Comparando as soluções estruturais em concreto armado e estruturas metálicas, é correto afirmar que:

Considere o planejamento para confecção de laje de concreto armado de 8 x 6m com 15cm de espessura. Avalie, respectivamente, quantas escoras e peças de contraventamento metálicas serão necessárias, se cada escora suporta carga máxima de 800kg e cada grupo de 12 escoras ou fração exige 4 peças de contraventamento: (Considere as vigas cheias até o nível inferior da laje e o peso dos barrotes e compensados 150kg/m2)

No processo de cura do concreto, são necessárias as medidas de proteção para garantir que o concreto atinja a resistência para o qual foi projetado com um padrão mínimo de qualidade. São possíveis medidas de proteção para cura de grandes superfícies de concreto, EXCETO:

Nas lajes armadas em cruz NÃO se admite a seguinte hipótese simplificadora:

Quanto ao dimensionamento de estruturas em concreto armado, a partir da NBR 6118:2003, analise:

I. O cobrimento mínimo para a ferragem em lajes, no caso de Classe de Agressividade Ambiental IV é de 45mm.

II. Nas lajes maciças, deve ser respeitado o limite mínimo de 5cm de espessura para lajes de cobertura, inclusive em balanço.

III. A armadura transversal de pilares, constituída por estribos e, quando for o caso, por grampos suplementares, deve ser colocada em toda a altura do pilar, sendo obrigatória sua colocação na região de cruzamento com vigas e lajes. O diâmetro dos estribos em pilares não deve ser inferior a 5mm nem a 1/4 do diâmetro da barra isolada ou do diâmetro equivalente do feixe que constitui a armadura longitudinal.

IV. O diâmetro das barras para armadura longitudinal de pilares não deve ser inferior a 10mm nem superior a 1/8 da menor dimensão transversal.

V. Nas lajes maciças, deve-se armar nas duas direções apenas quando a razão entre a medida do maior vão pela medida do menor vão for menor que 2.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Dada a necessidade da confecção de concreto manualmente, respectivamente, quantos m3 de areia, britas 1 e 2 (50% de cada) e sacos de cimento serão necessários disponibilizar na obra, ciente que deverão ser consumidos 12m3 de concreto? (Considere o traço em volume de 1:3:4, cimento em sacos de 50kg (36 litros), areia e britas em m3 (sem fração) para pedido de aquisição e transporte. Considere ainda, a possível perda de 10% no concreto no transporte e