O cálculo do déficit operacional público, diferentemente do cálculo do déficit nominal público, exclui:
Sobre o conceito de Necessidade de Financiamento do Setor Público (NFSP), apurado pelo Banco Central do Brasil (Bacen), é correto afirmar que:
As Escolas de Pensamento Econômico apresentam várias diferenças, inclusive em relação à determinação do investimento e da renda e do modelo correto de formação de expectativas. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I) O conceito de incerteza como parte do tratamento das questões concernentes às expectativas de longo prazo dos agentes econômicos é parte constitutiva do pensamento pós-keynesiano.
II) A eficiência marginal do capital encontra-se presente na explicação neo-keynesiana da determinação do nível de investimento, mas não na neoclássica, nem na novo-clássica.
III) O modelo de expectativas racionais é utilizado tanto por autores novo-keynesianos como por monetaristas, mas não por autores novo-clássicos.
IV) Para pós-keynesianos, neo-keynesianos e novokeynesianos, o investimento é parcialmente função da comparação, por parte dos agentes econômicos, entre a eficiência marginal do capital e a taxa real de juros, e parcialmente induzido pela renda do período.
As afirmativas corretas são somente:
Observe as afirmativas a seguir, em relação aos determinantes do consumo e do investimento.
I - De acordo com Mondigliani e a "hipótese do ciclo da vida", o desejo de manter estável o nível de consumo faz com que a propensão a poupar de um jovem não se altere, mesmo que sua expectativa de vida mude ao longo do tempo.
II - A combinação da "hipótese de renda permanente" de Friedman com a de que os consumidores têm expectativas racionais faz com que seja impossível prever as mudanças no consumo ao longo do tempo.
III - Segundo Tobin, as decisões de investimento estão baseadas na política econômica presente e nas expectativas em relação aos efeitos das políticas futuras, relacionadas através do "q de Tobin". Sempre que este for maior que 1, as empresas terão incentivos para investir.
Assinale a alternativa correta:
De acordo com a teoria da renda permanente, as pessoas estabelecem seu nível de consumo com base em:
Suponha que a Propensão Marginal a Consumir seja 0,75 (Situação 1) e que, posteriormente, esta propensão se reduza para 0,60 (Situação 2). Nas duas situações, para que o PNB aumente 50 bilhões, de acordo com a análise da macroeconomia Keynesiana, o investimento deverá aumentar em.
Em relação aos programas de transferência de renda do Governo Lula, observe as afirmativas a seguir:
I - O programa Fome Zero incorporou programas de transferência de renda do Governo FHC.
II - O programa Bolsa-Família, lançado em outubro de 2003, tratava da mesma forma todas as famílias com renda per capita inferior a meio salário mínimo, concedendo a cada uma um benefício de R$50,00.
III - Os programas Fome Zero e Bolsa Família não apresentaram problemas de focalização e as famílias beneficiadas constituíram de fato o público-alvo dos respectivos programas.
IV - A maior parte das famílias que atendem às condições para se beneficiar dos programas Bolsa-Escola e Bolsa- Alimentação têm duas ou mais crianças na faixa etária de referência.
O número de afirmativas corretas, dentre as apresentadas, é: