Questões de Concursos

filtre e encontre questões para seus estudos.

A cada 10 metros de profundidade a pressão hidrostática em um lago aumenta de aproximadamente 1 atmosfera. Sendo 1 atmosfera a pressão atmosférica local, um objeto a 30 metros de profundidade neste lago estará sujeito a uma pressão de:

Um estudante pega um cubo maciço que possui densidaded= 0,50g /cm³ com arestaα=10cme coloca num recipiente contendo água. Ele observa que o cubo fica parcialmente imerso na água pela metade, observando apenas a/2=5cm das arestas verticais fora da água. Ele pega o mesmo cubo e coloca em outro recipiente contento álcool. Qual a diferença entre a parte imersa no álcool com a parte imersa na água sabendo que adensidade da áua é dH2O =1,00g/cm3e a densidade do álcool é dALC = 0,80 g/cm3 ?
Para o enfrentamento da seca, especialmente no estado do ceará, muitos sertanejos armazenam água da chuva por meios de um processo de coleta composta por calhas que capturam esta água direcionando-a para uma cisterna. Ainda se usa antigos mecanismos de bombas mecânicas para extração desta água, um exemplo, do uso do conhecimento da física sobre pressão. Dentre as alternativas abaixo somente uma não converge com o contexto da linguagem científica sobre pressão atmosférica: