Com relação à engenharia de software, julgue os itens a seguir. A engenharia de software utiliza uma abordagem mais sistemática e controlada na busca de qualidade no desenvolvimento de softwares. Na engenharia de software, identificada como de quarta geração, são utilizadas linguagens procedurais, que descrevem como fazer algo e são identificadas pela sigla 4GL.
Com relação à arquitetura e organização de computadores, julgue os itens a seguir. Conforme os processos de leitura e escrita na memória do computador, a unidade lógica e aritmética ou um dispositivo de entrada podem escrever na memória do computador por intermédio da unidade de controle, pois todos se encontram dentro da unidade central de processamento.
A respeito de redes de computadores, julgue os itens de 81 a 90. O backup, utilizado na recuperação de dados perdidos ou corrompidos, atualmente vem sendo utilizado para outro propósito, voltado para o rastreamento, em que se podem identificar ações realizadas pelos usuários que utilizaram a rede.
No que se refere à hardware, julgue os itens de 91 a 100. Placas-mãe de computadores não utilizam a tecnologia PCB em sua confecção. As mais atuais vêm com slot PCI express, em que as placas de vídeo PCIe versão 3.0 podem ser utilizadas em placas-mãe com slot PCIe 2.0, sem perdas de rendimento ou outro tipo de impacto.
Com relação à arquitetura e organização de computadores, julgue os itens a seguir. A principal função do computador é o processamento de dados. Quando um dado de entrada é processado, obtém-se uma informação como resposta, sendo o hardware a parte física e o software a parte lógica do computador.
A respeito de redes de computadores, julgue os itens de 81 a 90. O cabeamento estruturado utiliza cabos metálicos de pares trançados do tipo UTP, protegidos de interferência externa por meio de blindagem de alumínio, e STP, não protegidos de interferência externa com o objetivo de implantar uma LAN, ou rede local.
Acerca de banco de dados, julgue os itens que se seguem. O cadastramento/registro dos nomes e das idades das pessoas que se encontram em uma fila origina uma tabela de dados. É o que, na teoria de banco de dados, se chama de Entidade: uma sequência dos registros de cada componente dessa fila. Outras entidades podem ser criadas, contendo, por exemplo, o registro nome e altura, ou nome e local de nascimento, entre outros aspectos das pessoas que estejam na fila. Um denominado Relacionamento surge a partir das possibilidades de associação dos registros de cada uma dessas entidades. Assim, tem-se o chamado modelo Entidade-Relacionamento.
Acerca de sistemas operacionais, julgue os itens de 71 a 80. Uma vez que o acesso a um arquivo armazenado em uma unidade de disco demora mais que o acesso a um arquivo armazenado na memória principal do computador, o gerenciamento dos arquivos que estão abertos é realizado por meio da tabela TDAA, armazenada na memória principal.
Quanto à programação, julgue os itens de 101 a 110. Na programação orientada a objetos, que são unidades de software que interagem para compor um sistema mais complexo, tem-se o conceito de polimorfismo. Nele, métodos de classes, derivadas de uma superclasse, comportam-se de maneira diferenciada para cada uma das classes derivadas. Por exemplo, o método de cálculo da comissão de vendas é diferente para a classe Vendedor e para a classe Gerente de Vendas, sendo que ambas pertencem à classe Pessoa.
No que se refere à hardware, julgue os itens de 91 a 100. As placas de som geralmente apresentam-se integradas à placa-mãe e utilizam conversores de sinal digital para analógico para gerar sons. Caso haja a necessidade de mais recursos para processamento de áudio, são utilizadas placas de som de instalação externa.
A respeito de redes de computadores, julgue os itens de 81 a 90. O modelo TCP/IP, tal como ocorre no modelo OSI, possui sete camadas. Apesar de haver alguma diferença em nível de distribuição de serviços, a camada de Aplicação é a que mais possui semelhanças entre os dois modelos.
Página 1