Questões de Concursos Universidade Federal de São Paulo

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1Q327072 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Olga Teixeira Damis, in VEIGA, 1998 (Didática: o ensino e suas relações), apresenta reflexão a respeito do planejamento educacional, na qual analisa diferentes enfoques no tratamento dessa questão, relacionando-os a diferentes visões da relação escola/sociedade, tendo predominado, cada uma delas, em um dos contextos socioeconômicos e políticos da sociedade brasileira no transcurso do século XX. Assim como outros estudiosos, Damis assinala que o planejamento educacional foi visto como garantidor de racionalidade e de produtividade ao ensino, depois foi negado por entender-se que a escola só reproduziria o social desigual e injusto. Das décadas finais do século XX para cá, temos a compreensão do processo de planejamento como explicitação de um projeto político-pedagógico fundamentado em uma concepção que situa a educação escolar como mediação no interior da prática social global”. Diante dessas ponderações, é correto afirmar que esse planejamento
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2Q321966 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Paulo Freire, Luckesi, Libâneo, Saviani e Gadotti são alguns dos educadores brasileiros cujos nomes estão relacionados à questão das tendências pedagógicas. Objetivando melhorar a qualidade do ensino escolar, desenvolveram teorias para favorecer a análise crítica e a reflexão sobre as práticas docentes. No que diz respeito às tendências pedagógicas, é correto afirmar:
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3Q320257 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

A avaliação é uma dimensão do trabalho educativo intencional, guiado por objetivos. Nos sistemas educacionais, o planejamento comporta diversos níveis interligados, articulando as políticas nacionais e regionais/locais, com as decisões educacionais que configuram o projeto de cada unidade escolar e com as decisões referentes às atividades didático- -pedagógicas que cada docente desenvolve com suas turmas de alunos. Levando em conta pesquisas que revelaram que cada indivíduo constrói conhecimento e que o ensinar se coloca como uma possibilidade de interferir nessa construção, intencional e positivamente, cabe afirmar que a avaliação da aprendizagem
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4Q820707 | Legislação Federal, Lei 10861 2004, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

O sistema nacional de avaliação do ensino superior articula a avaliação das aprendizagens com a avaliação institucional e vale-se da caracterização das clientelas para melhor interpretar os dados, transformando-os em informações, visando aprimorar as políticas públicas para o setor e promover a qualidade do ensino e de seus resultados, em termos de rendimento dos estudantes. Esse sistema nacional pretende que essa vinculação entre avaliação e qualidade do ensino superior seja obtida por meio de
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5Q327470 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Estudos sobre os processos de construção de conhecimento, realizados desde meados do século XX e intensificados dos anos 80 para cá, testemunham as relações de interdependência entre o ensinar e o aprender. Nessa perspectiva, o docente precisa mobilizar os conhecimentos do aluno para fazê-lo avançar e, para isso, deve
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6Q821867 | Legislação Federal, Lei 10861 2004, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

A Lei n.º 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, declara, em seu artigo 3.º, que “a avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais...”. Assinale a alternativa que, de forma correta, apresenta apenas dimensões obrigatórias.
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7Q325202 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Na sociedade contemporânea, o termo “planejamento” é conhecido praticamente por todas as pessoas. A necessidade de planejar encontra-se presente nos mais variados âmbitos da vida pessoal e social, inclusive no ambiente escolar e acadêmico. No que diz respeito ao planejamento de ensino, é verdadeiro afirmar que
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8Q319506 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Segundo Fusari (1998), “Elaborar, executar e avaliar planos de ensino exige que o professor tenha clareza (crítica): da função da educação escolar na sociedade brasileira; da função político-pedagógica dos educadores escolares (diretor, professores, funcionários, conselho de escola); dos objetivos gerais da educação escolar (em termos de país, estado, município, escola, áreas de estudo e disciplinas), efetivamente comprometida com a formação da cidadania do homem brasileiro; do valor dos conteúdos como meios para a formação do cidadão consciente, competente e crítico; das articulações entre conteúdos, métodos, técnicas e meios de comunicação; e da avaliação no ensino-aprendizagem”. Embora pautada pela educação básica, essa colocação de Fusari apoia-se em pressupostos de planejamento que se aplicam a qualquer nível de ensino, inclusive o superior. Tomando por base essas considerações, pode-se afirmar que um competente planejamento de ensino
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9Q322381 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Ao cursar Pedagogia, Carolina constatou que muitos são os níveis de relacionamento entre a avaliação e a aprendizagem. Verificou que estudos relacionados ao ensino superior apontam a existência de forte relação entre as práticas de avaliação exercidas pelos docentes e os níveis de desenvolvimento de seus alunos, tais como os modos como se envolvem com os estudos, quais conhecimentos veem como relevantes e como percebem o ensino universitário. Tomando por base as averiguações de Carolina, assinale a alternativa que é coerente com a formação de profissionais com visão crítica da realidade, capazes de argumentarem a respeito de temas relacionados à sua profissão, apoiando-se em bases teórico-conceituais bem fundamentadas.
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10Q327973 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Arilda Schmidt Godoy, pesquisadora da Didática no ensino superior, estudou a percepção e opinião de alunos do ensino superior sobre o processo de avaliação. Dentre diversos outros aspectos destacados na conclusão do estudo, a autora analisa a informação dos alunos pesquisados de que há pouca discussão, comentários sobre os resultados da avaliação. A esse respeito, considerando contribuições da literatura especializada, sobre o feedback, desde os anos 80, pode-se afirmar que
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11Q820045 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Os objetivos do ensino superior estão centrados, legalmente, no atendimento de três funções: pesquisa, ensino e extensão. Apesar disso, com apoio em alguns estudos, pode-se afirmar que, nas universidades brasileiras, tais funções não se complementam de forma harmoniosa, tendo em vista que
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12Q323767 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Ivete, Técnica de Assuntos Educacionais numa universidade pública, a pedido da Pró-Reitoria acadêmica, colocou em discussão com seus professores a possibilidade de participação dos estudantes de ensino superior na avaliação de sua própria aprendizagem. Após algumas sessões de leitura, estudo e debates de textos de especialistas sobre essa questão, o grupo decidiu favoravelmente a essa participação, levando em conta que
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13Q821202 | Legislação Federal, Lei 10861 2004, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES é o órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, instituído pela Lei n.º 10.861, de 14 de abril de 2004. Dentre as atribuições que a CONAES possui, encontra-se a de
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14Q820800 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu artigo 56, estabelece que as instituições públicas de educação superior obedecerão ao princípio da gestão democrática, para o que será assegurada a existência de órgãos colegiados dos quais participarão segmentos da comunidade institucional, local e regional. Diz o parágrafo único do mesmo artigo que, em qualquer caso, os docentes ocuparão
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15Q820039 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Ciências Sociais Aplicadas e demais cursos de graduação, elaboradas a partir da LDBEN/96, tratam de diversos elementos, tais como
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16Q325738 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Estudos realizados nas últimas décadas do século passado e no início deste, sobre as tendências pedagógicas e suas manifestações na prática docente e na Didática, permitem a constatação de que, no ensino superior,
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17Q819986 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Helena, técnica em assuntos educacionais, participando da montagem do calendário escolar da unidade em que trabalha, afirma, corretamente, conforme a LDBEN/96 e suas alterações, que na educação superior, o ano letivo regular, independentemente do ano civil, tem, no mínimo,
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18Q820964 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

O artigo 1.º da LDBEN n.º 9.394/96 enuncia que “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. E, em seu parágrafo 1.º, fica estabelecido que “esta Lei disciplina a educação escolar que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino em instituições próprias”. No parágrafo 2.º, em coerência com a concepção de educação presente no caput do artigo, determina-se que a educação escolar deverá
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19Q822228 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Os artigos 37 e 38 da Lei n.º 9.394/96 (LDBEN) tratam da educação de jovens e adultos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. Tomando-os por base, é correto afirmar:
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20Q321010 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Estudos que examinam criticamente as ideias pedagógicas presentes na história da educação brasileira situam a formulação da pedagogia “crítico-social dos conteúdos” no contexto da redemocratização do país, nos anos 80 do século XX, caracterizando-a como uma tendência que
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