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Sobre os preceitos da fidelidade e da imparcialidade abordados pela autora, é correto afirmar, respectivamente, que: ✂️ a) o intérprete deve conhecer bem ambas as línguas envolvidas no processo de sinalização e usar a estrutura gramatical própria de cada uma; o intérprete não deverá emitir opiniões ou comentários sobre o que ele próprio esteja interpretando, ao menos que seja interpelado. ✂️ b) o intérprete deve providenciar adaptações necessárias ao espaço de sinalização para melhor percepção visual do seu cliente surdo; o intérprete deve ser discreto em sua forma de atuar e deve evitar usar adereços que distraem e podem dificultar o entendimento da sinalização. ✂️ c) o intérprete poderá emitir opiniões ou comentários sobre o tema abordado na interpretação quando for solicitado pelo seu contratante, pois está sendo pago por ele; o intérprete deve ter postura quanto ao local de atuação, não sentar na mesa ou escorar-se em parede. ✂️ d) o intérprete precisa fazer anotações sobre as interpretações para o seu cliente surdo para que este não perca nenhuma informação dada; o intérprete nunca deve emitir opiniões ou comentários sobre um serviço de interpretação em curso, mesmo quando solicitado, ele deve se abster. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q1014291 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Sobre a modalidade de interpretação conhecida como sight translation, é correto afirmar que: ✂️ a) trata-se da interpretação de um longo trecho de fala, ou de segmentos do discurso, no qual, após a conclusão do trecho, o intérprete toma a palavra e repete o discurso na língua-alvo. ✂️ b) o intérprete utiliza-se de programas de computadores sofisticados, ou não, para a realização de interpretações entre línguas. ✂️ c) o intérprete lê um texto silenciosamente em uma língua-alvo e em seguida o traduz para uma língua de chegada. ✂️ d) nessa modalidade, o intérprete se posiciona ao lado do palestrante e a cada uma ou duas frases curtas produzidas pelo palestrante, ele faz a tradução para o público. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q1014292 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Com relação ao intérprete educacional de Libras na Educação Infantil e Fundamental I, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmações abaixo: (__) A atuação do intérprete é muito complexa, pois ele precisa se desdobrar atuando mais na construção da língua e de conceitos do que propriamente como intérprete. (__) A atividade do intérprete na escola deve ser, tão somente, mediar as relações dialógicas entre aluno surdo/professor, aluno ouvinte/aluno surdo. (__) O intérprete educacional é um auxiliar do professor nas atividades de sala de aula, ficando responsável pelas correções desenvolvidas pelos alunos. (__) A figura do professor-intérprete surgiu a partir da necessidade da presença do profissional intérprete no ensino fundamental, então professores que sabiam Libras passaram a assumir esse papel. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ✂️ a) V, F, V, F. ✂️ b) F, V, F, V. ✂️ c) V, F, F, V. ✂️ d) F, V, V, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q1014293 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Sobre a história da Interpretação, é correto afirmar que: ✂️ a) a primeira atuação de intérpretes, realizando a interpretação consecutiva, foi nos Julgamentos de Nuremberg, no qual os alemães nazistas foram julgados. ✂️ b) a profissão do intérprete, desempenhada por profissionais a ela dedicados exclusivamente e recebendo honorários específicos para a sua execução, é característica do século XX. ✂️ c) o primeiro curso de formação para profissionais intérpretes foi realizado na sede da Liga da Nações, em Genebra, na Suíça, logo após a Primeira Guerra Mundial. ✂️ d) no Brasil, a interpretação de conferências como profissão, em sua modalidade simultânea, se consolidou em 1971, a partir da criação da Associação Profissional de Intérpretes de Conferências (APIC). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q1014294 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Sobre o processo de formação do tradutor e intérprete de Libras, é CORRETO afirmar: I. A Lei Federal nº 12.319/10, em consonância com as Associações Estaduais de Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guias-Intérpretes de Língua de Sinais (APILs), estabelece a criação de sindicatos de tradutores e intérpretes de língua de sinais para a regulamentação da profissão. II. Os primeiros cursos de formação específica no Brasil começaram a surgir em 2004/2005 por iniciativa de algumas universidades. No entanto, na década de 1990, a FENEIS foi a primeira instituição no Brasil a oferecer os primeiros cursos de formação de profissionais intérpretes. III. Com a lei 10.436/2002 e o seu decreto 5626/2005, os tradutores e intérpretes de línguas de sinais ficam desobrigados a terem formação profissional em nível superior e/ou em nível técnico, sendo obrigados a terem concluído o Ensino Médio para atuar na área. IV. De acordo com o decreto 5626/2005, a formação do tradutor e intérprete de Libras – Língua Portuguesa pode efetivar-se por meio de curso superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras – Língua Portuguesa. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) Apenas I e II estão corretas. ✂️ b) Apenas III e IV estão corretas. ✂️ c) Apenas I e III estão corretas. ✂️ d) Apenas II e IV estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q1014295 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Sobre competência tradutória, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) a competência tradutória é uma habilidade inata, um conhecimento especializado que consiste em um sistema subjacente de conhecimentos declarativos e operacionais. ✂️ b) a competência tradutória é diferente da competência bilíngue e é composta por diversos componentes linguísticos e extralinguísticos. ✂️ c) competência tradutória é o mesmo que competência bilíngue e é composta por diversos componentes linguísticos e extralinguísticos. ✂️ d) a competência tradutória é complementar à competência bilíngue, pois, para ser tradutor, é necessário o conhecimento de duas línguas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q1014296 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Sobre a tradução e interpretação de Libras em produções audiovisuais televisivas, é correto afirmar que: ✂️ a) não existem procedimentos regulatórios para a execução, para a qualidade da apresentação dos textos (vídeos) em Libras e para a garantia da acessibilidade das pessoas surdas que fazem uso deste recurso. ✂️ b) a Norma Brasileira (NBR) 15.2901 aprovada e publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta orientações sobre atuação do tradutor e do intérprete de Libras e do uso da “janela de Libras”. ✂️ c) a FEBRAPILS elaborou regras para a utilização de “janela de Libras” na veiculação de propagandas eleitorais e em materiais audiovisuais televisivos ou virtuais, porém apoia de forma irrestrita a utilização de “janelas” de tradução independente do formato. ✂️ d) a criação e o uso de representações digitais de tradutores e intérpretes de Libras em aplicativos eletrônicos baseiam-se em muitas pesquisas científicas e atendem, plenamente, às necessidades da comunidade surda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q1014297 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Barbosa (2004), em seu livro “Procedimentos técnicos da tradução: uma nova proposta”, discute sobre técnicas de tradução. Marque a alternativa que apresenta a ‘técnica de tradução’ na qual se mantém uma fidelidade semântica estrita, adequando, porém, a morfossintaxe às normas gramaticais da língua de chegada. ✂️ a) Decalque. ✂️ b) Tradução palavra por palavra. ✂️ c) Tradução Literal. ✂️ d) Equivalência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q1014298 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Hurtado (2001) considera 14 principais modalidades de tradução, dentre elas está a Interpretação de Ligação (liaison interpreting). Sobre essa modalidade, é correto afirmar que: ✂️ a) é a tradução oral não espontânea e posterior a um texto oral com tomadas de notas simultâneas durante o desenvolvimento de um texto fonte. ✂️ b) é a tradução de produtos informáticos que incluem de forma integrada texto escrito, vídeo e áudio ✂️ c) é a tradução audiovisual, utilizada especialmente em documentários, na qual uma tradução oral é superposta ao texto oral origin ✂️ d) é a tradução oral, preferencialmente bidirecional, de conversas políticas, de conversas de negócios, dentre outras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q1014299 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Stokoe (1960) foi o primeiro pesquisador a defender, do ponto de vista da Linguística, que as línguas de sinais são línguas naturais. Ele evidenciou que essas línguas partilham com as línguas orais princípios estruturais. Sobre a evidência de princípios fonológicos nas línguas de sinais, é correto afirmar que: ✂️ a) estudos fonético-fonológicos sobre a Língua de Sinais Americana (ASL) demonstraram que os itens lexicais dessa língua se constituem de unidades homogêneas (parâmetros). ✂️ b) conforme Stokoe, os sinais, semelhantemente às palavras das línguas faladas, são decomponíveis em unidades menores, ou aspectos, de três tipos, a saber, configuração de mão, localização e movimento. ✂️ c) Stokoe demonstrou que, assim como a classe das consoantes e das vogais nas línguas orais, as unidades sublexicais que propôs se constituem de um número infinito de possíveis especificações. ✂️ d) Stokoe demonstrou o valor distintivo das unidades sublexicais por meio do parâmetro movimento, ou seja, sinais da ASL que se opõem lexicalmente com base em uma única diferença de movimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q1014300 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Especificamente, os estudos linguísticos das línguas de sinais costumam dar mais ênfase à iconicidade em detrimento da noção de arbitrariedade e, não raro, opondo-a a esta. Sobre iconicidade e arbitrariedade nas línguas de sinais, é correto afirmar que: ✂️ a) se considerarmos a expressão facial que é feita em "TRISTE" (configuração de mão em “Y”, localizada abaixo do queixo) sinalizada na Libras, teremos então um traço que poderia ser levado em conta para confirmar a iconicidade do sinal "triste" na Libras. ✂️ b) diferentemente da arbitrariedade, a iconicidade nas línguas de sinais pode ser considerada uma característica informal da língua, não sendo regida pela arbitrariedade e os demais princípios linguísticos. ✂️ c) os sinais tidos como "icônicos" tão somente, também, assim como as onomatopeias, são bem numerosos nas línguas de sinais e são uma imitação nada convencional de certos gestos. ✂️ d) o fato de o sinal para "ÁRVORE" em Libras ter alguma coisa em comum com o sinal para a mesma palavra na Língua de Sinais Chinesa marca que as línguas de sinais têm um caráter motivado e não arbitrário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q1014301 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019A estrutura morfológica das línguas de sinais compreende sequencialidade e simultaneidade. Marque a alternativa CORRETA sobre as principais diferenças entre morfologia simultânea e morfologia sequencial nas línguas de sinais, conforme Quadros (2019). ✂️ a) Na morfologia simultânea, os morfemas se sobrepõem uns aos outros numa sequencialidade. Na morfologia sequencial, os morfemas são concatenados. ✂️ b) Na morfologia sequencial, as construções morfológicas são produtivamente ilimitadas. Na morfologia simultânea, as construções morfológicas marcam uma instabilidade entre os sinalizantes. ✂️ c) A morfologia sequencial apresenta uma morfologia simples e afixal. Já a morfologia simultânea apresenta uma morfologia complexa e flexional. ✂️ d) A morfologia simultânea é semanticamente menos coerente, enquanto a morfologia sequencial é semanticamente mais coerente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q1014302 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Os aspectos gramaticais são percebidos alternando-se a direção dos movimentos, o ritmo ou a forma do percurso do sinal. Marque a alternativa CORRETA sobre derivação, flexão e incorporação na Libras. ✂️ a) Conforme Brito (1995) e Quadros (2019), o sinal ENTREGAR é considerado um verbo de flexão em concordância pela concordância do ponto inicial do movimento (objeto) e o ponto final do movimento (sujeito). ✂️ b) A flexão aspectual, conforme Quadros (2019), marca suas desinências de plural por movimentos que são distributivos, repetidos e intensos. ✂️ c) De acordo com Brito (2010), o verbo VIAJAR em “ele viajou” apresenta uma incorporação interativa do movimento. ✂️ d) Os classificadores não apresentam incorporação morfológica, uma vez que apresentam motivação icônica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q1014303 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Considerando a ordem das palavras, o estudo de Quadros (2004) identificou várias ordenações possíveis, além da ordem básica. Sobre a ordem sintática nas línguas de sinais, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) Geenberg (1966) considerou que apenas a ordem objeto (o), sujeito (s) e verbo (v) é possível e a única usual nas línguas de sinais. ✂️ b) em MULHER HOMEM ENCONTRAR+++, temos a ordem SOV, em virtude de o verbo ENCONTRAR só ocorrer em sentenças SOV. ✂️ c) para Quadros (2019), quando há uma marcação morfossintática adicional, há uma tendência na estrutura da Libras em manter a ordem SVO. ✂️ d) Liddel (1980) constatou que somente estruturas SVO poderiam ser transformadas em interrogativas sim/não. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q1014304 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Sobre as relações sintático-semânticas estudadas por Felipe (1998) na Libras, é correto afirmar que: ✂️ a) em sentenças em português como: O homem amontoou jornais no caminhão/ O homem amontoou o caminhão com jornais, na LIBRAS, esta alternância sem modificar o conteúdo semântico, pode se dar através de classificadores acrescidos à raiz verbal. ✂️ b) em: HOMEM ESTÁ MUIT@ DOENTE NÃO PODER TRABALHAR, na Libras, os verbos copulativos "ser" e "estar", em geral, são usados, ficando na estrutura de superfície. ✂️ c) em MARIA JOÃO CORTAR-COM FACA BRAÇO (Maria cortou o braço de João com a faca), na Libras, CORTAR não apresenta concordância de locativo, e sim de movimento em relação à parte específica do corpo que está sendo referida. ✂️ d) a representação semântica dos verbos da LIBRAS, devido à iconicidade de sua estrutura fonológica, mostra uma transparência do componente fonológico em relação ao semântico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q1014305 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Marque a alternativa correta sobre os sinais manuais e não-manuais. ✂️ a) De acordo com Wilbur (2000), a porção inferior da face é usada para dar informações adjetivas e adverbiais. ✂️ b) Liddel (1978) assevera que essa parte superior da face e a cabeça detêm uma expressão não-manual para as orações neutras. ✂️ c) Liddel (1978) afirma que as expressões não-manuais não desempenham papéis gramaticais, somente discursivos, na formação das orações. ✂️ d) Para Amaral, Coutinho e Martins (1994), os processos não-manuais não marcam alteração de sentido em um verbo e, por isso, são considerados fonemas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 17Q1014306 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Tradicionalmente, os pronomes têm sido concebidos como substitutos, mas sua função básica é a função indexical ou dêitica, antes e, sobretudo, em termos de localização espaço-temporal no contexto do enunciado. Sobre a função pronominal na Libras, marque a alternativa correta. ✂️ a) Pronomes pessoais em Libras possuem o caráter dêixis, mas não index, uma vez que, morfologicamente, a referência na Libras não é acrescida de nenhuma desinência. ✂️ b) Os itens pronominais na Libras não parecem ser prototípicos, visto que não são basicamente elementos dêiticos. ✂️ c) Semelhante ao inglês, os pronomes de primeira, segunda e terceiras pessoas na Libras são dêixis puras, pois vinculam informações adicionais, como o gênero. ✂️ d) Os termos ‘dêixis’ e ‘index’ originam-se da noção de referência gestual, ou seja, na identificação do referente através de algum gesto corporal da parte do enunciador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 18Q1015941 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Sobre o Congresso de Milão, é CORRETO afirmar. ✂️ a) A França, por ter uma tradição Gestualista, foi o único país a rejeitar a proposta de oralização dos surdos durante o Congresso de Milão. ✂️ b) O Congresso de Milão coincide temporalmente com a criação das primeiras escolas para surdos. Dentre elas, o instituto de Surdos Mudos de Paris, na França. ✂️ c) Portugal foi um dos países que participaram ativamente do Congresso de Milão e votou favorável ao Oralismo, pois acreditava na necessidade de unidade linguística no país. ✂️ d) O Congresso de Milão foi um importante acontecimento que contou com a participação de diversos educadores ouvintes defensores do método oral, dentre eles Alexander Graham Bell. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 19Q1015942 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Sobre Inclusão e Educação de surdos, é CORRETO afirmar. ✂️ a) As primeiras experiências de ensino para surdos, no século XVII, aconteceram em instituições religiosas que recebiam também estudantes com outras deficiências. ✂️ b) A Resolução Nº 001/2009 do Conselho Municipal de Educação de Juazeiro do Norte afirma em seu Artigo 8º que nas turmas em que houver estudantes com deficiência, inclusive surdez, o número de educandos deverá ser reduzido, considerando a seguinte composição: § 1º “O número máximo de estudantes com deficiência, superdotação ou transtorno global do desenvolvimento poderá ser até 04 (quatro) estudantes por turma”. ✂️ c) De acordo com a Declaração de Salamanca (1994), as crianças surdas e surdacegas têm necessidades particulares de comunicação e, portanto, sua educação pode ser mais adequadamente provida em escolas especiais ou em classes especiais. ✂️ d) No documento sobre a Política Nacional da Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, está previsto o Atendimento Educacional Especializado para surdos inseridos na escola regular. Este atendimento deve ser feito apenas em Libras e Português escrito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 20Q1015943 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Sobre o “Ouvintismo” é CORRETO afirmar. ✂️ a) Ouvintismo são práticas de opressão contra o surdo. ✂️ b) Para Strobel (2008), o Ouvintismo impacta a família e a escola, mas não impacta o próprio surdo. ✂️ c) Ouvintismo é um conceito proposto pelo pesquisador Carlos Skliar. ✂️ d) Para Skliar (1997), Ouvintismo é sinônimo de medicalização da surdez. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDFPróximo →
1Q1014290 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Os preceitos éticos da confiabilidade, da fidelidade, da imparcialidade, da discrição e da distância profissional são abordados por Quadros (2004). Sobre os preceitos da fidelidade e da imparcialidade abordados pela autora, é correto afirmar, respectivamente, que: ✂️ a) o intérprete deve conhecer bem ambas as línguas envolvidas no processo de sinalização e usar a estrutura gramatical própria de cada uma; o intérprete não deverá emitir opiniões ou comentários sobre o que ele próprio esteja interpretando, ao menos que seja interpelado. ✂️ b) o intérprete deve providenciar adaptações necessárias ao espaço de sinalização para melhor percepção visual do seu cliente surdo; o intérprete deve ser discreto em sua forma de atuar e deve evitar usar adereços que distraem e podem dificultar o entendimento da sinalização. ✂️ c) o intérprete poderá emitir opiniões ou comentários sobre o tema abordado na interpretação quando for solicitado pelo seu contratante, pois está sendo pago por ele; o intérprete deve ter postura quanto ao local de atuação, não sentar na mesa ou escorar-se em parede. ✂️ d) o intérprete precisa fazer anotações sobre as interpretações para o seu cliente surdo para que este não perca nenhuma informação dada; o intérprete nunca deve emitir opiniões ou comentários sobre um serviço de interpretação em curso, mesmo quando solicitado, ele deve se abster. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q1014291 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Sobre a modalidade de interpretação conhecida como sight translation, é correto afirmar que: ✂️ a) trata-se da interpretação de um longo trecho de fala, ou de segmentos do discurso, no qual, após a conclusão do trecho, o intérprete toma a palavra e repete o discurso na língua-alvo. ✂️ b) o intérprete utiliza-se de programas de computadores sofisticados, ou não, para a realização de interpretações entre línguas. ✂️ c) o intérprete lê um texto silenciosamente em uma língua-alvo e em seguida o traduz para uma língua de chegada. ✂️ d) nessa modalidade, o intérprete se posiciona ao lado do palestrante e a cada uma ou duas frases curtas produzidas pelo palestrante, ele faz a tradução para o público. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q1014292 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Com relação ao intérprete educacional de Libras na Educação Infantil e Fundamental I, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmações abaixo: (__) A atuação do intérprete é muito complexa, pois ele precisa se desdobrar atuando mais na construção da língua e de conceitos do que propriamente como intérprete. (__) A atividade do intérprete na escola deve ser, tão somente, mediar as relações dialógicas entre aluno surdo/professor, aluno ouvinte/aluno surdo. (__) O intérprete educacional é um auxiliar do professor nas atividades de sala de aula, ficando responsável pelas correções desenvolvidas pelos alunos. (__) A figura do professor-intérprete surgiu a partir da necessidade da presença do profissional intérprete no ensino fundamental, então professores que sabiam Libras passaram a assumir esse papel. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ✂️ a) V, F, V, F. ✂️ b) F, V, F, V. ✂️ c) V, F, F, V. ✂️ d) F, V, V, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q1014293 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Sobre a história da Interpretação, é correto afirmar que: ✂️ a) a primeira atuação de intérpretes, realizando a interpretação consecutiva, foi nos Julgamentos de Nuremberg, no qual os alemães nazistas foram julgados. ✂️ b) a profissão do intérprete, desempenhada por profissionais a ela dedicados exclusivamente e recebendo honorários específicos para a sua execução, é característica do século XX. ✂️ c) o primeiro curso de formação para profissionais intérpretes foi realizado na sede da Liga da Nações, em Genebra, na Suíça, logo após a Primeira Guerra Mundial. ✂️ d) no Brasil, a interpretação de conferências como profissão, em sua modalidade simultânea, se consolidou em 1971, a partir da criação da Associação Profissional de Intérpretes de Conferências (APIC). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q1014294 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Sobre o processo de formação do tradutor e intérprete de Libras, é CORRETO afirmar: I. A Lei Federal nº 12.319/10, em consonância com as Associações Estaduais de Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guias-Intérpretes de Língua de Sinais (APILs), estabelece a criação de sindicatos de tradutores e intérpretes de língua de sinais para a regulamentação da profissão. II. Os primeiros cursos de formação específica no Brasil começaram a surgir em 2004/2005 por iniciativa de algumas universidades. No entanto, na década de 1990, a FENEIS foi a primeira instituição no Brasil a oferecer os primeiros cursos de formação de profissionais intérpretes. III. Com a lei 10.436/2002 e o seu decreto 5626/2005, os tradutores e intérpretes de línguas de sinais ficam desobrigados a terem formação profissional em nível superior e/ou em nível técnico, sendo obrigados a terem concluído o Ensino Médio para atuar na área. IV. De acordo com o decreto 5626/2005, a formação do tradutor e intérprete de Libras – Língua Portuguesa pode efetivar-se por meio de curso superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras – Língua Portuguesa. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) Apenas I e II estão corretas. ✂️ b) Apenas III e IV estão corretas. ✂️ c) Apenas I e III estão corretas. ✂️ d) Apenas II e IV estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q1014295 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Sobre competência tradutória, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) a competência tradutória é uma habilidade inata, um conhecimento especializado que consiste em um sistema subjacente de conhecimentos declarativos e operacionais. ✂️ b) a competência tradutória é diferente da competência bilíngue e é composta por diversos componentes linguísticos e extralinguísticos. ✂️ c) competência tradutória é o mesmo que competência bilíngue e é composta por diversos componentes linguísticos e extralinguísticos. ✂️ d) a competência tradutória é complementar à competência bilíngue, pois, para ser tradutor, é necessário o conhecimento de duas línguas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q1014296 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Sobre a tradução e interpretação de Libras em produções audiovisuais televisivas, é correto afirmar que: ✂️ a) não existem procedimentos regulatórios para a execução, para a qualidade da apresentação dos textos (vídeos) em Libras e para a garantia da acessibilidade das pessoas surdas que fazem uso deste recurso. ✂️ b) a Norma Brasileira (NBR) 15.2901 aprovada e publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta orientações sobre atuação do tradutor e do intérprete de Libras e do uso da “janela de Libras”. ✂️ c) a FEBRAPILS elaborou regras para a utilização de “janela de Libras” na veiculação de propagandas eleitorais e em materiais audiovisuais televisivos ou virtuais, porém apoia de forma irrestrita a utilização de “janelas” de tradução independente do formato. ✂️ d) a criação e o uso de representações digitais de tradutores e intérpretes de Libras em aplicativos eletrônicos baseiam-se em muitas pesquisas científicas e atendem, plenamente, às necessidades da comunidade surda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q1014297 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Barbosa (2004), em seu livro “Procedimentos técnicos da tradução: uma nova proposta”, discute sobre técnicas de tradução. Marque a alternativa que apresenta a ‘técnica de tradução’ na qual se mantém uma fidelidade semântica estrita, adequando, porém, a morfossintaxe às normas gramaticais da língua de chegada. ✂️ a) Decalque. ✂️ b) Tradução palavra por palavra. ✂️ c) Tradução Literal. ✂️ d) Equivalência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q1014298 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Hurtado (2001) considera 14 principais modalidades de tradução, dentre elas está a Interpretação de Ligação (liaison interpreting). Sobre essa modalidade, é correto afirmar que: ✂️ a) é a tradução oral não espontânea e posterior a um texto oral com tomadas de notas simultâneas durante o desenvolvimento de um texto fonte. ✂️ b) é a tradução de produtos informáticos que incluem de forma integrada texto escrito, vídeo e áudio ✂️ c) é a tradução audiovisual, utilizada especialmente em documentários, na qual uma tradução oral é superposta ao texto oral origin ✂️ d) é a tradução oral, preferencialmente bidirecional, de conversas políticas, de conversas de negócios, dentre outras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q1014299 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Stokoe (1960) foi o primeiro pesquisador a defender, do ponto de vista da Linguística, que as línguas de sinais são línguas naturais. Ele evidenciou que essas línguas partilham com as línguas orais princípios estruturais. Sobre a evidência de princípios fonológicos nas línguas de sinais, é correto afirmar que: ✂️ a) estudos fonético-fonológicos sobre a Língua de Sinais Americana (ASL) demonstraram que os itens lexicais dessa língua se constituem de unidades homogêneas (parâmetros). ✂️ b) conforme Stokoe, os sinais, semelhantemente às palavras das línguas faladas, são decomponíveis em unidades menores, ou aspectos, de três tipos, a saber, configuração de mão, localização e movimento. ✂️ c) Stokoe demonstrou que, assim como a classe das consoantes e das vogais nas línguas orais, as unidades sublexicais que propôs se constituem de um número infinito de possíveis especificações. ✂️ d) Stokoe demonstrou o valor distintivo das unidades sublexicais por meio do parâmetro movimento, ou seja, sinais da ASL que se opõem lexicalmente com base em uma única diferença de movimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q1014300 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Especificamente, os estudos linguísticos das línguas de sinais costumam dar mais ênfase à iconicidade em detrimento da noção de arbitrariedade e, não raro, opondo-a a esta. Sobre iconicidade e arbitrariedade nas línguas de sinais, é correto afirmar que: ✂️ a) se considerarmos a expressão facial que é feita em "TRISTE" (configuração de mão em “Y”, localizada abaixo do queixo) sinalizada na Libras, teremos então um traço que poderia ser levado em conta para confirmar a iconicidade do sinal "triste" na Libras. ✂️ b) diferentemente da arbitrariedade, a iconicidade nas línguas de sinais pode ser considerada uma característica informal da língua, não sendo regida pela arbitrariedade e os demais princípios linguísticos. ✂️ c) os sinais tidos como "icônicos" tão somente, também, assim como as onomatopeias, são bem numerosos nas línguas de sinais e são uma imitação nada convencional de certos gestos. ✂️ d) o fato de o sinal para "ÁRVORE" em Libras ter alguma coisa em comum com o sinal para a mesma palavra na Língua de Sinais Chinesa marca que as línguas de sinais têm um caráter motivado e não arbitrário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q1014301 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019A estrutura morfológica das línguas de sinais compreende sequencialidade e simultaneidade. Marque a alternativa CORRETA sobre as principais diferenças entre morfologia simultânea e morfologia sequencial nas línguas de sinais, conforme Quadros (2019). ✂️ a) Na morfologia simultânea, os morfemas se sobrepõem uns aos outros numa sequencialidade. Na morfologia sequencial, os morfemas são concatenados. ✂️ b) Na morfologia sequencial, as construções morfológicas são produtivamente ilimitadas. Na morfologia simultânea, as construções morfológicas marcam uma instabilidade entre os sinalizantes. ✂️ c) A morfologia sequencial apresenta uma morfologia simples e afixal. Já a morfologia simultânea apresenta uma morfologia complexa e flexional. ✂️ d) A morfologia simultânea é semanticamente menos coerente, enquanto a morfologia sequencial é semanticamente mais coerente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q1014302 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Os aspectos gramaticais são percebidos alternando-se a direção dos movimentos, o ritmo ou a forma do percurso do sinal. Marque a alternativa CORRETA sobre derivação, flexão e incorporação na Libras. ✂️ a) Conforme Brito (1995) e Quadros (2019), o sinal ENTREGAR é considerado um verbo de flexão em concordância pela concordância do ponto inicial do movimento (objeto) e o ponto final do movimento (sujeito). ✂️ b) A flexão aspectual, conforme Quadros (2019), marca suas desinências de plural por movimentos que são distributivos, repetidos e intensos. ✂️ c) De acordo com Brito (2010), o verbo VIAJAR em “ele viajou” apresenta uma incorporação interativa do movimento. ✂️ d) Os classificadores não apresentam incorporação morfológica, uma vez que apresentam motivação icônica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q1014303 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Considerando a ordem das palavras, o estudo de Quadros (2004) identificou várias ordenações possíveis, além da ordem básica. Sobre a ordem sintática nas línguas de sinais, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) Geenberg (1966) considerou que apenas a ordem objeto (o), sujeito (s) e verbo (v) é possível e a única usual nas línguas de sinais. ✂️ b) em MULHER HOMEM ENCONTRAR+++, temos a ordem SOV, em virtude de o verbo ENCONTRAR só ocorrer em sentenças SOV. ✂️ c) para Quadros (2019), quando há uma marcação morfossintática adicional, há uma tendência na estrutura da Libras em manter a ordem SVO. ✂️ d) Liddel (1980) constatou que somente estruturas SVO poderiam ser transformadas em interrogativas sim/não. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q1014304 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Sobre as relações sintático-semânticas estudadas por Felipe (1998) na Libras, é correto afirmar que: ✂️ a) em sentenças em português como: O homem amontoou jornais no caminhão/ O homem amontoou o caminhão com jornais, na LIBRAS, esta alternância sem modificar o conteúdo semântico, pode se dar através de classificadores acrescidos à raiz verbal. ✂️ b) em: HOMEM ESTÁ MUIT@ DOENTE NÃO PODER TRABALHAR, na Libras, os verbos copulativos "ser" e "estar", em geral, são usados, ficando na estrutura de superfície. ✂️ c) em MARIA JOÃO CORTAR-COM FACA BRAÇO (Maria cortou o braço de João com a faca), na Libras, CORTAR não apresenta concordância de locativo, e sim de movimento em relação à parte específica do corpo que está sendo referida. ✂️ d) a representação semântica dos verbos da LIBRAS, devido à iconicidade de sua estrutura fonológica, mostra uma transparência do componente fonológico em relação ao semântico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q1014305 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Marque a alternativa correta sobre os sinais manuais e não-manuais. ✂️ a) De acordo com Wilbur (2000), a porção inferior da face é usada para dar informações adjetivas e adverbiais. ✂️ b) Liddel (1978) assevera que essa parte superior da face e a cabeça detêm uma expressão não-manual para as orações neutras. ✂️ c) Liddel (1978) afirma que as expressões não-manuais não desempenham papéis gramaticais, somente discursivos, na formação das orações. ✂️ d) Para Amaral, Coutinho e Martins (1994), os processos não-manuais não marcam alteração de sentido em um verbo e, por isso, são considerados fonemas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
17Q1014306 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Tradicionalmente, os pronomes têm sido concebidos como substitutos, mas sua função básica é a função indexical ou dêitica, antes e, sobretudo, em termos de localização espaço-temporal no contexto do enunciado. Sobre a função pronominal na Libras, marque a alternativa correta. ✂️ a) Pronomes pessoais em Libras possuem o caráter dêixis, mas não index, uma vez que, morfologicamente, a referência na Libras não é acrescida de nenhuma desinência. ✂️ b) Os itens pronominais na Libras não parecem ser prototípicos, visto que não são basicamente elementos dêiticos. ✂️ c) Semelhante ao inglês, os pronomes de primeira, segunda e terceiras pessoas na Libras são dêixis puras, pois vinculam informações adicionais, como o gênero. ✂️ d) Os termos ‘dêixis’ e ‘index’ originam-se da noção de referência gestual, ou seja, na identificação do referente através de algum gesto corporal da parte do enunciador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
18Q1015941 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Sobre o Congresso de Milão, é CORRETO afirmar. ✂️ a) A França, por ter uma tradição Gestualista, foi o único país a rejeitar a proposta de oralização dos surdos durante o Congresso de Milão. ✂️ b) O Congresso de Milão coincide temporalmente com a criação das primeiras escolas para surdos. Dentre elas, o instituto de Surdos Mudos de Paris, na França. ✂️ c) Portugal foi um dos países que participaram ativamente do Congresso de Milão e votou favorável ao Oralismo, pois acreditava na necessidade de unidade linguística no país. ✂️ d) O Congresso de Milão foi um importante acontecimento que contou com a participação de diversos educadores ouvintes defensores do método oral, dentre eles Alexander Graham Bell. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
19Q1015942 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Sobre Inclusão e Educação de surdos, é CORRETO afirmar. ✂️ a) As primeiras experiências de ensino para surdos, no século XVII, aconteceram em instituições religiosas que recebiam também estudantes com outras deficiências. ✂️ b) A Resolução Nº 001/2009 do Conselho Municipal de Educação de Juazeiro do Norte afirma em seu Artigo 8º que nas turmas em que houver estudantes com deficiência, inclusive surdez, o número de educandos deverá ser reduzido, considerando a seguinte composição: § 1º “O número máximo de estudantes com deficiência, superdotação ou transtorno global do desenvolvimento poderá ser até 04 (quatro) estudantes por turma”. ✂️ c) De acordo com a Declaração de Salamanca (1994), as crianças surdas e surdacegas têm necessidades particulares de comunicação e, portanto, sua educação pode ser mais adequadamente provida em escolas especiais ou em classes especiais. ✂️ d) No documento sobre a Política Nacional da Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, está previsto o Atendimento Educacional Especializado para surdos inseridos na escola regular. Este atendimento deve ser feito apenas em Libras e Português escrito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
20Q1015943 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019Sobre o “Ouvintismo” é CORRETO afirmar. ✂️ a) Ouvintismo são práticas de opressão contra o surdo. ✂️ b) Para Strobel (2008), o Ouvintismo impacta a família e a escola, mas não impacta o próprio surdo. ✂️ c) Ouvintismo é um conceito proposto pelo pesquisador Carlos Skliar. ✂️ d) Para Skliar (1997), Ouvintismo é sinônimo de medicalização da surdez. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro