Questões de Concursos Universidade Federal de Santa Catarina

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1Q322106 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Assinale a alternativa CORRETA.

No Brasil, entre os anos de 1960 e início dos anos de 1980, o movimento renovador da educação ganhou uma vertente especial que acabou por constituir um ideário educacional próprio: a pedagogia de Paulo Freire.

Podemos afirmar que essa abordagem da educação no Brasil desdobrou-se em:

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2Q522541 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

A aplicação dos procedimentos de auditoria deve ser realizada através de provas seletivas, testes e amostragens, em razão da complexidade e volume das operações. Marque a alternativa que apresenta os procedimentos técnicos básicos que devem ser considerados pelo auditor na aplicação dos testes de observância e substantivos.
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3Q321074 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Analise as afirmativas abaixo.

O sistema federal de ensino é integrado por:

I. instituições de ensino mantidas pela União.

II. instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada.

III. órgãos federais de educação.

IV. órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal, respectivamente.

V. instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada.

Assinale a alternativa CORRETA.

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4Q377861 | Administração Pública, Reformas administrativas no Brasil, Administrador, Universidade Federal de Santa Catarina, COMPERVE, 2018

A reforma e a modernização do Estado envolvem um complexo processo de transição das estruturas políticas, econômicas e administrativas. Em relação a esse assunto, é correto afirmar que:
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5Q378040 | Administração Pública, Evolução dos paradigmas de gestão a Nova Gestão Pública NGP, Administrador, Universidade Federal de Santa Catarina, COMPERVE, 2018

A ação do Estado para viabilizar e garantir direitos, ofertar serviços e distribuir recursos realiza-se por meio da gestão pública. Em relação à gestão pública e aos modelos de administração pública, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O modelo patrimonialista caracteriza-se pela ausência de uma clara demarcação entre as esferas pública e privada, entre política e administração, e pelo amplo espaço à arbitrariedade material e à vontade puramente pessoal do gestor.

II. A administração pública, num sentido amplo, deve ser entendida como todo o conjunto de ideias, atitudes, normas, processos, instituições e outras formas de conduta humana que determinam a forma de distribuir recursos, exercer a autoridade política e atender aos interesses públicos.

III. Autores como Woodrow Wilson, Frederick Taylor e Max Weber, apoiados nos princípios da racionalidade, eficiência e adequação dos meios aos fins, na busca de se contrapor ao modelo burocrático, propuseram iniciativas que contribuíram, em sua época, para a modernização da administração pública.

IV. Em sentido amplo, o termo accountability pode ser entendido como um processo complexo de tomada de decisão que antecipa e ultrapassa o governo na formulação e implementação de suas políticas.

V. O modelo da nova gestão pública está orientado ao cliente-cidadão e tem como características o foco em resultados, a busca da flexibilização administrativa e do controle social e a valorização das pessoas.

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6Q321862 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas sobre o processo de planejamento numa perspectiva democrática.

( ) É um processo de construção coletiva, desenvolvido para auxiliar na organização e na gestão escolar.

( ) A avaliação é uma das etapas do planejamento e deve ser realizada sempre ao final das ações para mensurar o alcance dos objetivos.

( ) Tem como principais atividades o preenchimento de formulários e a avaliação dos resultados.

( ) A partir do planejamento são gerados instrumentos flexíveis, que auxiliam no desenvolvimento do trabalho da escola nas dimensões pedagógica, política e administrativo-financeira.

( ) A participação de técnicos especializados em planejamento escolar é fator imprescindível para o seu sucesso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

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7Q819238 | Legislação Federal, Lei 10172 2001, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo.

Para que o Plano Nacional de Educação tenha sucesso, o Governo Federal, através do MEC, lançou, em setembro de 2006, um Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Este programa visa promover ações e ser uma, entre tantas representações da sociedade civil junto ao governo, participando e monitorando ativamente e visando a continuidade das políticas públicas, sempre a partir da perspectiva de que apenas um projeto de Nação poderá garantir a Educação de qualidade para todos. Para isso constituiu uma Comissão Técnica com reconhecidos especialistas em Educação para definir indicadores e metas para a Educação pública brasileira. São elas: toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos; todo aluno com aprendizado adequado à sua série; todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos e investimento em Educação ampliado e bem gerido.

Qual foi o prazo estabelecido para Estados e Municípios alcançarem estas metas?

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8Q323637 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Analise as afirmativas abaixo.

A prática da gestão democrática nas instituições educacionais fundamenta-se:

I. na introdução de meios sofisticados de gerência.

II. na participação da comunidade na tomada de decisões que dizem respeito aos destinos da instituição escolar e à sua administração.

III. em treinamentos intensivos dos diretores e demais servidores visando resolver todos os problemas da educação escolar.

IV. em instrumento para que a população possa exercer seu direito de cidadania.

V. na participação coletiva apenas dos que atuam no interior da escola.

Assinale a alternativa CORRETA.

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9Q319253 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

A gestão dos processos pedagógicos nos diferentes níveis de ensino depende do(s) __________ e da definição de ___________________.

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10Q809939 | Legislação Federal, Lei 10172 2001, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

O Plano Nacional de Educação-PNE tem como objetivos prioritários ______________________, _________________________, _________________________ e _________________________.

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11Q522098 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao conceito de auditoria interna.
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12Q321850 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Assinale a alternativa CORRETA, com base na citação abaixo:

Para Saviani (1999), “[...] O Estado brasileiro não se revelou ainda capaz de democratizar o ensino, estando distante da organização de uma educação pública democrática de âmbito nacional”.

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13Q805808 | Legislação e Decretos, Organização da Administração Federal, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Assinale a alternativa CORRETA, quanto aos princípios fundamentais que devem reger as atividades da Administração Federal, segundo o art. 6º do Decreto Lei 200/67.
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14Q522583 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Consiste num plano de ação detalhado, destinado a orientar o trabalho específico do auditor interno, permitindo-lhe complementá-lo quando circunstâncias imprevistas assim o recomendarem. Deve contemplar todas as informações disponíveis e necessárias ao desenvolvimento de cada trabalho a ser realizado, com o objetivo de determinar-lhe a extensão e profundidade, considerando a legislação específica, o resultado de auditorias anteriores e as normas do órgão ou setor que receberá a auditagem. Esse conceito refere-se:
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15Q523228 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

O planejamento de auditoria deve considerar fatores relevantes na execução de seus trabalhos. Considerando essa afirmação, assinale a alternativa CORRETA.
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16Q377771 | Administração Pública, Novas práticas de gestão governamental no Brasil, Administrador, Universidade Federal de Santa Catarina, COMPERVE, 2018

As sociedades têm centenas de problemas que cidadãos, políticos e gestores públicos acreditam ser questões de interesse público e a respeito dos quais o governo deve fazer algo. Sobre políticas públicas, assinale a alternativa correta.
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17Q525008 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

O planejamento das ações de controle adotado pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal observa procedimentos para a organização e estrutura de suas atividades. Assinale a alternativa CORRETA, quanto ao planejamento das atividades de auditoria interna.
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18Q522372 | Auditoria, Fraude e Erro, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

As informações obtidas por meio de fotografias, fitas de vídeo ou áudio, arquivos magnéticos, cópias de documentos internos e externos, extratos bancários, cálculos, respostas a questionários durante a realização da auditoria, são considerados como documentos de comprovação de:
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19Q324431 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Com relação ao planejamento dos processos educativos, analise as afirmativas abaixo.

I. Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer objetivos que possam nortear a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. Planejar e avaliar andam de mãos dadas.

II. O plano de ensino define e operacionaliza toda a ação escolar no que diz respeito ao currículo e às dinâmicas de sala de aula implicando especialmente docentes e discentes.

III. Projeto é também um documento produto do planejamento porque nele são registradas as decisões mais concretas de propostas futuristas de uma unidade de ensino, instituição e/ou grupos de pesquisa. Como o próprio nome indica, projetar é lançar para a frente, dando sempre a idéia de mudança, de movimento. Projeto é a marca da passagem do presente para o futuro.

IV. Projeto Político-Pedagógico precisa ser entendido como uma maneira de situar-se num horizonte de possibilidades e deve ser organizado e escrito pelo gestor principal dos segmentos educacionais para garantir sua eficácia, consistência e compromisso.

V. A política educacional de um povo também deve estar expressa em um planejamento, que, no caso do Brasil, denomina-se Plano Nacional de Educação, que estabelece metas e objetivos a longo, médio ou curto prazo.

Assinale a alternativa CORRETA.

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20Q328019 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna no texto abaixo.

Segundo ZABALA (1998, p. 103), a avaliação de aprendizagem possui quatro tipologias: factual, conceitual, procedimental e atitudinal, pois para ele a avaliação só tem sentido para a aprendizagem quando os resultados permitem ao aluno continuar progredindo. E isto só será possível quando a avaliação dos resultados do que se transmite ao aluno for feita com relação a suas capacidades e ao esforço realizado. Portanto, este autor defende que a avaliação deve ser _____________.

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