Questões de Concursos UNB

Resolva questões de UNB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1010432 | Direito Constitucional, Poder Executivo, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, no que se refere a diversos aspectos do direito constitucional.

Não é cabível a propositura de arguição de descumprimento de preceito fundamental contra vetos presidenciais.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q1010433 | Direito Constitucional, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, no que se refere a diversos aspectos do direito constitucional.

O direito de propor ação direta de inconstitucionalidade é garantido a partido político, desde que tenha representação em ambas as Casas Legislativas.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1010434 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, no que se refere a diversos aspectos do direito constitucional.

O imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) é um imposto de competência dos municípios.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1010435 | Economia, Contabilidade Nacional PIB, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao sistema de contas nacionais, ao balanço de pagamentos e às identidades macroeconômicas básicas, julgue o item a seguir.

Todas as transações econômico-financeiras realizadas internamente pelos residentes de um país constituem o balanço de pagamentos, o qual contém a conta de transações correntes, que, por sua vez, é constituída por investimentos e empréstimos.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q1010436 | Economia, Contabilidade Nacional PIB, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao sistema de contas nacionais, ao balanço de pagamentos e às identidades macroeconômicas básicas, julgue o item a seguir.

A Renda Nacional (RN) se diferencia do Produto Nacional Bruto (PNB) por não levar em consideração os impostos, tampouco a depreciação dos bens de capital.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q1010437 | Economia, Microeconomia, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de gasto público, mercado e regulação, julgue o item seguinte.

Regulação pode ser entendida como a intervenção do Estado na economia por meio de leis, normas e controles, com o objetivo de corrigir falhas de mercado e promover o bem-estar coletivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q1010438 | Biologia, Biólogo, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, a respeito de genética.

Todos os aminoácidos apresentam grupos funcionais carboxila e amino ligados a um mesmo átomo de carbono α; ao carbono α também estão ligados um átomo de hidrogênio e uma cadeia lateral, ou grupo R (reativo), ou outro átomo de hidrogênio.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q1010439 | Biologia, Transcrição e Tradução, Biólogo, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, que versa sobre biologia molecular.

Na transcrição, os promotores da RNA polimerase I e II em eucariotos são os mesmos que aparecem em procariotos, o que é um sinal de herança evolutiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

9Q1010440 | Biologia, Transcrição e Tradução, Biólogo, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, que versa sobre biologia molecular.

Para a síntese de proteína, o DNA de um gene é copiado, formando-se, no processo de tradução, outra molécula linear, o ácido ribonucleico (RNA).

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q1010441 | Biologia, Biólogo, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, relativo à biotecnologia aplicada a vegetais e animais.

Após a eletroporação, os protoplastos podem reconstituir suas paredes, formar colônias e regenerar plantas por embriogênese somática ou organogênese.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q1010442 | Biologia, Biólogo, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, relativo à biotecnologia aplicada a vegetais e animais.

Na originação do sistema radicular, a raiz primária tem origem endógena, ao passo que as demais raízes têm origem exógena.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q1009931 | Português, Interpretação de Textos, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Texto CB2A1


Existem muitas formas de fazer ciência — na sala de aula, na universidade, em grupos de pesquisa, institutos públicos, em centros privados. Também é possível partir da própria ciência para incentivar outras pessoas na trajetória científica, difundir o conhecimento de pesquisadores, revelar seus achados e descobertas. E pode-se fazer tudo isso junto. Mônica Santos Dahmouche é um bom exemplo disso, como física, professora, divulgadora científica, coordenadora da implantação do Museu Ciência e Vida, incentivadora de feiras, olimpíadas e hackathons de ciência e várias outras frentes, com um olhar especial para a visibilidade feminina nas ciências.


“Eu imaginava que faria concurso para uma universidade, teria meu grupo de pesquisa, orientaria alunos. Faço isso hoje, mas de diferentes formas. Jamais tinha pensado em trabalhar em um museu de ciências. Tem sido uma jornada maravilhosa”, conta a professora.


Nos últimos anos, Mônica mergulhou em projetos voltados a futuras meninas cientistas e à atuação diversa de mulheres na área. “Desde 2018 me emociona e mobiliza poder mostrar a elas a beleza de fazer ciência, especialmente ciências exatas, mais desiguais em termos de equidade de gênero”, afirma.


A iniciativa já se transformou em exposições temáticas no próprio Museu Ciência e Vida e na criação, com amigas também cientistas, de uma rede de mulheres das áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemática (STEM). O grupo já gestou até um livro, Exatas é com elas: tecendo redes no estado do Rio de Janeiro.


Seu motivo de orgulho mais recente é o podcast Mulheres da Hora, idealizado por ela e produzido pelo Museu Ciência e Vida e pela Fundação CECIERJ. A produção abrange histórias de mulheres que se destacam em áreas como ciências exatas, engenharia e computação.


“O objetivo é mostrar o que se pode fazer em uma carreira de ciência e tecnologia, para além da docência na universidade ou da pesquisa”, afirma. Seja qual for o caminho escolhido, ressalta Mônica, uma formação de excelência é a base para voar.


Elisa Martins. De museu a podcast, a arte de divulgar ciência.

In: Ciência Hoje, n.º 418, mar./2025 (com adaptações).

Em relação ao texto CB2A1, aos seus sentidos e às ideias nele veiculadas, julgue o item a seguir.

No trecho ‘mais desiguais em termos de equidade de gênero’ (último período do terceiro parágrafo), está subentendida uma comparação entre as ciências exatas e outras ciências.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q1010443 | Biologia, Biólogo, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, relativo à biotecnologia aplicada a vegetais e animais.

Pela transdução, uma bactéria transmite a sua informação genética a outra bactéria por meio de um vírus ou bacteriófago como vetor; quando uma segunda bactéria é infectada, a informação genética é replicada a cada nova divisão.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q1009932 | Português, Significação Contextual de Palavras, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Texto CB2A1


Existem muitas formas de fazer ciência — na sala de aula, na universidade, em grupos de pesquisa, institutos públicos, em centros privados. Também é possível partir da própria ciência para incentivar outras pessoas na trajetória científica, difundir o conhecimento de pesquisadores, revelar seus achados e descobertas. E pode-se fazer tudo isso junto. Mônica Santos Dahmouche é um bom exemplo disso, como física, professora, divulgadora científica, coordenadora da implantação do Museu Ciência e Vida, incentivadora de feiras, olimpíadas e hackathons de ciência e várias outras frentes, com um olhar especial para a visibilidade feminina nas ciências.


“Eu imaginava que faria concurso para uma universidade, teria meu grupo de pesquisa, orientaria alunos. Faço isso hoje, mas de diferentes formas. Jamais tinha pensado em trabalhar em um museu de ciências. Tem sido uma jornada maravilhosa”, conta a professora.


Nos últimos anos, Mônica mergulhou em projetos voltados a futuras meninas cientistas e à atuação diversa de mulheres na área. “Desde 2018 me emociona e mobiliza poder mostrar a elas a beleza de fazer ciência, especialmente ciências exatas, mais desiguais em termos de equidade de gênero”, afirma.


A iniciativa já se transformou em exposições temáticas no próprio Museu Ciência e Vida e na criação, com amigas também cientistas, de uma rede de mulheres das áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemática (STEM). O grupo já gestou até um livro, Exatas é com elas: tecendo redes no estado do Rio de Janeiro.


Seu motivo de orgulho mais recente é o podcast Mulheres da Hora, idealizado por ela e produzido pelo Museu Ciência e Vida e pela Fundação CECIERJ. A produção abrange histórias de mulheres que se destacam em áreas como ciências exatas, engenharia e computação.


“O objetivo é mostrar o que se pode fazer em uma carreira de ciência e tecnologia, para além da docência na universidade ou da pesquisa”, afirma. Seja qual for o caminho escolhido, ressalta Mônica, uma formação de excelência é a base para voar.


Elisa Martins. De museu a podcast, a arte de divulgar ciência.

In: Ciência Hoje, n.º 418, mar./2025 (com adaptações).

Em relação ao texto CB2A1, aos seus sentidos e às ideias nele veiculadas, julgue o item a seguir.

No segundo período do segundo parágrafo, a conjunção ‘mas’ está empregada com sentido aditivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q1010444 | Farmácia, Biólogo, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando os conceitos da bioestatística, julgue o item que se segue.

Se, em uma família, as idades dos primos são 5, 7, 9, 11 e 13 anos, então a amplitude do conjunto dessas idades é 9.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q1009933 | Biomedicina, Metodos em Parasitologia, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao uso de fixadores e conservadores em amostras para diagnóstico parasitológico, julgue o item seguinte.

Entre as soluções fixadoras mais utilizadas na rotina laboratorial para diagnóstico parasitológico estão a solução tamponada de formalina a 10% e a solução SAF (acetato de sódio, ácido acético e formaldeído), que promovem boa preservação morfológica dos parasitas.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q1010445 | Biologia, Biólogo, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em uma população, há predominância de indivíduos com uma mancha no corpo, característica determinada geneticamente pela presença de um alelo dominante (T). Os outros indivíduos não apresentam essa mancha ou a apresentam de forma extremamente discreta. Verificaram-se as seguintes frequências genotípicas iniciais de equilíbrio de Hardy-Weinberg dessa população: TT = 0,40; Tt = 0,40; tt = 0,20.

Com base na situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir.

Se, em determinada geração, ocorrer alta frequência de cruzamentos preferenciais motivados por seleção sexual dos indivíduos com manchas, as frequências genotípicas se alterarão, mas as frequências gênicas permanecerão inalteradas.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q1009934 | Técnicas em Laboratório, Coleta e Preparo de Amostras de Sangue, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de coleta de sangue e obtenção de amostra de sangue, soro, plasma e urina, julgue o item a seguir.

No caso de formação de hematomas durante a coleta, esta deve ser interrompida e o local da punção deve ser pressionado vigorosamente por, pelo menos, 5 minutos.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q1010446 | Biologia, Biólogo, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em uma população, há predominância de indivíduos com uma mancha no corpo, característica determinada geneticamente pela presença de um alelo dominante (T). Os outros indivíduos não apresentam essa mancha ou a apresentam de forma extremamente discreta. Verificaram-se as seguintes frequências genotípicas iniciais de equilíbrio de Hardy-Weinberg dessa população: TT = 0,40; Tt = 0,40; tt = 0,20.

Com base na situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir.

Após uma geração de panmixia, na ausência de seleção, migração, mutação e deriva genética, as frequências genotípicas de equilíbrio de Hardy-Weinberg serão TT = 0,36; Tt = 0,48 e tt = 0,16.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q1009935 | Técnicas em Laboratório, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos anticoagulantes e à tipagem sanguínea, julgue o item que se segue.

A RDC n.º 34/2014 do Ministério da Saúde estabelece como obrigatória para a tipagem sanguínea apenas a realização da prova direta.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.