O fígado é um órgão que atua como glândula exócrina e glândula endócrina. São verdadeiras as afirmativas sobre o fígado, EXCETO:
A.C.S. está no último trimestre de gestação. Liga para o Serviço de Urgência e relata que está com os seguintes sintomas: sonolência, escotomas, diplopia, cefaleia, vômitos, epigastralgia, proteinúria e edema nas pernas e, ainda, diz que tem muito medo de perder seu bebê. Diante disso, o serviço de urgência pode suspeitar de:
Os inúmeros mecanismos que levam à vasodilatação inicial no choque circulatório subdividem essa classificação em 3 tipos. Está CORRETA a alternativa:
O paciente que, dentre outros sintomas, apresenta dor de cabeça, sonolência, boca seca, tonturas, tem fortes indícios de estar apresentando:
Hemorragia subaracnóide é um distúrbio caracterizado pelo derramamento de sangue no espaço entre o cérebro e o crânio. Isso devido à(s)/ (ao):
As Diretrizes da American Heart Association 2010 para RCP e ACE foram atualizadas para que refletissem os novos dados sobre desfibrilação e cardioversão em distúrbios do ritmo cardíaco e o uso de estimulação em bradicardia. A ênfase na desfibrilação precoce integrada com RCP de alta qualidade é a chave para melhorar a sobrevivência à PCR súbita. Assim sendo, marque a alternativa CORRETA.
Estimase que ocorrem um milhão de acidentes com queimaduras por ano no Brasil 2/3 dos acidentes ocorrem dentro do ambiente domiciliar, sendo o líquido/alimento super aquecido a maior causa. Diante disso, marque a alternativa INCORRETA sobre o tratamento inicial da queimadura térmica.
No ano de 2010 foram lançadas novas diretrizes de RCP e ACE. Sobre essas diretrizes, julgue os itens em V para verdadeiro, F para falso e marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Após a identificação da PCR, começar imediatamente a compressão torácica. Essa deve ser eficaz, de alta qualidade e com uma frequência de aproximadamente 100 compressões por minuto.
( ) As ventilações de resgate com via aérea avançada devem ser aplicadas à frequência de cerca de uma ventilação a cada 6 ou 8 segundos (cerca de 8 a 10 ventilações por minuto). Devese evitar ventilação excessiva.
( ) Houve alteração na recomendação referente à relação compressãocompressão de 30:2 para um único socorrista para bebês, alterandose para 15:2.
( ) A alteração de grande significância nas diretrizes foi a sequência de procedimentos no SBV, anteriormente ABC, e agora, CAB em adultos, crianças e bebês.