Questões de Concursos SME RJ

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1Q334341 | Matemática, Sistemas Lineares, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Em uma mesa de uma lanchonete, o consumo de 3 sanduíches, 7 xícaras de café e 1 pedaço de torta totalizou R$ 31,50. Em outra mesa, o consumo de 4 sanduíches, 10 xícaras de café e 1 pedaço de torta totalizou R$ 42,00. Considerando-se que cada uma das mercadorias tem preço único, o preço do consumo de 1 sanduíche, 1 xícara de café e 1 pedaço de torta é:

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3Q336173 | Matemática, Equações Exponenciais, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

A dosagem mínima para certo medicamento ter eficácia é de 8 mg no organismo de uma pessoa com certa doença. Sabe-se que t horas depois de ministrados Mo mg deste medicamento, a quantidade residual em mg do mesmo é dada pela lei rt M =Mo . 2-rt . Para um certo paciente, foram ministrados 128 mg deste medicamento às 8 horas da manhã e, 4 horas depois, verificou-se que a quantidade residual era 16 mg. Para que o medicamento mantenha sua eficácia, a nova dose deve ser ministrada no seguinte horário:
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4Q338743 | Matemática, Geometria, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Considere um trapézio ABCD retângulo em A, cuja medida do lado BC é o dobro da medida do lado AB, sendo esta a base menor do trapézio. Seja ainda M o ponto médio do lado BC e 114º a medida do ângulo D Mˆ B . Nestas condições, a medida do menor ângulo do trapézio é:

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6Q337222 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Tenho 165 livros iguais e devo fazer pacotes de 15 livros cada um. Esses pacotes deverão ser colocados em duas caixas, de tal modo que a diferença entre o número de livros contidos nas duas caixas seja a menor possível. O número de livros da caixa que tem mais pacotes é:

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7Q334422 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Considerem-se duas ligas de ouro e cobre, a primeira com 88,5% de ouro puro e a segunda com 92%. Com a fusão de parte de ambas, deseja-se obter uma nova liga, com 90% de ouro puro. Se forem tomados 200 g da primeira, devem ser tomados, em gramas, da segunda:

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8Q337256 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Numa escola trabalham 60 professores de Ensino Médio, 45 professores do Ensino Fundamental e 30 auxiliares. Sabe-se que 6 horas de trabalho de um professor do Ensino Médio equivalem a 8 horas de trabalho de um professor do Fundamental, e 6 horas de um professor do fundamental equivalem a 12 horas de trabalho de um auxiliar. Se esta escola gasta, por hora, com todos esses funcionários, R$ 3 360,00, então gasta, por hora, com professores, em reais, a seguinte quantia:

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10Q335472 | Matemática, Coordenadas cartesianas, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Considere a equação y2 - x2 = 2x +1. Sabendose que as coordenadas inteiras desta equação são tais, que 2006 < x < y < 2100 , tem-se que o número de pares ordenados (x, y) , soluções desta equação, é:

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11Q333427 | Matemática, Funções, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Um restaurante a quilo vende 200 kg de comida por dia, a R$ 12,00 o quilo. Uma pesquisa de opinião revelou que, para cada aumento de R$ 1,00 no preço, o restaurante perderia 10 fregueses, com um consumo médio de 500 g cada. Para um certo preço, o restaurante pode ter uma receita máxima. Essa receita, em reais, é de:
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12Q541562 | Probabilidade e Estatística, Mediana, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Num ano bissexto os dias "do meio", isto é, aqueles cujo número de dias que os antecede é igual ao número de dias que os sucede, são os seguintes:

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14Q335285 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Uma fração tem, como numerador, um número de dois algarismos, em que o algarismo das unidades é 9. O denominador da mesma fração é um número também de dois algarismos, em que o algarismo das dezenas é 9. Um aluno simplificou esta fração, cancelando os noves e obtendo uma fração cujo numerador é o algarismo das dezenas do numerador da fração inicial e cujo denominador é o algarismo das unidades do denominador da fração inicial. Com este erro, o aluno acertou a simplificação. Sabendo-se que a fração em questão é a menor possível, a soma de seus termos, quando escrita na forma irredutível, é:

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15Q332474 | Matemática, Sistemas Lineares, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Num jogo de futebol compareceram ao estádio 52x7y torcedores. Contado-os de 8 em 8 ou de 9 em 9, não sobra torcedor em nenhuma das duas contagens. A soma 3x + 2y valerá:

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16Q334277 | Matemática, Trinômio do 2 grau, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Considere-se a equação (a+1)x2 ?2ax ?(3a+14)= 0, que tem raízes reais x1 e x2 . Sabe-se que -2 < x1 < 2 < x2. A soma do maior valor negativo inteiro de a com o menor valor positivo inteiro de a que satisfazem a condição acima é:
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17Q335557 | Matemática, Geometria, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Geraldo comprou um terreno para construção e um campo para o cultivo de soja que têm, juntos, uma superfície de 1ha e 56a. O terreno custou R$ 19 200,00, e o campo R$ 14 000,00. O metro quadrado do terreno custa R$ 11,00 a mais que o do campo. Os preços dos metros quadrados do terreno e do campo são, respectivamente:

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18Q337649 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Ao arrumar seus livros de Matemática, um professor percebe que tem mais de 300 livros e menos de 400. Quando os amarra em pacotes de 13 livros, sobram 9. Se os amarra em pacotes de 15 livros, sobram 4. O professor tem, portanto, o seguinte número de livros:

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19Q472835 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJG

Em respeito aos processos de crescimento e desenvolvimento, a Educação Física para crianças pré-púberes deve enfatizar:

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20Q472072 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJG

A ênfase da tendência desenvolvimentista da Educação Física está em:

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