A desenergização é um conjunto de ações coordenadas, sequenciadas e controladas, destinadas a garantir a efetiva ausência de tensão no circuito, trecho ou ponto de trabalho, durante todo o tempo de intervenção e sob controle dos trabalhadores envolvidos. De acordo com a NR-10 após os dois primeiros passos para realizar a desenergização, deve-se proceder com:
Não é todo tipo de capacete que pode ser usado pelos eletricistas. Porque são feitos de polietileno de alta densidade e ainda têm uma camada interna de tecido, responsável por proteger os profissionais das correntes elétricas, evitando o risco de choques, são recomendados os seguintes capacetes de proteção:
A Norma NR-12 estabelece medidas de proteção para garantir a integridade física dos trabalhadores e impede o processo de fabricação, importação, comercialização, exposição e repasse a qualquer pessoa durante a fase de projeto e uso de máquinas e equipamentos. Pela norma, são medidas de proteção prioritária: