Questões de Concursos UFVMG

Resolva questões de UFVMG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q946269 | Física, Física Térmica, Primeiro Dia, UFVMG, INEP, 2018

Os sistemas podem ser classificados em dois tipos principais: sistemas heterogêneos e homogêneos. Em recipiente contendo água e álcool deseja-se utilizar o aquecimento solar para a evaporação do álcool. O procedimento consiste em colocar o recipiente em exposição ao sol e aguardar.
ASSINALE o tipo de sistema produzido pelos componentes água e álcool e a forma de transmissão do calor do sol para esse sistema:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q946266 | Biologia, Sistema Respiratório Humano, Primeiro Dia, UFVMG, INEP, 2018

Um futuro maratonista pretende treinar para atingir, em uma semana, a distância total percorrida de 42 km. Para isso ele segue esta planilha de treinamento que encontrou na web:

semana semana 1 semana 2 semana 3 semana 4

segunda-feira 5 km 6 km 7 km 8 km

terça-feira descanso descanso descanso Descanso

quarta-feira 5 km 6 km 7 km 8 km

quinta-feira descanso descanso descanso Descanso

sexta-feira 6 km 7 km 8 km 9 km

sábado descanso descanso descanso Descanso

domingo 10 km 13 km 16 km 17 km

total 21 km 32 km 38 km 42 km

Sabendo que os treinos semanais duram 50 minutos e os treinos aos domingos duram 2 horas ASSINALE a alternativa que contém a velocidade média do atleta, considerando apenas a duração dos treinos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q946325 | Química, Sistemas Gasosos, Segundo Dia, UFVMG, INEP, 2018

Este fragmento refere-se ao 231º artigo do Tratado de Versalhes, assinado em 1919, entre os países europeus participantes da Primeira Guerra Mundial.
Artigo 231 - Os Governos aliados e associados declaram e a Alemanha reconhece que a Alemanha e os seus aliados são responsáveis, por deles ter sido a causa, por todas as perdas e por todos os prejuízos sofridos pelos Governos aliados e associados e pelos seus nacionais em consequência da guerra, que lhes foi imposta pela agressão da Alemanha e dos seus aliados. foi imposta pela agressão da Alemanha e dos seus aliados. Os Governos aliados e associados exigem (...) e a Alemanha a tal se obriga, que sejam reparados todos os prejuízos causados à população civil de cada uma das Potências aliadas e associadas e aos seus bens (...)
Fonte: O Tratado de Versalhes. São Paulo: UNESP, 2011.
Esse fragmento traz como principal deliberação a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q946329 | Física, Lentes, Segundo Dia, UFVMG, INEP, 2018

O susto é uma ação biológica que pode ocorrer quando uma pessoa vê, ou ouve algo inesperado ou é surpreendido de alguma outra forma. É uma reação do corpo humano contra possíveis ameaças, que resulta no lançamento de um hormônio na corrente sanguínea, acelerando os batimentos do coração, elevando a pressão arterial e o fluxo sanguíneo, deixando os músculos mais aptos para enfrentar a situação.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Susto
O hormônio mencionado é produzido pela(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q946261 | Raciocínio Lógico, Primeiro Dia, UFVMG, INEP, 2018

O Cálculo Diferencial e Integral é uma disciplina ministrada em muitos cursos de graduação. Nela são utilizados conhecimentos matemáticos estudados ao longo do Ensino Básico. Em uma questão de prova de Cálculo, os alunos precisavam utilizar conhecimentos de funções exponencial e logarítmica para encontrar o ponto (x, y) que satisfaz simultaneamente as equações:
10.(2 - ln x) -10 = 0 e y = 10x.(2 - ln x).
Ao desenvolver as contas, as coordenadas do ponto (x, y) que deveriam ser encontradas eram:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q946265 | História, Guerra Fria e seus desdobramentos, Primeiro Dia, UFVMG, INEP, 2018

Este quadro, elaborado pelo historiador Philippe Fabry, apresenta informações acerca da noção de direita e esquerda na França, após a Revolução Francesa.
DATA ESQUERDA RADICAL ESQUERDA DIREITA DIREITA RADICAL 1789 República Monarquia Monarquia Monarquia Constitucional Tradicional Feudal
1840 República social República Monarquia Monarquia Constitucional Tradicional
1900 República socialista República social República Monarquia Constitucional
Fonte: http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/esquerda-e-direita-rotulos/Acesso em 29 de maio 2017.
Considerando as informações desse quadro, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q946264 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Primeiro Dia, UFVMG, INEP, 2018

Neste trecho, o poeta português Luís de Camões faz uma equivalência entre as incursões navais e conquistas territoriais dos gregos e romanos àquelas realizadas pelos portugueses.
Cessem do sábio Grego e do Troiano As navegações grandes que fizeram; Cale-se de Alexandro e de Trajano A fama das vitórias que tiveram; Que eu canto o peito ilustre Lusitano, A quem Netuno e Marte obedeceram. Cesse tudo o que a Musa antiga canta, Que outro valor mais alto se alevanta.
Fonte: CAMÕES, Luís Vaz de. Os Lusíadas. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1980. Canto I.
Esse tipo de comparação estava em consonância com grande parte da literatura produzida no período renascentista, quando a intelectualidade europeia tinha como modelo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q946255 | Português, Coesão e coerência, Primeiro Dia, UFVMG, INEP, 2018

Texto associado.
Leia atentamente o texto III para responder às questões 6 e 7.

Texto III

Dependência Digital
Por Gabriela Cabral

A dependência digital é a busca incessante pela utilização da internet que age de forma semelhante à dependência química, pois ocorre como consequência do uso prolongado da internet que, por sua vez, proporciona prazer físico à pessoa. Tal prazer está relacionado a fatos e reações simples como downloads, interatividades, e-mails, que em contato direto com o organismo originam descargas elétricas entre os neurônios através da dopamina.
A dopamina é um neurotransmissor que antecede naturalmente a adrenalina e a noradrenalina que atuam no organismo como estimulantes do sistema nervoso central. A dependência digital estimula a produção da dopamina e provoca uma grande sensação de prazer resultando na busca por tais momentos.
Em pesquisa realizada no ano de 1997, pela pesquisadora Diane Wieland, dos Estados Unidos, foi afirmado que o uso prolongado desta ferramenta facilitadora de buscas e pesquisas promove além do estado vicioso de dependência, relacionamentos interpessoais baseados em fatores supérfluos e sem envolvimentos. Na pesquisa, foi comprovado que pessoas que utilizam a internet em grande escala se tornam virtuais, pois aderem a relacionamentos íntimos, de amizade e de competições virtuais transformando o próprio organismo num organismo virtual.
A dependência digital provoca compulsão, depressão, TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), agitação, irritabilidade, perda de sentimentos e perturbação. A perturbação está ligada às preocupações com a rede, com o tempo em que está on-line, com a percepção de sua necessidade de permanecer na internet, o distanciamento de amigos e familiares e ainda com o refúgio que a rede lhe proporciona diante de problemas.
Do ponto de vista psicológico, a dependência digital é uma patologia e ocorre em alguns casos, não acometendo todos os usuários. Quando se transforma em patologia, deve ser percebida e encaminhada para um profissional competente para que esse auxilie o indivíduo na busca do autocontrole.

Fonte: DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Dependência Digital"; Brasil Escola.Disponível em<https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/dependencia-digital.htm>.Acesso em 28 de julho de 2018.
Leia estas passagens do texto II:
“Não use o Twitter como chat”. “Nunca tuíte mais de 15 vezes ao dia”. “Não retuíte exatamente tudo, mesmo que achar interessante” “Compartilhe fatos de sua vida pessoal e também os links sobre outros assuntos que considerar interessantes”.
Considerando as palavras sublinhadas, ASSINALE a alternativa que indica os processos de inserção dessas palavras na Língua Portuguesa, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q946328 | Biologia, Sistema Endócrino Humano, Segundo Dia, UFVMG, INEP, 2018

Num mesmo ambiente havia vários animais: dois grilos, três aranhas, um sapo, uma cobra e um gavião.

Ao todo, o número de patas quitinizadas existentes nesse ambiente era:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q946257 | Português, Interpretação de Textos, Primeiro Dia, UFVMG, INEP, 2018

Considerando as características do gênero do texto III, é correto afirmar que a principal intenção da autora é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q946323 | História, Período EntreGuerras Revolução Russa de 1917, Segundo Dia, UFVMG, INEP, 2018

O processo econômico global, ou globalização, levou diversos países a se unirem econômica e politicamente para se fortalecerem enquanto nações. Isso resultou na formação dos "blocos econômicos", os quais podem priorizar a livre circulação de pessoas, redução de tarifas de produtos e até mesmo levar a adoção de uma única moeda.
Porém, mesmo com todos os esforços para tornar esses blocos mais equilibrados, somente um bloco econômico conseguiu adotar a livre circulação de pessoas, mercadorias e adoção de uma moeda única. Trata-se do bloco:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q946331 | Biologia, Sistema Respiratório Humano, Segundo Dia, UFVMG, INEP, 2018

O diamante é reconhecido mundialmente por sua rara beleza e brilho ofuscante. A lapidação do cristal tem por objetivo realçar o brilho, criando facetas com ângulos e dimensões que permitem que a luz recebida pela parte superior do cristal, por exemplo, seja refletida em seu interior e saia principalmente pela parte superior. Desta forma, há o máximo de cintilação e de espalhamento da luz.
Um joalheiro bastante experiente lapidou um pedaço de vidro e um diamante do mesmo tamanho, cortando-os em inúmeras facetas e, a seguir, os poliu de forma a ficarem idênticos. Contudo, o vidro não apresenta o mesmo brilho do diamante ao ser incidido pela luz.
Fonte: SOUZA, Líria Alves de. "Brilho do diamante"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 20 de maio de 2018. (adaptado)
O vidro, mesmo após todo esse processo, não exibe o mesmo brilho pois o diamante é um sólido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q946263 | História, Renascimento Científico, Primeiro Dia, UFVMG, INEP, 2018

Atualmente, podemos nos deslocar (carro, ônibus, a pé) por lugares desconhecidos por meio de navegação; basta inserir os dados do local de origem até o local de destino. Por meio dessas informações os aparelhos buscam os satélites, que através de dados algoritmos enviam as informações como: localização exata, o melhor percurso a ser percorrido, bem como o tempo de deslocamento do início até o final do percurso.
A partir das informações descritas, a tecnologia que consegue traçar rotas é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q946311 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Segundo Dia, UFVMG, INEP, 2018

Texto associado.

Texto II

Marketing sonhático


Produtos com ingredientes orgânicos e fabricados respeitando as tradições locais tendem a ganhar pontos. Por isso, um número crescente de empresas exagera um tantinho na hora de se "vender". A fabricante carioca de sucos Do Bem, criada em 2007, publica verdadeiros manifestos em suas caixinhas.

A Do Bem não usa açúcar, corantes ou conservantes para fazer uma "bebida verdadeira". Um desses manifestos diz que suas laranjas, "colhidas fresquinhas todos os dias, vêm da fazenda do senhor Francesco do interior de São Paulo, um esconderijo tão secreto que nem o Capitão Nascimento poderia descobrir"

Os sucos custam cerca de 10% mais do que os da concorrência. Mas as laranjas não são tão especiais assim. Na verdade, quem fornece o suco para a Do Bem não é seu Francesco, que jamais existiu, mas empresas como a Brasil Citrus, que vende o mesmo produto para as marcas próprias de supermercados.

Em nota, a empresa disse que não comenta a política de fornecedores e que o personagem Francesco é "inspirado em pessoas reais". Até grandes empresas estão enveredando para esse marketing mais, digamos, sonhático. A Coca-Cola, por exemplo, lançou em 2011 no Brasil um suco chamado Limão & Nada.

A promessa, a julgar pelo nome, era que aquele fosse um suco natural de limão. Mas a bebida tinha outros ingredientes na formulação, açúcar entre eles, e acabou saindo de linha no ano passado [2013]. A CocaCola diz, em nota, que os ingredientes eram informados na embalagem e que o nome não pretendia confundir o consumidor.

Nos Estados Unidos, uma reportagem desmascarou dezenas de destilarias de uísque ditas artesanais. Algumas delas, criadas há poucos anos, vendiam bebidas envelhecidas 15 anos, o que chamou a atenção de consumidores mais desconfiados. Descobriu-se que mais de 40 marcas compravam uísque de um mesmo fornecedor, a fábrica MGP, uma das maiores do país, localizada no estado de Indiana.

Entre as desmascaradas está a Breaker Bourbon, que afirmava produzir sua bebida numa destilaria nas montanhas douradas da costa californiana. "Todo mundo tem uma história boa e verdadeira para contar. As empresas não precisam ser desonestas com seus clientes", diz Mauricio Mota, sócio da agência de conteúdo The Alchemists.

Para o publicitário Washington Olivetto, presidente da WMcCann, que ajudou na criação da Diletto, "um lindo produto merece uma linda história". Se a história for verdadeira, tanto melhor.

Fonte: Adaptado de: Leal, Ana Luiza. Toda empresa quer ter uma boa história. Algumas são mentira. Revista Exame, 23/10/14. Acesso em: 23/10/17.
Disponível em: https://exame.abril.com.br/revista-exame/marketing-ou-mentira/
Com base na leitura do texto II, é correto concluir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q946262 | Geografia, Projeções e Representações, Primeiro Dia, UFVMG, INEP, 2018

Leia este fragmento de uma conferência realizada pela artista brasileira Maria Lina no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, às vésperas da Primeira Guerra: “Há uma opinião profundamente errada que pediria licença para me opor – a das danças consideradas pouco sérias. Não há danças pouco sérias como não há danças morais. Tudo depende como se dança (...) a dança é alegria. Não tem moral. Nós é que lhe pomos a moral, segundo a nossa educação.”
Fonte: VELLOSO, Mônica Pimenta. A dança como alma da brasilidade: Paris, Rio de Janeiro e o maxixe. Nuevo Mundo-Mundos Nuevos. No. 7, 2007. Disponível em:< http://nuevomundo.revues.org/3709.>. Acesso em 29 maio 2017.
Nesse fragmento, a artista defende que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q946326 | Física, Pressão, Segundo Dia, UFVMG, INEP, 2018

O carbonato de cálcio (CaCO3) é, recentemente, um dos principais compostos pesquisados na área de materiais, sobretudo em cerâmicas, como na produção de tijolos. Uma das maneiras de produção do CaCO3 é pela reação entre o hidróxido de cálcio, Ca(OH)2, e de ácido carbônico, H2CO3 conforme esta equação:
H2CO3(aq) + Ca(OH)2(aq)CaCO3(s) + 2 H2O(l) Equação 1
São apresentadas as entalpias-padrão de reação, em kJmol-1 , para três reações a 25oC:
I - CaO(s) + CO2(g)CaCO3 (s) ΔH°= -183,3 kJmol-1 Equação 2 II - CaO (s) + H2O(l)Ca(OH)2(aq) ΔH°= - 82,4 kJmol-1 Equação 3 III - CO2 (g) + H2O(l)H2CO3(aq) ΔH°= - 20,5 kJmol-1 Equação 4
O valor da entalpia-padrão, em kJ, para a produção do carbonato na reação da equação 1 é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q946310 | Português, Interpretação de Textos, Segundo Dia, UFVMG, INEP, 2018

Texto associado.

Texto II

Marketing sonhático


Produtos com ingredientes orgânicos e fabricados respeitando as tradições locais tendem a ganhar pontos. Por isso, um número crescente de empresas exagera um tantinho na hora de se "vender". A fabricante carioca de sucos Do Bem, criada em 2007, publica verdadeiros manifestos em suas caixinhas.

A Do Bem não usa açúcar, corantes ou conservantes para fazer uma "bebida verdadeira". Um desses manifestos diz que suas laranjas, "colhidas fresquinhas todos os dias, vêm da fazenda do senhor Francesco do interior de São Paulo, um esconderijo tão secreto que nem o Capitão Nascimento poderia descobrir"

Os sucos custam cerca de 10% mais do que os da concorrência. Mas as laranjas não são tão especiais assim. Na verdade, quem fornece o suco para a Do Bem não é seu Francesco, que jamais existiu, mas empresas como a Brasil Citrus, que vende o mesmo produto para as marcas próprias de supermercados.

Em nota, a empresa disse que não comenta a política de fornecedores e que o personagem Francesco é "inspirado em pessoas reais". Até grandes empresas estão enveredando para esse marketing mais, digamos, sonhático. A Coca-Cola, por exemplo, lançou em 2011 no Brasil um suco chamado Limão & Nada.

A promessa, a julgar pelo nome, era que aquele fosse um suco natural de limão. Mas a bebida tinha outros ingredientes na formulação, açúcar entre eles, e acabou saindo de linha no ano passado [2013]. A CocaCola diz, em nota, que os ingredientes eram informados na embalagem e que o nome não pretendia confundir o consumidor.

Nos Estados Unidos, uma reportagem desmascarou dezenas de destilarias de uísque ditas artesanais. Algumas delas, criadas há poucos anos, vendiam bebidas envelhecidas 15 anos, o que chamou a atenção de consumidores mais desconfiados. Descobriu-se que mais de 40 marcas compravam uísque de um mesmo fornecedor, a fábrica MGP, uma das maiores do país, localizada no estado de Indiana.

Entre as desmascaradas está a Breaker Bourbon, que afirmava produzir sua bebida numa destilaria nas montanhas douradas da costa californiana. "Todo mundo tem uma história boa e verdadeira para contar. As empresas não precisam ser desonestas com seus clientes", diz Mauricio Mota, sócio da agência de conteúdo The Alchemists.

Para o publicitário Washington Olivetto, presidente da WMcCann, que ajudou na criação da Diletto, "um lindo produto merece uma linda história". Se a história for verdadeira, tanto melhor.

Fonte: Adaptado de: Leal, Ana Luiza. Toda empresa quer ter uma boa história. Algumas são mentira. Revista Exame, 23/10/14. Acesso em: 23/10/17.
Disponível em: https://exame.abril.com.br/revista-exame/marketing-ou-mentira/
O fenômeno apresentado nesse quadro também pode ocorrer na relação entre variantes cultas e populares do Português do Brasil.
ASSINALE a alternativa que contém apenas termos pertencentes a variantes não padrão da Língua que, de modo fonologicamente similar aos casos apresentados no quadro proposto por Bagno, sofreram redução da consoante nasal final:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q946259 | Português, Figuras de Linguagem, Primeiro Dia, UFVMG, INEP, 2018

ASSINALE o trecho que resume o filme curta-metragem Ilha das Flores, de Jorge Furtado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q946316 | Inglês, Imperative, Segundo Dia, UFVMG, INEP, 2018

Texto associado.

Text II:

APPLE PIE RECIPE


6 cups thinly sliced apples

3/4 cup white sugar

1 tablespoon butter

1 teaspoon ground cinnamon

1 recipe pastry for a 9-inch double-crust pie


Prepare your pastry for a two crust pie. Wipe, quarter, core, peel, and slice apples; measure to 6 cups. Combine sugar and cinnamon. The amount of sugar used depends on how tart your apples are. Arrange apples in layers in pastry lined pie plate. Sprinkle each layer with sugar and cinnamon. Dot top layer with small pieces of butter or margarine. Cover with top crust. Place on lowest rack in oven preheated to 450 degrees F (230 degrees C). Bake for 10 minutes, then reduce oven temperature to 350 degrees F (175 degrees C). Bake for 30 to 35 minutes longer. Serve warm or cold. Source: < https://goo.gl/N6rWtZ > Date of retrieval: June 13th, 2018.


Quanto ao texto II, pode-se afirmar que ele contém:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q946324 | Geografia, Questão Fundiária, Segundo Dia, UFVMG, INEP, 2018

Neste trecho, Lênin destaca uma divergência interpretativa da doutrina marxista entre algumas correntes políticas.
Assim, na revolução de 1917, quando a questão da significação do papel do Estado foi posta em toda a sua amplitude, posta praticamente, como que reclamando uma ação imediata das massas, todos os socialistas revolucionários e todos os mencheviques, sem exceção, caíram, imediata e completamente, na teoria burguesa da "conciliação" das classes pelo "Estado". Inúmeras resoluções e artigos desses políticos estão profundamente impregnados dessa teoria burguesa e oportunista da "conciliação". Essa democracia pequeno-burguesa é incapaz de compreender que o Estado seja o órgão de dominação de uma determinada classe que não pode conciliar-se com a sua antípoda (a classe adversa). A sua noção do Estado é uma das provas mais manifestas de que os nossos socialistas-revolucionários e os nossos mencheviques não são socialistas, como nós, os bolcheviques, sempre o demonstramos, mas democratas pequeno-burgueses de fraseologia aproximadamente socialista.
Fonte: LENIN, Vladimir Ilitch. O Estado e a revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2007. p. 12.
Sobre a divergência interpretativa da doutrina marxista, o revolucionário critica a ideia de que o Estado poderia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.