CEF•
Um engenheiro foi contratado para fazer uma vistoria em uma obra de construção civil.
Logo, a atividade a ser realizada éUm engenheiro foi contratado para fazer uma vistoria em uma obra de construção civil.
Logo, a atividade a ser realizada éDe acordo com o Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001), além do plano diretor, os municípios devem elaborar um plano diretor de transporte urbano integrado, compatível com o plano diretor ou nele integrado.
Esse plano diretor de transporte urbano integrado é obrigatório para cidades com número de habitantes maior queEm certa indústria, uma equipe de manutenção realiza trimestralmente um serviço de substituição de peças do conjunto de bombas.
Esse tipo de manutenção é classificado comoDentre as condições para o parcelamento do solo urbano, a Lei nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979, estabelece a infraestrutura básica que deve compor os parcelamentos.
De acordo com essa lei e suas atualizações, no caso de parcelamentos situados nas zonas habitacionais declaradas por lei como de interesse social (ZHIS), há determinadas exigências que são feitas, à EXCEÇÃO deO Balanced Scorecard é uma técnica que tem como objetivo a integração e o balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho definidos por uma empresa, servindo de base para a avaliação empresarial. Essa técnica baseia-se em quatro perspectivas, na busca de resultados, formando um conjunto coeso e interdependente, com seus objetivos e indicadores se inter-relacionando.
Qual, dentre as abaixo relacionadas, NÃO representa uma perspectiva estratégica considerada nessa técnica?
O controle de qualidade no recebimento de materiais na obra é um fator de extrema relevância para consumidores e usuários finais, sendo a cal um dos materiais básicos mais tradicionais nas construções. As afirmativas que seguem dizem respeito aos testes que podem ser realizados com a cal.
I - O teste de finura mede a quantidade de resíduos retidos na peneira de malha 200 (0,075 mm); após ser dispersada certa quantidade de cal em água (100 a 150 gramas) esta é agitada por alguns minutos e passada na peneira de malha 200, com ajuda de um leve esguicho de água, e o material retido na peneira deve ser claro e na ordem de 70% em massa do total da amostra.
II - No teste do ácido, prepara-se uma solução de ácido clorídrico (HCl) a 10% e adiciona-se à cal; não sendo verificado visualmente nenhum tipo de reação química, o material deve ser descartado, pois encontra-se contaminado por outros materiais residuais do processo de fabricação da cal.
III - No teste do ácido, preparando-se uma solução de ácido clorídrico (HCl) a 10% e adicionando-se à cal, se produzir grande efervescência quando colocada na cal, com desprendimento de bolhas volumosas e numerosas, é sinal de que o produto foi mal fabricado, contendo elevado teor de “pedra crua”, isto é, pedra não calcinada.
IV - Se a adição da solução contendo ácido provocar diluição tranquila, somente com ligeiro borbulhamento, e no final apresentar no fundo do copo uma boa quantidade de resíduos (superior a 20%), trata-se de cal de boa qualidade.
É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)
Com a retomada do planejamento do setor de energia no Brasil, foi elaborado o Plano Nacional de Energia 2030 (PNE 2030), que incorpora a eficiência energética em seus estudos e menciona a elaboração do Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf), que está em fase de conclusão. A eficiência no uso da energia, com destaque para a elétrica, está em pauta desde os choques do petróleo na década de 1970, quando foi observado que as reservas fósseis não seriam baratas para sempre e que seu uso traria prejuízos para o meio ambiente. Sobre esse tema, considere as afirmativas a seguir.
I - O atual Balanço Energético Nacional mostra que o consumo final de energia elétrica do setor residencial é superior ao industrial, correspondendo a cerca de 50% do total, tendo maior potencial de conservação de energia.
II - O governo federal instituiu recentemente o Prêmio Nacional de Conservação de Energia, conhecido como CONPET.
III - A Lei no 10.295, de 2001, conhecida como Lei da Eficiência Energética, dispõe sobre a política nacional de conservação e uso racional da energia, visando à alocação eficiente dos recursos energéticos e também à preservação do meio ambiente.
IV - O BNDES possui um programa destinado a financiar projetos de eficiência energética denominado PROESCO, que visa a apoiar a implementação de projetos que, comprovadamente, contribuam para a economia de energia.
Estão corretas APENAS as afirmativas
Um engenheiro foi contratado para dar consultoria a duas obras A e B, nas quais gastou, respectivamente, 60% e 40% do seu tempo. Sabendo-se que os custos com esse engenheiro, no período em que fiscalizou essas obras, foram de R$ 24.000,00, o valor a ser apropriado na obra B, em reais, é igual a
Considere as seguintes afirmações a respeito do financiamento de novos empreendimentos.
I – A segmentação e compartimentalização dos riscos do empreendimento, com clareza e exatidão, podem reduzir seu custo de financiamento.
II – O conhecimento detalhado da performance no passado da empresa investidora é básico para determinar o custo do financiamento do empreendimento.
III – Os resultados do novo empreendimento e a performance no passado da empresa investidora podem ser separados para diminuir o custo de financiamento do novo empreendimento.
O conceito de Project Finance, para o financiamento de novos empreendimentos, se relaciona APENAS à(s) afirmação(ões)
De acordo com o cronograma de uma certa obra, o serviço S1 deve ser feito com os seguintes percentuais: mês 1 = 30%, mês 2 = 20%, mês 3 = 30% e mês 4 = 20%. Acompanhando o andamento do serviço, verificou-se que, no mês 1, foram realizados 20% do previsto para o mês.
Para ajustar o cronograma integralmente no mês seguinte, de forma que o serviço atinja, no final do mês 2, o total previsto até essa data, o percentual do mês 2 passará a ser
Será removido de uma obra o entulho referente à demolição de alvenarias com 15 cm de espessura, 3,00 m de altura e 20,00 m de comprimento total. Considerando-se o volume de remoção correspondente ao dobro do volume de demolição, quantas viagens de caminhões com capacidade de transporte de 5 m3 serão necessárias para a retirada do material demolido?
Na Gestão de Projetos, é necessário planejar o cronograma das atividades a serem desenvolvidas e dimensionar os recursos necessários. O método do Diagrama de Precedência fornece uma rede do cronograma do Projeto, usando-se caixas para representar atividades, que são conectadas por setas que mostram as dependências entre elas.
Dentre as possíveis formas de dependência, a relação de precedência término para início é representada por
O atual ritmo de crescimento do setor da construção civil é afetado pelo elevado crédito imobiliário nacional, que gira em torno de 25% do PIB.
PORQUE
As principais fontes de financiamento da construção civil são o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e 65% dos depósitos de poupança.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
Suas atualizações recentes
Nenhuma notificação.