Questões de Concursos UFVJM MG

Resolva questões de UFVJM MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q558820 | Informática, Word, Técnico de Laboratório, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Assinale a alternativa que apresenta uma ação que não pode ser realizada pelas opções da aba ?Página Inicial? do Word 2010.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q320397 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Para Pimenta e Anastasiou (2002), a ensinagem é um processo que não polariza o ensino ou a aprendizagem.

Analise as seguintes afirmativas relativas à docência no ensino superior, tendo em vista a ensinagem.

I. A ação de ensinar não se restringe à mera exposição dos conteúdos, mas inclui a necessidade de um resultado bem-sucedido daquilo que se intenciona ensinar.

II. O ensino e a aprendizagem constituem unidade dialética no processo, tendo como características o papel condutor do professor e a autoatividade do aluno, em que o ensino provoca a aprendizagem por meio de tarefas constantes dos sujeitos do processo.

III. Apreender / compreender é um processo que demanda a escolha e a execução de uma metodologia adequada aos objetivos e conteúdos do objeto de ensino e aos alunos.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q559521 | Informática, Painel de Controle, Técnico de Laboratório, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Analise as afirmativas a seguir sobre o Painel de Controle do Windows 10.

I. Reúne várias ferramentas administrativas para configuração do Windows 10.

II. Permite ao usuário adicionar ou remover impressoras.

III. Os aplicativos instalados pelo usuário não inserem ícones no Painel de Controle.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q560356 | Informática, Excel, Administrador, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Analise as fórmulas a seguir, que têm por objetivo multiplicar os números contidos nas células A1, B1 e C1 de uma planilha do Excel 2010.

I. =A1*B1*C1

II. =PRODUTO(A1;B1;C1)

III. =MULT(A1;B1;C1)

As fórmulas que calculam o resultado corretamente são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q326591 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Kenski (2007) menciona que são utilizados vários tipos de tecnologias para aprender e saber mais e que se necessita da educação para aprender e saber mais sobre as tecnologias.

Tendo como base as ideias da autora, analise as seguintes afirmativas sobre relação entre a educação e as tecnologias e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Grande parte das tecnologias é usada como auxiliar no processo educativo - elas não são o objeto, a sua substância e nem a sua finalidade.

( ) As tecnologias, por si só, fazem a diferença qualitativa no processo educativo.

( ) Um dos problemas, na atualidade, relativos ao uso das tecnologias na educação refere-se à não adequação da tecnologia ao conteúdo a ser ensinado e aos propósitos do ensino.

( ) As articulações entre as instituições educacionais via redes devem ser pensadas somente como um modo diferente de promoção do ensino.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q323004 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Saviani (2013) enfatiza o conflito existente entre o direito à educação e o dever de educar na história do Brasil.

Tendo como base as reflexões desse autor, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q328612 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

De acordo com Sacristán (1998), o termo currículo origina da palavra latina currere, que se reporta à carreira, a um percurso a ser realizado e, por consequência, à sua representação ou apresentação.

A partir das reflexões de Sacristán (1998) sobre o que se deve considerar na conceitualização de currículo, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q327996 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Rodrigues (2001), no livro Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competência, discute a lógica da produção do trabalho científico em universidades em cenário de mudança, vivenciado desde o final do século XX.

Analise as seguintes afirmativas sobre o conhecimento científico nesse contexto, segundo as reflexões da autora.

I. Em razão do fortalecimento da ciência básica e da diminuição das pressões externas, a tendência das universidades é concentrar na solução de problemas que sejam capazes de influenciar a posição relativa de um país em termos de competitividade.

II. As pressões internacionais e econômicas são exemplos de forças que têm provocado mudanças no valor do conhecimento científico, para as instituições e sociedade, em relação à sua aplicação.

III. O conhecimento técnico e científico é considerado constantemente como uma commodity - tem um valor de troca, um valor utilitário, visto que pode ser comprado, trocado, codificado, transferido e até comercializado.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q483088 | Geografia, Meio Rural, Técnico de Laboratório, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

A agricultura utiliza maior quantidade de água e pode tolerar água de qualidade mais baixa do que a indústria e o uso doméstico. É, portanto, inevitável que exista crescente tendência para encontrar na agricultura solução dos problemas relacionados com a eliminação de efluentes.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q715279 | Arqueologia, Técnico de Laboratório, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

As abordagens teóricas na arqueologia têm adotado diferentes concepções de cultura.

É uma concepção característica da arqueologia histórico-cultural a cultura como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q384348 | Biologia, Biossegurança, Técnico de Laboratório, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

O gerenciamento de resíduos químicos e biológicos baseia-se, entre outros, no conceito ambiental dos TRÊS R?s da sustentabilidade.

Esse conceito ambiental pode ser definido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q563218 | Informática, Rede de Computadores, Técnico de Laboratório, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

O DNS é o sistema de nome do domínio, facilitando a comunicação entre computadores.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a principal função do TTL.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q805834 | Legislação e Decretos, Decreto para Libras Públicas, Pedagogo, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

O Decreto Nº 5.626/2005 regulamenta a Lei Nº 10.436/2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Com base nesse Decreto, é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q327198 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Moura e Barbosa (2012) mencionam que um projeto pode ser entendido como um empreendimento que tem em vista produzir algo novo. São vários os tipos de projetos, podendo existir situações em que eles acontecem de maneira articulada ou integrada.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando a tipologia de projetos com a finalidade principal correspondente a cada um.

COLUNA I

1. Projetos de intervenção

2. Projetos de pesquisa

3. Projetos de desenvolvimento (ou de produto)

4. Projetos de ensino

5. Projetos de trabalho

COLUNA II

( ) Ocorrem na esfera organizacional com o objetivo de produção de novos serviços, atividades ou ?produtos?.

( ) São desenvolvidos por alunos em uma (ou mais) disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), no contexto escolar, tendo a orientação do professor, e visam a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e habilidades.

( ) São desenvolvidos no âmbito de contextos e organizações com o intuito de promover uma intervenção, tendo em vista a inserção de modificações na estrutura e / ou na dinâmica (operação) da organização ou contexto, influenciando seu desempenho de modo positivo.

( ) Têm como finalidade principal a obtenção de conhecimento sobre determinado problema, questão ou assunto, tendo a garantia de verificação experimental.

( ) São elaborados dentro de uma ou mais disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), orientados para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q715068 | Arqueologia, Técnico de Laboratório, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Com relação aos métodos de datação, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q326243 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

No livro Pedagogia universitária: a aula em foco, Veiga, Resende e Fonseca (2007) relatam um estudo sobre a aula universitária como espaço de inovação nos processos de ensinar, aprender e pesquisar.

São características desses processos que poderão contribuir para o entendimento da aula universitária como um espaço possível para a inovação, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q555617 | Informática, Software, Técnico de Laboratório, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência de passos computacionais que transforma a entrada na saída, ou seja, procedimentos necessários para resolver um determinado problema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q715082 | Arqueologia, Técnico de Laboratório, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Com relação ao método de datação por carbono 14, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q386986 | Biologia, Biossegurança, Técnico de Laboratório, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Analise a situação hipotética a seguir.

Durante a limpeza de um banheiro com uma solução bem diluída de soda cáustica, uma servidora foi molhada nas mãos e pernas.

Qual a medida de primeiros socorros imediata para se tomar nessa situação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.