Início Questões de Concursos Universidade Federal do Rio Grande do Norte Resolva questões de Universidade Federal do Rio Grande do Norte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q326575 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017Uma das capacidades que a educação escolar, em seus diferentes níveis, deve desenvolver nos estudantes é a de pensar de forma crítica. Um Pedagogo, em uma discussão com um grupo de professores de sua escola, identifica quatro crenças sobre o pensamento crítico e sua formação, explicitadas no quadro a seguir: C1 Avaliar a credibilidade das fontes é uma das características do pensamento crítico. C2 Flexibilidade para considerar alternativas e opiniões são características do pensamento crítico. C3 O pensamento crítico se refere ao pensamento lógico, ou seja, ao bom pensamento. C4 O pensamento crítico se expressa na atitude de se contestar tudo e todos a partir de um ponto de vista pessoal. As crenças coerentes com os marcos teóricos sobre essa categoria do pensamento docente são ✂️ a) C2 e C4. ✂️ b) C3 e C4. ✂️ c) C1 e C2. ✂️ d) C1 e C3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q322288 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017Uma professora deve realizar uma investigação sobre a evasão de estudantes de um curso da UFRN. Para esse propósito, toma algumas decisões a serem apresentadas a um grupo de outros professores com o qual será desenvolvida a pesquisa. As decisões tomadas estão presentes no quadro a seguir. I Definir o problema de pesquisa e formulá-lo como uma afirmação que sintetize a problemática em questão. II Definir a metodologia da pesquisa antes da formulação das questões de estudo. III Definir o problema após uma aprofundada revisão do estado da questão o qual se refere ao objeto de estudo. IV Subordinar a metodologia à natureza do objeto de estudo. São consideradas INADEQUADAS as decisões presentes nos itens ✂️ a) II e IV. ✂️ b) I e III. ✂️ c) III e IV. ✂️ d) I e II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q798514 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017 A resposta motora humana é elaborada através da integração sensório-motora entre as estruturas do sistema nervoso periférico e o sistema nervoso central, o qual interpreta os impulsos sensoriais aferentes e elabora um sinal motor adequado para a atividade motora desejada. A quantidade de força e a precisão de uma contração muscular estão baseadas numa ordem de recrutamento das fibras musculares, que obedece a critérios de ativação. Em relação à essa temática, é correto afirmar que a unidade motora ✂️ a) tem um número próprio de motoneurônios, sendo cada fibra inervada por vários nervos, independente da função que o músculo desempenha. ✂️ b) é o conjunto formado pela fibra muscular e todos os nervos que a inervam. ✂️ c) está presente em todos os músculos esqueléticos, sendo que cada músculo possui apenas uma. ✂️ d) é o conjunto formado pelo nervo e todas as fibras musculares por ele inervadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q799414 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017A marcha é uma das tarefas mais presentes do nosso dia-a-dia, sendo o método por meio do qual nos movimentamos de um lugar a outro. Embora cada um de nós desenvolva um estilo próprio de marcha, existem parâmetros normais dentro dos quais todos nos movemos para nos munir de um método eficiente de deambulação. Com base no que se conhece sobre marcha, sabe-se que ✂️ a) o comprimento de um passo corresponde ao comprimento de duas passadas. ✂️ b) a duração do apoio duplo é diretamente proporcional a velocidade da caminhada. ✂️ c) os dois pés estão em contato com o solo em dois momentos no ciclo da marcha. ✂️ d) o comprimento de uma passada é a distância longitudinal entre o apoio do calcanhar de um membro no solo e o apoio do calcanhar contra-lateral no solo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q321733 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017A história da humanidade se funde com a história das ideias pedagógicas. A educação como fenômeno social e histórico reflete, na sua história, as ideias de destacados sociólogos, filósofos, psicólogos e pedagogos que contribuíram, de forma significativa, com o ideário pedagógico. No quadro a seguir, avalie a correspondência entre o autor e as características de suas ideias sobre a educação. Itens Autor Ideias sobre educação I Pestalozzi Propõe a reforma da sociedade por intermédio da educação das classes populares. Privilegia o desenvolvimento psíquico da criança em relação à aquisição de conhecimentos. Sustenta que a educação geral deve preceder a profissional II J.Dewey Considera que a educação é essencialmente dialética, questionando a sociedade de classes. Prioriza a educação como produto que produz o homem novo. III E.Durkhlein Considera a educação como uma condição essencial da sociedade, conferindo às ciências sociais um caráter científico específico baseado na filosofia pragmática idealista. IV A. Gramsci Defende a escola socialista evocando a ideia de unidade e de centralização democrática. Considera o trabalho como um princípio educativo básico da formação. As correspondências estabelecidas corretamente estão nos itens ✂️ a) III e IV. ✂️ b) II e III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q328720 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017Aprender a aprender constitui uma competência essencial na Sociedade da Informação e do Conhecimento, como uma condição para o desenvolvimento da autonomia e da criatividade no estudo, de modo a lograr uma eficaz e eficiente autogestão da aprendizagem. Essa habilidade está relacionada com a metacognição. Considere as afirmações a seguir referentes a essa habilidade. I A metacognição tem uma função importante na regulação dos processos cognitivos. II O conhecimento declarativo é o mais relevante no desenvolvimento da metacognição. III As características pessoais, a natureza das tarefas e as estratégias são elementos da metacognição. IV A metacognição é favorecida com o estímulo do pensamento convergente. Das afirmações, estão corretas ✂️ a) I e III. ✂️ b) II e III. ✂️ c) I e IV. ✂️ d) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q322769 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017A formação de conceitos científicos é uma atividade essencial na prática pedagógica dos professores universitários. Em relação a essa atividade, avalie as afirmações a seguir: I Os conceitos científicos são representações mentais objetivas de objetos e fenômenos caracterizados pela singularidade do conhecimento científico. II O domínio do conceito científico é atingido quando o estudante consegue definir o conceito. III Na formação do conceito científico segundo a lógica, a definição desse conceito constitui numa etapa necessária. IV Uma finalidade da formação de conceitos científicos é desenvolver o pensamento científico nos estudantes. Das afirmações, estão corretas ✂️ a) II e III. ✂️ b) III e IV. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q324593 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017De acordo com Bogdan e Biklen (1984), na pesquisa qualitativa, o investigador é o instrumento principal. Nesse sentido, alguns autores, como Morse(1994), enfatizam uma série de características do investigador "qualitativo". Considerando esse tipo de pesquisa, avalie as características de um pesquisador apresentadas a seguir: I É, ao mesmo tempo, capaz de trabalhar indutivamente. II É concentrado num único método específico de pesquisa. III Prioriza a objetividade em detrimento da subjetividade. IV Verifica e constata, frequentemente, sua informação. As características do investigador qualitativo estão presentes nos itens ✂️ a) III e IV. ✂️ b) II e III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q377859 | Administração Pública, Modelo GESPÚBLICA, Assistente em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA) é constituído de oito partes integradas, denominadas de Critérios, que orientam a adoção de práticas de excelência com a finalidade de levar as organizações a elevar o seu desempenho na prestação de serviço ao cidadão. Um desses critérios aborda a observância do regime administrativo, a participação e o controle social. Esse critério é denominado ✂️ a) informação e conhecimento. ✂️ b) governança. ✂️ c) interesse público e cidadania. ✂️ d) processos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q327250 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017Os estudos sobre currículo escolar desenvolvidos a partir das décadas de 1960-1970 permitiram refletir sobre a existência, na escola, de vários níveis de currículo: formal, real e oculto. A diferenciação entre esses níveis de currículo possibilita mostrar o que os estudantes aprendem na escola ou o que deixam de aprender e depende de diversos e numerosos fatores e não apenas dos componentes curriculares previstos na estrutura curricular da escola. Considere, no quadro a seguir, as características desses vários níveis do currículo. C1 Conjunto de diretrizes normativas prescritas institucionalmente. C2 Presentes nas práticas dos professores, na percepção e no uso consciente que eles fazem do currículo oficial, assim como o que fica na percepção dos estudantes. C3 Influências que afetam a aprendizagem dos estudantes e o trabalho dos professores provenientes da experiência cultural, dos valores e significados trazidos do meio social. C4 Não aparece de forma explicita no planejamento, embora se constitua como importantes fatos de aprendizagem. Dentre essas características, as duas que se identificam com a concepção de currículo oculto da escola são ✂️ a) C3 e C4. ✂️ b) C1 e C3. ✂️ c) C2 e C4. ✂️ d) C1 e C2. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q329135 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017A Comunicação Pedagógica pode ser entendida com um tipo particular de comunicação profissional (a do professor com os estudantes, na sala de aula e fora dela) que tem lugar no processo de ensino e desempenha determinadas funções pedagógicas. A Comunicação Pedagógica objetiva a criação de um clima psicológico favorável para a otimização da atividade de estudo e das relações entre o professor e os estudantes. Dessa forma, a Comunicação Pedagógica ✂️ a) deve privilegiar o estilo autoritário para garantir a disciplina dos estudantes. ✂️ b) deve ter como uma de suas funções o intercâmbio de informações entre os participantes. ✂️ c) deve ser objetiva, evitar a influência da afetividade no processo interativo. ✂️ d) deve ser formada e desenvolvida, de maneira mais ou menos espontânea, no exercício da profissão. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q557099 | Informática, HTTP HTTPS, Técnico de Laboratório, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017Considere a necessidade de reiniciar um servidor HTTP Apache no Ubuntu 16.04 sem que caiam as conexões estabelecidas. O comando necessário para atender essa necessidade é: ✂️ a) sudo systemctl reload apache2. ✂️ b) sudo systemctl restart apache2. ✂️ c) sudo systemctl stop apache2. ✂️ d) sudo systemctl start apache2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q799747 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017O impacto anterior do ombro, independentemente de sua causa, é uma consequência da compressão de estruturas na face anterior do úmero, entre a cabeça do úmero e o processo coracóide, abaixo do acrômio. Na realização do teste de Hawkins-Kennedy, ✂️ a) o membro superior é abduzido a 90º, com cotovelo estendido e o antebraço em pronação. Em seguida, solicita-se ao paciente que coloque o membro superior em adução horizontal. ✂️ b) o examinador flexiona o ombro do paciente a 90º, flete o cotovelo à 90º e, em seguida, rotaciona internamente e forçadamente o ombro. ✂️ c) o membro superior do paciente encontra-se elevado no plano escapular, de forma passiva e forçada, e rodado medialmente pelo examinador. ✂️ d) o paciente posiciona-se sentado, e seu membro superior é abduzido entre 90 e 100º. Segurando o punho do paciente, o examinador rotaciona o membro superior lateralmente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q805271 | Legislação e Decretos, Decreto n 4073 2002 Regulamenta a Lei n 8159 1991, Técnico em Arquivo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017O Decreto n. 4.073, de 03/01/2002, que regulamenta a Lei n. 8.159, de 08/01/1991, estabelece que os arquivos privados de pessoas físicas ou jurídicas contendo documentos relevantes para a história, a cultura e o desenvolvimento nacional podem ser declarados de interesse público e social por decreto do Presidente da República. Nesse sentido, avalie os acervos listados a seguir: I Arquivos e documentos de pessoas jurídicas que mantenham vínculo com o Poder Público. II Arquivos e documentos privados tombados pelo Poder Público. III Arquivos presidenciais, de acordo com o art. 3º da Lei n. 8.394, de 30 de dezembro de 1991. IV Arquivos e documentos privados resultantes de atuação nas áreas de educação, cultura, ciência e tecnologia. De acordo com o referido decreto, são automaticamente considerados documentos privados de interesse público e social apenas os explicitados nos itens ✂️ a) I e IV. ✂️ b) I e II. ✂️ c) II e III. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q321589 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017"O Projeto Político Pedagógico busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo Projeto Pedagógico da Escola é também Projeto Político por estar intimamente articulado ao compromisso sócio-político com os interesses reais e coletivos da população majoritária." (Veiga, I.P.A. (Org.) Projeto Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP, Papirus. 1995.) Considerando o PPP, suas funções, natureza e elaboração, avalie as seguintes afirmações: I O PPP deve ser um documento neutro, evitando o confronto de ideias. II O PPP deve estar pautado em grandes reflexões sobre qual é a finalidade da escola. III Os educadores devem ser os responsáveis diretos pela mobilização da escola e da comunidade para a construção da proposta. IV A dimensão do ensino e da aprendizagem sob a dimensão psicológica é o eixo mais relevante na construção do PPP. Das afirmações, estão corretas ✂️ a) II e III. ✂️ b) II e IV. ✂️ c) I e III. ✂️ d) I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q805106 | Legislação e Decretos, Decreto n 7234 2010, Assistente Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017O Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, criou o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), voltado para a ampliação das condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal. Um dos objetivos do PNAES é ✂️ a) promover ações na área de moradia estudantil. ✂️ b) democratizar a universidade pública. ✂️ c) enfrentar as desigualdades educacionais. ✂️ d) reduzir as taxas de retenção e evasão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q319435 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017Os jogos e as brincadeiras constituem atividades fundamentais na educação infantil, constituindo-se em atividades básicas para proporcionar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Em relação a essas atividades, avalie as afirmações a seguir. I Na brincadeira do faz-de-conta, o jogo simbólico é uma atividade que contribui para desenvolver, nas crianças, a capacidade de representação essencial para o desenvolvimento da linguagem. II Nas brincadeiras, as crianças transformam o conhecimento que já possuíam em conceitos científicos. III A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o não-brincar. IV Na educação infantil, as brincadeiras e os jogos devem se basear no princípio da espontaneidade, o que não exige planejamento por parte do professor. Das afirmações, estão corretas ✂️ a) II e III. ✂️ b) I e IV. ✂️ c) I e III. ✂️ d) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q321444 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017L.S. Vygotsky deixou uma importante contribuição relativa às discussões sobre as relações entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento no contexto escolar. Considerando as ideias de Vygotsky sobre essa temática, o professor deve ✂️ a) criar Zonas de Desenvolvimento Próximo durante a aprendizagem, o que significa a passagem de formas colaborativas para a autonomia intelectual. ✂️ b) esperar o amadurecimento biológico e intelectual do estudante para adequar as experiências de ensino vivenciadas por este. ✂️ c) promover a colaboração e a atividade em grupo durante todo o processo de internalização de um conteúdo conceitual. ✂️ d) facilitar a aprendizagem apresentando os conteúdos de forma simplificada ao mediá-la e facilitar a assimilação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q324613 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017A parceria das instituições de educação infantil com os familiares é de suma importância para o desenvolvimento do currículo, nesse nível de escolaridade. Nesse tipo de parceria, ✂️ a) a via essencial para acolher as diferentes culturas e outros diferenciais no seio da escola é a promoção de comemorações festivas. ✂️ b) a participação das famílias na gestão da proposta pedagógica junto com os professores e demais profissionais da escola é imprescindível. ✂️ c) a comunicação da escola com as famílias deve ocorrer desde o início, de forma espontânea, o que não exige planejamento. ✂️ d) a escola deve desenvolver programas que visem a instruir as famílias sobre como educar os filhos dentro de um padrão pré-estabelecido considerado adequado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q805163 | Legislação e Decretos, Decreto n 1799 1996, Técnico em Arquivo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017A microfilmagem pode ser entendida como a produção de imagens fotográficas de um documento em formato altamente reduzido. De acordo com o Decreto n. 1.799/96, que regulamenta a Lei n. 5.433/68 sobre a microfilmagem de documentos oficiais e dá outras providências, analise as afirmativas a seguir: I Por questões de segurança, será admitida a utilização de filmes atualizáveis. II Microfilmes produzidos no exterior somente terão valor legal no Brasil caso estejam devidamente autenticados pela autoridade estrangeira competente, com firmas reconhecidas no Brasil e acompanhados de tradução oficial. III O filme original e o filme cópia devem ser armazenados em locais diferentes. IV Para corrigir falhas de legibilidade dos documentos no momento da microfilmagem, será permitido o corte ou a inserção de novas imagens no rolo original. Das afirmativas, estão corretas ✂️ a) I e III. ✂️ b) II e III. ✂️ c) I e IV. ✂️ d) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q326575 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017Uma das capacidades que a educação escolar, em seus diferentes níveis, deve desenvolver nos estudantes é a de pensar de forma crítica. Um Pedagogo, em uma discussão com um grupo de professores de sua escola, identifica quatro crenças sobre o pensamento crítico e sua formação, explicitadas no quadro a seguir: C1 Avaliar a credibilidade das fontes é uma das características do pensamento crítico. C2 Flexibilidade para considerar alternativas e opiniões são características do pensamento crítico. C3 O pensamento crítico se refere ao pensamento lógico, ou seja, ao bom pensamento. C4 O pensamento crítico se expressa na atitude de se contestar tudo e todos a partir de um ponto de vista pessoal. As crenças coerentes com os marcos teóricos sobre essa categoria do pensamento docente são ✂️ a) C2 e C4. ✂️ b) C3 e C4. ✂️ c) C1 e C2. ✂️ d) C1 e C3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q322288 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017Uma professora deve realizar uma investigação sobre a evasão de estudantes de um curso da UFRN. Para esse propósito, toma algumas decisões a serem apresentadas a um grupo de outros professores com o qual será desenvolvida a pesquisa. As decisões tomadas estão presentes no quadro a seguir. I Definir o problema de pesquisa e formulá-lo como uma afirmação que sintetize a problemática em questão. II Definir a metodologia da pesquisa antes da formulação das questões de estudo. III Definir o problema após uma aprofundada revisão do estado da questão o qual se refere ao objeto de estudo. IV Subordinar a metodologia à natureza do objeto de estudo. São consideradas INADEQUADAS as decisões presentes nos itens ✂️ a) II e IV. ✂️ b) I e III. ✂️ c) III e IV. ✂️ d) I e II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q798514 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017 A resposta motora humana é elaborada através da integração sensório-motora entre as estruturas do sistema nervoso periférico e o sistema nervoso central, o qual interpreta os impulsos sensoriais aferentes e elabora um sinal motor adequado para a atividade motora desejada. A quantidade de força e a precisão de uma contração muscular estão baseadas numa ordem de recrutamento das fibras musculares, que obedece a critérios de ativação. Em relação à essa temática, é correto afirmar que a unidade motora ✂️ a) tem um número próprio de motoneurônios, sendo cada fibra inervada por vários nervos, independente da função que o músculo desempenha. ✂️ b) é o conjunto formado pela fibra muscular e todos os nervos que a inervam. ✂️ c) está presente em todos os músculos esqueléticos, sendo que cada músculo possui apenas uma. ✂️ d) é o conjunto formado pelo nervo e todas as fibras musculares por ele inervadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q799414 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017A marcha é uma das tarefas mais presentes do nosso dia-a-dia, sendo o método por meio do qual nos movimentamos de um lugar a outro. Embora cada um de nós desenvolva um estilo próprio de marcha, existem parâmetros normais dentro dos quais todos nos movemos para nos munir de um método eficiente de deambulação. Com base no que se conhece sobre marcha, sabe-se que ✂️ a) o comprimento de um passo corresponde ao comprimento de duas passadas. ✂️ b) a duração do apoio duplo é diretamente proporcional a velocidade da caminhada. ✂️ c) os dois pés estão em contato com o solo em dois momentos no ciclo da marcha. ✂️ d) o comprimento de uma passada é a distância longitudinal entre o apoio do calcanhar de um membro no solo e o apoio do calcanhar contra-lateral no solo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q321733 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017A história da humanidade se funde com a história das ideias pedagógicas. A educação como fenômeno social e histórico reflete, na sua história, as ideias de destacados sociólogos, filósofos, psicólogos e pedagogos que contribuíram, de forma significativa, com o ideário pedagógico. No quadro a seguir, avalie a correspondência entre o autor e as características de suas ideias sobre a educação. Itens Autor Ideias sobre educação I Pestalozzi Propõe a reforma da sociedade por intermédio da educação das classes populares. Privilegia o desenvolvimento psíquico da criança em relação à aquisição de conhecimentos. Sustenta que a educação geral deve preceder a profissional II J.Dewey Considera que a educação é essencialmente dialética, questionando a sociedade de classes. Prioriza a educação como produto que produz o homem novo. III E.Durkhlein Considera a educação como uma condição essencial da sociedade, conferindo às ciências sociais um caráter científico específico baseado na filosofia pragmática idealista. IV A. Gramsci Defende a escola socialista evocando a ideia de unidade e de centralização democrática. Considera o trabalho como um princípio educativo básico da formação. As correspondências estabelecidas corretamente estão nos itens ✂️ a) III e IV. ✂️ b) II e III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q328720 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017Aprender a aprender constitui uma competência essencial na Sociedade da Informação e do Conhecimento, como uma condição para o desenvolvimento da autonomia e da criatividade no estudo, de modo a lograr uma eficaz e eficiente autogestão da aprendizagem. Essa habilidade está relacionada com a metacognição. Considere as afirmações a seguir referentes a essa habilidade. I A metacognição tem uma função importante na regulação dos processos cognitivos. II O conhecimento declarativo é o mais relevante no desenvolvimento da metacognição. III As características pessoais, a natureza das tarefas e as estratégias são elementos da metacognição. IV A metacognição é favorecida com o estímulo do pensamento convergente. Das afirmações, estão corretas ✂️ a) I e III. ✂️ b) II e III. ✂️ c) I e IV. ✂️ d) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q322769 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017A formação de conceitos científicos é uma atividade essencial na prática pedagógica dos professores universitários. Em relação a essa atividade, avalie as afirmações a seguir: I Os conceitos científicos são representações mentais objetivas de objetos e fenômenos caracterizados pela singularidade do conhecimento científico. II O domínio do conceito científico é atingido quando o estudante consegue definir o conceito. III Na formação do conceito científico segundo a lógica, a definição desse conceito constitui numa etapa necessária. IV Uma finalidade da formação de conceitos científicos é desenvolver o pensamento científico nos estudantes. Das afirmações, estão corretas ✂️ a) II e III. ✂️ b) III e IV. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q324593 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017De acordo com Bogdan e Biklen (1984), na pesquisa qualitativa, o investigador é o instrumento principal. Nesse sentido, alguns autores, como Morse(1994), enfatizam uma série de características do investigador "qualitativo". Considerando esse tipo de pesquisa, avalie as características de um pesquisador apresentadas a seguir: I É, ao mesmo tempo, capaz de trabalhar indutivamente. II É concentrado num único método específico de pesquisa. III Prioriza a objetividade em detrimento da subjetividade. IV Verifica e constata, frequentemente, sua informação. As características do investigador qualitativo estão presentes nos itens ✂️ a) III e IV. ✂️ b) II e III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q377859 | Administração Pública, Modelo GESPÚBLICA, Assistente em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA) é constituído de oito partes integradas, denominadas de Critérios, que orientam a adoção de práticas de excelência com a finalidade de levar as organizações a elevar o seu desempenho na prestação de serviço ao cidadão. Um desses critérios aborda a observância do regime administrativo, a participação e o controle social. Esse critério é denominado ✂️ a) informação e conhecimento. ✂️ b) governança. ✂️ c) interesse público e cidadania. ✂️ d) processos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q327250 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017Os estudos sobre currículo escolar desenvolvidos a partir das décadas de 1960-1970 permitiram refletir sobre a existência, na escola, de vários níveis de currículo: formal, real e oculto. A diferenciação entre esses níveis de currículo possibilita mostrar o que os estudantes aprendem na escola ou o que deixam de aprender e depende de diversos e numerosos fatores e não apenas dos componentes curriculares previstos na estrutura curricular da escola. Considere, no quadro a seguir, as características desses vários níveis do currículo. C1 Conjunto de diretrizes normativas prescritas institucionalmente. C2 Presentes nas práticas dos professores, na percepção e no uso consciente que eles fazem do currículo oficial, assim como o que fica na percepção dos estudantes. C3 Influências que afetam a aprendizagem dos estudantes e o trabalho dos professores provenientes da experiência cultural, dos valores e significados trazidos do meio social. C4 Não aparece de forma explicita no planejamento, embora se constitua como importantes fatos de aprendizagem. Dentre essas características, as duas que se identificam com a concepção de currículo oculto da escola são ✂️ a) C3 e C4. ✂️ b) C1 e C3. ✂️ c) C2 e C4. ✂️ d) C1 e C2. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q329135 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017A Comunicação Pedagógica pode ser entendida com um tipo particular de comunicação profissional (a do professor com os estudantes, na sala de aula e fora dela) que tem lugar no processo de ensino e desempenha determinadas funções pedagógicas. A Comunicação Pedagógica objetiva a criação de um clima psicológico favorável para a otimização da atividade de estudo e das relações entre o professor e os estudantes. Dessa forma, a Comunicação Pedagógica ✂️ a) deve privilegiar o estilo autoritário para garantir a disciplina dos estudantes. ✂️ b) deve ter como uma de suas funções o intercâmbio de informações entre os participantes. ✂️ c) deve ser objetiva, evitar a influência da afetividade no processo interativo. ✂️ d) deve ser formada e desenvolvida, de maneira mais ou menos espontânea, no exercício da profissão. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q557099 | Informática, HTTP HTTPS, Técnico de Laboratório, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017Considere a necessidade de reiniciar um servidor HTTP Apache no Ubuntu 16.04 sem que caiam as conexões estabelecidas. O comando necessário para atender essa necessidade é: ✂️ a) sudo systemctl reload apache2. ✂️ b) sudo systemctl restart apache2. ✂️ c) sudo systemctl stop apache2. ✂️ d) sudo systemctl start apache2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q799747 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017O impacto anterior do ombro, independentemente de sua causa, é uma consequência da compressão de estruturas na face anterior do úmero, entre a cabeça do úmero e o processo coracóide, abaixo do acrômio. Na realização do teste de Hawkins-Kennedy, ✂️ a) o membro superior é abduzido a 90º, com cotovelo estendido e o antebraço em pronação. Em seguida, solicita-se ao paciente que coloque o membro superior em adução horizontal. ✂️ b) o examinador flexiona o ombro do paciente a 90º, flete o cotovelo à 90º e, em seguida, rotaciona internamente e forçadamente o ombro. ✂️ c) o membro superior do paciente encontra-se elevado no plano escapular, de forma passiva e forçada, e rodado medialmente pelo examinador. ✂️ d) o paciente posiciona-se sentado, e seu membro superior é abduzido entre 90 e 100º. Segurando o punho do paciente, o examinador rotaciona o membro superior lateralmente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q805271 | Legislação e Decretos, Decreto n 4073 2002 Regulamenta a Lei n 8159 1991, Técnico em Arquivo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017O Decreto n. 4.073, de 03/01/2002, que regulamenta a Lei n. 8.159, de 08/01/1991, estabelece que os arquivos privados de pessoas físicas ou jurídicas contendo documentos relevantes para a história, a cultura e o desenvolvimento nacional podem ser declarados de interesse público e social por decreto do Presidente da República. Nesse sentido, avalie os acervos listados a seguir: I Arquivos e documentos de pessoas jurídicas que mantenham vínculo com o Poder Público. II Arquivos e documentos privados tombados pelo Poder Público. III Arquivos presidenciais, de acordo com o art. 3º da Lei n. 8.394, de 30 de dezembro de 1991. IV Arquivos e documentos privados resultantes de atuação nas áreas de educação, cultura, ciência e tecnologia. De acordo com o referido decreto, são automaticamente considerados documentos privados de interesse público e social apenas os explicitados nos itens ✂️ a) I e IV. ✂️ b) I e II. ✂️ c) II e III. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q321589 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017"O Projeto Político Pedagógico busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo Projeto Pedagógico da Escola é também Projeto Político por estar intimamente articulado ao compromisso sócio-político com os interesses reais e coletivos da população majoritária." (Veiga, I.P.A. (Org.) Projeto Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP, Papirus. 1995.) Considerando o PPP, suas funções, natureza e elaboração, avalie as seguintes afirmações: I O PPP deve ser um documento neutro, evitando o confronto de ideias. II O PPP deve estar pautado em grandes reflexões sobre qual é a finalidade da escola. III Os educadores devem ser os responsáveis diretos pela mobilização da escola e da comunidade para a construção da proposta. IV A dimensão do ensino e da aprendizagem sob a dimensão psicológica é o eixo mais relevante na construção do PPP. Das afirmações, estão corretas ✂️ a) II e III. ✂️ b) II e IV. ✂️ c) I e III. ✂️ d) I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q805106 | Legislação e Decretos, Decreto n 7234 2010, Assistente Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017O Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, criou o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), voltado para a ampliação das condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal. Um dos objetivos do PNAES é ✂️ a) promover ações na área de moradia estudantil. ✂️ b) democratizar a universidade pública. ✂️ c) enfrentar as desigualdades educacionais. ✂️ d) reduzir as taxas de retenção e evasão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q319435 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017Os jogos e as brincadeiras constituem atividades fundamentais na educação infantil, constituindo-se em atividades básicas para proporcionar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Em relação a essas atividades, avalie as afirmações a seguir. I Na brincadeira do faz-de-conta, o jogo simbólico é uma atividade que contribui para desenvolver, nas crianças, a capacidade de representação essencial para o desenvolvimento da linguagem. II Nas brincadeiras, as crianças transformam o conhecimento que já possuíam em conceitos científicos. III A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o não-brincar. IV Na educação infantil, as brincadeiras e os jogos devem se basear no princípio da espontaneidade, o que não exige planejamento por parte do professor. Das afirmações, estão corretas ✂️ a) II e III. ✂️ b) I e IV. ✂️ c) I e III. ✂️ d) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q321444 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017L.S. Vygotsky deixou uma importante contribuição relativa às discussões sobre as relações entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento no contexto escolar. Considerando as ideias de Vygotsky sobre essa temática, o professor deve ✂️ a) criar Zonas de Desenvolvimento Próximo durante a aprendizagem, o que significa a passagem de formas colaborativas para a autonomia intelectual. ✂️ b) esperar o amadurecimento biológico e intelectual do estudante para adequar as experiências de ensino vivenciadas por este. ✂️ c) promover a colaboração e a atividade em grupo durante todo o processo de internalização de um conteúdo conceitual. ✂️ d) facilitar a aprendizagem apresentando os conteúdos de forma simplificada ao mediá-la e facilitar a assimilação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q324613 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017A parceria das instituições de educação infantil com os familiares é de suma importância para o desenvolvimento do currículo, nesse nível de escolaridade. Nesse tipo de parceria, ✂️ a) a via essencial para acolher as diferentes culturas e outros diferenciais no seio da escola é a promoção de comemorações festivas. ✂️ b) a participação das famílias na gestão da proposta pedagógica junto com os professores e demais profissionais da escola é imprescindível. ✂️ c) a comunicação da escola com as famílias deve ocorrer desde o início, de forma espontânea, o que não exige planejamento. ✂️ d) a escola deve desenvolver programas que visem a instruir as famílias sobre como educar os filhos dentro de um padrão pré-estabelecido considerado adequado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q805163 | Legislação e Decretos, Decreto n 1799 1996, Técnico em Arquivo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017A microfilmagem pode ser entendida como a produção de imagens fotográficas de um documento em formato altamente reduzido. De acordo com o Decreto n. 1.799/96, que regulamenta a Lei n. 5.433/68 sobre a microfilmagem de documentos oficiais e dá outras providências, analise as afirmativas a seguir: I Por questões de segurança, será admitida a utilização de filmes atualizáveis. II Microfilmes produzidos no exterior somente terão valor legal no Brasil caso estejam devidamente autenticados pela autoridade estrangeira competente, com firmas reconhecidas no Brasil e acompanhados de tradução oficial. III O filme original e o filme cópia devem ser armazenados em locais diferentes. IV Para corrigir falhas de legibilidade dos documentos no momento da microfilmagem, será permitido o corte ou a inserção de novas imagens no rolo original. Das afirmativas, estão corretas ✂️ a) I e III. ✂️ b) II e III. ✂️ c) I e IV. ✂️ d) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro