Questões de Concursos SME SP

Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q351756 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Sobre arte e tecnologia, é INCORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q386137 | Biologia, Genética, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Considerando que um segmento de uma molécula de DNA (ADN) apresenta 8000 nucleotídeos, dos quais apenas 30% apresentam timina, o professor perguntou aos alunos qual seria o número de necleotídeos com citosinas existentes nesse trecho da molécula.

Os alunos concluíram que a resposta correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q319641 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Relacione as Modalidades da Educação Básica à respectiva característica.

1. Educação de Jovens e Adultos

2. Educação Especial

3. Educação Profissional e Tecnológica

4. Educação do Campo

( ) Integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o ensino regular e com outras modalidades educacionais.

( ) Destina-se aos que se situam em faixa etária superior à considerada própria para a conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

( ) Está prevista para população específica, com adequações necessárias às peculiaridades contextuais de cada região.

( ) Modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q323816 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

No livro As Cem linguagens da criança, pode-se encontrar uma variedade de projetos e atividades desenvolvidas com as crianças, tais como: investigação sobre o funcionamento de um supermercado, incluindo entrevistas com o gerente e os funcionários; visita das crianças aos locais onde seus pais trabalham; expressão gráfica de sons e de emoções. É correto afirmar que esses projetos e atividades são bons exemplos para o trabalho do professor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q481754 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ainda nos dias atuais, para o conhecimento da dinâmica populacional, os estudos sobre população utilizam-se de dados referentes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q378669 | Biologia, Parasitologia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A construção de instalações sanitárias adequadas é uma medida preventiva para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q333721 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A autora Delia Lerner de Zunino, em seu livro A matemática na escola: aqui e agora, critica a inconveniência de uma conhecida concepção de ensino e aprendizagem em Matemática. Em qual das afirmações NÃO são apontadas características da concepção criticada pela autora?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q320398 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCC

Paulo Freire afirma que a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele e, também, que a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo mas por uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q795011 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

A razão humana, num determinado domínio de seus conhecimentos, possui o singular destino de se ver atormentada por questões que não pode evitar, pois lhe são impostas pela sua natureza, mas às quais não pode dar resposta por ultrapassarem completamente suas possibilidades.

A partir da leitura do parágrafo acima, é correto afirmar que, para seu autor,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q324542 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

A experiência de trabalho com a primeira infância em Reggio Emilia (na Itália) concebe a criatividade como sendo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q327466 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCC

Conhecer é captar e interpretar a realidade (...) se conhecer é captar e interpretar a realidade, nós podemos tanto captar errado como entender errado, o que significa que faz parte da idéia de conhecer duas outras noções. O conhecer correto/certo, ter a certeza e o erro fazem parte do processo de conhecimento, não existe processo de conhecimento sem incertezas e erros.

Segundo Mario Sergio Cortella, fazem parte do processo de conhecimento o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q379808 | Biologia, Citologia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em uma célula que produz proteínas para serem exportadas, o caminho percorrido pelos polipeptídeos, do local de síntese até o meio extracelular é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q321917 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Sobre a presença de personagens negros em livros de literatura e didáticos, analise as afirmativas a seguir.

I. A presença de personagens negros, tanto em livros de literatura quanto em textos didáticos, foi, muitas vezes, marcada pela estereotipia e pela caricatura.

II. A invisibilidade e a reduzida representação do negro no livro didático constroem a ilusão da não existência e da condição de minoria do segmento negro.

III. A presença do elemento negro nos livros didáticos deve ser valorizada pelo professor como instrumento crítico das situações de discriminação vividas no cotidiano.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q351501 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Sobre a recepção nas ambientações artísticas do tipo performances, happenings e instalações, pode-se afirmar que o receptor está diante de obras que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q387684 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Para Ana Mae Barbosa, arte-educação é uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q323219 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A respeito do documento

 “Currículo integrador da infância paulistana”, analise o fragmento a seguir. “Ao tratar de experiências e _____ no Currículo Integrador da infância paulistana é fundamental que as Unidades Educacionais trabalhem as múltiplas ______ para além das tradicionalmente valorizadas na escola como _____ e _____, e que reconheçam as experiências reais obtidas por meio _____ e de descobertas sensoriais e estéticas dos bebês e das crianças.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q381756 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A disputa entre Galileu Galilei e a Igreja mantém-se como um dos símbolos históricos do conflito entre razão e dogma, ciência e fé. Em 1992, o Papa João Paulo II proferiu a declaração à Academia Pontifícia de Ciências, reconhecendo o erro cometido 359 anos antes, quando Galileu foi forçado a retratar-se e a viver confinado por desafiar os ensinamentos da Igreja Católica Romana, os quais baseavam-se no

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q387753 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Maria Fusari e M. Heloisa Ferraz, quanto aos procedimentos de ensino e aprendizagem, será preciso que as aulas de Arte sigam orientações que propiciem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q352033 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as afirmações abaixo.

I. Permite o registro para que a execução de uma peça musical possa ser corrigida, aperfeiçoada e executada.

II. Serve como apoio para a repetição e execução de obras musicais.

III. Torna a música mais compreensível, ao apresentar o seu lado matemático, ajudando a perceber sua estrutura e organização.

IV. Auxilia no ouvir e acompanhamento musical consciente.

Trata-se de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q484872 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“A imagem piramidal e hierárquica tradicionalmente associada ao território, na qual os efeitos de proximidade têm supremacia sobre os efeitos de interdependência a longa distância, é cada vez mais menos verdadeira. [...] O exemplo da Amazônia é expressivo. A ligação direta e instantânea de certas localidades da Amazônia com os principais centros econômicos do país tornou, em parte, desnecessária a _____ anteriormente realizada pelos degraus inferiores da _____.”

(Adaptado de Leila Christina Dias. Redes: emergência e organização. CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org.). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.)

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.