Questões de Concursos UNIFACIG

Resolva questões de UNIFACIG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q678411 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN, 2019

As reações relacionadas seguir são chamadas de reações de decomposição ou análise. Sua característica se trata de apenas um reagente dar origem a dois ou mais produtos. Entre os vários exemplos de reações de decomposição há o airbag, o crescimento de um bolo, a formação da cal viva. Demonstra a reação de decomposição de formação de bolos a seguinte alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q678436 | Biologia, Sistema Reprodutor Humano, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN, 2019

Mudança que ocorre, aproximadamente, entre 11 e 14 anos, caracterizando a puberdade. É influenciada por dois hormônios, o FSH e o LH, chamados, genericamente, de gonadotrofinas, que atuam sobre as gônadas, promovendo seu desenvolvimento e funcionamento. Sobre esses hormônios, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q678415 | Química, Interações Atômicas Ligações Iônicas, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN, 2019

Sobre os cristais iônicos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q678421 | Biologia, Sistema Digestório Humano, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN, 2019

O organismo humano é constituído por vários sistemas conhecidos por: circulatório, respiratório, muscular, urinário, nervoso, endócrino, esquelético e digestório. Considera-se que cada sistema é formado por um conjunto de órgãos que desempenham funções específicas dentro desses sistemas. No que se refere ao digestório, quais órgãos não pertencem a esse sistema?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q678435 | Biologia, Artrópodes, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN, 2019

O exoesqueleto é uma estrutura que reveste o corpo dos artrópodes. A sua rigidez impede que esses animais cresçam; por isso eles passam pela ecdise ou muda, ou seja, a troca dessa “vestimenta” que poderá ocorrer ao longo da vida do animal. Durante a muda, um novo exoesqueleto é formado da seguinte maneira:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q678430 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN, 2019

O sistema nervoso pode ser comparado a uma rede de comunicações onde as mensagens são os pulsos elétricos que viajam rapidamente por “cabos transmissores”, estabelecendo uma comunicação entre as partes do corpo e uma “estação central”, responsável por interpretar as informações obtidas e elaborar respostas adequadas, enviando-as aos músculos, que são os órgãos do corpo responsáveis pelas ações.
(Amabis J. M. e Martho G. R. Biologia dos organismos, volume 2, biologia dos organismos, Editora Moderna, São Paulo, 2010.)
Os “cabos transmissores” e a “estação central” descritos no trecho estão se referindo, respectivamente, a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q678405 | Química, Glicídios, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN, 2019

Texto associado.
Sobre os polissacarídeos, analise as afirmativas que contextualiza a questão. Leia-as atentamente.
I. Mais abundante na natureza; encontrado, principalmente, nas plantas, participando da constituição da parede celular.
II. Formado por várias moléculas de glicose e também por grupos amina; ocorre na parede celular dos fungos e no exoesqueleto de artrópodes, como insetos, aranhas e crustáceos.
III. Ocorre nas plantas e em certas algas; tem função de reserva.
IV. Encontrado nos fungos e nos animais; tem função de reserva
Quais são as afirmativas que citam polissacarídeos estruturais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q678426 | Biologia, Introdução aos estudos das Plantas, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN, 2019

O alho e a cebola são um dos principais componentes de temperos da culinária brasileira. O alho apresenta cheiro característico e catáfilos suculentos e a cebola evidencia aroma marcante e catáfilos suculentos e secos, que servem de reserva e proteção, respectivamente. É correto afirmar que ambos se caracterizam por serem caules subterrâneos e da modalidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q678422 | Biologia, Ciclo Celular, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN, 2019

O ciclo celular compreende duas etapas: a interfase e o processo de divisão celular. A célula na interfase apresenta carioteca, núcleos íntegros e cromatina condensada. Além disso, é possível afirmar que na interfase: I. A célula não está se dividindo. II. As células produzidas são idênticas. III. Ocorre uma divisão equatorial da célula. IV. Ocorre a duplicação do material genético. V. A célula apresenta alta taxa metabólica.
Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q678404 | Português, Conjunções Relação de causa e consequência, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN, 2019

Texto associado.
Texto para responder à questão.

Entre 2000 e 2012, 49,4% dos 172 países da Organização Mundial da Saúde (OMS) registraram quedas superiores a 10% nas taxas de suicídio. Na contramão dessa tendência, no Brasil houve um aumento de 10,4%, com crescimento significativo entre a população jovem. Estatísticas mais recentes do Ministério da Saúde indicam que as mortes autoprovocadas na faixa etária de 10 a 14 anos subiram 40% entre os meninos e 30% entre as meninas, entre 1997 e 2015. “Conflitos psíquicos, abuso de álcool e drogas, exposição à violência, além da escassez de políticas públicas integradas para a prevenção de comportamentos suicidas são algumas hipóteses para esse panorama”, analisa a antropóloga Sandra Garcia, coordenadora do Núcleo de População e Sociedade do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), que desde o ano passado pesquisa o fenômeno no Brasil.

Anualmente são registrados 1 milhão de suicídios no mundo e, para cada morte, informa Garcia, estima-se a ocorrência de pelo menos 20 tentativas sem êxito. A partir da análise de dados do Ministério da Saúde, pesquisadores do Cebrap e do Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (Nepo) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) identificaram que, no Brasil, o suicídio foi a quarta causa de morte entre indivíduos de 15 a 29 anos, entre 2011 e 2016, com números quatro vezes superiores para os homens (9 mortes por 100 mil habitantes) em relação às mulheres (2,4 mortes por 100 mil habitantes). À exceção do grupo etário de 15 a 19 anos do Centro-Oeste, em todas as regiões do país as mulheres tentam mais vezes acabar com a vida do que os homens. “Entre meninas de 10 a 14 anos da região Nordeste a incidência de casos de automutilação chega a 39,7%”, informa Garcia.

A pesquisadora também chama a atenção para o aumento entre os indígenas. “Entre essa população, a proporção de mortes por suicídio para cada 100 mil habitantes é de 12, o dobro da média nacional (5,7)”, diz. Segundo a pesquisadora, historicamente, o Sul do Brasil registra a maior quantidade de suicídios, com 12 mortes por 100 mil habitantes ao ano. “Há 10 anos, na região Norte do país esse valor era de 7. Agora também chegou a 12 suicídios por 100 mil habitantes, crescimento que foi motivado pelo aumento do suicídio indígena”, analisa. Em relação ao panorama global, a antropóloga observa que, nos países de alta renda, a mortalidade por suicídio é 3,5 vezes maior entre os homens. Por outro lado, a incidência de ideias suicidas é maior entre as mulheres. Apesar da tendência de crescimento, no Brasil a prevalência de suicídio segue subestimada devido à baixa notificação de casos ou erros de classificação. Algumas mortes são consideradas “acidentais” ou registradas como “causa indeterminada”, seja por conta de erros de notificação ou mesmo por omissão da própria família, relata Garcia.

(Christina Queiroz. Revista Pesquisa Fapesp, Edição 280, jun. 2019. Adaptado.)
Em “Segundo a pesquisadora” (3º§), o termo destacado apresenta, na frase, uma ideia de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q678432 | Biologia, Sistema Reprodutor Humano, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN, 2019

A partir do quarto mês de gravidez ocorre a regressão do corpo amarelo, devido à diminuição da taxa de LH; com isso, há queda da produção de estrogênio e progesterona. No entanto, a mucosa uterina continua presente e em proliferação, graças a esses dois hormônios que continuam sendo produzidos até o final da gravidez. Isso se deve a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q678417 | Química, Propriedades Coligativas Tonoscopia, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN, 2019

Analise as afirmativas a seguir. I. A passagem de solvente que ocorre através de uma membrana não permeável é chamada de osmose. II. A pressão osmótica trata-se da pressão que deve ser exercida sobre uma solução para impedir sua diluição pela passagem de solvente puro através de uma membrana semipermeável. III.Quanto maior a pressão osmótica, maior a altura da coluna de solução necessária para igualar as velocidades de entrada e de saída de água.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q678428 | Biologia, Sistema Excretor Humano, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN, 2019

“No homem, os resíduos como as excretas nitrogenadas e o gás carbônico são gerados pela atividade metabólica das células, e os sais minerais pelo excesso de seu consumo na dieta. Os pulmões são responsáveis por eliminar o gás carbônico; as glândulas sudoríparas e os rins eliminam água, sais e excretas nitrogenadas como _____________. Além disso, os rins também são responsáveis por eliminar H + , contribuindo, assim, para a _________________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q678398 | Arquivologia, Morfologia, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN, 2019

Texto associado.
Texto para responder às questão

A saúde em pedaços: os determinantes sociais da saúde (DSS)

A redução da saúde à sua dimensão biológica se constitui em um dos maiores dilemas da área. Isso porque essa visão estreita fundamenta práticas de pouco alcance quando se trata de saúde coletiva, porquanto prioriza a assistência individual e curativa, constituindo-se em uma espiral em torno das doenças e que, exatamente por isso, ajuda a reproduzi-las. Porém, essa concepção, embora hegemônica, não existe sem ser tensionada.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda na primeira metade do século XX, tentou destacar que saúde não é só a ausência de doença. Todavia, pouco explica o porquê disso, uma vez que, como diria Ana Lúcia Magela de Rezende, na sua “Dialética da Saúde”, cai na tautologia de definir a saúde como sendo o completo bem-estar físico, psíquico e social. Ora, dizer que saúde é bem-estar é o mesmo que dizer que seis é meia dúzia. O que é o bem-estar?

Na formulação da OMS essa questão permanece vaga. O uso do termo completo junto a bem-estar torna o conceito ainda mais problemático, tendo em vista seu caráter absolutista e, logo, inalcançável nestes termos.

Foi o campo da Saúde do Trabalhador e, posteriormente, com maior precisão, a Saúde Coletiva (com origens na Medicina Social Latino-Americana) que superaram as dicotomias entre saúde e doença, social e biológico, e individual e coletivo ao formularem a concepção de saúde enquanto processo. Considerando tal processualidade, nem estamos absolutamente doentes nem absolutamente sãos, mas em contínuo movimento entre essas condições. Saúde e doença são dois momentos de um mesmo processo, coexistem, uma explicando a existência da outra.

O predomínio de uma ou de outra depende do recorte e/ou ângulo de análise em cada momento e contexto. Essa forma de entender a saúde rompe com o pragmatismo biologicista, mas sem negar que a dimensão biológica é parte relevante do processo saúde-doença.

Possui o mérito (com autores como Berlinguer, Donnangelo, Laurell, Arouca, Tambellini, Breilh, Nogueira, entre outros) de demonstrar que, embora a saúde se manifeste individual e biologicamente, ela é fruto de um processo de determinação social. Processo esse que é histórico e dinâmico, uno mas heterogêneo. Na verdade, só pode ser processo por causa dessas características. Ele nem pode ser considerado estaticamente ou como algo imutável ou imune às transformações sociais, nem pode ser considerado como um conjunto de fragmentos ou fatores quase que autônomos uns dos outros ou, muito menos, como uma massa homogênea e amorfa.

(Diego de Oliveira Souza. Doutor em Serviço Social/UERJ. Professor do PPGSSUFAL/Maceió e da graduação em Enfermagem/UFAL/Arapiraca. Disponível em:https://docs.wixstatic.com/ugd/15557d_eae93514d26e4 aecb5e50ab81243343f.pdf. Acesso em agosto de 2019. Adaptado.)
Todavia, pouco explica o porquê disso, [...]” (2º§) Sabendo-se que as palavras recebem diferentes classificações de acordo com a classe em se inserem, analise as afirmativas a seguir.
I. O termo “porquê” classifica-se como substantivo no contexto em análise. II. O determinante que antecede o “porquê” é elemento responsável por torná-lo um substantivo. III. Caso o termo “disso” fosse omitido e o “porquê” estivesse no final da frase, não poderia ser classificado como substantivo, mas sim como uma conjunção.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q678433 | Biologia, Herança ligada ao sexo, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN, 2019

Uma mulher, durante a gravidez, descobriu ser portadora de um alelo mutante, responsável pela hemofilia A. Considerando que o pai da criança não é hemofílico, podemos afirmar que, se a criança for uma menina:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q678413 | Química, Tipos de Reações Orgânicas Substituição, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN, 2019

Texto associado.
O trecho a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.
Considerando que a reação entre ácido graxo e glicerol produz triglicerídeo, a reação inversa também pode ocorrer.
A reação na qual um triglicerídeo reage formando ácido graxo e glicerol ocorre por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q678407 | Química, Substâncias Inorgânicas e suas características Ácidos, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN, 2019

Para que a água possa separar os íons e dissociar o sal, é necessário que as atrações elétricas entre as moléculas de água e os íons do sal superem as forças elétricas de atração entre os próprios íons. Esta atração elétrica superior depende de vários fatores. Todo sal apresenta alguma solubilidade em água, mesmo que seja pequena. Quando se diz que um sal é insolúvel em água significa que a quantidade que se dissolve é muito pequena.
(Ciscato & Pereira, 2008.)
Uma das regras práticas que pode ser utilizada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q678402 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN, 2019

Texto associado.
Texto para responder à questão.

Entre 2000 e 2012, 49,4% dos 172 países da Organização Mundial da Saúde (OMS) registraram quedas superiores a 10% nas taxas de suicídio. Na contramão dessa tendência, no Brasil houve um aumento de 10,4%, com crescimento significativo entre a população jovem. Estatísticas mais recentes do Ministério da Saúde indicam que as mortes autoprovocadas na faixa etária de 10 a 14 anos subiram 40% entre os meninos e 30% entre as meninas, entre 1997 e 2015. “Conflitos psíquicos, abuso de álcool e drogas, exposição à violência, além da escassez de políticas públicas integradas para a prevenção de comportamentos suicidas são algumas hipóteses para esse panorama”, analisa a antropóloga Sandra Garcia, coordenadora do Núcleo de População e Sociedade do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), que desde o ano passado pesquisa o fenômeno no Brasil.

Anualmente são registrados 1 milhão de suicídios no mundo e, para cada morte, informa Garcia, estima-se a ocorrência de pelo menos 20 tentativas sem êxito. A partir da análise de dados do Ministério da Saúde, pesquisadores do Cebrap e do Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (Nepo) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) identificaram que, no Brasil, o suicídio foi a quarta causa de morte entre indivíduos de 15 a 29 anos, entre 2011 e 2016, com números quatro vezes superiores para os homens (9 mortes por 100 mil habitantes) em relação às mulheres (2,4 mortes por 100 mil habitantes). À exceção do grupo etário de 15 a 19 anos do Centro-Oeste, em todas as regiões do país as mulheres tentam mais vezes acabar com a vida do que os homens. “Entre meninas de 10 a 14 anos da região Nordeste a incidência de casos de automutilação chega a 39,7%”, informa Garcia.

A pesquisadora também chama a atenção para o aumento entre os indígenas. “Entre essa população, a proporção de mortes por suicídio para cada 100 mil habitantes é de 12, o dobro da média nacional (5,7)”, diz. Segundo a pesquisadora, historicamente, o Sul do Brasil registra a maior quantidade de suicídios, com 12 mortes por 100 mil habitantes ao ano. “Há 10 anos, na região Norte do país esse valor era de 7. Agora também chegou a 12 suicídios por 100 mil habitantes, crescimento que foi motivado pelo aumento do suicídio indígena”, analisa. Em relação ao panorama global, a antropóloga observa que, nos países de alta renda, a mortalidade por suicídio é 3,5 vezes maior entre os homens. Por outro lado, a incidência de ideias suicidas é maior entre as mulheres. Apesar da tendência de crescimento, no Brasil a prevalência de suicídio segue subestimada devido à baixa notificação de casos ou erros de classificação. Algumas mortes são consideradas “acidentais” ou registradas como “causa indeterminada”, seja por conta de erros de notificação ou mesmo por omissão da própria família, relata Garcia.

(Christina Queiroz. Revista Pesquisa Fapesp, Edição 280, jun. 2019. Adaptado.)
Assinale a afirmativa que está de acordo com o expresso no primeiro parágrafo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q678414 | Química, Sistemas Homogêneos Constantes e Fatores, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN, 2019

Em relação à constante de equilíbrio KC, analise as afirmativas a seguir. I. Cada reação reversível, quando em equilíbrio, apresenta um valor particular da constante. II. O valor da constante só depende da temperatura; pode aumentar ou diminuir com o aumento da temperatura. III. A constante pode ter unidade ou não; depende dos expoentes do numerador e do denominador da expressão.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.