Início Questões de Concursos Universidade Federal do Paraná Resolva questões de Universidade Federal do Paraná comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Universidade Federal do Paraná Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q319934 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017A respeito de pesquisas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) A existência ou não de um problema na pesquisa dependerá da sua natureza ou molaridade. ( ) O objetivo de um trabalho do tipo “estado da arte” é descrever a produção atual de uma dada área de pesquisa. ( ) Quando a realidade pode ser apreendida diretamente, algumas pesquisas prescindem de procedimentos de coleta de dados. ( ) As informações utilizadas na pesquisa podem ser factuais (que dependem de pouca ou nenhuma interpretação) ou opinativas (envolvem crenças, suposições, valores etc.). Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) V – V – V – F. ✂️ b) F – V – V – V. ✂️ c) F – V – F – V. ✂️ d) V – F – F – V. ✂️ e) V – F – V – F. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q326821 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017Sobre a educação escolar, é correto afirmar: ✂️ a) A Educação Básica e Superior são os níveis que compõem a educação escolar. ✂️ b) A Educação Básica é composta pela Educação Infantil e pelo Ensino Fundamental. ✂️ c) O Ensino Superior é uma modalidade da educação escolar. ✂️ d) O Ensino Fundamental é a primeira etapa da educação escolar. ✂️ e) A educação escolar é composta pela educação obrigatória, de 4 a 17 anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q319776 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017São os pilares-mestres do projeto político-pedagógico: ✂️ a) fundamentos teóricos, fundamentos metodológicos e fundamentos pedagógicos/relações. ✂️ b) fundamentos éticos, fundamentos políticos e fundamentos estéticos. ✂️ c) fundamentos conceituais, fundamentos metodológicos e fundamentos relacionais. ✂️ d) fundamentos ético-políticos, fundamentos epistemológicos e fundamentos didático-pedagógicos/relações. ✂️ e) fundamentos teóricos, fundamentos procedimentais e fundamentos atitudinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q319898 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017Sobre a concepção de currículo de acordo com a perspectiva crítico-emancipatória, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Toma como base teórica de sustentação a concepção de educação bancária, elaborada e difundida por Paulo Freire. ✂️ b) São eixos norteadores na construção de propostas curriculares o conhecimento, a consciência crítica da realidade e a prática dialógica. ✂️ c) É um conjunto de informações que deve ser oferecido aos estudantes, contido em programas organizados por gestores(as) e/ou professores(as). ✂️ d) Considera a cultura erudita como central, tendo em vista que ela permite a elaboração de uma consciência crítica sobre a realidade. ✂️ e) Os temas geradores, elementos centrais nessa perspectiva, partem da política curricular definida pelo Estado e devem basear-se nos conteúdos programáticos dos currículos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q322429 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017De acordo com a concepção de educação de Paulo Freire, considere as seguintes afirmativas: 1. O compromisso profissional não é um ato passível; ele é práxis, ação-reflexão sobre a realidade. 2. O primeiro estado da consciência é o intransitivo, no qual há uma espécie de quase compromisso com a realidade. 3. A consciência ingênua é impermeável à investigação e satisfaz-se com as experiências. 4. A consciência crítica tem forte conteúdo passional e pode cair no fanatismo ou sectarismo. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. ✂️ b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. ✂️ c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. ✂️ d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. ✂️ e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q325213 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017Quanto à pesquisa, o ensino e a extensão, de acordo com Severino (2009), é correto afirmar que: ✂️ a) o núcleo magnético da universidade, ou seja, seu núcleo forte, é a pesquisa, elemento presente no ensino de graduação e pós-graduação. ✂️ b) a extensão é o elo da pesquisa com o ensino: o professor universitário precisa da prática da extensão para ensinar eficazmente, enquanto o aluno precisa dela para aprender eficaz e significativamente. ✂️ c) cabe à instituição de ensino superior optar por quais eixos – ensino e/ou pesquisa e/ou extensão – constituirão o seu projeto pedagógico. ✂️ d) na Universidade, ensino, pesquisa e extensão se articulam, mas a partir da pesquisa, ou seja, só se aprende, só se ensina, pesquisando, construindo conhecimento. ✂️ e) o ensino tem a formação profissional como foco, exigindo que a instrução tenha prioridade no trabalho com o conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q319947 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017De acordo com Luna (2002), a pesquisa é entendida como: ✂️ a) a busca pela veracidade das constatações do pesquisador, que no processo de levantamento de dados e produção do conhecimento deve dar provas da fidedignidade do que produz. ✂️ b) a utilização de métodos e técnicas que permitam construir um caminho e resultados comprováveis. ✂️ c) a produção de um conhecimento não generalizável, tendo em vista que todo conhecimento é produzido de acordo com condições objetivas. ✂️ d) o preenchimento de alguns requisitos que sempre variam, a depender do referencial teórico ou da metodologia utilizada. ✂️ e) a produção de um conhecimento novo, relevante teórica e socialmente e fidedigno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q328132 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017Quanto à concepção de projeto político-pedagógico, é correto afirmar: ✂️ a) O projeto político-pedagógico estabelece os princípios norteadores da prática educativa através da definição de suas finalidades, de sua estrutura organizacional e de sua concepção de currículo. ✂️ b) Trata-se de um documento que define os princípios e metas da instituição educacional, estruturado pelo administrador e posto em prática por toda a comunidade escolar. ✂️ c) É o documento que busca estabelecer identidade comum às instituições vinculadas ao mesmo ente, seja ele municipal, estadual ou federal. ✂️ d) Vincula-se às exigências burocráticas institucionais, mediante as quais toda instituição precisa definir o que pretende atingir em um dado período de tempo e em uma dada gestão. ✂️ e) A essência do projeto político-pedagógico depende do gestor, que dará o tom das escolhas para planejar, executar e avaliar as ações. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q319934 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017A respeito de pesquisas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) A existência ou não de um problema na pesquisa dependerá da sua natureza ou molaridade. ( ) O objetivo de um trabalho do tipo “estado da arte” é descrever a produção atual de uma dada área de pesquisa. ( ) Quando a realidade pode ser apreendida diretamente, algumas pesquisas prescindem de procedimentos de coleta de dados. ( ) As informações utilizadas na pesquisa podem ser factuais (que dependem de pouca ou nenhuma interpretação) ou opinativas (envolvem crenças, suposições, valores etc.). Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) V – V – V – F. ✂️ b) F – V – V – V. ✂️ c) F – V – F – V. ✂️ d) V – F – F – V. ✂️ e) V – F – V – F. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q326821 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017Sobre a educação escolar, é correto afirmar: ✂️ a) A Educação Básica e Superior são os níveis que compõem a educação escolar. ✂️ b) A Educação Básica é composta pela Educação Infantil e pelo Ensino Fundamental. ✂️ c) O Ensino Superior é uma modalidade da educação escolar. ✂️ d) O Ensino Fundamental é a primeira etapa da educação escolar. ✂️ e) A educação escolar é composta pela educação obrigatória, de 4 a 17 anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q319776 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017São os pilares-mestres do projeto político-pedagógico: ✂️ a) fundamentos teóricos, fundamentos metodológicos e fundamentos pedagógicos/relações. ✂️ b) fundamentos éticos, fundamentos políticos e fundamentos estéticos. ✂️ c) fundamentos conceituais, fundamentos metodológicos e fundamentos relacionais. ✂️ d) fundamentos ético-políticos, fundamentos epistemológicos e fundamentos didático-pedagógicos/relações. ✂️ e) fundamentos teóricos, fundamentos procedimentais e fundamentos atitudinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q319898 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017Sobre a concepção de currículo de acordo com a perspectiva crítico-emancipatória, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Toma como base teórica de sustentação a concepção de educação bancária, elaborada e difundida por Paulo Freire. ✂️ b) São eixos norteadores na construção de propostas curriculares o conhecimento, a consciência crítica da realidade e a prática dialógica. ✂️ c) É um conjunto de informações que deve ser oferecido aos estudantes, contido em programas organizados por gestores(as) e/ou professores(as). ✂️ d) Considera a cultura erudita como central, tendo em vista que ela permite a elaboração de uma consciência crítica sobre a realidade. ✂️ e) Os temas geradores, elementos centrais nessa perspectiva, partem da política curricular definida pelo Estado e devem basear-se nos conteúdos programáticos dos currículos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q322429 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017De acordo com a concepção de educação de Paulo Freire, considere as seguintes afirmativas: 1. O compromisso profissional não é um ato passível; ele é práxis, ação-reflexão sobre a realidade. 2. O primeiro estado da consciência é o intransitivo, no qual há uma espécie de quase compromisso com a realidade. 3. A consciência ingênua é impermeável à investigação e satisfaz-se com as experiências. 4. A consciência crítica tem forte conteúdo passional e pode cair no fanatismo ou sectarismo. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. ✂️ b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. ✂️ c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. ✂️ d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. ✂️ e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q325213 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017Quanto à pesquisa, o ensino e a extensão, de acordo com Severino (2009), é correto afirmar que: ✂️ a) o núcleo magnético da universidade, ou seja, seu núcleo forte, é a pesquisa, elemento presente no ensino de graduação e pós-graduação. ✂️ b) a extensão é o elo da pesquisa com o ensino: o professor universitário precisa da prática da extensão para ensinar eficazmente, enquanto o aluno precisa dela para aprender eficaz e significativamente. ✂️ c) cabe à instituição de ensino superior optar por quais eixos – ensino e/ou pesquisa e/ou extensão – constituirão o seu projeto pedagógico. ✂️ d) na Universidade, ensino, pesquisa e extensão se articulam, mas a partir da pesquisa, ou seja, só se aprende, só se ensina, pesquisando, construindo conhecimento. ✂️ e) o ensino tem a formação profissional como foco, exigindo que a instrução tenha prioridade no trabalho com o conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q319947 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017De acordo com Luna (2002), a pesquisa é entendida como: ✂️ a) a busca pela veracidade das constatações do pesquisador, que no processo de levantamento de dados e produção do conhecimento deve dar provas da fidedignidade do que produz. ✂️ b) a utilização de métodos e técnicas que permitam construir um caminho e resultados comprováveis. ✂️ c) a produção de um conhecimento não generalizável, tendo em vista que todo conhecimento é produzido de acordo com condições objetivas. ✂️ d) o preenchimento de alguns requisitos que sempre variam, a depender do referencial teórico ou da metodologia utilizada. ✂️ e) a produção de um conhecimento novo, relevante teórica e socialmente e fidedigno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q328132 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017Quanto à concepção de projeto político-pedagógico, é correto afirmar: ✂️ a) O projeto político-pedagógico estabelece os princípios norteadores da prática educativa através da definição de suas finalidades, de sua estrutura organizacional e de sua concepção de currículo. ✂️ b) Trata-se de um documento que define os princípios e metas da instituição educacional, estruturado pelo administrador e posto em prática por toda a comunidade escolar. ✂️ c) É o documento que busca estabelecer identidade comum às instituições vinculadas ao mesmo ente, seja ele municipal, estadual ou federal. ✂️ d) Vincula-se às exigências burocráticas institucionais, mediante as quais toda instituição precisa definir o que pretende atingir em um dado período de tempo e em uma dada gestão. ✂️ e) A essência do projeto político-pedagógico depende do gestor, que dará o tom das escolhas para planejar, executar e avaliar as ações. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro