Questões de Concursos SME RJ Resolva questões de SME RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SME RJ Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1Q334341 | Matemática, Sistemas Lineares, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJEm uma mesa de uma lanchonete, o consumo de 3 sanduíches, 7 xícaras de café e 1 pedaço de torta totalizou R$ 31,50. Em outra mesa, o consumo de 4 sanduíches, 10 xícaras de café e 1 pedaço de torta totalizou R$ 42,00. Considerando-se que cada uma das mercadorias tem preço único, o preço do consumo de 1 sanduíche, 1 xícara de café e 1 pedaço de torta é: ✂️ a) R$ 13,50 ✂️ b) R$ 11,50 ✂️ c) R$ 10,50 ✂️ d) R$ 9,50 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 2Q472814 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJGA saúde pode ser encarada como uma questão exclusivamente biomédica ou ser vista sob uma ótica emancipadora, segundo a qual a Educação Física escolar deve: ✂️ a) construir estilos de vida fisicamente ativos, a fim de reduzir o índice de doenças crônicodegenerativas ✂️ b) difundir a prática do exercício para combater hábitos não-saudáveis e promover a integração social do jovem ✂️ c) melhorar a aptidão física das crianças em idade escolar, a fim de reduzir o índice de doenças crônico-degenerativas ✂️ d) tratar a aptidão física como fenômeno determinado por fatores biológicos, socioeconômicos, políticos e culturais Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 3Q333427 | Matemática, Funções, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJUm restaurante a quilo vende 200 kg de comida por dia, a R$ 12,00 o quilo. Uma pesquisa de opinião revelou que, para cada aumento de R$ 1,00 no preço, o restaurante perderia 10 fregueses, com um consumo médio de 500 g cada. Para um certo preço, o restaurante pode ter uma receita máxima. Essa receita, em reais, é de: ✂️ a) 4000 ✂️ b) 3690 ✂️ c) 3380 ✂️ d) 3125 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 4Q332474 | Matemática, Sistemas Lineares, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJNum jogo de futebol compareceram ao estádio 52x7y torcedores. Contado-os de 8 em 8 ou de 9 em 9, não sobra torcedor em nenhuma das duas contagens. A soma 3x + 2y valerá: ✂️ a) 35 ✂️ b) 12 ✂️ c) 10 ✂️ d) 8 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 5Q337222 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJTenho 165 livros iguais e devo fazer pacotes de 15 livros cada um. Esses pacotes deverão ser colocados em duas caixas, de tal modo que a diferença entre o número de livros contidos nas duas caixas seja a menor possível. O número de livros da caixa que tem mais pacotes é: ✂️ a) 105 ✂️ b) 90 ✂️ c) 75 ✂️ d) 60 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 6Q387572 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJGO teatro clássico francês legou à humanidade a dramaturgia de Corneille, Racine e Molière. Orientado pela rigidez das regras impostas ao drama pelos críticos e eruditos, em nome de Aristóteles, Corneille escreve a peça El Cid. Pode-se considerála como uma obra de transição, porque, na estrutura e no estilo, não apresenta: ✂️ a) princípios rígidos do teatro naturalista ✂️ b) características de teatro elisabetano ✂️ c) rigidez na regra das três unidades ✂️ d) tramas secundárias Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 7Q387584 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJGUma avaliação consistente deve ser transparente, participativa, propiciando a discussão de regras e critérios com clareza, a partir dos campos conceituais que subsidiam o trabalho em arte. Dentre outros, em Artes Cênicas, pode-se avaliar o aluno com base no seguinte pressuposto: ✂️ a) a consciência da ação no palco como também do espaço-tempo cênico ✂️ b) o talento e a competência para interpretar diferentes personagens ✂️ c) a eficiência e a memória para decorar textos e desenvolver cenas ✂️ d) as experiências anteriores em trabalhos de montagens escolares Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 8Q336173 | Matemática, Equações Exponenciais, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJA dosagem mínima para certo medicamento ter eficácia é de 8 mg no organismo de uma pessoa com certa doença. Sabe-se que t horas depois de ministrados Mo mg deste medicamento, a quantidade residual em mg do mesmo é dada pela lei rt M =Mo . 2-rt . Para um certo paciente, foram ministrados 128 mg deste medicamento às 8 horas da manhã e, 4 horas depois, verificou-se que a quantidade residual era 16 mg. Para que o medicamento mantenha sua eficácia, a nova dose deve ser ministrada no seguinte horário: ✂️ a) 11 h 20 min ✂️ b) 12 h 20 min ✂️ c) 13 h 20 min ✂️ d) 14 h 20 min Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 9Q351567 | Artes, Professor, SME RJ, FJG"Em sentido antropológico, não falamos em Cultura, no singular, mas em culturas, no plural..." Marilena Chauí Uma reflexão a respeito da educação multicultural vem preocupando os professores de arte brasileiros. Segundo Ivone Mendes Richter, a educação multicultural caracteriza-se fundamentalmente por considerar a diversidade como: ✂️ a) problema que deve ser cuidadosamente trabalhado pelo professor ✂️ b) recurso metodológico para trabalhar a arte popular e o folclore ✂️ c) recurso e força para a educação, em vez de um problema ✂️ d) aspecto da formação do povo brasileiro Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 10Q334366 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJJoão foi de carro da cidade A para a cidade B. Na ida, a velocidade média foi de 90 km/h. Na volta, foi de 60 km/h. A velocidade média em todo o percurso, ida e volta, foi de: ✂️ a) 36 km/h ✂️ b) 72 km/h ✂️ c) 78 km/h ✂️ d) 86 km/h Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1Q334341 | Matemática, Sistemas Lineares, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJEm uma mesa de uma lanchonete, o consumo de 3 sanduíches, 7 xícaras de café e 1 pedaço de torta totalizou R$ 31,50. Em outra mesa, o consumo de 4 sanduíches, 10 xícaras de café e 1 pedaço de torta totalizou R$ 42,00. Considerando-se que cada uma das mercadorias tem preço único, o preço do consumo de 1 sanduíche, 1 xícara de café e 1 pedaço de torta é: ✂️ a) R$ 13,50 ✂️ b) R$ 11,50 ✂️ c) R$ 10,50 ✂️ d) R$ 9,50 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
2Q472814 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJGA saúde pode ser encarada como uma questão exclusivamente biomédica ou ser vista sob uma ótica emancipadora, segundo a qual a Educação Física escolar deve: ✂️ a) construir estilos de vida fisicamente ativos, a fim de reduzir o índice de doenças crônicodegenerativas ✂️ b) difundir a prática do exercício para combater hábitos não-saudáveis e promover a integração social do jovem ✂️ c) melhorar a aptidão física das crianças em idade escolar, a fim de reduzir o índice de doenças crônico-degenerativas ✂️ d) tratar a aptidão física como fenômeno determinado por fatores biológicos, socioeconômicos, políticos e culturais Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
3Q333427 | Matemática, Funções, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJUm restaurante a quilo vende 200 kg de comida por dia, a R$ 12,00 o quilo. Uma pesquisa de opinião revelou que, para cada aumento de R$ 1,00 no preço, o restaurante perderia 10 fregueses, com um consumo médio de 500 g cada. Para um certo preço, o restaurante pode ter uma receita máxima. Essa receita, em reais, é de: ✂️ a) 4000 ✂️ b) 3690 ✂️ c) 3380 ✂️ d) 3125 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
4Q332474 | Matemática, Sistemas Lineares, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJNum jogo de futebol compareceram ao estádio 52x7y torcedores. Contado-os de 8 em 8 ou de 9 em 9, não sobra torcedor em nenhuma das duas contagens. A soma 3x + 2y valerá: ✂️ a) 35 ✂️ b) 12 ✂️ c) 10 ✂️ d) 8 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
5Q337222 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJTenho 165 livros iguais e devo fazer pacotes de 15 livros cada um. Esses pacotes deverão ser colocados em duas caixas, de tal modo que a diferença entre o número de livros contidos nas duas caixas seja a menor possível. O número de livros da caixa que tem mais pacotes é: ✂️ a) 105 ✂️ b) 90 ✂️ c) 75 ✂️ d) 60 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
6Q387572 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJGO teatro clássico francês legou à humanidade a dramaturgia de Corneille, Racine e Molière. Orientado pela rigidez das regras impostas ao drama pelos críticos e eruditos, em nome de Aristóteles, Corneille escreve a peça El Cid. Pode-se considerála como uma obra de transição, porque, na estrutura e no estilo, não apresenta: ✂️ a) princípios rígidos do teatro naturalista ✂️ b) características de teatro elisabetano ✂️ c) rigidez na regra das três unidades ✂️ d) tramas secundárias Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
7Q387584 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJGUma avaliação consistente deve ser transparente, participativa, propiciando a discussão de regras e critérios com clareza, a partir dos campos conceituais que subsidiam o trabalho em arte. Dentre outros, em Artes Cênicas, pode-se avaliar o aluno com base no seguinte pressuposto: ✂️ a) a consciência da ação no palco como também do espaço-tempo cênico ✂️ b) o talento e a competência para interpretar diferentes personagens ✂️ c) a eficiência e a memória para decorar textos e desenvolver cenas ✂️ d) as experiências anteriores em trabalhos de montagens escolares Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
8Q336173 | Matemática, Equações Exponenciais, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJA dosagem mínima para certo medicamento ter eficácia é de 8 mg no organismo de uma pessoa com certa doença. Sabe-se que t horas depois de ministrados Mo mg deste medicamento, a quantidade residual em mg do mesmo é dada pela lei rt M =Mo . 2-rt . Para um certo paciente, foram ministrados 128 mg deste medicamento às 8 horas da manhã e, 4 horas depois, verificou-se que a quantidade residual era 16 mg. Para que o medicamento mantenha sua eficácia, a nova dose deve ser ministrada no seguinte horário: ✂️ a) 11 h 20 min ✂️ b) 12 h 20 min ✂️ c) 13 h 20 min ✂️ d) 14 h 20 min Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
9Q351567 | Artes, Professor, SME RJ, FJG"Em sentido antropológico, não falamos em Cultura, no singular, mas em culturas, no plural..." Marilena Chauí Uma reflexão a respeito da educação multicultural vem preocupando os professores de arte brasileiros. Segundo Ivone Mendes Richter, a educação multicultural caracteriza-se fundamentalmente por considerar a diversidade como: ✂️ a) problema que deve ser cuidadosamente trabalhado pelo professor ✂️ b) recurso metodológico para trabalhar a arte popular e o folclore ✂️ c) recurso e força para a educação, em vez de um problema ✂️ d) aspecto da formação do povo brasileiro Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
10Q334366 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJJoão foi de carro da cidade A para a cidade B. Na ida, a velocidade média foi de 90 km/h. Na volta, foi de 60 km/h. A velocidade média em todo o percurso, ida e volta, foi de: ✂️ a) 36 km/h ✂️ b) 72 km/h ✂️ c) 78 km/h ✂️ d) 86 km/h Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro