Questões de Concursos UEMG Resolva questões de UEMG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. UEMG Ordenar por: Mais recentes Mais populares 🔥 Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q683707 | Física, Dinâmica, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Durante uma partida de futebol, um jogador chuta uma bola de massa 450 g, que estava inicialmente em repouso. O chute faz com que a bola alcance uma velocidade de 20 m/s, em um intervalo de tempo de 0,05 segundos. Nessas condições, qual foi o impulso aplicado pelo jogador na bola? ✂️ a) 9 N.s ✂️ b) 18 N.s ✂️ c) 4,5 N.s ✂️ d) 1 N.s Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q683716 | Química, Grandezas massa, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Em uma reação de decomposição do clorato de potássio, (KClO3) aquecido, a equaçãoquímica é representada da seguinte forma: 2KClO3(s) → 2KCl(s) + 3O2(g) Considerando-se a Lei da Conservação da Massa e o processo envolvido, aponte a alternativa correta. ✂️ a) A massa total dos reagentes será igual à massa total dos produtos, desde que a reação ocorra em um sistema fechado, mas a massa de oxigênio liberada será irrelevante para o cálculo da massa dos produtos. ✂️ b) A massa total dos reagentes será maior que a dos produtos, pois a liberação de oxigênio gasoso significa uma perda de massa durante a reação. ✂️ c) A massa dos reagentes será igual à massa dos produtos, desde que a reação ocorra em um sistema fechado e não haja perdas de oxigênio gasoso para o ambiente. ✂️ d) A massa dos reagentes será maior que a dos produtos, uma vez que o O2(g) liberado é um gás e, portanto, não é contabilizado na equação de massa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q945369 | Português, Interpretação de Textos, Inglês, UEMG, UEMG, 2025"A adoção de energias renováveis tem sido defendida como uma das principais soluções para reduzir o impacto ambiental. Essa abordagem visa diminuir as emissões de gases poluentes." Fonte: OLIVEIRA, Aline, 2024. De acordo com o trecho, a alternativa que melhor desenvolve a progressão textual é: ✂️ a) No entanto, a energia renovável não é acessível a todos, o que limita sua eficácia como solução ambiental. ✂️ b) Dessa forma, outras soluções precisam ser desenvolvidas, como a exploração de combustíveis fósseis de maneira controlada. ✂️ c) Por isso, a energia renovável é descartada como opção em diversos países, que preferem alternativas mais baratas. ✂️ d) Isso ocorre porque o investimento em energia renovável sempre leva à superação dos problemas climáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q945370 | Português, Interpretação de Textos, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Leia o trecho do artigo e marque a opção que melhor identifica a estratégia argumentativa utilizada. “No início do mês, o Banco Mundial publicou um estudo que estima as perdas esperadas de aprendizagem dos estudantes brasileiros por conta da pandemia. Os resultados indicam que, apesar de todos os esforços de ensino remoto, as perdas são enormes: antes da pandemia, 50% dos estudantes possuíam um nível de proficiência abaixo do mínimo; após 13 meses de escolas fechadas, esse índice poderá chegar a 71%.” Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/124506-artigo-import%C3%A2ncia-de-indicadores-de-educa%C3%A7%C3%A3o-para-medir-os-impactos-da-pandemia. Acesso em: 04 de dez. 2024. ✂️ a) Uso de exemplos hipotéticos. ✂️ b) Apelo emocional. ✂️ c) Contraste de ideias. ✂️ d) Apelo à autoridade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q945371 | Literatura, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Leia o trecho do poema "Tabacaria", de Álvaro de Campos, (heterônimo de Fernando Pessoa) e indique a alternativa que possui intertextualidade temática mais evidente com o trecho apresentado. "Fiz de mim o que não soube, E o que podia fazer de mim não o fiz. O dominó que vesti era errado. Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me. Quando quis tirar a máscara, Estava pegada à cara." ✂️ a) Dom Casmurro, de Machado de Assis, pela abordagem do ciúme como aspecto psicológico do ser humano. ✂️ b) A Divina Comédia, de Dante Alighieri, pela jornada introspectiva e moral do protagonista. ✂️ c) Hamlet, de William Shakespeare, pelo questionamento existencial e pela crise de identidade. ✂️ d) Os Sertões, de Euclides da Cunha, pela análise sociológica do homem em conflito com o ambiente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q945372 | Literatura, Escolas Literárias, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Leia o trecho de "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto e marque a alternativa que represente como este trecho reflete os procedimentos estéticos e o contexto histórico do Modernismo, no século XX. "Somos muitos Severinos, iguais em tudo na vida: na mesma cabeça grande que a custo se equilibra, no mesmo ventre crescido sobre as mesmas pernas finas." ✂️ a) Exaltação da riqueza cultural do Nordeste como forma de idealização da vida sertaneja. ✂️ b) Uso da linguagem popular e denúncia das condições sociais como características do regionalismo crítico. ✂️ c) Despreocupação com questões sociais, focando apenas em aspectos formais da linguagem. ✂️ d) Valorização de elementos épicos e idealizados para representar o homem nordestino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q945373 | Inglês, Inglês, UEMG, UEMG, 2025O que a pessoa quer dizer com: “I’ve got heartburn”? ✂️ a) Eu estou com dor de cabeça. ✂️ b) Eu estou com febre. ✂️ c) Eu estou tendo um ataque cardíaco. ✂️ d) Eu estou com azia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q945374 | Inglês, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Qual é o início correto da seguinte frase? ..............................I will finally be able to buy that huge house we saw during our last trip to Canada. ✂️ a) If everybody agrees on a fair division of profits ✂️ b) If everybody agreed on a fair division of profits ✂️ c) If everybody agree on a fair division of profits ✂️ d) If everybody agreeing on a fair division of profits Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q945375 | Inglês, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Leia com atenção as frases e marque a alternativa verdadeira. I- Don’t worry! Nobody understands nothing she says! II- Wait a minute, Doroty. There’s someone at the door. III- No one says “Hi, mom” anymore. IV- There isn’t anyone here to help you. ✂️ a) Segundo a gramática, somente III está incorreta. ✂️ b) Segundo a gramática, somente I e IV estão incorretas. ✂️ c) Segundo a gramática, somente III e IV estão incorretas. ✂️ d) Segundo a gramática, somente I está incorreta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q945376 | Inglês, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Qual a grafia correta do número ordinal 59th? ✂️ a) Five-nine ✂️ b) Fifty-ninth. ✂️ c) Fiftieth-nineth. ✂️ d) Fifty-nine. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q945377 | Inglês, Inglês, UEMG, UEMG, 2025“One of the most interesting things to see in Brazil is the place where two rivers meet but do not mix. They are the “White” Solimões River and the “black” Negro River. They flow next to each other for six kilometers (3.7 miles) in the Amazonas State, but the colors of the water don’t mix because of different temperatures and speed – The Solimões River is faster and cooler than the Negro River. After several kilometers, the two rivers become part of the lower Amazon River” Fonte: https://www.liveworksheets.com › download-pdf. De acordo com o texto: ✂️ a) Os rios se encontram 6 quilômetros após a nascente. ✂️ b) Os rios não se misturam por terem nascentes diferentes. ✂️ c) O Rio Negro flui mais lentamente que o Solimões. ✂️ d) Ambos deságuam na Colômbia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q945379 | Física, Temperatura e Escalas Termométricas, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Em um laboratório de física, um pesquisador desenvolve uma nova escala termométrica, chamada de escala X. Nessa escala, o ponto de fusão do gelo, (0°C), corresponde a 50 graus e o ponto de ebulição da água, (100°C), corresponde a 120 graus. Com base nesses dados, é possível determinar a temperatura de 30°C na escala X, que será de: ✂️ a) 71 graus. ✂️ b) 83 graus. ✂️ c) 60 graus. ✂️ d) 95 graus. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q945380 | Física, Oscilação e Ondas, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Durante um terremoto, um sismógrafo instalado em uma cidade registra duas ondas sísmicas: a onda P, (primária) e a onda S, (secundária). Sabendo-se que a onda P é mais rápida que a onda S e percorre uma distância de 300 km até o sismógrafo, em 20 segundos, enquanto a onda S leva 30 segundos para percorrer a mesma distância. Com base nessas informações, calcule a variação de velocidade entre a onda P e a S. ✂️ a) A onda P é 1,5 vezes mais rápida que a S. ✂️ b) A onda P é 1,25 vezes mais rápida que a S. ✂️ c) A onda P é 2,5 vezes mais rápida que a S. ✂️ d) A onda P é 1,75 vezes mais rápida que a S. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q945381 | Física, Eletricidade, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Durante uma tempestade, ocorrem na atmosfera fenômenos elétricos impressionantes. Raios, relâmpagos e trovões representam manifestações de processos eletrostáticos naturais. As nuvens de tempestade acumulam carga elétrica devido ao movimento das partículas de água e gelo em seu interior. Quando a diferença de potencial entre uma nuvem e o solo, ou entre duas nuvens, atinge um nível crítico, acontece uma descarga elétrica: o raio. O som que se ouve, chamado trovão, é gerado pelo rápido aquecimento do ar durante o percurso do raio, fazendo com que ele se expanda de maneira violenta. Julgando-se os conceitos de eletrização e fenômenos elétricos na atmosfera, marque a alternativa correta. ✂️ a) O relâmpago é um fenômeno óptico que se produz pela movimentação de cargas elétricas na atmosfera, não estando ligado ao raio. ✂️ b) O trovão resulta, diretamente, da eletrização de objetos na superfície terrestre, ocorrendo antes da descarga elétrica. ✂️ c) A eletrização por atrito nas nuvens é um dos principais fatores que leva à formação das cargas elétricas, que geram os raios. ✂️ d) Durante uma tempestade, o solo se torna eletricamente neutro, o que permite que a descarga elétrica, ocorra entre as nuvens e o solo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q945382 | Física, Resistores e Potência Elétrica, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Uma residência utiliza um sistema de energia solar fotovoltaica, composto por um conjunto de 10 placas solares ligadas em série, cada uma com potência nominal de 300 W. O sistema possui também um inversor que transforma a energia contínua, (DC), gerada pelas placas em energia alternada, (AC), com uma eficiência de 95%. Sabendo-se que a potência de entrada do inversor corresponde à energia contínua fornecida pelas placas e considerando-se as perdas de eficiência do inversor, calcule a potência real gerada pelas placas solares. ✂️ a) 3 KW. ✂️ b) 2,85 KW. ✂️ c) 2,75KW. ✂️ d) 1,5 KW. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q945383 | Química, Teoria Atômica Modelo atômico de Dalton, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Os modelos atômicos propostos ao longo da História refletem o avanço do conhecimento sobre a estrutura da matéria, desde a ideia inicial de átomos indivisíveis proposto por Dalton, até os modelos mais complexos descritos pela Mecânica Quântica. Entre essas contribuições, destacam-se os modelos de Rutherford e Bohr, que revolucionaram a forma como entendemos o átomo. Rutherford propôs o núcleo atômico denso e positivo, enquanto Bohr introduziu conceitos inovadores relacionados aos níveis de energia. Com base nos avanços apresentados por esses dois modelos, assinale a alternativa que, corretamente, diferencia as principais características entre as propostas de Rutherford e Bohr. ✂️ a) O modelo de Rutherford propõe que os elétrons giram em órbitas circulares ao redor do núcleo em níveis de energia específicos, enquanto o de Bohr considera que os elétrons estão distribuídos, aleatoriamente, em torno do núcleo. ✂️ b) No modelo de Rutherford, os elétrons não possuem níveis de energia definidos, enquanto no de Bohr, os elétrons orbitam o núcleo em trajetórias específicas com energias quantizadas. ✂️ c) O modelo de Rutherford considera que o núcleo é composto por prótons e nêutrons, enquanto o de Bohr descreve o núcleo como formado, exclusivamente, por prótons. ✂️ d) O modelo de Rutherford já previa que os elétrons absorvem ou emitem energia ao saltar entre os níveis, enquanto Bohr abandonou essa ideia em favor de órbitas fixas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 17Q945384 | Química, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Verifique os seguintes compostos: 1- CH₃-CH₂-CH₂-OH 2- C₆H₅-CH₃ 3- CH3-COOH 4- CH₃-CH2-NH2 Com base nos grupos funcionais presentes e na nomenclatura IUPAC, assinale a alternativa que apresente, corretamente, o grupo funcional e o nome sistemático de cada composto. ✂️ a) 1- Álcool, 2- Ácido carboxílico, 3- Amida, 4- Amina. ✂️ b) 1- Álcool, 2- Hidrocarboneto aromático, 3- Ácido carboxílico, 4- Amina. ✂️ c) 1- Álcool, 2- Aldeído, 3- Ácido carboxílico, 4 - Éter. ✂️ d) 1- Álcool, 2- Hidrocarboneto aromático, 3- Cetona, 4- Amida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 18Q945385 | Química, Grandezas massa, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Observe os elementos químicos: oxigênio (Z=8), sódio (Z=11), cloro (Z=17). As configurações eletrônicas desses elementos podem ser utilizadas para determinar o número de elétrons de valência, que são responsáveis pelas propriedades químicas dos átomos. Com base nessas informações, marque a alternativa correta. ✂️ a) O oxigênio possui 8 elétrons de valência, pois sua configuração eletrônica completa 1s2 2s2 2p4 ✂️ b) O sódio possui 2 elétrons de valência, localizado na subcamada 3s, de acordo com sua configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s1 ✂️ c) O cloro possui 7 elétrons de valência, sendo 5 na subcamada 3p e 2 na subcamada 3s, com a configuração 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 ✂️ d) Tanto o sódio quanto o cloro possuem a mesma quantidade de elétrons de valência, pois ambos pertencem ao terceiro período da tabela periódica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 19Q945386 | Química, Cadeias Carbonicas e Atomo do Carbono, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Analise a estrutura da molécula e escolha a alternativa que, corretamente, classifique sua cadeia carbônica principal. CH3-CH2-CH=CH-CH3 ✂️ a) Cadeia homogênea, insaturada, aberta e ramificada. ✂️ b) Cadeia heterogênea, saturada, aberta e linear. ✂️ c) Cadeia homogênea, insaturada, aberta e linear. ✂️ d) Cadeia heterogênea, insaturada, fechada e ramificada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 20Q945388 | Química, Sistemas Homogêneos Solubilidade dos Sais, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Em uma experiência no laboratório de química, um aluno está dissolvendo açúcar, (CH6H12O6) em água. A quantidade máxima de açúcar que pode ser dissolvida depende da temperatura da água e da quantidade de solvente presente. Quando a solução atinge o ponto de saturação, qualquer açúcar adicional não se dissolve mais e fica visível no fundo do recipiente. Com base nesses conceitos, assinale a alternativa certa. ✂️ a) A solubilidade do açúcar em água é maior a temperaturas mais baixas, pois a solubilidade de sólidos diminui com o aumento da temperatura. ✂️ b) Uma solução saturada de açúcar contém a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida, sem que ele se acumule no fundo do recipiente. ✂️ c) Soluções insaturadas sempre contêm uma quantidade de soluto maior que soluções saturadas, independentemente da temperatura. ✂️ d) A solubilidade de substâncias sólidas em líquidos, não é afetada pela quantidade de solvente presente na solução. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDFPróximo →
1Q683707 | Física, Dinâmica, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Durante uma partida de futebol, um jogador chuta uma bola de massa 450 g, que estava inicialmente em repouso. O chute faz com que a bola alcance uma velocidade de 20 m/s, em um intervalo de tempo de 0,05 segundos. Nessas condições, qual foi o impulso aplicado pelo jogador na bola? ✂️ a) 9 N.s ✂️ b) 18 N.s ✂️ c) 4,5 N.s ✂️ d) 1 N.s Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q683716 | Química, Grandezas massa, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Em uma reação de decomposição do clorato de potássio, (KClO3) aquecido, a equaçãoquímica é representada da seguinte forma: 2KClO3(s) → 2KCl(s) + 3O2(g) Considerando-se a Lei da Conservação da Massa e o processo envolvido, aponte a alternativa correta. ✂️ a) A massa total dos reagentes será igual à massa total dos produtos, desde que a reação ocorra em um sistema fechado, mas a massa de oxigênio liberada será irrelevante para o cálculo da massa dos produtos. ✂️ b) A massa total dos reagentes será maior que a dos produtos, pois a liberação de oxigênio gasoso significa uma perda de massa durante a reação. ✂️ c) A massa dos reagentes será igual à massa dos produtos, desde que a reação ocorra em um sistema fechado e não haja perdas de oxigênio gasoso para o ambiente. ✂️ d) A massa dos reagentes será maior que a dos produtos, uma vez que o O2(g) liberado é um gás e, portanto, não é contabilizado na equação de massa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q945369 | Português, Interpretação de Textos, Inglês, UEMG, UEMG, 2025"A adoção de energias renováveis tem sido defendida como uma das principais soluções para reduzir o impacto ambiental. Essa abordagem visa diminuir as emissões de gases poluentes." Fonte: OLIVEIRA, Aline, 2024. De acordo com o trecho, a alternativa que melhor desenvolve a progressão textual é: ✂️ a) No entanto, a energia renovável não é acessível a todos, o que limita sua eficácia como solução ambiental. ✂️ b) Dessa forma, outras soluções precisam ser desenvolvidas, como a exploração de combustíveis fósseis de maneira controlada. ✂️ c) Por isso, a energia renovável é descartada como opção em diversos países, que preferem alternativas mais baratas. ✂️ d) Isso ocorre porque o investimento em energia renovável sempre leva à superação dos problemas climáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q945370 | Português, Interpretação de Textos, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Leia o trecho do artigo e marque a opção que melhor identifica a estratégia argumentativa utilizada. “No início do mês, o Banco Mundial publicou um estudo que estima as perdas esperadas de aprendizagem dos estudantes brasileiros por conta da pandemia. Os resultados indicam que, apesar de todos os esforços de ensino remoto, as perdas são enormes: antes da pandemia, 50% dos estudantes possuíam um nível de proficiência abaixo do mínimo; após 13 meses de escolas fechadas, esse índice poderá chegar a 71%.” Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/124506-artigo-import%C3%A2ncia-de-indicadores-de-educa%C3%A7%C3%A3o-para-medir-os-impactos-da-pandemia. Acesso em: 04 de dez. 2024. ✂️ a) Uso de exemplos hipotéticos. ✂️ b) Apelo emocional. ✂️ c) Contraste de ideias. ✂️ d) Apelo à autoridade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q945371 | Literatura, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Leia o trecho do poema "Tabacaria", de Álvaro de Campos, (heterônimo de Fernando Pessoa) e indique a alternativa que possui intertextualidade temática mais evidente com o trecho apresentado. "Fiz de mim o que não soube, E o que podia fazer de mim não o fiz. O dominó que vesti era errado. Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me. Quando quis tirar a máscara, Estava pegada à cara." ✂️ a) Dom Casmurro, de Machado de Assis, pela abordagem do ciúme como aspecto psicológico do ser humano. ✂️ b) A Divina Comédia, de Dante Alighieri, pela jornada introspectiva e moral do protagonista. ✂️ c) Hamlet, de William Shakespeare, pelo questionamento existencial e pela crise de identidade. ✂️ d) Os Sertões, de Euclides da Cunha, pela análise sociológica do homem em conflito com o ambiente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q945372 | Literatura, Escolas Literárias, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Leia o trecho de "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto e marque a alternativa que represente como este trecho reflete os procedimentos estéticos e o contexto histórico do Modernismo, no século XX. "Somos muitos Severinos, iguais em tudo na vida: na mesma cabeça grande que a custo se equilibra, no mesmo ventre crescido sobre as mesmas pernas finas." ✂️ a) Exaltação da riqueza cultural do Nordeste como forma de idealização da vida sertaneja. ✂️ b) Uso da linguagem popular e denúncia das condições sociais como características do regionalismo crítico. ✂️ c) Despreocupação com questões sociais, focando apenas em aspectos formais da linguagem. ✂️ d) Valorização de elementos épicos e idealizados para representar o homem nordestino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q945373 | Inglês, Inglês, UEMG, UEMG, 2025O que a pessoa quer dizer com: “I’ve got heartburn”? ✂️ a) Eu estou com dor de cabeça. ✂️ b) Eu estou com febre. ✂️ c) Eu estou tendo um ataque cardíaco. ✂️ d) Eu estou com azia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q945374 | Inglês, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Qual é o início correto da seguinte frase? ..............................I will finally be able to buy that huge house we saw during our last trip to Canada. ✂️ a) If everybody agrees on a fair division of profits ✂️ b) If everybody agreed on a fair division of profits ✂️ c) If everybody agree on a fair division of profits ✂️ d) If everybody agreeing on a fair division of profits Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q945375 | Inglês, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Leia com atenção as frases e marque a alternativa verdadeira. I- Don’t worry! Nobody understands nothing she says! II- Wait a minute, Doroty. There’s someone at the door. III- No one says “Hi, mom” anymore. IV- There isn’t anyone here to help you. ✂️ a) Segundo a gramática, somente III está incorreta. ✂️ b) Segundo a gramática, somente I e IV estão incorretas. ✂️ c) Segundo a gramática, somente III e IV estão incorretas. ✂️ d) Segundo a gramática, somente I está incorreta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q945376 | Inglês, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Qual a grafia correta do número ordinal 59th? ✂️ a) Five-nine ✂️ b) Fifty-ninth. ✂️ c) Fiftieth-nineth. ✂️ d) Fifty-nine. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q945377 | Inglês, Inglês, UEMG, UEMG, 2025“One of the most interesting things to see in Brazil is the place where two rivers meet but do not mix. They are the “White” Solimões River and the “black” Negro River. They flow next to each other for six kilometers (3.7 miles) in the Amazonas State, but the colors of the water don’t mix because of different temperatures and speed – The Solimões River is faster and cooler than the Negro River. After several kilometers, the two rivers become part of the lower Amazon River” Fonte: https://www.liveworksheets.com › download-pdf. De acordo com o texto: ✂️ a) Os rios se encontram 6 quilômetros após a nascente. ✂️ b) Os rios não se misturam por terem nascentes diferentes. ✂️ c) O Rio Negro flui mais lentamente que o Solimões. ✂️ d) Ambos deságuam na Colômbia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q945379 | Física, Temperatura e Escalas Termométricas, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Em um laboratório de física, um pesquisador desenvolve uma nova escala termométrica, chamada de escala X. Nessa escala, o ponto de fusão do gelo, (0°C), corresponde a 50 graus e o ponto de ebulição da água, (100°C), corresponde a 120 graus. Com base nesses dados, é possível determinar a temperatura de 30°C na escala X, que será de: ✂️ a) 71 graus. ✂️ b) 83 graus. ✂️ c) 60 graus. ✂️ d) 95 graus. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q945380 | Física, Oscilação e Ondas, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Durante um terremoto, um sismógrafo instalado em uma cidade registra duas ondas sísmicas: a onda P, (primária) e a onda S, (secundária). Sabendo-se que a onda P é mais rápida que a onda S e percorre uma distância de 300 km até o sismógrafo, em 20 segundos, enquanto a onda S leva 30 segundos para percorrer a mesma distância. Com base nessas informações, calcule a variação de velocidade entre a onda P e a S. ✂️ a) A onda P é 1,5 vezes mais rápida que a S. ✂️ b) A onda P é 1,25 vezes mais rápida que a S. ✂️ c) A onda P é 2,5 vezes mais rápida que a S. ✂️ d) A onda P é 1,75 vezes mais rápida que a S. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q945381 | Física, Eletricidade, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Durante uma tempestade, ocorrem na atmosfera fenômenos elétricos impressionantes. Raios, relâmpagos e trovões representam manifestações de processos eletrostáticos naturais. As nuvens de tempestade acumulam carga elétrica devido ao movimento das partículas de água e gelo em seu interior. Quando a diferença de potencial entre uma nuvem e o solo, ou entre duas nuvens, atinge um nível crítico, acontece uma descarga elétrica: o raio. O som que se ouve, chamado trovão, é gerado pelo rápido aquecimento do ar durante o percurso do raio, fazendo com que ele se expanda de maneira violenta. Julgando-se os conceitos de eletrização e fenômenos elétricos na atmosfera, marque a alternativa correta. ✂️ a) O relâmpago é um fenômeno óptico que se produz pela movimentação de cargas elétricas na atmosfera, não estando ligado ao raio. ✂️ b) O trovão resulta, diretamente, da eletrização de objetos na superfície terrestre, ocorrendo antes da descarga elétrica. ✂️ c) A eletrização por atrito nas nuvens é um dos principais fatores que leva à formação das cargas elétricas, que geram os raios. ✂️ d) Durante uma tempestade, o solo se torna eletricamente neutro, o que permite que a descarga elétrica, ocorra entre as nuvens e o solo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q945382 | Física, Resistores e Potência Elétrica, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Uma residência utiliza um sistema de energia solar fotovoltaica, composto por um conjunto de 10 placas solares ligadas em série, cada uma com potência nominal de 300 W. O sistema possui também um inversor que transforma a energia contínua, (DC), gerada pelas placas em energia alternada, (AC), com uma eficiência de 95%. Sabendo-se que a potência de entrada do inversor corresponde à energia contínua fornecida pelas placas e considerando-se as perdas de eficiência do inversor, calcule a potência real gerada pelas placas solares. ✂️ a) 3 KW. ✂️ b) 2,85 KW. ✂️ c) 2,75KW. ✂️ d) 1,5 KW. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q945383 | Química, Teoria Atômica Modelo atômico de Dalton, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Os modelos atômicos propostos ao longo da História refletem o avanço do conhecimento sobre a estrutura da matéria, desde a ideia inicial de átomos indivisíveis proposto por Dalton, até os modelos mais complexos descritos pela Mecânica Quântica. Entre essas contribuições, destacam-se os modelos de Rutherford e Bohr, que revolucionaram a forma como entendemos o átomo. Rutherford propôs o núcleo atômico denso e positivo, enquanto Bohr introduziu conceitos inovadores relacionados aos níveis de energia. Com base nos avanços apresentados por esses dois modelos, assinale a alternativa que, corretamente, diferencia as principais características entre as propostas de Rutherford e Bohr. ✂️ a) O modelo de Rutherford propõe que os elétrons giram em órbitas circulares ao redor do núcleo em níveis de energia específicos, enquanto o de Bohr considera que os elétrons estão distribuídos, aleatoriamente, em torno do núcleo. ✂️ b) No modelo de Rutherford, os elétrons não possuem níveis de energia definidos, enquanto no de Bohr, os elétrons orbitam o núcleo em trajetórias específicas com energias quantizadas. ✂️ c) O modelo de Rutherford considera que o núcleo é composto por prótons e nêutrons, enquanto o de Bohr descreve o núcleo como formado, exclusivamente, por prótons. ✂️ d) O modelo de Rutherford já previa que os elétrons absorvem ou emitem energia ao saltar entre os níveis, enquanto Bohr abandonou essa ideia em favor de órbitas fixas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
17Q945384 | Química, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Verifique os seguintes compostos: 1- CH₃-CH₂-CH₂-OH 2- C₆H₅-CH₃ 3- CH3-COOH 4- CH₃-CH2-NH2 Com base nos grupos funcionais presentes e na nomenclatura IUPAC, assinale a alternativa que apresente, corretamente, o grupo funcional e o nome sistemático de cada composto. ✂️ a) 1- Álcool, 2- Ácido carboxílico, 3- Amida, 4- Amina. ✂️ b) 1- Álcool, 2- Hidrocarboneto aromático, 3- Ácido carboxílico, 4- Amina. ✂️ c) 1- Álcool, 2- Aldeído, 3- Ácido carboxílico, 4 - Éter. ✂️ d) 1- Álcool, 2- Hidrocarboneto aromático, 3- Cetona, 4- Amida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
18Q945385 | Química, Grandezas massa, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Observe os elementos químicos: oxigênio (Z=8), sódio (Z=11), cloro (Z=17). As configurações eletrônicas desses elementos podem ser utilizadas para determinar o número de elétrons de valência, que são responsáveis pelas propriedades químicas dos átomos. Com base nessas informações, marque a alternativa correta. ✂️ a) O oxigênio possui 8 elétrons de valência, pois sua configuração eletrônica completa 1s2 2s2 2p4 ✂️ b) O sódio possui 2 elétrons de valência, localizado na subcamada 3s, de acordo com sua configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s1 ✂️ c) O cloro possui 7 elétrons de valência, sendo 5 na subcamada 3p e 2 na subcamada 3s, com a configuração 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 ✂️ d) Tanto o sódio quanto o cloro possuem a mesma quantidade de elétrons de valência, pois ambos pertencem ao terceiro período da tabela periódica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
19Q945386 | Química, Cadeias Carbonicas e Atomo do Carbono, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Analise a estrutura da molécula e escolha a alternativa que, corretamente, classifique sua cadeia carbônica principal. CH3-CH2-CH=CH-CH3 ✂️ a) Cadeia homogênea, insaturada, aberta e ramificada. ✂️ b) Cadeia heterogênea, saturada, aberta e linear. ✂️ c) Cadeia homogênea, insaturada, aberta e linear. ✂️ d) Cadeia heterogênea, insaturada, fechada e ramificada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
20Q945388 | Química, Sistemas Homogêneos Solubilidade dos Sais, Inglês, UEMG, UEMG, 2025Em uma experiência no laboratório de química, um aluno está dissolvendo açúcar, (CH6H12O6) em água. A quantidade máxima de açúcar que pode ser dissolvida depende da temperatura da água e da quantidade de solvente presente. Quando a solução atinge o ponto de saturação, qualquer açúcar adicional não se dissolve mais e fica visível no fundo do recipiente. Com base nesses conceitos, assinale a alternativa certa. ✂️ a) A solubilidade do açúcar em água é maior a temperaturas mais baixas, pois a solubilidade de sólidos diminui com o aumento da temperatura. ✂️ b) Uma solução saturada de açúcar contém a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida, sem que ele se acumule no fundo do recipiente. ✂️ c) Soluções insaturadas sempre contêm uma quantidade de soluto maior que soluções saturadas, independentemente da temperatura. ✂️ d) A solubilidade de substâncias sólidas em líquidos, não é afetada pela quantidade de solvente presente na solução. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro