Questões de Concursos UFCG

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1Q809025 | Legislação Federal, Lei 10172 2001, Desenhista Projetista, UFCG

O primeiro PNE vigente após a promulgação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional NÃO estabeleceu o prazo de cinco anos para o alcance da meta de:
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2Q553229 | Informática, Windows, Desenhista Projetista, UFCG

A utilização de contas de usuários permite que o Windows controle o acesso a arquivos pessoais de cada usuário, bem como permite administrar e configurar o computador para uso correto de todos os usuários. Sobre a conta de usuário Administrador, é correto afirmar que:

I - Permite a instalação e remoção de programas.

II - Permite criar novas contas de usuários.

III– Permite criar/alterar senhas de novas contas de usuários, mas não permite alterar/apagar as senhas de outras contas de Administrador existentes.

IV– Não pode visualizar arquivos de outros usuários, mesmo desprotegidos.

Assinale a alternativa correta

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3Q556612 | Informática, Microsoft Office, Desenhista Projetista, UFCG

O Microsoft Office é uma suíte de aplicativos para escritório que possui recursos como editor de texto, planilha eletrônica para cálculos, apresentação gráfica entre outros. Sobre os recursos da suíte Office é correto afirmar que:
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4Q812341 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Desenhista Projetista, UFCG

Na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), educação infantil, ensino fundamental e ensino médio constituem:
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5Q809028 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Desenhista Projetista, UFCG

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) NÃO inclui, como finalidade do ensino superior:
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6Q560573 | Informática, Outros, Desenhista Projetista, UFCG

Gerenciar o consumo de energia do computador através do Sistema Operacional Windows tem sido uma preocupação freqüente da Microsoft. Por isso, o Windows XP fornece diversas opções para gerenciamento de energia. Tais recursos de gerenciamento são úteis principalmente para garantir uma melhor autonomia de uso em Laptops, quando este está sendo utilizado apenas com baterias. Sobre o assunto, é correto afirmar que:
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7Q551312 | Informática, Segurança da Informação, Desenhista Projetista, UFCG

Com o uso cada vez mais frequente da Internet e das redes de computadores, tornaram-se mais preocupantes as questões de segurança e investigações sobre vulnerabilidades que podem ser encontradas nos sistemas operacionais. Tomar medidas preventivas tem sido uma das soluções encontradas para que se possa combater ataques que possam danificar os arquivos existentes no computador, bem como proteger informações pessoais informadas em sítios na Internet. Nesse contexto, das afirmações abaixo, representam efetivamente medidas de segurança no combate a ameaças virtuais:

I - Acessar sítios que não tenham certificado de segurança digital.

II - Instalar e manter sempre atualizado um anti-vírus e anti-spyware.

III - Instalar e ativar um firewall de forma a se proteger de invasões através das portas de comunicação do computador.

IV - Usar sempre um desfragmentador de disco rígido.

Assinale a alternativa correta

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8Q809097 | Legislação Federal, Lei 10172 2001, Desenhista Projetista, UFCG

A Constituição Federal (Art. 214) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Art. 87, §1º) determinam a elaboração do plano nacional de educação, estabelecido em lei. Em consequência dessa exigência, o primeiro Plano Nacional de Educação (PNE) foi aprovado pela:
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9Q811354 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Desenhista Projetista, UFCG

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) determina que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I – Diversidade de acesso e permanência na escola.

II – Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

III – Valorização da experiência extraescolar.

IV – Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

São verdadeiras as afirmações:

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10Q813685 | Legislação Federal, Decreto n 1171 1994 Código de Ética do Servidor Público, Desenhista Projetista, UFCG

Segundo as regras deontológicas inseridas no Decreto 1.1.71/94, assinale a alternativa incorreta:
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11Q551600 | Informática, Windows Explorer, Desenhista Projetista, UFCG

Armazenar informações é uma das funções básicas de um computador. Essas informações são armazenadas em forma de arquivos, que depois devem ser facilmente encontrados pelo usuário. Por isso, o sistema operacional deve oferecer recursos que possam ser utilizados para organizar e localizar tais informações facilmente. Nesse contexto, é correto afirmar que:
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12Q395677 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Disciplinar, Desenhista Projetista, UFCG

O processo disciplinar do servidor público com fundamento na Lei 8.112/90 poderá ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando se aduzirem fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada. Desse modo, o prazo de julgamento será de:
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13Q405455 | Direito Administrativo, Regime Disciplinar, Desenhista Projetista, UFCG

Sob o manto da Lei 8.112/90, a ação disciplinar prescreverá em:
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14Q816818 | Legislação Federal, Decreto n 1171 1994 Código de Ética do Servidor Público, Desenhista Projetista, UFCG

No desempenho da função administrativa, o servidor público está vinculado a deveres fundamentais. Assinale a alternativa que NÃO representa um dos deveres fundamentais, explicitado no Decreto 1.171/94:
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15Q815271 | Legislação Federal, Lei n 9503 1997 Código de Trânsito Brasileiro, Desenhista Projetista, UFCG

As vagas de estacionamento para cadeirantes devem ter, além das dimensões mínimas fixadas pela Legislação Nacional de Trânsito e pelas Legislações Estadual e Municipal, um espaço adicional de circulação com no mínimo
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16Q324319 | Pedagogia, Desenhista Projetista, UFCG

O ingresso nos cargos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação far-se-á mediante concurso público de provas ou de provas e títulos. Neste cenário, o desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de:
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17Q808612 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Desenhista Projetista, UFCG

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), qual das alternativas abaixo NÃO é incumbência da União?
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18Q917192 | Engenharia Civil, Desenho Técnico na Engenharia Civil, Técnico em Edificações, UFCG, UFCG, 2025

Atualmente, a indústria da construção está num avançado processo de transição do CAD (Computer Aided Design) tradicional para o sistema BIM (Building Information Modeling). Acerca deste tema, veja as informações abaixo:

I - A tecnologia CAD é baseada em documentos que usam desenhos em 2D, no máximo, em perspectivas usando pontos, linhas, polígonos elementares e planos, por exemplo.
II - O Sistema BIM se baseia em modelos inteligentes, que fornecem os desenhos de plantas, cortes, vistas, perspectivas em um mesmo modelo.
III - Embora o Sistema BIM apresente ferramentas modernas, a tecnologia CAD garante uma confiabilidade maior aos projetos.

A partir das informações é CORRETO concluir o que se afirma em:
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19Q917064 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Analise o texto a seguir: Joan Scott, historiadora norte-americana, tem como um ponto importante, em seus estudos sobre gênero, a ideia de que é preciso desconstruir o caráter permanente da oposição binária “masculino-feminino”. Esta perspectiva abre, para a autora, uma possibilidade para que se compreendam e incluam as diferentes formas de masculinidade e feminilidade constituídas socialmente em diferentes espaços sociais, inclusive na escola (Louro, 1997). Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:



I - Para a desconstrução dessa oposição binária “homem-mulher” seria pertinente compreender como as diferentes formas de masculinidade e feminilidade se constituem socialmente. E, para isso, pensar que todos os sujeitos sociais se "enquadram" em uma dessas formas.


II - Os sujeitos que constituem a dicotomia “homem-mulher” não são, de fato, apenas homens e mulheres, mas homens e mulheres de várias classes, raças, religiões, idades etc., e essa interseccionalidade pode provocar os arranjos mais diversos, perturbando a noção simplista e reduzida da oposição binária “homem-mulher”.


III - Romper a relação binária “homem-mulher” poderá abalar o enraizado caráter heterossexual que ainda está presente no conceito de “gênero”, sendo, portanto, relevante que estes questionamentos sejam feitos. Tal aspecto permitiria que mulheres e homens, que vivem feminilidades e masculinidades de formas diversas das hegemônicas, tivessem a possiblidade de ser representados(as) ou reconhecidos(as) como “verdadeiros(as)” mulheres e homens.



A partir do excerto do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:

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20Q917027 | Português, Redação, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.

Texto para a questão:


Uma noite, há anos, acordei bruscamente e uma estranha pergunta explodiu de minha boca. De que cor eram os olhos de minha mãe? Atordoada, custei reconhecer o quarto da nova casa em que eu estava morando e não conseguia me lembrar de como havia chegado até ali. E a insistente pergunta martelando, martelando. De que cor eram os olhos de minha mãe? Aquela indagação havia surgido há dias, há meses, posso dizer. Entre um afazer e outro, eu me pegava pensando de que cor seriam os olhos de minha mãe. E o que a princípio tinha sido um mero pensamento interrogativo, naquela noite, se transformou em uma dolorosa pergunta carregada de um tom acusativo. Então eu não sabia de que cor eram os olhos de minha mãe?


Sendo a primeira de sete filhas, desde cedo busquei dar conta de minhas próprias dificuldades, cresci rápido, passando por uma breve adolescência. Sempre ao lado de minha mãe, aprendi a conhecê-la. Decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades, como também sabia reconhecer, em seus gestos, prenúncios de possíveis alegrias. Naquele momento, entretanto, me descobria cheia de culpa, por não recordar de que cor seriam os seus olhos. Eu achava tudo muito estranho, pois me lembrava nitidamente de vários detalhes do corpo dela. Da unha encravada do dedo mindinho do pé esquerdo... da verruga que se perdia no meio de uma cabeleira crespa e bela... Um dia, brincando de pentear boneca, alegria que a mãe nos dava quando, deixando por uns momentos o lava-lava, o passa-passa das roupagens alheias e se tornava uma grande boneca negra para as filhas, descobrimos uma bolinha escondida bem no couro cabeludo dela. Pensamos que fosse carrapato. A mãe cochilava e uma de minhas irmãs, aflita, querendo livrar a bonecamãe daquele padecer, puxou rápido o bichinho. A mãe e nós rimos e rimos e rimos de nosso engano. A mãe riu tanto, das lágrimas escorrerem. Mas de que cor eram os olhos dela? [...].


EVARISTO, Conceição. Fragmento do conto Olhos d´água. Olhos d´água. 2 ed. Rio de Janeiro: Pallas Mini, 2018, p. 15- 16


Leia o excerto abaixo:


“[...] Sempre ao lado de minha mãe, aprendi a conhecê-la. Decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades, como também sabia reconhecer, em seus gestos, prenúncios de possíveis alegrias. [...]”.


Considerando a ordem das palavras no trecho “decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades”, assinale a opção que mantém o sentido original da frase sem alterar significativamente a ênfase das informações.

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