Foram incluídos no programa de 2011 dos Jogos Panamericanos todos os seguintes esportes, EXCETO:
Questões de Concursos
filtre e encontre questões para seus estudos.
Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correspondente:
1. A Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (ABRACCI)
2. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)
3. Projeto Ficha Limpa
( ) É uma campanha da sociedade civil brasileira com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país.
( ) É uma rede de 78 entidades com a missão de contribuir para a construção de uma cultura de não corrupção e impunidade no Brasil por meio do estímulo e da articulação de ações de instituições e iniciativas com vistas a uma sociedade justa, democrática e solidária.
( ) É uma entidade composta por 46 entidades cuja atuação se estende por todo o país. Com sede em Brasília (DF), acompanha de perto a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e mantém contato com os responsáveis pela adoção de medidas que favoreçam a lisura do processo eleitoral em todo o Brasil.
Com base no trecho sobre a fusão dos bancos Itaú e Unibanco, extraído da coluna Mercado da Folha Online, assinale a alternativa correta:
"Os controladores da Itaúsa e da Unibanco Holdings comunicam ao mercado que assinaram nesta data contrato de associação visando à unificação das operações financeiras do Itaú e do Unibanco de modo a formar o maior conglomerado financeiro privado do Hemisfério Sul, cujo valor de mercado fará com que ele fique situado entre os 20 maiores do mundo. Trata-se de uma instituição financeira com a capacidade de competir no cenário internacional com os grandes bancos mundiais", informaram as duas empresas em comunicado ao mercado.(Folha Online, 03/11/2008)
I. Os bancos Itaú e Unibanco uniram-se para formar um megabanco visando, entre outros objetivos, conquistar mercados internacionais.
II. Para que seja concretizada a fusão de bancos, deve haver aprovação pelo Banco Central, e por órgãos reguladores.
III. A crise financeira e a competição interna influenciaram a fusão entre as instituições bancárias.
IV. As duas empresas ficaram mais fortalecidas com a operação.
Tendo como suporte o trecho abaixo, publicado em abril de 2010, no Jornal O Estado de São Paulo, assinale a alternativa correta:
«O que o presidente Lula e sua comitiva não encontraram, na comemoração do aniversário da demarcação da Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, foi a divisão que lá havia, há um ano, entre os índios favoráveis à demarcação contínua e à expulsão dos brancos produtores de arroz ou pecuaristas daquelas terras e os que se opunham à expulsão dos arrozeiros, porque dependiam deles para sua sobrevivência. Desta feita, o que Lula encontrou foi uma completa união: tanto os que eram favoráveis como os que eram contra a exclusividade da ocupação indígena daquelas terras se tornaram solidariamente contra a demarcação tal como foi feita.» (Tânia Monteiro, O Estado de São Paulo.)
I. Os efeitos da queda de produção e escassez de trabalho foram sentidos por ambos os grupos. Muitas famílias passaram a contar apenas com o que recebem do Bolsa-Família e do programa de cestas básicas.
II. A decisão de expulsar os produtores da área implicou na perda de uma grande safra anual de arroz e consequentemente eliminando milhares de empregos diretos e indiretos que eram mantidos pela rizicultura local.
III. O vasto território da Reserva Raposa Serra do Sol conta com uma moderna infra-estrutura implantada pelo atual ministro de Minas e Energia.
IV. A construção da mini-hidrelétrica da Cachoeira da Andorinha foi realizada com a parceria da Companhia Energética de Roraima, Secretaria de Estado do Índio e IBAMA.
A alternativa que apresenta os itens corretos é:
No Brasil registram-se poucos abalos sísmicos. Ao longo dos anos foram registrados tremores em várias cidades do país, sendo que é na região Nordeste o local onde mais aconteceram tremores. Em 2008, um tremor de terra atingiu o (os) estado (os) de:
O fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo para exercer a profissão, por decisão do Supremo Tribunal Federal, completou dois anos. Assinale a alternativa INCORRETA:
A cidade sede dos Jogos-Panamericanos de 2011 foi escolhida por votos unânimes em 2006. Assinale a alternativa abaixo que apresenta o nome da cidade escolhida: