Questões de Concursos SME SP Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SME SP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q351756 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSobre arte e tecnologia, é INCORRETO o que se afirma em: ✂️ a) As tecnologias interativas, as criações multimídias e a realidade virtual propiciam a interatividade, mas não favorecem a fruição do público, pois quando conectado a máquinas o fruidor está diante de um mundo imaterial. ✂️ b) Não podemos pensar a arte tecnológica fixados na idéia de suporte, papel, tela, pedra e qualidades como peso, dimensão, pigmento e outros componentes matéricos que se colocam para o artista plasmador, ou seja, para um artista que transforma matérias. ✂️ c) A Arte Interativa implica reorganizações profundas da sensibilidade, ampliando o campo de percepção em trocas e modos de circulação que exploram os recursos computacionais como uma linguagem própria e transcendem a arte da pura aparência. ✂️ d) O trabalho artístico não é mais a mera criatividade do artista, pois, quando distribuído na rede, cada indivíduo pode se conectar, agir e modificar a idéia proposta. ✂️ e) Na arte tecnológica, as ciências humanas não podem ser separadas das biológicas e se fundem às ciências exatas para refletir e gerar novas formas de existir que incorporam os efeitos das tecnologias. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q386137 | Biologia, Genética, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVConsiderando que um segmento de uma molécula de DNA (ADN) apresenta 8000 nucleotídeos, dos quais apenas 30% apresentam timina, o professor perguntou aos alunos qual seria o número de necleotídeos com citosinas existentes nesse trecho da molécula. Os alunos concluíram que a resposta correta é: ✂️ a) 800 ✂️ b) 1600 ✂️ c) 2000 ✂️ d) 2400 ✂️ e) 3200 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q319641 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVRelacione as Modalidades da Educação Básica à respectiva característica. 1. Educação de Jovens e Adultos 2. Educação Especial 3. Educação Profissional e Tecnológica 4. Educação do Campo ( ) Integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o ensino regular e com outras modalidades educacionais. ( ) Destina-se aos que se situam em faixa etária superior à considerada própria para a conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. ( ) Está prevista para população específica, com adequações necessárias às peculiaridades contextuais de cada região. ( ) Modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar. Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo. ✂️ a) 3 – 1 – 2 – 4 ✂️ b) 3 – 1 – 4 – 2 ✂️ c) 2 – 1 – 4 – 3 ✂️ d) 3 – 3 – 4 – 1 ✂️ e) 4 – 1 – 3 – 2 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q323816 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCNo livro As Cem linguagens da criança, pode-se encontrar uma variedade de projetos e atividades desenvolvidas com as crianças, tais como: investigação sobre o funcionamento de um supermercado, incluindo entrevistas com o gerente e os funcionários; visita das crianças aos locais onde seus pais trabalham; expressão gráfica de sons e de emoções. É correto afirmar que esses projetos e atividades são bons exemplos para o trabalho do professor: ✂️ a) que podem ser adaptados, ou inspirar outros para a educação infantil brasileira. ✂️ b) porém complexos demais para o nível de desenvolvimento das crianças das creches e préescolas brasileiras. ✂️ c) que podem ser repetidos, mas apenas no ensino fundamental no Brasil. ✂️ d) mas que não podem ser aproveitados na educação das crianças brasileiras por não terem correspondentes na nossa cultura. ✂️ e) que pode replicá-los no Brasil tal como descritos no livro para obter os mesmos resultados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q481754 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCAinda nos dias atuais, para o conhecimento da dinâmica populacional, os estudos sobre população utilizam-se de dados referentes ✂️ a) ao mercado de trabalho e à população economicamente ativa. ✂️ b) à natalidade, fecundidade, mortalidade e migração. ✂️ c) aos setores primário, secundário e terciário. ✂️ d) aos grupos étnicos, à mortalidade infantil e expectativa de vida. ✂️ e) ao PIB total, à renda per capita e renda média anual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q378669 | Biologia, Parasitologia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA construção de instalações sanitárias adequadas é uma medida preventiva para ✂️ a) ascaridíase, enterobiose, amebíase. ✂️ b) esquistossomose, amarelão, úlcera de Bauru. ✂️ c) filaríose, tricomoníase, teníase. ✂️ d) triquinose, úlcera de Bauru, giardíase. ✂️ e) giardíase, enterobiose, filaríose. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q333721 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA autora Delia Lerner de Zunino, em seu livro A matemática na escola: aqui e agora, critica a inconveniência de uma conhecida concepção de ensino e aprendizagem em Matemática. Em qual das afirmações NÃO são apontadas características da concepção criticada pela autora? ✂️ a) Ensinar consiste em explicar, aprender consiste em repetir o ensinado até reproduzi-lo fielmente. ✂️ b) Ensinar consiste em utilizar muito material concreto e exercitar muito... repetir muitas vezes. ✂️ c) As crianças, de modo geral, não são capazes de aprender muitas coisas a partir de sua experiência familiar e social. ✂️ d) Os conhecimentos devem ser separados cuidadosamente, para evitar confusões, desse modo as crianças poderão aprender de forma organizada. ✂️ e) Ensinar consiste em reconhecer que a aprendizagem de certos conteúdos começa antes do ingresso da criança na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q320398 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCCPaulo Freire afirma que a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele e, também, que a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo mas por uma ✂️ a) leitura séria que exige disciplina nos estudos. ✂️ b) forma de tornar o educando um leitor atencioso. ✂️ c) forma consciente da importância de se tornar um leitor aplicado, para melhor entender o mundo. ✂️ d) concepção de leitura que exige uma experiência de vida primeiramente, para depois poder se dar a compreensão da palavra. ✂️ e) certa forma de "escrevê-lo" ou de "reescrevê-lo", quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q795011 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCCA razão humana, num determinado domínio de seus conhecimentos, possui o singular destino de se ver atormentada por questões que não pode evitar, pois lhe são impostas pela sua natureza, mas às quais não pode dar resposta por ultrapassarem completamente suas possibilidades. A partir da leitura do parágrafo acima, é correto afirmar que, para seu autor, ✂️ a) há questões que ultrapassam nossa capacidade de conhecer, mas que se impõem pela própria natureza da razão. ✂️ b) o conhecimento humano é incapaz de produzir respostas racionais aos problemas impostos pela natureza. ✂️ c) a razão humana é impotente em face dos enigmas da natureza, ainda que seja capaz de produzir conhecimento sobre si própria. ✂️ d) a razão humana tende naturalmente para o ceticismo. ✂️ e) a razão humana tende naturalmente para o dogmatismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q324542 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCA experiência de trabalho com a primeira infância em Reggio Emilia (na Itália) concebe a criatividade como sendo: ✂️ a) uma faculdade mental que não influencia a construção do conhecimento pela criança, já que difere dos aspectos cognitivos propriamente ditos. ✂️ b) uma característica do indivíduo que deve ser respeitada pelo professor, tendo em vista a observação do cotidiano da criança na escola. ✂️ c) uma atitude espontânea que permeia as ações infantis em qualquer contexto de suas vidas. ✂️ d) expressa por meio de processos cognitivos, afetivos e imaginativos, que de forma integrada apoiam a construção de soluções inesperadas. ✂️ e) uma capacidade a ser desenvolvida por meio de técnicas de trabalho e métodos artísticos reconhecidos pelo trabalho pedagógico com as linguagens artísticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q327466 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCCConhecer é captar e interpretar a realidade (...) se conhecer é captar e interpretar a realidade, nós podemos tanto captar errado como entender errado, o que significa que faz parte da idéia de conhecer duas outras noções. O conhecer correto/certo, ter a certeza e o erro fazem parte do processo de conhecimento, não existe processo de conhecimento sem incertezas e erros. Segundo Mario Sergio Cortella, fazem parte do processo de conhecimento o ✂️ a) acerto e o erro. ✂️ b) método certo a ser ensinado. ✂️ c) trabalho do professor em escolher certo os conteúdos. ✂️ d) entender certo e a certeza do significado do conhecimento adquirido. ✂️ e) modo como o aluno abstrai o conhecimento e as dificuldades encontradas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q379808 | Biologia, Citologia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEm uma célula que produz proteínas para serem exportadas, o caminho percorrido pelos polipeptídeos, do local de síntese até o meio extracelular é ✂️ a) cromossomos, envoltório nuclear, complexo golgiense e matriz extracelular. ✂️ b) vacúolo contrátil, retículo endoplasmático rugoso e proteoma. ✂️ c) ribossomos, retículo endoplasmático liso, lisossomos e proteoma. ✂️ d) retículo endoplasmático rugoso, complexo golgiense e membrana plasmática. ✂️ e) matriz nuclear, complexo golgiense e retículo endoplasmático rugoso. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q321917 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVSobre a presença de personagens negros em livros de literatura e didáticos, analise as afirmativas a seguir. I. A presença de personagens negros, tanto em livros de literatura quanto em textos didáticos, foi, muitas vezes, marcada pela estereotipia e pela caricatura. II. A invisibilidade e a reduzida representação do negro no livro didático constroem a ilusão da não existência e da condição de minoria do segmento negro. III. A presença do elemento negro nos livros didáticos deve ser valorizada pelo professor como instrumento crítico das situações de discriminação vividas no cotidiano. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q351501 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSobre a recepção nas ambientações artísticas do tipo performances, happenings e instalações, pode-se afirmar que o receptor está diante de obras que ✂️ a) visam a contemplação ativa do olhar e a significação se dá unicamente em termos da visualidade. ✂️ b) despertam o corpo do receptor e a produção da significação pode ser prejudicada pela falta de conhecimento sobre a poética pessoal do artista. ✂️ c) visam uma convocação multissensorial e a significação é produzida na apreensão sinestésica. ✂️ d) provocam apreensão sinestésica no receptor e a construção da significação exige uma familiaridade com os códigos da linguagem. ✂️ e) necessitam de uma mediação estética e a significação ocorre pela participação do público com perguntas sobre a temática da obra. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q387684 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCPara Ana Mae Barbosa, arte-educação é uma ✂️ a) área dos cursos universitários responsável pela preparação dos professores de arte e, portanto, visa capacitar para a compreensão dos objetivos e metodologias do ensino de artes visuais, música, teatro e dança. ✂️ b) designação para o campo de trabalho de educadores que desenvolvem processos educativos em arte para crianças e adolescentes. ✂️ c) designação que serve para garantir que a arte seja exigida e definida como uma matéria, uma disciplina igual às outras no currículo. ✂️ d) expressão que a partir dos anos setenta e oitenta rompe com a livre-expressão como objetivo no ensino de arte e, portanto, oficializa a proposta triangular nas escolas. ✂️ e) certa epistemologia da arte e, portanto, é a investigação dos modos pelos quais se aprende arte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q323219 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVA respeito do documento “Currículo integrador da infância paulistana”, analise o fragmento a seguir. “Ao tratar de experiências e _____ no Currículo Integrador da infância paulistana é fundamental que as Unidades Educacionais trabalhem as múltiplas ______ para além das tradicionalmente valorizadas na escola como _____ e _____, e que reconheçam as experiências reais obtidas por meio _____ e de descobertas sensoriais e estéticas dos bebês e das crianças.” Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima. ✂️ a) exercícios – habilidades – a escrita - as artes – das repetições ✂️ b) vivências – linguagens – a escrita - a matemática – da pesquisa ✂️ c) práticas – facetas – a escrita - a matemática – da pesquisa ✂️ d) vivências – linguagens – as artes - a música – da pesquisa ✂️ e) interesses – habilidades – a escrita - a matemática – das repetições Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q381756 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA disputa entre Galileu Galilei e a Igreja mantém-se como um dos símbolos históricos do conflito entre razão e dogma, ciência e fé. Em 1992, o Papa João Paulo II proferiu a declaração à Academia Pontifícia de Ciências, reconhecendo o erro cometido 359 anos antes, quando Galileu foi forçado a retratar-se e a viver confinado por desafiar os ensinamentos da Igreja Católica Romana, os quais baseavam-se no ✂️ a) heliocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Aristóteles e Ptolomeu. ✂️ b) heliocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Newton. ✂️ c) heliocentrismo, defendido por Aristóteles e Ptolomeu e que se opunham às idéias de Copérnico. ✂️ d) geocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Newton. ✂️ e) geocentrismo, defendido por Aristóteles e Ptolomeu e que se opunham às idéias de Copérnico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q387753 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSegundo Maria Fusari e M. Heloisa Ferraz, quanto aos procedimentos de ensino e aprendizagem, será preciso que as aulas de Arte sigam orientações que propiciem ✂️ a) o fazer artístico e a apreciação de obras visuais, sonoras e cênicas, com atividades incorporadas às datas comemorativas do calendário escolar para oportunizar aos alunos a reelaboração da cultura artística vivida pela humanidade. ✂️ b) o aprender a fazer e a analisar produções artísticas e estéticas visuais, sonoras, e cênicas, de tal maneira que os alunos apresentem progressos em seu saber artístico e estético nas dimensões técnica, inventiva, representacional e expressiva do mundo por eles conhecido. ✂️ c) o aprender a fazer e contextualizar produções artísticas visuais, sonoras, e cênicas, de tal maneira que os alunos apresentem progressos em suas faculdades cognitivas, imaginativas, técnicas e de memória. ✂️ d) o fazer artístico com atividades de releitura de produções artísticas visuais, sonoras e cênicas, que proponham a integração do saber artístico e estético com os demais componentes curriculares, para possibilitar os alunos a utilizar os conhecimentos em arte e mostrar suas habilidades. ✂️ e) o aprender a fazer e a fruição de produções visuais, sonoras e cênicas com atividades de leitura comparativa para que os alunos apresentem progressos na aprendizagem de ver, descrever e julgar obras de arte em aliança com comportamentos apreciativos como empatia, distanciamento ou fusão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q352033 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCConsidere as afirmações abaixo. I. Permite o registro para que a execução de uma peça musical possa ser corrigida, aperfeiçoada e executada. II. Serve como apoio para a repetição e execução de obras musicais. III. Torna a música mais compreensível, ao apresentar o seu lado matemático, ajudando a perceber sua estrutura e organização. IV. Auxilia no ouvir e acompanhamento musical consciente. Trata-se de: ✂️ a) escala musical. ✂️ b) pauta musical. ✂️ c) notação musical. ✂️ d) partitura musical tradicional. ✂️ e) notas musicais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q484872 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV“A imagem piramidal e hierárquica tradicionalmente associada ao território, na qual os efeitos de proximidade têm supremacia sobre os efeitos de interdependência a longa distância, é cada vez mais menos verdadeira. [...] O exemplo da Amazônia é expressivo. A ligação direta e instantânea de certas localidades da Amazônia com os principais centros econômicos do país tornou, em parte, desnecessária a _____ anteriormente realizada pelos degraus inferiores da _____.” (Adaptado de Leila Christina Dias. Redes: emergência e organização. CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org.). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.) Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima. ✂️ a) Dominação – rede urbana. ✂️ b) Proximidade – rede urbana. ✂️ c) Função – centralidade urbana. ✂️ d) Mediação – hierarquia urbana. ✂️ e) Polarização – rede nacional de cidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDFPróximo →
1Q351756 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSobre arte e tecnologia, é INCORRETO o que se afirma em: ✂️ a) As tecnologias interativas, as criações multimídias e a realidade virtual propiciam a interatividade, mas não favorecem a fruição do público, pois quando conectado a máquinas o fruidor está diante de um mundo imaterial. ✂️ b) Não podemos pensar a arte tecnológica fixados na idéia de suporte, papel, tela, pedra e qualidades como peso, dimensão, pigmento e outros componentes matéricos que se colocam para o artista plasmador, ou seja, para um artista que transforma matérias. ✂️ c) A Arte Interativa implica reorganizações profundas da sensibilidade, ampliando o campo de percepção em trocas e modos de circulação que exploram os recursos computacionais como uma linguagem própria e transcendem a arte da pura aparência. ✂️ d) O trabalho artístico não é mais a mera criatividade do artista, pois, quando distribuído na rede, cada indivíduo pode se conectar, agir e modificar a idéia proposta. ✂️ e) Na arte tecnológica, as ciências humanas não podem ser separadas das biológicas e se fundem às ciências exatas para refletir e gerar novas formas de existir que incorporam os efeitos das tecnologias. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q386137 | Biologia, Genética, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVConsiderando que um segmento de uma molécula de DNA (ADN) apresenta 8000 nucleotídeos, dos quais apenas 30% apresentam timina, o professor perguntou aos alunos qual seria o número de necleotídeos com citosinas existentes nesse trecho da molécula. Os alunos concluíram que a resposta correta é: ✂️ a) 800 ✂️ b) 1600 ✂️ c) 2000 ✂️ d) 2400 ✂️ e) 3200 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q319641 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVRelacione as Modalidades da Educação Básica à respectiva característica. 1. Educação de Jovens e Adultos 2. Educação Especial 3. Educação Profissional e Tecnológica 4. Educação do Campo ( ) Integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o ensino regular e com outras modalidades educacionais. ( ) Destina-se aos que se situam em faixa etária superior à considerada própria para a conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. ( ) Está prevista para população específica, com adequações necessárias às peculiaridades contextuais de cada região. ( ) Modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar. Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo. ✂️ a) 3 – 1 – 2 – 4 ✂️ b) 3 – 1 – 4 – 2 ✂️ c) 2 – 1 – 4 – 3 ✂️ d) 3 – 3 – 4 – 1 ✂️ e) 4 – 1 – 3 – 2 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q323816 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCNo livro As Cem linguagens da criança, pode-se encontrar uma variedade de projetos e atividades desenvolvidas com as crianças, tais como: investigação sobre o funcionamento de um supermercado, incluindo entrevistas com o gerente e os funcionários; visita das crianças aos locais onde seus pais trabalham; expressão gráfica de sons e de emoções. É correto afirmar que esses projetos e atividades são bons exemplos para o trabalho do professor: ✂️ a) que podem ser adaptados, ou inspirar outros para a educação infantil brasileira. ✂️ b) porém complexos demais para o nível de desenvolvimento das crianças das creches e préescolas brasileiras. ✂️ c) que podem ser repetidos, mas apenas no ensino fundamental no Brasil. ✂️ d) mas que não podem ser aproveitados na educação das crianças brasileiras por não terem correspondentes na nossa cultura. ✂️ e) que pode replicá-los no Brasil tal como descritos no livro para obter os mesmos resultados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q481754 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCAinda nos dias atuais, para o conhecimento da dinâmica populacional, os estudos sobre população utilizam-se de dados referentes ✂️ a) ao mercado de trabalho e à população economicamente ativa. ✂️ b) à natalidade, fecundidade, mortalidade e migração. ✂️ c) aos setores primário, secundário e terciário. ✂️ d) aos grupos étnicos, à mortalidade infantil e expectativa de vida. ✂️ e) ao PIB total, à renda per capita e renda média anual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q378669 | Biologia, Parasitologia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA construção de instalações sanitárias adequadas é uma medida preventiva para ✂️ a) ascaridíase, enterobiose, amebíase. ✂️ b) esquistossomose, amarelão, úlcera de Bauru. ✂️ c) filaríose, tricomoníase, teníase. ✂️ d) triquinose, úlcera de Bauru, giardíase. ✂️ e) giardíase, enterobiose, filaríose. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q333721 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA autora Delia Lerner de Zunino, em seu livro A matemática na escola: aqui e agora, critica a inconveniência de uma conhecida concepção de ensino e aprendizagem em Matemática. Em qual das afirmações NÃO são apontadas características da concepção criticada pela autora? ✂️ a) Ensinar consiste em explicar, aprender consiste em repetir o ensinado até reproduzi-lo fielmente. ✂️ b) Ensinar consiste em utilizar muito material concreto e exercitar muito... repetir muitas vezes. ✂️ c) As crianças, de modo geral, não são capazes de aprender muitas coisas a partir de sua experiência familiar e social. ✂️ d) Os conhecimentos devem ser separados cuidadosamente, para evitar confusões, desse modo as crianças poderão aprender de forma organizada. ✂️ e) Ensinar consiste em reconhecer que a aprendizagem de certos conteúdos começa antes do ingresso da criança na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q320398 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCCPaulo Freire afirma que a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele e, também, que a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo mas por uma ✂️ a) leitura séria que exige disciplina nos estudos. ✂️ b) forma de tornar o educando um leitor atencioso. ✂️ c) forma consciente da importância de se tornar um leitor aplicado, para melhor entender o mundo. ✂️ d) concepção de leitura que exige uma experiência de vida primeiramente, para depois poder se dar a compreensão da palavra. ✂️ e) certa forma de "escrevê-lo" ou de "reescrevê-lo", quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q795011 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCCA razão humana, num determinado domínio de seus conhecimentos, possui o singular destino de se ver atormentada por questões que não pode evitar, pois lhe são impostas pela sua natureza, mas às quais não pode dar resposta por ultrapassarem completamente suas possibilidades. A partir da leitura do parágrafo acima, é correto afirmar que, para seu autor, ✂️ a) há questões que ultrapassam nossa capacidade de conhecer, mas que se impõem pela própria natureza da razão. ✂️ b) o conhecimento humano é incapaz de produzir respostas racionais aos problemas impostos pela natureza. ✂️ c) a razão humana é impotente em face dos enigmas da natureza, ainda que seja capaz de produzir conhecimento sobre si própria. ✂️ d) a razão humana tende naturalmente para o ceticismo. ✂️ e) a razão humana tende naturalmente para o dogmatismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q324542 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCA experiência de trabalho com a primeira infância em Reggio Emilia (na Itália) concebe a criatividade como sendo: ✂️ a) uma faculdade mental que não influencia a construção do conhecimento pela criança, já que difere dos aspectos cognitivos propriamente ditos. ✂️ b) uma característica do indivíduo que deve ser respeitada pelo professor, tendo em vista a observação do cotidiano da criança na escola. ✂️ c) uma atitude espontânea que permeia as ações infantis em qualquer contexto de suas vidas. ✂️ d) expressa por meio de processos cognitivos, afetivos e imaginativos, que de forma integrada apoiam a construção de soluções inesperadas. ✂️ e) uma capacidade a ser desenvolvida por meio de técnicas de trabalho e métodos artísticos reconhecidos pelo trabalho pedagógico com as linguagens artísticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q327466 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCCConhecer é captar e interpretar a realidade (...) se conhecer é captar e interpretar a realidade, nós podemos tanto captar errado como entender errado, o que significa que faz parte da idéia de conhecer duas outras noções. O conhecer correto/certo, ter a certeza e o erro fazem parte do processo de conhecimento, não existe processo de conhecimento sem incertezas e erros. Segundo Mario Sergio Cortella, fazem parte do processo de conhecimento o ✂️ a) acerto e o erro. ✂️ b) método certo a ser ensinado. ✂️ c) trabalho do professor em escolher certo os conteúdos. ✂️ d) entender certo e a certeza do significado do conhecimento adquirido. ✂️ e) modo como o aluno abstrai o conhecimento e as dificuldades encontradas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q379808 | Biologia, Citologia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEm uma célula que produz proteínas para serem exportadas, o caminho percorrido pelos polipeptídeos, do local de síntese até o meio extracelular é ✂️ a) cromossomos, envoltório nuclear, complexo golgiense e matriz extracelular. ✂️ b) vacúolo contrátil, retículo endoplasmático rugoso e proteoma. ✂️ c) ribossomos, retículo endoplasmático liso, lisossomos e proteoma. ✂️ d) retículo endoplasmático rugoso, complexo golgiense e membrana plasmática. ✂️ e) matriz nuclear, complexo golgiense e retículo endoplasmático rugoso. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q321917 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVSobre a presença de personagens negros em livros de literatura e didáticos, analise as afirmativas a seguir. I. A presença de personagens negros, tanto em livros de literatura quanto em textos didáticos, foi, muitas vezes, marcada pela estereotipia e pela caricatura. II. A invisibilidade e a reduzida representação do negro no livro didático constroem a ilusão da não existência e da condição de minoria do segmento negro. III. A presença do elemento negro nos livros didáticos deve ser valorizada pelo professor como instrumento crítico das situações de discriminação vividas no cotidiano. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q351501 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSobre a recepção nas ambientações artísticas do tipo performances, happenings e instalações, pode-se afirmar que o receptor está diante de obras que ✂️ a) visam a contemplação ativa do olhar e a significação se dá unicamente em termos da visualidade. ✂️ b) despertam o corpo do receptor e a produção da significação pode ser prejudicada pela falta de conhecimento sobre a poética pessoal do artista. ✂️ c) visam uma convocação multissensorial e a significação é produzida na apreensão sinestésica. ✂️ d) provocam apreensão sinestésica no receptor e a construção da significação exige uma familiaridade com os códigos da linguagem. ✂️ e) necessitam de uma mediação estética e a significação ocorre pela participação do público com perguntas sobre a temática da obra. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q387684 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCPara Ana Mae Barbosa, arte-educação é uma ✂️ a) área dos cursos universitários responsável pela preparação dos professores de arte e, portanto, visa capacitar para a compreensão dos objetivos e metodologias do ensino de artes visuais, música, teatro e dança. ✂️ b) designação para o campo de trabalho de educadores que desenvolvem processos educativos em arte para crianças e adolescentes. ✂️ c) designação que serve para garantir que a arte seja exigida e definida como uma matéria, uma disciplina igual às outras no currículo. ✂️ d) expressão que a partir dos anos setenta e oitenta rompe com a livre-expressão como objetivo no ensino de arte e, portanto, oficializa a proposta triangular nas escolas. ✂️ e) certa epistemologia da arte e, portanto, é a investigação dos modos pelos quais se aprende arte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q323219 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVA respeito do documento “Currículo integrador da infância paulistana”, analise o fragmento a seguir. “Ao tratar de experiências e _____ no Currículo Integrador da infância paulistana é fundamental que as Unidades Educacionais trabalhem as múltiplas ______ para além das tradicionalmente valorizadas na escola como _____ e _____, e que reconheçam as experiências reais obtidas por meio _____ e de descobertas sensoriais e estéticas dos bebês e das crianças.” Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima. ✂️ a) exercícios – habilidades – a escrita - as artes – das repetições ✂️ b) vivências – linguagens – a escrita - a matemática – da pesquisa ✂️ c) práticas – facetas – a escrita - a matemática – da pesquisa ✂️ d) vivências – linguagens – as artes - a música – da pesquisa ✂️ e) interesses – habilidades – a escrita - a matemática – das repetições Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q381756 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA disputa entre Galileu Galilei e a Igreja mantém-se como um dos símbolos históricos do conflito entre razão e dogma, ciência e fé. Em 1992, o Papa João Paulo II proferiu a declaração à Academia Pontifícia de Ciências, reconhecendo o erro cometido 359 anos antes, quando Galileu foi forçado a retratar-se e a viver confinado por desafiar os ensinamentos da Igreja Católica Romana, os quais baseavam-se no ✂️ a) heliocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Aristóteles e Ptolomeu. ✂️ b) heliocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Newton. ✂️ c) heliocentrismo, defendido por Aristóteles e Ptolomeu e que se opunham às idéias de Copérnico. ✂️ d) geocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Newton. ✂️ e) geocentrismo, defendido por Aristóteles e Ptolomeu e que se opunham às idéias de Copérnico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q387753 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSegundo Maria Fusari e M. Heloisa Ferraz, quanto aos procedimentos de ensino e aprendizagem, será preciso que as aulas de Arte sigam orientações que propiciem ✂️ a) o fazer artístico e a apreciação de obras visuais, sonoras e cênicas, com atividades incorporadas às datas comemorativas do calendário escolar para oportunizar aos alunos a reelaboração da cultura artística vivida pela humanidade. ✂️ b) o aprender a fazer e a analisar produções artísticas e estéticas visuais, sonoras, e cênicas, de tal maneira que os alunos apresentem progressos em seu saber artístico e estético nas dimensões técnica, inventiva, representacional e expressiva do mundo por eles conhecido. ✂️ c) o aprender a fazer e contextualizar produções artísticas visuais, sonoras, e cênicas, de tal maneira que os alunos apresentem progressos em suas faculdades cognitivas, imaginativas, técnicas e de memória. ✂️ d) o fazer artístico com atividades de releitura de produções artísticas visuais, sonoras e cênicas, que proponham a integração do saber artístico e estético com os demais componentes curriculares, para possibilitar os alunos a utilizar os conhecimentos em arte e mostrar suas habilidades. ✂️ e) o aprender a fazer e a fruição de produções visuais, sonoras e cênicas com atividades de leitura comparativa para que os alunos apresentem progressos na aprendizagem de ver, descrever e julgar obras de arte em aliança com comportamentos apreciativos como empatia, distanciamento ou fusão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q352033 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCConsidere as afirmações abaixo. I. Permite o registro para que a execução de uma peça musical possa ser corrigida, aperfeiçoada e executada. II. Serve como apoio para a repetição e execução de obras musicais. III. Torna a música mais compreensível, ao apresentar o seu lado matemático, ajudando a perceber sua estrutura e organização. IV. Auxilia no ouvir e acompanhamento musical consciente. Trata-se de: ✂️ a) escala musical. ✂️ b) pauta musical. ✂️ c) notação musical. ✂️ d) partitura musical tradicional. ✂️ e) notas musicais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q484872 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV“A imagem piramidal e hierárquica tradicionalmente associada ao território, na qual os efeitos de proximidade têm supremacia sobre os efeitos de interdependência a longa distância, é cada vez mais menos verdadeira. [...] O exemplo da Amazônia é expressivo. A ligação direta e instantânea de certas localidades da Amazônia com os principais centros econômicos do país tornou, em parte, desnecessária a _____ anteriormente realizada pelos degraus inferiores da _____.” (Adaptado de Leila Christina Dias. Redes: emergência e organização. CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org.). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.) Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima. ✂️ a) Dominação – rede urbana. ✂️ b) Proximidade – rede urbana. ✂️ c) Função – centralidade urbana. ✂️ d) Mediação – hierarquia urbana. ✂️ e) Polarização – rede nacional de cidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro