Questões de Concursos SME RJ

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1Q334341 | Matemática, Sistemas Lineares, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Em uma mesa de uma lanchonete, o consumo de 3 sanduíches, 7 xícaras de café e 1 pedaço de torta totalizou R$ 31,50. Em outra mesa, o consumo de 4 sanduíches, 10 xícaras de café e 1 pedaço de torta totalizou R$ 42,00. Considerando-se que cada uma das mercadorias tem preço único, o preço do consumo de 1 sanduíche, 1 xícara de café e 1 pedaço de torta é:

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2Q472814 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJG

A saúde pode ser encarada como uma questão exclusivamente biomédica ou ser vista sob uma ótica emancipadora, segundo a qual a Educação Física escolar deve:

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3Q333427 | Matemática, Funções, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Um restaurante a quilo vende 200 kg de comida por dia, a R$ 12,00 o quilo. Uma pesquisa de opinião revelou que, para cada aumento de R$ 1,00 no preço, o restaurante perderia 10 fregueses, com um consumo médio de 500 g cada. Para um certo preço, o restaurante pode ter uma receita máxima. Essa receita, em reais, é de:
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4Q332474 | Matemática, Sistemas Lineares, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Num jogo de futebol compareceram ao estádio 52x7y torcedores. Contado-os de 8 em 8 ou de 9 em 9, não sobra torcedor em nenhuma das duas contagens. A soma 3x + 2y valerá:

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5Q337222 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Tenho 165 livros iguais e devo fazer pacotes de 15 livros cada um. Esses pacotes deverão ser colocados em duas caixas, de tal modo que a diferença entre o número de livros contidos nas duas caixas seja a menor possível. O número de livros da caixa que tem mais pacotes é:

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6Q387572 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

O teatro clássico francês legou à humanidade a dramaturgia de Corneille, Racine e Molière. Orientado pela rigidez das regras impostas ao drama pelos críticos e eruditos, em nome de Aristóteles, Corneille escreve a peça El Cid. Pode-se considerála como uma obra de transição, porque, na estrutura e no estilo, não apresenta:

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7Q387584 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

Uma avaliação consistente deve ser transparente, participativa, propiciando a discussão de regras e critérios com clareza, a partir dos campos conceituais que subsidiam o trabalho em arte. Dentre outros, em Artes Cênicas, pode-se avaliar o aluno com base no seguinte pressuposto:

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8Q336173 | Matemática, Equações Exponenciais, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

A dosagem mínima para certo medicamento ter eficácia é de 8 mg no organismo de uma pessoa com certa doença. Sabe-se que t horas depois de ministrados Mo mg deste medicamento, a quantidade residual em mg do mesmo é dada pela lei rt M =Mo . 2-rt . Para um certo paciente, foram ministrados 128 mg deste medicamento às 8 horas da manhã e, 4 horas depois, verificou-se que a quantidade residual era 16 mg. Para que o medicamento mantenha sua eficácia, a nova dose deve ser ministrada no seguinte horário:
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9Q351567 | Artes, Professor, SME RJ, FJG

"Em sentido antropológico, não falamos em Cultura, no singular, mas em culturas, no plural..."

Marilena Chauí

Uma reflexão a respeito da educação multicultural vem preocupando os professores de arte brasileiros. Segundo Ivone Mendes Richter, a educação multicultural caracteriza-se fundamentalmente por considerar a diversidade como:

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13Q337256 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Numa escola trabalham 60 professores de Ensino Médio, 45 professores do Ensino Fundamental e 30 auxiliares. Sabe-se que 6 horas de trabalho de um professor do Ensino Médio equivalem a 8 horas de trabalho de um professor do Fundamental, e 6 horas de um professor do fundamental equivalem a 12 horas de trabalho de um auxiliar. Se esta escola gasta, por hora, com todos esses funcionários, R$ 3 360,00, então gasta, por hora, com professores, em reais, a seguinte quantia:

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14Q545848 | Física, Professor, SME RJ, FJG

Para o projeto de uma sonda espacial que será lançada da Terra para Marte com objetivo de coletar amostras de rochas para futura análise, é indispensável considerar

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15Q334277 | Matemática, Trinômio do 2 grau, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Considere-se a equação (a+1)x2 ?2ax ?(3a+14)= 0, que tem raízes reais x1 e x2 . Sabe-se que -2 < x1 < 2 < x2. A soma do maior valor negativo inteiro de a com o menor valor positivo inteiro de a que satisfazem a condição acima é:
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16Q335472 | Matemática, Coordenadas cartesianas, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Considere a equação y2 - x2 = 2x +1. Sabendose que as coordenadas inteiras desta equação são tais, que 2006 < x < y < 2100 , tem-se que o número de pares ordenados (x, y) , soluções desta equação, é:

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17Q541562 | Probabilidade e Estatística, Mediana, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Num ano bissexto os dias "do meio", isto é, aqueles cujo número de dias que os antecede é igual ao número de dias que os sucede, são os seguintes:

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18Q591885 | Química, Professor, SME RJ, FJG

A atmosfera do nosso planeta não é estática. Na manutenção do equilíbrio dinâmico dos gases que compõem a atmosfera terrestre há a participação de:

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19Q387851 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

"Um grupo de atores emite com a voz um determinado som (...) enquanto outro grupo faz movimentos relacionados com os sons, como se fossem a visualização dos sons." (Augusto Boal).

Na metodologia proposta pelo autor, em Jogos e exercícios de aquecimento, esse exercício é classificado como:

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20Q472072 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJG

A ênfase da tendência desenvolvimentista da Educação Física está em:

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