Questões de Concursos: UFSC

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: UFSC. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q693004 | Farmácia, Farmacêutico, UFSC, UFSC, 2019

A resposta terapêutica depende de fatores como a concentração e o transporte do princípio ativo pelos líquidos corporais, bem como a resistência à degradação metabólica. A via de administração e a formulação terapêutica também influenciam a biodisponibilidade de um medicamento. Sobre vias de administração, assinale a resposta correta.

2 Q692686 | Auditoria, Normas Técnicas do Auditor Interno NBC TI 01 ex NBC T 12, Auditor, UFSC, UFSC, 2019

No tocante à Norma Brasileira de Contabilidade NBC TI 01, que trata da atividade de auditoria interna, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. 
I. A auditoria interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional. 
II. A auditoria interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos. 
III. A auditoria interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, por escrito ou verbalmente, conforme a urgência do fato, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. 
IV. A atividade da auditoria interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade descobrir fraudes e agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para os órgãos de controle da administração pública. V. A auditoria interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

3 Q682517 | Auditoria, Perícia Contábil, Contador, UFSC, UFSC, 2019

A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais e com a legislação específica, no que for pertinente. Em relação a normas de perícia contábil, assinale a alternativa correta. 

4 Q681827 | Português, Morfologia 329 Pronome, Auditor, UFSC, UFSC, 2019

Texto 3 
Papos
– Me disseram... 
– Disseram-me. 
– Hein? 
– O correto é “disseram-me”. Não “me disseram”. 
– Eu falo como quero. E te digo mais... Ou é “digo-te”? 
– O quê? – Digo-te que você... 
– O “te” e o “você” não combinam. 
– Lhe digo? 
– Também não. O que você ia me dizer? 
– Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. E que eu vou te partir a cara. Lhe partir a cara. Partir a sua cara. Como é que se diz? 
– Partir-te a cara. 
– Pois é. Parti-la hei de, se você não parar de me corrigir. Ou corrigir-me. 
– É para o seu bem. 
– Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo como bem entender. Mais uma correção e eu... 
– O quê? 
– O mato. 
– Que mato? 
– Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Matar-lhe-ei-te. Ouviu bem? 
– Pois esqueça-o e para-te. Pronome no lugar certo é elitismo! 
– Se você prefere falar errado... 
– Falo como todo mundo fala. O importante é me entenderem. Ou entenderem-me? 
– No caso... não sei. 
– Ah, não sabe? Não o sabes? Sabes-lo não? 
– Esquece. 
– Não. Como “esquece”? Você prefere falar errado? E o certo é “esquece” ou “esqueça”? Ilumine-me. Me diga. Ensines-lo-me, vamos. 
– Depende. 
– Depende. Perfeito. Não o sabes. Ensinar-me-lo-ias se o soubesses, mas não sabes-o. 
– Está bem, está bem. Desculpe. Fale como quiser. 
– Agradeço-lhe a permissão para falar errado que mas dás. Mas não posso mais dizer-lo-te o que dizer-te-ia. 
– Por quê? 
– Porque, com todo este papo, esqueci-lo. 
Verissimo, Luis Fernando. Novas comédias da vida pública, a versão dos afogados. Porto Alegre: L&PM, 1997. [Adaptado]. 
Com base no texto 3 e na norma padrão escrita, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta. 

I. A sequência “Digo-te que você...” (linha 7) pode ser corrigida pela substituição do pronome ‘te’ pelo pronome ‘lhe’. 
II. A sequência “Digo-te que você...” (linha 7) pode ser corrigida pela substituição do pronome ‘você’ pelo pronome ‘tu’. 
III. Em “Me disseram” (linha 1), a forma pronominal deve ser marcada com caso reto, por corresponder ao sujeito da sentença. 

5 Q683274 | Administração Geral, Administrador, UFSC, UFSC, 2019

Sobre o planejamento organizacional, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas abaixo. 
              Planejamento __________ é a metodologia administrativa que tem por finalidade otimizar determinada área de resultado e não a organização como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas.
              Planejamento __________ é a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implementação de resultados específicos a serem alcançados pelas áreas funcionais da organização.                      Planejamento __________ é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela organização, visando a um grau otimizado de interação com os fatores externos – não controláveis – e atuando de forma inovadora e diferenciada.

6 Q692394 | Auditoria, Perícia Contábil, Contador, UFSC, UFSC, 2019

Identifique quais dos itens abaixo correspondem a objetivos do planejamento da perícia e assinale a alternativa correta. 
I. Facilitar a execução e a revisão dos trabalhos. 
II. Definir a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos a serem aplicados, em consonância com o objeto da perícia. 
III. Identificar potenciais problemas e riscos dos controles internos que possam vir a comprometer as informações das demonstrações contábeis. 
IV. Conhecer o objeto e a finalidade da perícia, a fim de permitir a adoção de procedimentos que conduzam à revelação da verdade, a qual subsidiará o juízo, o árbitro ou o interessado a tomar a decisão a respeito da lide. 
V. Estabelecer como ocorrerá a divisão das tarefas entre os membros da equipe de trabalho, sempre que o perito necessitar de auxiliares.

7 Q694133 | Jornalismo, Jornalista, UFSC, UFSC, 2019

Podcasts sobre os mais diversos temas ganharam espaço nos últimos anos. Sobre esse tipo de mídia, assinale a alternativa correta.

8 Q688588 | Farmácia, Farmacêutico, UFSC, UFSC, 2019

Assinale a alternativa correta a respeito da absorção segundo Rang e Dale (2011).

9 Q690493 | Farmácia, Farmacêutico, UFSC, UFSC, 2019

Assinale a alternativa correta a respeito das ações farmacológicas segundo Fuchs, Wannmacher e Cardoso (2006).

10 Q688658 | Auditoria, Planejamento de Auditoria, Auditor, UFSC, UFSC, 2019

Com relação ao planejamento de auditoria, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC TI 01 e NBC TA 300 (R1)) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

( ) O planejamento do trabalho da auditoria interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade. 
( ) Um dos principais aspectos a serem considerados na análise de risco feita na fase de planejamento dos trabalhos se refere à extensão da responsabilidade do auditor interno no uso dos trabalhos de especialistas. 
( ) O planejamento da auditoria envolve a definição de estratégia global para o trabalho e o desenvolvimento de plano de auditoria. Assim, quando elaborado de maneira adequada, auxilia o auditor a organizar o trabalho de auditoria para que seja realizado de forma eficaz e eficiente. 
( ) Ao definir a estratégia global, o auditor deve, entre outros, identificar as características do trabalho para definir o seu alcance e determinar a natureza, a época e a extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho. 
( ) O planejamento para a execução das auditorias deve ser documentado e os programas de trabalho formalmente preparados, não sendo necessário constar nesse planejamento subsídios suficientes para a compreensão dos procedimentos que deverão ser aplicados em termos de natureza, oportunidade, extensão, equipe técnica e uso de especialistas.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.