Questões de Concursos UECE

Resolva questões de UECE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q682554 | Filosofia, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

No Discurso do método (1637), o filósofo racionalista René Descartes (1596-1650) estabelece para si o seguinte critério.
“[...] jamais acolher alguma coisa como verdadeira que eu não conhecesse evidentemente como tal; isto é, de evitar cuidadosamente a precipitação e a prevenção, e de nada incluir em meus juízos que não se apresentasse tão clara e tão distintamente a meu espírito, que eu não tivesse nenhuma ocasião de pô-lo em dúvida”.
DESCARTES, René. Discurso do método, II, 7. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
Em se tratando de um filósofo racionalista, podemos entender que os critérios de evidência, clareza e distinção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q944207 | Biologia, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

John Needman (1713-1781), foi um naturalista defensor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q944208 | Biologia, Moléculas, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

Em relação à parede celular dos vegetais, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens a seguir.
( ) A parede celular vegetal é composta por uma mistura de polissacarídeos, proteínas, compostos fenólicos e sais minerais. ( ) Graças à permanência da parede celular, mesmo após a morte das células vegetais, Robert Hooke pôde observar células nas finas camadas de cortiça que examinou ao microscópio, ainda no século XVII. ( ) Uma das características principais da célula vegetal é a presença de uma resistente parede celular, que se localiza internamente à membrana.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q944209 | Biologia, Moléculas, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

O gás liberado no processo da respiração celular é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q944210 | Biologia, Vírus e bactérias, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

“Uma das maiores ameaças à saúde global atualmente, a resistência aos antibióticos, pode afetar pessoas de qualquer idade, em qualquer lugar do mundo. O alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS)”.
ROCHA, L. A ameaça global das bactérias resistentes aos antibióticos. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/ameaca-global-das-bacterias-resistentes-aos-antibioticos.
Sobre a resistência de bactérias aos antibióticos, analise as afirmativas a seguir.
I. O desenvolvimento de bactérias resistentes a antibióticos é um exemplo de seleção natural direcional, processo em que um fenótipo extremo é favorecido e tende a aumentar sua frequência na população. II. As bactérias sofrem mutação para se tornarem resistentes ao antibiótico em um processo evolutivo intencional. III. Os antibióticos atuam como agentes seletivos, favorecendo as bactérias resistentes que surgem por mutação. IV. O indivíduo que interrompe o tratamento sem recomendação médica se coloca em risco, uma vez que essa ação pode agravar a infecção e ocasionar o processo de seleção de bactérias resistentes, podendo tornar o uso do antibiótico ineficaz no caso de uma nova infecção.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q944211 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

Em relação aos animais cordados, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens a seguir.
( ) A notocorda é uma estrutura embrionária e em vertebrados (exceto peixes da classe Myxini), ela é substituída pela coluna vertebral óssea ou cartilaginosa. ( ) A notocorda se desenvolve durante a gastrulação do embrião, a partir da endoderme. ( ) A notocorda desempenha um papel primário para o desenvolvimento dos cordados, pois origina o esqueleto apendicular. ( ) Nos urocordados ou tunicados como as ascídias, a notocorda está presente na fase larval.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q944212 | Biologia, A química da vida, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

As duas fitas da dupla hélice de DNA são mantidas juntas por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q944213 | Biologia, Leis de Mendel, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

Na lei de Mendel, conhecida como lei da segregação independente, é postulado que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q944214 | Biologia, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

Relacione corretamente os conceitos ecológicos, apresentados na coluna I, às suas definições, listadas na coluna II. Note que um elemento pode se associar apenas uma vez.
Coluna I 1. Biosfera 2. Biótico 3. Abiótico 4. Espécie 5. População 6. Comunidade 7. Ecossistema 8. Habitat 9. Nicho ecológico 10. Sucessão
Coluna II ( ) É o seu modo de vida, descreve como (recursos que usa e condições que tolera), em vez de onde ele vive. ( ) Representa o componente vivo do meio ambiente. Inclui as interações entre os organismos. ( ) Representa o componente não vivo do meio ambiente. Inclui as condições físicas e químicas do meio. ( ) Conjunto de organismos semelhantes, capazes de se cruzar em condições naturais, produzindo descendentes férteis. ( ) Conjunto de organismos de espécies diferentes que vivem em uma mesma área geográfica. ( ) O conjunto de organismos de uma mesma espécie que habitam uma determinada área, num espaço de tempo definido. ( ) Tipo de ambiente habitado, em geral, por uma espécie ou uma população. ( ) Conjunto de interações entre seres vivos (fatores bióticos) e fatores físicos e químicos (fatores abióticos). ( ) Mudança direcional na composição e na estrutura da comunidade ao longo do tempo. ( ) Regiões do planeta onde existem seres vivos.
A sequência correta, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q682582 | Sociologia, Desigualdades de raça, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

A atual sociedade brasileira se defronta, de forma corriqueira, com situações de racismo, de preconceitos, de discriminações e de violências contra mulheres, negros, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas trans e pobres. Para que se possa combater tais situações, um dos caminhos é através da educação formal, uma educação que tome justas e eficientes posições, que adote certas práticas pedagógicas e seja orientada por valores e por princípios que possam combater os mais diversos tipos de discriminações e de preconceitos e que promova o respeito e o cultivo aos Direitos Humanos e à cidadania.
Partindo do exposto, avalie as seguintes proposições.
I. Os projetos pedagógicos que promovem igualdade racial devem se deter com exclusividade à comunidade escolar interna, que envolve alunos e professores. II. Estudantes negros, indígenas, com deficiência e gays devem ter cuidados especiais à parte nas escolas, como ter turmas e salas próprias. III. Em escolas indígenas, o ensino que privilegia tanto as línguas nativas, como a língua portuguesa, garante o cultivo das tradições e a inserção na cidadania. IV. Para as pessoas com deficiência, é necessária a criação de escolas destinadas apenas para elas com rampas de acesso e professores de Libras.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q944215 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), ocorreu em Glasgow, na Escócia, em 2021, e, nela, alguns países assinaram um acordo para controlar a emissão de metano em 30% até 2030. Analise o que se diz a seguir sobre o tema.
I. O efeito estufa é um mecanismo natural para a regulação da temperatura média da superfície do planeta, que é de cerca de 15°C. Por ser um fenômeno de proteção, a intensificação desse processo é prejudicial para o ecossistema. II. Sem o processo natural do efeito estufa, a existência da maior parte dos seres vivos tal como os conhecemos não seria possível, pois o termômetro indicaria níveis muito baixos de temperatura (em torno de –18°C). III. O efeito estufa é resultante da ação dos gases que constituem a nossa atmosfera, como o ozônio, o metano e o dióxido de carbono, que possibilitam a passagem dos raios solares, mas retêm parte do calor gerado por eles. IV. As emissões globais de metano são grande parte das emissões de gases de efeito estufa, tendo na agricultura sua fonte predominante de emissão.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q944216 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

Assinale a opção que preenche corretamente a lacuna do seguinte enunciado.
O mandacaru, planta nativa do Brasil (Cereus jamacaru – família Cactaceae) e a planta candelabro nativa da África (Euphorbia candelabrum – família Euphorbiaceae), possuem caules suculentos, presença de espinhos e rotas fotossintéticas conservadoras de água. Apesar dessas semelhanças em forma e função, essas plantas são distantes filogeneticamente e consistem em um exemplo de estruturas ________ que refletem uma ________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q944217 | Biologia, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

Em relação à nomenclatura dos seres vivos, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens a seguir.
( ) Os nomes científicos podem conter o nome do cientista que descreveu a espécie, de uma característica que apresenta, do lugar onde ocorre etc. ( ) As subespécies têm um nome composto por quatro palavras, sendo uma delas um adjetivo. ( ) Cada espécie é identificada por dois nomes em latim: o primeiro, em maiúscula, é o gênero; o segundo, em minúscula, é o epíteto específico. ( ) O nome científico é aceito em todas as línguas e a cada espécie atribui-se um único nome.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q944218 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

Assinale a alternativa que apresenta a correta definição de partenogênese.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q944219 | Biologia, Introdução ao Estudo dos Animais, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

Em relação à reprodução assexuada é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q944220 | Biologia, Estudo dos tecidos, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

Em relação às estruturas e funções dos tecidos animais, é correto afirmar que o tecido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q944221 | Biologia, Equinodermos, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

Em relação aos equinodermos é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q944222 | Biologia, Anelídeos e Moluscos, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

Em relação aos moluscos, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens a seguir.
( ) Os bivalves apresentam concha formada por duas valvas articuladas. ( ) Os cefalópodes apresentam concha assimétrica em espiral. ( ) Os gastrópodes possuem tentáculos ao redor da boca. ( ) Os moluscos apresentam corpo mole segmentado, simetria bilateral, são triblásticos e acelomados.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q944223 | Biologia, Evolução biológica, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

São exemplos de adaptações dos seres vivos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q944224 | Biologia, Embriologia humana, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

Em relação à embriologia humana, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens a seguir.
( ) A produção dos gametas ocorre na gametogênese. ( ) O desenvolvimento é um processo ativo e aleatório, que se inicia no momento em que um óvulo é fecundado por um espermatozoide. ( ) Quando o primeiro espermatozoide fecunda o ovócito, possibilita a entrada de vários outros espermatozoides. ( ) O desenvolvimento pré-natal humano estende-se por 60 semanas após a fecundação.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.