Questões de Concursos SME SP Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SME SP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q351756 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSobre arte e tecnologia, é INCORRETO o que se afirma em: ✂️ a) As tecnologias interativas, as criações multimídias e a realidade virtual propiciam a interatividade, mas não favorecem a fruição do público, pois quando conectado a máquinas o fruidor está diante de um mundo imaterial. ✂️ b) Não podemos pensar a arte tecnológica fixados na idéia de suporte, papel, tela, pedra e qualidades como peso, dimensão, pigmento e outros componentes matéricos que se colocam para o artista plasmador, ou seja, para um artista que transforma matérias. ✂️ c) A Arte Interativa implica reorganizações profundas da sensibilidade, ampliando o campo de percepção em trocas e modos de circulação que exploram os recursos computacionais como uma linguagem própria e transcendem a arte da pura aparência. ✂️ d) O trabalho artístico não é mais a mera criatividade do artista, pois, quando distribuído na rede, cada indivíduo pode se conectar, agir e modificar a idéia proposta. ✂️ e) Na arte tecnológica, as ciências humanas não podem ser separadas das biológicas e se fundem às ciências exatas para refletir e gerar novas formas de existir que incorporam os efeitos das tecnologias. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q386137 | Biologia, Genética, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVConsiderando que um segmento de uma molécula de DNA (ADN) apresenta 8000 nucleotídeos, dos quais apenas 30% apresentam timina, o professor perguntou aos alunos qual seria o número de necleotídeos com citosinas existentes nesse trecho da molécula. Os alunos concluíram que a resposta correta é: ✂️ a) 800 ✂️ b) 1600 ✂️ c) 2000 ✂️ d) 2400 ✂️ e) 3200 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q319641 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVRelacione as Modalidades da Educação Básica à respectiva característica. 1. Educação de Jovens e Adultos 2. Educação Especial 3. Educação Profissional e Tecnológica 4. Educação do Campo ( ) Integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o ensino regular e com outras modalidades educacionais. ( ) Destina-se aos que se situam em faixa etária superior à considerada própria para a conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. ( ) Está prevista para população específica, com adequações necessárias às peculiaridades contextuais de cada região. ( ) Modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar. Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo. ✂️ a) 3 – 1 – 2 – 4 ✂️ b) 3 – 1 – 4 – 2 ✂️ c) 2 – 1 – 4 – 3 ✂️ d) 3 – 3 – 4 – 1 ✂️ e) 4 – 1 – 3 – 2 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q323816 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCNo livro As Cem linguagens da criança, pode-se encontrar uma variedade de projetos e atividades desenvolvidas com as crianças, tais como: investigação sobre o funcionamento de um supermercado, incluindo entrevistas com o gerente e os funcionários; visita das crianças aos locais onde seus pais trabalham; expressão gráfica de sons e de emoções. É correto afirmar que esses projetos e atividades são bons exemplos para o trabalho do professor: ✂️ a) que podem ser adaptados, ou inspirar outros para a educação infantil brasileira. ✂️ b) porém complexos demais para o nível de desenvolvimento das crianças das creches e préescolas brasileiras. ✂️ c) que podem ser repetidos, mas apenas no ensino fundamental no Brasil. ✂️ d) mas que não podem ser aproveitados na educação das crianças brasileiras por não terem correspondentes na nossa cultura. ✂️ e) que pode replicá-los no Brasil tal como descritos no livro para obter os mesmos resultados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q481754 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCAinda nos dias atuais, para o conhecimento da dinâmica populacional, os estudos sobre população utilizam-se de dados referentes ✂️ a) ao mercado de trabalho e à população economicamente ativa. ✂️ b) à natalidade, fecundidade, mortalidade e migração. ✂️ c) aos setores primário, secundário e terciário. ✂️ d) aos grupos étnicos, à mortalidade infantil e expectativa de vida. ✂️ e) ao PIB total, à renda per capita e renda média anual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q378669 | Biologia, Parasitologia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA construção de instalações sanitárias adequadas é uma medida preventiva para ✂️ a) ascaridíase, enterobiose, amebíase. ✂️ b) esquistossomose, amarelão, úlcera de Bauru. ✂️ c) filaríose, tricomoníase, teníase. ✂️ d) triquinose, úlcera de Bauru, giardíase. ✂️ e) giardíase, enterobiose, filaríose. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q333721 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA autora Delia Lerner de Zunino, em seu livro A matemática na escola: aqui e agora, critica a inconveniência de uma conhecida concepção de ensino e aprendizagem em Matemática. Em qual das afirmações NÃO são apontadas características da concepção criticada pela autora? ✂️ a) Ensinar consiste em explicar, aprender consiste em repetir o ensinado até reproduzi-lo fielmente. ✂️ b) Ensinar consiste em utilizar muito material concreto e exercitar muito... repetir muitas vezes. ✂️ c) As crianças, de modo geral, não são capazes de aprender muitas coisas a partir de sua experiência familiar e social. ✂️ d) Os conhecimentos devem ser separados cuidadosamente, para evitar confusões, desse modo as crianças poderão aprender de forma organizada. ✂️ e) Ensinar consiste em reconhecer que a aprendizagem de certos conteúdos começa antes do ingresso da criança na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q795011 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCCA razão humana, num determinado domínio de seus conhecimentos, possui o singular destino de se ver atormentada por questões que não pode evitar, pois lhe são impostas pela sua natureza, mas às quais não pode dar resposta por ultrapassarem completamente suas possibilidades. A partir da leitura do parágrafo acima, é correto afirmar que, para seu autor, ✂️ a) há questões que ultrapassam nossa capacidade de conhecer, mas que se impõem pela própria natureza da razão. ✂️ b) o conhecimento humano é incapaz de produzir respostas racionais aos problemas impostos pela natureza. ✂️ c) a razão humana é impotente em face dos enigmas da natureza, ainda que seja capaz de produzir conhecimento sobre si própria. ✂️ d) a razão humana tende naturalmente para o ceticismo. ✂️ e) a razão humana tende naturalmente para o dogmatismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q320398 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental Prova 1, SME SP, FCCPaulo Freire afirma que a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele e, também, que a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo mas por uma ✂️ a) leitura séria que exige disciplina nos estudos. ✂️ b) forma de tornar o educando um leitor atencioso. ✂️ c) forma consciente da importância de se tornar um leitor aplicado, para melhor entender o mundo. ✂️ d) concepção de leitura que exige uma experiência de vida primeiramente, para depois poder se dar a compreensão da palavra. ✂️ e) certa forma de "escrevê-lo" ou de "reescrevê-lo", quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q324542 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCA experiência de trabalho com a primeira infância em Reggio Emilia (na Itália) concebe a criatividade como sendo: ✂️ a) uma faculdade mental que não influencia a construção do conhecimento pela criança, já que difere dos aspectos cognitivos propriamente ditos. ✂️ b) uma característica do indivíduo que deve ser respeitada pelo professor, tendo em vista a observação do cotidiano da criança na escola. ✂️ c) uma atitude espontânea que permeia as ações infantis em qualquer contexto de suas vidas. ✂️ d) expressa por meio de processos cognitivos, afetivos e imaginativos, que de forma integrada apoiam a construção de soluções inesperadas. ✂️ e) uma capacidade a ser desenvolvida por meio de técnicas de trabalho e métodos artísticos reconhecidos pelo trabalho pedagógico com as linguagens artísticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ ImprimirPróximo →
1Q351756 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSobre arte e tecnologia, é INCORRETO o que se afirma em: ✂️ a) As tecnologias interativas, as criações multimídias e a realidade virtual propiciam a interatividade, mas não favorecem a fruição do público, pois quando conectado a máquinas o fruidor está diante de um mundo imaterial. ✂️ b) Não podemos pensar a arte tecnológica fixados na idéia de suporte, papel, tela, pedra e qualidades como peso, dimensão, pigmento e outros componentes matéricos que se colocam para o artista plasmador, ou seja, para um artista que transforma matérias. ✂️ c) A Arte Interativa implica reorganizações profundas da sensibilidade, ampliando o campo de percepção em trocas e modos de circulação que exploram os recursos computacionais como uma linguagem própria e transcendem a arte da pura aparência. ✂️ d) O trabalho artístico não é mais a mera criatividade do artista, pois, quando distribuído na rede, cada indivíduo pode se conectar, agir e modificar a idéia proposta. ✂️ e) Na arte tecnológica, as ciências humanas não podem ser separadas das biológicas e se fundem às ciências exatas para refletir e gerar novas formas de existir que incorporam os efeitos das tecnologias. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q386137 | Biologia, Genética, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVConsiderando que um segmento de uma molécula de DNA (ADN) apresenta 8000 nucleotídeos, dos quais apenas 30% apresentam timina, o professor perguntou aos alunos qual seria o número de necleotídeos com citosinas existentes nesse trecho da molécula. Os alunos concluíram que a resposta correta é: ✂️ a) 800 ✂️ b) 1600 ✂️ c) 2000 ✂️ d) 2400 ✂️ e) 3200 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q319641 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVRelacione as Modalidades da Educação Básica à respectiva característica. 1. Educação de Jovens e Adultos 2. Educação Especial 3. Educação Profissional e Tecnológica 4. Educação do Campo ( ) Integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o ensino regular e com outras modalidades educacionais. ( ) Destina-se aos que se situam em faixa etária superior à considerada própria para a conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. ( ) Está prevista para população específica, com adequações necessárias às peculiaridades contextuais de cada região. ( ) Modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar. Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo. ✂️ a) 3 – 1 – 2 – 4 ✂️ b) 3 – 1 – 4 – 2 ✂️ c) 2 – 1 – 4 – 3 ✂️ d) 3 – 3 – 4 – 1 ✂️ e) 4 – 1 – 3 – 2 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q323816 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCNo livro As Cem linguagens da criança, pode-se encontrar uma variedade de projetos e atividades desenvolvidas com as crianças, tais como: investigação sobre o funcionamento de um supermercado, incluindo entrevistas com o gerente e os funcionários; visita das crianças aos locais onde seus pais trabalham; expressão gráfica de sons e de emoções. É correto afirmar que esses projetos e atividades são bons exemplos para o trabalho do professor: ✂️ a) que podem ser adaptados, ou inspirar outros para a educação infantil brasileira. ✂️ b) porém complexos demais para o nível de desenvolvimento das crianças das creches e préescolas brasileiras. ✂️ c) que podem ser repetidos, mas apenas no ensino fundamental no Brasil. ✂️ d) mas que não podem ser aproveitados na educação das crianças brasileiras por não terem correspondentes na nossa cultura. ✂️ e) que pode replicá-los no Brasil tal como descritos no livro para obter os mesmos resultados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q481754 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCAinda nos dias atuais, para o conhecimento da dinâmica populacional, os estudos sobre população utilizam-se de dados referentes ✂️ a) ao mercado de trabalho e à população economicamente ativa. ✂️ b) à natalidade, fecundidade, mortalidade e migração. ✂️ c) aos setores primário, secundário e terciário. ✂️ d) aos grupos étnicos, à mortalidade infantil e expectativa de vida. ✂️ e) ao PIB total, à renda per capita e renda média anual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q378669 | Biologia, Parasitologia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA construção de instalações sanitárias adequadas é uma medida preventiva para ✂️ a) ascaridíase, enterobiose, amebíase. ✂️ b) esquistossomose, amarelão, úlcera de Bauru. ✂️ c) filaríose, tricomoníase, teníase. ✂️ d) triquinose, úlcera de Bauru, giardíase. ✂️ e) giardíase, enterobiose, filaríose. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q333721 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA autora Delia Lerner de Zunino, em seu livro A matemática na escola: aqui e agora, critica a inconveniência de uma conhecida concepção de ensino e aprendizagem em Matemática. Em qual das afirmações NÃO são apontadas características da concepção criticada pela autora? ✂️ a) Ensinar consiste em explicar, aprender consiste em repetir o ensinado até reproduzi-lo fielmente. ✂️ b) Ensinar consiste em utilizar muito material concreto e exercitar muito... repetir muitas vezes. ✂️ c) As crianças, de modo geral, não são capazes de aprender muitas coisas a partir de sua experiência familiar e social. ✂️ d) Os conhecimentos devem ser separados cuidadosamente, para evitar confusões, desse modo as crianças poderão aprender de forma organizada. ✂️ e) Ensinar consiste em reconhecer que a aprendizagem de certos conteúdos começa antes do ingresso da criança na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q795011 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCCA razão humana, num determinado domínio de seus conhecimentos, possui o singular destino de se ver atormentada por questões que não pode evitar, pois lhe são impostas pela sua natureza, mas às quais não pode dar resposta por ultrapassarem completamente suas possibilidades. A partir da leitura do parágrafo acima, é correto afirmar que, para seu autor, ✂️ a) há questões que ultrapassam nossa capacidade de conhecer, mas que se impõem pela própria natureza da razão. ✂️ b) o conhecimento humano é incapaz de produzir respostas racionais aos problemas impostos pela natureza. ✂️ c) a razão humana é impotente em face dos enigmas da natureza, ainda que seja capaz de produzir conhecimento sobre si própria. ✂️ d) a razão humana tende naturalmente para o ceticismo. ✂️ e) a razão humana tende naturalmente para o dogmatismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q320398 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental Prova 1, SME SP, FCCPaulo Freire afirma que a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele e, também, que a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo mas por uma ✂️ a) leitura séria que exige disciplina nos estudos. ✂️ b) forma de tornar o educando um leitor atencioso. ✂️ c) forma consciente da importância de se tornar um leitor aplicado, para melhor entender o mundo. ✂️ d) concepção de leitura que exige uma experiência de vida primeiramente, para depois poder se dar a compreensão da palavra. ✂️ e) certa forma de "escrevê-lo" ou de "reescrevê-lo", quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q324542 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCA experiência de trabalho com a primeira infância em Reggio Emilia (na Itália) concebe a criatividade como sendo: ✂️ a) uma faculdade mental que não influencia a construção do conhecimento pela criança, já que difere dos aspectos cognitivos propriamente ditos. ✂️ b) uma característica do indivíduo que deve ser respeitada pelo professor, tendo em vista a observação do cotidiano da criança na escola. ✂️ c) uma atitude espontânea que permeia as ações infantis em qualquer contexto de suas vidas. ✂️ d) expressa por meio de processos cognitivos, afetivos e imaginativos, que de forma integrada apoiam a construção de soluções inesperadas. ✂️ e) uma capacidade a ser desenvolvida por meio de técnicas de trabalho e métodos artísticos reconhecidos pelo trabalho pedagógico com as linguagens artísticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro