Questões de Concursos UEPA

Resolva questões de UEPA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q674615 | Marketing, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Em sentido estrito, marketing significa o mercado atuando. Por isso mesmo, a
principal dificuldade que as empresas e instituições públicas enfrentam na atualidade
é acompanhar as mudanças do mercado, especialmente com a entrada das novas
tecnologias digitais. Deste modo, o marketing digital, quando se trata do
relacionamento com o público, deve se preocupar em
I.atualizar os sistemas de relacionamento com o consumidor ou usuário,usando as
redes sociais e os ambientes digitais.
II. desenvolver campanhas com base na responsabilidade social para as plataformas
de propaganda e publicidade nos ambientes digitais, com o objetivo de posicionar a
marca com relação às questões socioeconômicas.
III. transformar o consumidor em um aliado,considerando o processo de engajamento
social dos clientes, que caracteriza, em boa medida, as ações de participação e
colaboração que caracterizam a cultura do consumo.
IV. ignorar a concorrência, uma vez que a competição nos mercados globais deixou
de ser vertical para ser horizontal; em outras palavras, empresas pequenas não
devem ser consideradas como peças importantes no posicionamento mercadológico.
Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q675268 | Jornalismo, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

A sociedade da informação transformou a comunicação social em um produto de
grande valor não apenas como a narrativa de fatos do cotidiano, mas principalmente
pela possibilidade de influenciar pessoas através de conteúdos nas plataformas
digitais, como Twitter, Facebook, WhatsApp. Mas ao mesmo tempo vive-se um
paradoxo, ou seja, dispõem-se de mais informações, mas acelera-se um processo de
desinformação com a disseminação de fake news. A produção de fake news
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q674146 | Jornalismo, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

A sociedade midiatizada contemporânea aprendeu a lidar com as tecnologias digitais
como um sistema complexo que envolve a dualidade entre informação e
comunicação, como formas interligadas dos processos de mediação do conhecimento
e dos fatos. Neste sentido, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q673772 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

A atividade de criação publicitária busca, entre outros resultados, a produção do
anúncio ou comercial, que reúne,numa peça, a informação sobre o produto, sobre a
empresa e sobre a perspectiva de consumo. Neste sentido, o comercial se constitui
como uma peça publicitária que tem como objetivo
I) informar o consumidor sobre preço do produto,buscando influenciá-lo na hora da
compra, pois este é o único fator que produz efeito objetivo na decisão.
II) informar e atrair o consumidor de forma persuasiva para influenciá-lo na sua
decisão de compra, motivo principal da criação do anúncio.
III) influenciarpelo valor estético, uma vez que o consumidor orienta a sua compra
exclusivamente pela beleza do anúncio e pela retórica usada para apresentar o
produto.
IV) orientar o consumidor no sentido da sua decisão de compra, trazendo, por isso
mesmo, informações precisas sobre o produto ou serviço,aliadas a uma forma
estética que possa influenciar o consumidor na sua decisão final.
Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q674000 | Pedagogia, Técnico de Nível Superior Administração, UEPA, FADESP, 2020

Sobre histórico escolar, é correto afirmar que é o documento que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q673045 | Pedagogia, Técnico de Nível Superior Administração, UEPA, FADESP, 2020

O documento produzido sem rasura, ao término do período letivo, contendo obrigatoriamente: nome da instituição, dia, mês e ano da conclusão da série ou etapa; forma de organização do ensino (série, ciclo, turma e turno); níveis e modalidades; nome dos alunos por extenso, organizados em ordem alfabética, exatamente igual ao registrado no diário de classe que por sua vez deve estar conforme a certidão de nascimento ou casamento; rol de disciplinas; resultado final (aprovados, reprovados, afastados por transferência e abandono) com assinaturas do diretor e do secretário escolar, recebe o nome de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q675483 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Nas relações da empresa com seus colaboradores, entende-se que os
canais e as estratégias de comunicação interna
I. tratam de todo processo de informação e comunicação preparado pela
imprensa para ser divulgado por empresas como formas exclusivas de
divulgação de suas marcas e com o objetivo de motivação para a
produtividade.
II. referem-se à circulação de informações de forma vertical, ou seja, da
direção para os níveis subordinados; e horizontal, isto é, entre os
empregados de mesmo nível de subordinação.
III. têm várias funções importantes, no sentido de fazer circular as
informações novas, entre elas, promover o debate e a interação entre os
vários segmentos da organização e, sobretudo, capacitar os funcionários
para os novos desafios gerenciais e de produtividade.
IV. têm por objetivo a motivação nos processos de interação, de trocas e de
relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição.
Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q676369 | Matemática, Técnico de Nível Superior Administração, UEPA, FADESP, 2020

Se 3 torneiras, com a mesma vazão e totalmente abertas ao mesmo tempo, esvaziam uma caixa d’água, inicialmente cheia, em 5 horas e meia, então é verdade que apenas duas delas, nas mesmas condições, esvaziam a mesma caixa, inicialmente cheia, em um tempo de 8 horas e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q673332 | Marketing, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

O marketing digital pressupõe o uso de tecnologias da informação e processos de
comunicação que potencializem a relação da empresa com os seus consumidores. O
uso dessas tecnologias e processos provocou mudanças importantes nos
instrumentos de marketing.Estas mudanças afetam
I) o perfil do consumidor, que passou a se engajar em causas sociais e ambientais — o que se está chamando de consumo sustentável — necessitando cada vez mais
de ações de inovação como instrumento de marketing.
II) a forma de compra com a oferta nas lojas virtuais, pela internet, que trabalham de
forma constante com estratégias promocionais.
III) o perfil do consumidor, que passou a ter um maior poder pela via da conexão por
meio da participação e comunicação, criando uma relação com o mercado pelas
mídias sociais, dando às pessoas a sensação de pertencimento a determinadas
comunidades.
IV) os planos de marketing e as pesquisas de mercado, que tornaram-se
instrumentos sem efeito, uma vez que as estratégias estão diretamente ligadas ao
consumidor e a suas redes sociais.
Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q711615 | Administração de Recursos Materiais, Agente Administrativo, UEPA, FADESP, 2019

A gestão de materiais envolve um conjunto de atividades ligado estreitamente à área de produção e operações de um grande número de organizações. Neste sentido, o processo produtivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q674179 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Técnico de Nível Superior Ciências Contábeis, UEPA, FADESP, 2020

Doze funcionários de um escritório de contabilidade trabalham 8 horas por dia, durante 25 dias, para atender a um certo número de clientes. Se dois funcionários adoecem e precisam ser afastados por tempo indeterminado, o total de dias que os funcionários restantes levarão para atender ao mesmo número de pessoas, trabalhando 2 horas a mais por dia, no mesmo ritmo de trabalho, será de 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q673764 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

A Comunicação Organizacional tem importância direta sobre as questões da prática
de administração de relacionamentos entre as organizações e o público,
principalmente por constituir-se como um campo de conhecimento teórico e prático
que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q675331 | Matemática, Técnico de Nível Superior Administração, UEPA, FADESP, 2020

A secretária de uma escola realiza, rigorosamente, uma tarefa A, a cada 6 dias trabalhados, e uma tarefa B, a cada 4 dias trabalhados. Sabendo-se que ela trabalha de segunda à sexta-feira, que em uma quinta-feira ela realizou ambas as tarefas, e que durante o mês seguinte a essa quinta-feira não houve interrupção dos dias trabalhados por ela, é correto afirmar que a vez imediatamente posterior em que ela realizou, no mesmo dia, ambas as tarefas foi uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q708116 | Probabilidade e Estatística, Agente Administrativo, UEPA, FADESP, 2019

Em estatística, há as chamadas medidas de posição ou de tendência central, que constituem uma forma mais sintética de apresentar os resultados contidos em um conjunto de dados observados. As medidas de posição mais empregadas são a média, a mediana e a moda, sendo a primeira a mais usada das três. Pode-se dizer que a média
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q46139 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA, 2017

Sobre a classificação de fraturas é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q46127 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA, 2017

Sempre que a integridade da pele é interrompida, como em uma cirurgia, microorganismos podem ter acesso a tecidos internos. Sendo assim, a antissepsia e a assepsia cirúrgica são fundamentais. Baseado nisso assinale a afirmativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q676201 | Português, Técnico de Nível Superior Administração, UEPA, FADESP, 2020

Texto associado.
A inveja

    Todo mundo conhece os sete pecados capitais e, por séculos, muita gente viveu sob o pêndulo da censura e da condenação moral por eventual cometimento de um desses pecados. Hoje em dia, quase ninguém mais dá tanta importância a eles, que mais parecem uma herança esquecida no passado medieval. Mas, ainda assim, um dos sete pecados encontra-se presente em quase todos nós; em uns mais, em outros menos: a inveja.
    Melanie Klein, uma das figuras centrais da história da psicanálise, realizou estudos sobre esse assunto e concluiu que a inveja é um sentimento negativo que o ser humano começa a desenvolver desde os primeiros tempos da infância e que, como regra geral, acompanha a pessoa por toda a vida. Ninguém gosta de admitir, mas todos nós, em algum momento, sentimos inveja de alguém, por uma razão ou outra. Segundo os especialistas, isso é natural.
    O problema são aquelas pessoas que, de tão invejosas, acabam por ficar cegas para as suas próprias potencialidades. São pessoas que dedicam a sua existência a admirar e desejar intensamente tudo o que pertence aos outros. Como não conseguem tomar para si as coisas ou qualidades dos outros, passam a desejar a destruição daquilo que tanto admiram. Daí a negatividade da inveja.
    Entre os inúmeros ditados que falam sobre a inveja, há um bem interessante: “Não grite a sua felicidade, pois a inveja tem sono leve”.
(João Francisco Neto. Diário da Região, 19.10.2019. Adaptado)

A alternativa em que a expressão entre colchetes substitui o trecho destacado segundo a norma padrão de emprego e colocação de pronomes é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q46126 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA, 2017

Sobre afecções do sistema urinário de cães e gatos é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q675204 | Matemática, Técnico de Nível Superior Administração, UEPA, FADESP, 2020

De um terreno no formato de triângulo retângulo, sabe-se que o maior e o menor lados medem 25 metros e 15 metros, respectivamente. A medida do terceiro lado desse terreno é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q675016 | Português, Técnico de Nível Superior Administração, UEPA, FADESP, 2020

Está de acordo com a norma-padrão de concordância nominal e verbal a alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.