A pesquisa de biomarcadores liquóricos pode ajudar no diagnóstico diferencial da doença de Alzheimer.
Entre as opções listadas a seguir, assinale aquela que indica esses biomarcadores.
Na doença do espectro da neuromielite óptica, quando ocorre o acometimento da área postrema, observaremos na maioria dos pacientes:
Assinale a opção que indica a afecção que deve sempre ser pesquisada em pacientes jovens, com enzimas hepáticas anormais, distúrbios do movimento e/ou transtornos psiquiátricos.
Em um paciente com as pupilas de Argyll Robertson espera-se que reajam bem a convergência (reflexo de acomodação) mas não a luz.
Está alteração é um achado clássico da seguinte afecção:
Paciente diabético, 56 anos, tabagista de longa data, apresenta há, aproximadamente, quatro meses de parestesia em face lateral da coxa direita. Ao exame neurológico observa-se diminuição da sensibilidade tátil e dolorosa na face antero-lateral da coxa direita. Solicitou-se eletroneuromiografia cujo resultado foi normal.
Nesse caso, o diagnóstico provavel é de
Um paciente jovem, após afogamento, teve constatada a morte encefálica.
No Brasil, os critérios de morte encefálica são definidos pela resolução
O sinal do aplauso, que pode ser encontrado na paralisia supranuclear progressiva, trata-se de
Assinale a opção que melhor define o mecanismo de ação da lacosamida.
Assinale a opção, entre as listadas a seguir, que melhor define declínio cognitivo subjetivo.
Paciente masculino, 45 anos, apresenta há, aproximadamente, um ano, episódios de cefaleia retro-orbitária, excruciante, em geral durando de 30 a 40 minutos podendo retornar no mesmo dia. É acompanhada de hiperemia conjuntival, congestão nasal e rinorreia. Já houve mais de 5 episódios. Foi realizada ressonância e angiorressonância magnética do crânio que não revelaram alterações.

Assinale a opção que indica a hipótese diagnóstica mais provável para o caso descrito.
Em relação ao traumatismo cranioencefálico, assinale a afirmativa correta.
Um paciente com doença de Parkinson há seis anos, refere que alguns anos antes do diagnóstico apresentava um transtorno de sono manifesto com pesadelos. Em um destes episódios chegou, inclusive, a fraturar o halux, pois chutou uma parede.
Assinale a opção que indica o provável diagnóstico para o caso descrito.
Assinale a opção que indica a medicação que surgiu recentemente como possível opção terapêutica para os pacientes com miastenia gravis.
Página 1