar cognitivamente a criança para o seu ingresso no ensino fundamental.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q861553 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item a seguir, relativos à transição da etapa da educação infantil para o ensino fundamental. 

A transição da educação infantil para o ensino fundamental realizada de forma abrupta é mais producente que a realizada de forma gradual, pois garante o amadurecimento dos estudantes de forma rápida e eficiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q861550 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.

Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

Segundo a concepção de letramento, os estudantes não precisam mais ser alfabetizados.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q861547 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.

Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

De modo geral, as crianças que participam desde cedo de práticas sociais de leitura e escrita iniciam-se nesse conhecimento antes mesmo de seu ingresso na escola. 

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q861554 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item a seguir, relativos à transição da etapa da educação infantil para o ensino fundamental. 

A transição da educação infantil para o ensino fundamental deve ser realizada por meio de mudanças rigorosas estabelecidas pela escola, de modo a disciplinar as crianças e ajustá-las ao processo de aquisição do conhecimento.  

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q861551 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.

  Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

De acordo com a concepção de letramento, não basta saber ler e escrever, sendo também necessário que o indivíduo utilize o ler e o escrever conforme as exigências do mundo social.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q861548 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.

Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

A concepção de letramento permite considerar que um indivíduo analfabeto tenha um nível de letramento que possibilite sua inserção no contexto social. 

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q861555 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item a seguir, relativos à transição da etapa da educação infantil para o ensino fundamental. 

Ao ingressar no ensino fundamental, a criança deverá ser avaliada pelo professor, sendo os conhecimentos adquiridos na educação infantil condições ou pré-requisitos para o acesso ao ensino fundamental.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.