IBFC•
Em relação à torção de um tubo, analise as afirmativas.
I. Fluxo de cisalhamento é o produto entre a espessura do tubo e a tensão de cisalhamento média.
II. A maior tensão de cisalhamento média na seção transversal ocorre no local onde a espessura do tubo é maior.
III. O fluxo de cisalhamento e a tensão de cisalhamento média agem tangencialmente à parede do tubo em todos os pontos e em uma direção tal que contribuem para o torque resultante.
Assinale a alternativa correta.
IBFC•
Em relação às deformações dos materiais, analise as afirmativas.
I. A Lei de Hooke vale para todo o diagrama de tensãodeformação dos materiais dúcteis.
II. Considerando a tensão s obtida pela divisão de uma carga normal pela área da seção transversal, o maior valor dessa tensão s para a qual a Lei de Hooke vale se denomina limite de escoamento do material.
III. Para os materiais dúcteis e que possuem início do escoamento em um ponto bem definido do diagrama tensão-deformação, o limite de proporcionalidade coincide com o limite de escoamento.
Assinale a alternativa correta.
IBFC•
A utilização das lajes em steel deck vêm crescendo no Brasil e no mundo, seja pela versatilidade, relação custo e benefício e principalmente pela simplicidade e velocidade obtida no canteiro de obras.
O uso das fôrmas colaborantes pode ser considerado em projetos de edificações industriais, lajes de hospitais, escolas e órgãos públicos, rodoviárias, terminais de aeroportos, pontes ou passarelas, shopping centers, cinemas e edifícios comerciais de escritórios com múltiplos andares. São comumente associadas a estruturas metálicas, podendo ser também usadas em estrutura de concreto.
O sistema permite executar lajes com peso inferior ao de sistemas convencionais e com prazo de execução reduzido. Em obras industriais e em algumas obras comerciais é possível aproveitar a própria fôrma metálica como acabamento de forro. Sobre essa tecnologia assinale a alternativa incorreta.
IBFC•
IBFC•
O ensaio Slump Test (abatimento do tronco de cone) é realizado para avaliar a consistência do concreto no estado fresco. Sobre esse ensaio atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmativas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Para abatimentos entre 0 e 4 cm, a consistência do concreto é muito seca demonstrando falta de argamassa na mistura.
( ) Na consistência ideal, o concreto apresenta superfície compacta, praticamente sem vazios indicando um teor ótimo de argamassa.
( ) No teor ótimo de argamassa há desprendimento de agregados graúdos.
( ) Verifica-se a coesão e vazios no concreto introduzindo uma colher de pedreiro na massa, quando a colher é retirada deve-se observar se a massa de concreto permaneceu intacta, ou seja, permanecendo o vão formado pela colher, o que caracteriza o teor de argamassa adequado.
IBFC•
Em relação à deformação de tensão no plano, analise as afirmativas.
I. Quando o estado de tensão é representado pelas tensões principais, nenhuma tensão de cisalhamento age sobre o elemento.
II. O estado de tensão no ponto também pode ser representado como tensão de cisalhamento máxima no plano. Nesse caso, uma tensão normal média também age no elemento.
III. O elemento que representa a tensão de cisalhamento máxima no plano com as tensões normais médias associadas está orientado a 45º em relação ao elemento que representa as tensões principais.
Assinale a alternativa correta.
IBFC•
Em estruturas metálicas, no dimensionamento de um perfil I em aço submetido à flexão, devem ser consideradas flambagem local da alma (FLA) e flambagem local da mesa comprimida (FLM), entre outros. No que se refere à FLA e à FLM, analise os itens abaixo.
I. Quanto maior a altura da alma, maior a tendência de flambagem local da alma.
II. Quanto maior a espessura da mesa, menor a tendência de flambagem local da mesa.
III. Quanto maior a largura da mesa, menor a tendência de flambagem local da mesa.
IV. A espessura da alma é inversamente proporcional à sua tendência à flambagem local.
Assinale a alternativa correta.
IBFC•
Várias causas e fatores são responsáveis por processos de deterioração dos elementos constitutivos do concreto. A respeito desse assunto, analise as afirmativas.
I. O carbonato de sódio causa no concreto uma desintegração rápida.
II. A gasolina tem efeito de causar no concreto uma desintegração lenta.
III. O nitrato de amônia não ataca o concreto.
Assinale a alternativa correta.