Questões de Concursos UEMG

Resolva questões de UEMG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q683707 | Física, Dinâmica, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Durante uma partida de futebol, um jogador chuta uma bola de massa 450 g, que estava inicialmente em repouso. O chute faz com que a bola alcance uma velocidade de 20 m/s, em um intervalo de tempo de 0,05 segundos. Nessas condições, qual foi o impulso aplicado pelo jogador na bola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q683716 | Química, Grandezas massa, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Em uma reação de decomposição do clorato de potássio, (KClO3) aquecido, a equaçãoquímica é representada da seguinte forma: 2KClO3(s) → 2KCl(s) + 3O2(g)
Considerando-se a Lei da Conservação da Massa e o processo envolvido, aponte a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q945369 | Português, Interpretação de Textos, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

"A adoção de energias renováveis tem sido defendida como uma das principais soluções para reduzir o impacto ambiental. Essa abordagem visa diminuir as emissões de gases poluentes." Fonte: OLIVEIRA, Aline, 2024.
De acordo com o trecho, a alternativa que melhor desenvolve a progressão textual é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q945370 | Português, Interpretação de Textos, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Leia o trecho do artigo e marque a opção que melhor identifica a estratégia argumentativa utilizada.
“No início do mês, o Banco Mundial publicou um estudo que estima as perdas esperadas de aprendizagem dos estudantes brasileiros por conta da pandemia. Os resultados indicam que, apesar de todos os esforços de ensino remoto, as perdas são enormes: antes da pandemia, 50% dos estudantes possuíam um nível de proficiência abaixo do mínimo; após 13 meses de escolas fechadas, esse índice poderá chegar a 71%.”
Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/124506-artigo-import%C3%A2ncia-de-indicadores-de-educa%C3%A7%C3%A3o-para-medir-os-impactos-da-pandemia. Acesso em: 04 de dez. 2024.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q945371 | Literatura, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Leia o trecho do poema "Tabacaria", de Álvaro de Campos, (heterônimo de Fernando Pessoa) e indique a alternativa que possui intertextualidade temática mais evidente com o trecho apresentado.
"Fiz de mim o que não soube, E o que podia fazer de mim não o fiz. O dominó que vesti era errado. Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me. Quando quis tirar a máscara, Estava pegada à cara."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q945372 | Literatura, Escolas Literárias, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Leia o trecho de "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto e marque a alternativa que represente como este trecho reflete os procedimentos estéticos e o contexto histórico do Modernismo, no século XX.
"Somos muitos Severinos, iguais em tudo na vida: na mesma cabeça grande que a custo se equilibra, no mesmo ventre crescido sobre as mesmas pernas finas."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q945373 | Inglês, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

O que a pessoa quer dizer com: “I’ve got heartburn”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q945374 | Inglês, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Qual é o início correto da seguinte frase?
..............................I will finally be able to buy that huge house we saw during our last trip to Canada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q945375 | Inglês, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Leia com atenção as frases e marque a alternativa verdadeira.
I- Don’t worry! Nobody understands nothing she says! II- Wait a minute, Doroty. There’s someone at the door. III- No one says “Hi, mom” anymore. IV- There isn’t anyone here to help you.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q945376 | Inglês, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Qual a grafia correta do número ordinal 59th?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q945377 | Inglês, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

“One of the most interesting things to see in Brazil is the place where two rivers meet but do not mix. They are the “White” Solimões River and the “black” Negro River. They flow next to each other for six kilometers (3.7 miles) in the Amazonas State, but the colors of the water don’t mix because of different temperatures and speed – The Solimões River is faster and cooler than the Negro River. After several kilometers, the two rivers become part of the lower Amazon River”
Fonte: https://www.liveworksheets.com › download-pdf.
De acordo com o texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q945379 | Física, Temperatura e Escalas Termométricas, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Em um laboratório de física, um pesquisador desenvolve uma nova escala termométrica, chamada de escala X. Nessa escala, o ponto de fusão do gelo, (0°C), corresponde a 50 graus e o ponto de ebulição da água, (100°C), corresponde a 120 graus. Com base nesses dados, é possível determinar a temperatura de 30°C na escala X, que será de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q945380 | Física, Oscilação e Ondas, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Durante um terremoto, um sismógrafo instalado em uma cidade registra duas ondas sísmicas: a onda P, (primária) e a onda S, (secundária). Sabendo-se que a onda P é mais rápida que a onda S e percorre uma distância de 300 km até o sismógrafo, em 20 segundos, enquanto a onda S leva 30 segundos para percorrer a mesma distância. Com base nessas informações, calcule a variação de velocidade entre a onda P e a S.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q945381 | Física, Eletricidade, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Durante uma tempestade, ocorrem na atmosfera fenômenos elétricos impressionantes. Raios, relâmpagos e trovões representam manifestações de processos eletrostáticos naturais. As nuvens de tempestade acumulam carga elétrica devido ao movimento das partículas de água e gelo em seu interior. Quando a diferença de potencial entre uma nuvem e o solo, ou entre duas nuvens, atinge um nível crítico, acontece uma descarga elétrica: o raio. O som que se ouve, chamado trovão, é gerado pelo rápido aquecimento do ar durante o percurso do raio, fazendo com que ele se expanda de maneira violenta. Julgando-se os conceitos de eletrização e fenômenos elétricos na atmosfera, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q945382 | Física, Resistores e Potência Elétrica, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Uma residência utiliza um sistema de energia solar fotovoltaica, composto por um conjunto de 10 placas solares ligadas em série, cada uma com potência nominal de 300 W. O sistema possui também um inversor que transforma a energia contínua, (DC), gerada pelas placas em energia alternada, (AC), com uma eficiência de 95%. Sabendo-se que a potência de entrada do inversor corresponde à energia contínua fornecida pelas placas e considerando-se as perdas de eficiência do inversor, calcule a potência real gerada pelas placas solares.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q945383 | Química, Teoria Atômica Modelo atômico de Dalton, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Os modelos atômicos propostos ao longo da História refletem o avanço do conhecimento sobre a estrutura da matéria, desde a ideia inicial de átomos indivisíveis proposto por Dalton, até os modelos mais complexos descritos pela Mecânica Quântica. Entre essas contribuições, destacam-se os modelos de Rutherford e Bohr, que revolucionaram a forma como entendemos o átomo. Rutherford propôs o núcleo atômico denso e positivo, enquanto Bohr introduziu conceitos inovadores relacionados aos níveis de energia. Com base nos avanços apresentados por esses dois modelos, assinale a alternativa que, corretamente, diferencia as principais características entre as propostas de Rutherford e Bohr.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q945384 | Química, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Verifique os seguintes compostos:
1- CH₃-CH₂-CH₂-OH 2- C₆H₅-CH₃ 3- CH3-COOH 4- CH₃-CH2-NH2
Com base nos grupos funcionais presentes e na nomenclatura IUPAC, assinale a alternativa que apresente, corretamente, o grupo funcional e o nome sistemático de cada composto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q945385 | Química, Grandezas massa, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Observe os elementos químicos: oxigênio (Z=8), sódio (Z=11), cloro (Z=17). As configurações eletrônicas desses elementos podem ser utilizadas para determinar o número de elétrons de valência, que são responsáveis pelas propriedades químicas dos átomos. Com base nessas informações, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q945386 | Química, Cadeias Carbonicas e Atomo do Carbono, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Analise a estrutura da molécula e escolha a alternativa que, corretamente, classifique sua cadeia carbônica principal.
CH3-CH2-CH=CH-CH3
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q945388 | Química, Sistemas Homogêneos Solubilidade dos Sais, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Em uma experiência no laboratório de química, um aluno está dissolvendo açúcar, (CH6H12O6) em água. A quantidade máxima de açúcar que pode ser dissolvida depende da temperatura da água e da quantidade de solvente presente. Quando a solução atinge o ponto de saturação, qualquer açúcar adicional não se dissolve mais e fica visível no fundo do recipiente.
Com base nesses conceitos, assinale a alternativa certa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.