Analise a imagem a seguir, obtida a partir de um servidor Windows 2003.
Essa tela pertence ao processo de configuração de que serviço?
Dentre as características abaixo, aquela que NÃO descreve um cluster NLB (Network Load Balance) em Windows 2008 Server é
Qual recurso nativo do Windows Server 2008 pode ser usado para garantir que clientes Windows XP Service Pack 3 estejam com Antivírus e Antispyware instalados?
Uma empresa que utiliza uma rede Windows com Active Directory, na qual o nível funcional da floresta é Windows Server 2003, os controladores de domínio que serão suportados são
Considerando um cluster failover de Windows Server 2008, qual modelo de quórum cluster apresenta um ponto único de falha?
Para o IIS 6.0, integrante do Windows Server 2003, são feitas as afirmativas abaixo.
I - O acesso aos recursos IIS nos volumes NTFS é controlado pelas ACLs, exatamente como se o recurso estivesse sendo acessado pelo Cliente para rede Microsoft.
II - O IIS tem permissões de diretórios e aplicativo e quando ambas as permissões IIS e NTFS são aplicadas, as permissões mais restritivas são efetivas.
III - O IIS suporta vários níveis de autenticação, sendo que, como padrão, a autenticação anônima é a que permite que qualquer usuário se conecte às áreas de acesso público do site.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Em uma máquina rodando Windows Server 2008, existem 2 máquinas virtualizadas através do Hyper-V. A um administrador desse ambiente foi solicitado adicionar mais uma máquina virtual rodando Windows Server 2008 Standard. Essa nova máquina deverá acessar 2 redes, sendo que a primeira rede deverá estar conectada ao adaptador de rede do computador físico que a hospeda, e a segunda rede deverá estar conectada somente às duas outras máquinas virtuais, não podendo acessar o computador físico que a hospeda. Os tipos de rede que devem ser configurados neste novo servidor virtual são:
Você é o administrador de sistemas de uma organização e mantém um laboratório de testes com cinco servidores que executam o Windows Server 2003 e que são todos membros do domínio único da sua organização. O GPO (Group Policy Object - Objeto de Diretiva de Grupo) de domínio padrão é configurado para bloquear a instalação de todos os drivers sem assinatura em computadores que são membros do domínio. O GPO de domínio também bloqueia o acesso de todos os usuários às Propriedades do sistema e oculta todos os ícones da área de trabalho. Até recentemente isso não era problema, mas você acabou de receber um lote de placas de rede que deseja testar nos servidores do laboratório. Essas placas vêm com drivers que não foram assinados digitalmente pela Microsoft. Como não pode acessar as Propriedades do sistema, você não consegue substituir a configuração padrão do GPO do domínio que bloqueia a instalação dos drivers sem assinatura. Qual dos métodos abaixo permite substituir o GPO de domínio padrão e modificar a configuração dos servidores do laboratório para Avisar, mas não alterar a configuração geral dos outros computadores do seu domínio?
Qual a melhor opção de cluster, já embarcada no Windows Server 2008, para a alta disponibilidade de um ambiente de banco de dados que será acessado por um servidor rodando IIS 7?
Uma empresa utiliza vários servidores Windows Server 2008 departamentais para compartilhar arquivos, o que acaba gerando uma série de pastas compartilhadas. Este fato acarreta problemas como: os funcionários ficam confusos na hora de saber em quais unidades mapeadas estão os arquivos que eles precisam; os administradores enfrentam dificuldades de prover segurança; se um servidor falhar ocorrerá a indisponibilidade de informações para os usuários.
O gerente da área de suporte fez então as seguintes perguntas para o responsável pela administração dos servidores.
1 - Como podemos reduzir o número de pastas compartilhadas às quais os usuários precisam se conectar?
2 - Como podemos reduzir o risco de indisponibilidade dos arquivos?
3 - Como podemos garantir que usuários móveis acessem as pastas compartilhadas mesmo quando desconectados da rede?
Para as perguntas feitas o responsável pela administração dos servidores forneceu, respectivamente, as seguintes respostas.
I - Podemos criar um namespace DFS contendo múltiplas pastas compartilhadas, mesmo sendo elas hospedadas por servidores diferentes. Isso permitiria aos usuários mapear uma unidade de rede para o namespace e utilizar a unidade de rede única para se conectar a qualquer pasta que esteja compartilhada.
II - Podemos adicionar múltiplos tags a uma pasta compartilhada e habilitar a replicação entre eles. Desta forma, usuários que se conectam à pasta compartilhada podem ser conectados automaticamente ao servidor na rede. Caso este esteja indisponível, o computador do usuário pode se conectar a outro servidor de tags, acessando, assim, os mesmos arquivos.
III - Podemos utilizar o recurso de arquivos offline para permitir que os computadores dos usuários armazenem em cache, automaticamente, uma cópia dos arquivos das pastas compartilhadas, permitindo acesso transparente aos arquivos quando o usuário não estiver conectado à rede.
Quais respostas fornecidas estão corretas?
O utilitário que converte um Servidor Windows 2003 em um controlador de domínio (DC - Domain Controller) é o:
Qual recurso nativo do Windows Server 2008 permite ao administrador implementar controle de cotas para pastas e volumes além de controlar e gerenciar o tipo de dados armazenados em seus servidores?
João é analista da área de suporte de uma empresa. Na sua fila de atendimento estão abertos os chamados a seguir.
I - Consiste em uma tarefa administrativa relacionada às contas de usuário no Active Directory empresax.com: é necessário mover todas as contas do grupo Vendas localizado no OU Vendas para a recém criada OU VendasSul.
II - Vários usuários estão configurados para se conectar ao Server01 por meio dos Serviços de Terminal, sendo que foi modificada a configuração padrão com o console Configuração dos Serviços de Terminal, para permitir o redirecionamento das impressoras clientes. O objetivo era de permitir que todos os usuários do Servidor de Terminal pudessem imprimir em dispositivos de impressão configurados em seus computadores locais em sua sessão de Terminal Server. Os usuários, porém, informam que eles não conseguem imprimir em seus dispositivos de impressão configurados localmente.
III - Um servidor com Windows Server 2003 com um único controlador RAID de hardware que suporta RAID-0, RAID- 1 e RAID-5 tem duas unidades de disco rígido SCSI de 100 Mb conectadas. No momento 70 Mb da primeira unidade estão sendo usados e a segunda unidade está vazia. O administrador do servidor está com medo de que a unidade de disco rígido do servidor falhe e ele perca todas as informações da primeira unidade de disco. Uma alternativa seria fazer backups regulares, mas não existe dispositivo disponível para isso. O administrador gostaria de configurar uma solução que fornecesse tolerância a falhas para a primeira unidade.
Para atender a cada um destes chamados, o analista está pensando em adotar, respectivamente, as seguintes soluções:
- Usar o Dsquery para obter os membros do grupo e, em seguida, fazer o pipe (stdin) da saída para o comando Dsmove com a OU VendasSul como destino.
- Ativar a definição de redirecionamento do Cliente/Servidor na diretiva de grupo de cada computador cliente do Terminal Server.
- Configurar os discos em uma configuração RAID-5 usando o utilitário de configuração do controlador RAID por hardware.
Com base nas informações acima, que chamados podem ser atendidos pelas soluções propostas pelo analista?
Um administrador deseja acessar o drive C: de um servidor remoto da rede, que está com o Windows Server 2003 instalado, para realizar a atualização de arquivos do sistema operacional. Ao executar esta atividade, pode-se utilizar o compartilhamento administrativo:
Um analista designado para configurar um novo servidor DNS, chamado Server01 (Windows Server 2008), para a sua empresa deve especificar os servidores raiz da empresa como os servidores raiz deste novo servidor. Para essa especificação, o analista deve configurar o
O Windows Server 2008 oferece um recurso para proteger dados do servidor pela criptografia de volume completa e para fornecer um mecanismo de verificação de integridade que assegure que o ambiente de inicialização não foi indevidamente manipulado. Esse recurso é denominado
A equipe de desenvolvimento de uma empresa está trabalhando com a tecnologia .NET 3.0, utilizando o Windows Presentation Foundation (WPF) e o Windows Workflow Foundation (WF). Em um Windows Server 2008 que roda o IIS7, qual função deve estar adicionada, obrigatoriamente, para possibilitar o trabalho da equipe de desenvolvimento?
Considere as afirmações abaixo relativas ao gerenciamento de impressão em ambiente Windows Server 2008.
I - Os filtros personalizados podem ser utilizados para gerar notificações de e-mail para a área de suporte quando impressoras específicas apresentarem problemas como falta de papel.
II - A área de suporte pode priorizar a impressão de documentos, criando múltiplas impressoras lógicas, com prioridades diferentes, para uma única impressora física.
III - O script pubprn.vbs pode ser utilizado para publicar uma impressora no Active Directory, enquanto que o script prnjobs.vbs pode ser utilizado para listar e cancelar documentos na fila de impressão.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões)
O cluster de failover no Windows Server 2008 é uma estratégia de disponibilidade para aplicativos com dados compartilhados que podem estar distribuídos por múltiplos sistemas. Esse esquema utiliza modelos de quórum de cluster que determinam o número de falhas que podem ser toleradas dentro de um cluster, antes de o próprio cluster parar de executar. O modelo de quórum recomendado para um cluster com um número ímpar de nós é
Em uma rede que utiliza Active Directory com servidores Windows Server 2008, descobriu-se que foram delegados, indevidamente, privilégios administrativos para vários usuários de uma OU. Essas delegações foram feitas sem autorização do CIO e foi decidido que essa OU deverá retornar a seu estado original. Qual procedimento deve ser realizado para que a OU retorne ao seu estado original?