Um paciente de 17 anos de idade procurou uma clínica odontológica para trocar o amálgama das restaurações por resina composta, desejando melhorar a estética. Após a troca da restauração, na sessão seguinte, o paciente relatou sensibilidade dentária, e o cirurgião-dentista receitou antiinflamatório. Passadas quatro semanas, a sensibilidade continuou.

Avalie, entre os procedimentos a seguir, aqueles que, na situação descrita, podem ter causado a sensibilidade dentária.

I. Remoção do amálgama com broca em alta rotação com refrigeração.

II. Ausência de proteção com hidróxido de cálcio na dentina próxima da polpa. tempo maior que 40 segundos.
IV. Fotopolimerização da resina composta em pequenos incrementos.
V. Fotopolimerização com aparelho de comprimento de onda luminosa de 250 nanômetros.

É correto apenas o que se afirma em

A preservação dos tecidos bucais, a estabilidade, a retenção, o suporte e a estética são objetivos fundamentais a serem alcançados durante o ato de moldar o paciente desdentado total. Além disso, as moldagens devem proporcionar a confecção de bases de próteses totais que respeitem os limites de tolerância fisiológica dos tecidos de suporte.

REIS et al. Moldagem em prótese total: uma revisão de literatura.
RFO, v. 12, n. 1, p. 70-74, jan./abr. 2007.

Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Durante a moldagem funcional, a pressão exercida nos tecidos pode ser controlada pela presença de alívio e(ou) perfurações nas moldeiras, bem como pela viscosidade, fluidez e escoamento do material de moldagem.

PORQUE II. Para moldagem de borda em prótese total, são indicados os materiais de consistência leve ou regular, para que seja possível essa área ser moldada com alguma pressão; para a área de suporte, devem ser utilizados materiais de consistência pesada, a fim de que essa região seja moldada de forma compressiva.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Uma paciente com 40 anos de idade e portadora de diabetes mellitus frequenta o grupo de diabéticos na Unidade Básica de Saúde, perto de sua residência. A enfermeira da Equipe de Saúde da Família (ESF) observa que a paciente apresenta dificuldade no controle da glicemia e a encaminha para avaliação médica, que confirma o quadro. Buscando evolução do tratamento, o médico reitera o controle de dieta, uso diário de insulina, desenvolvimento de atividades físicas e solicita avaliação odontológica, pois observou halitose e gengiva sangrante na paciente. O diagnóstico bucal do cirurgião-dentista da ESF foi de doença periodontal avançada.

Considerando o caso relatado, avalie as afirmações a seguir. I. O tratamento odontológico deve ser realizado sob antibioticoterapia profilática e anestesia local com adrenalina, droga de escolha para a hemostasia.

II. A paciente deve ser instruída a fazer sua dosagem de insulina e a se alimentar

normalmente antes do atendimento.

III. A paciente deve ser agendada pela manhã, quando sua glicose está baixa e a atividade insulínica é alta.

IV. O controle da doença periodontal avançada da paciente irá contribuir no controle sistêmico da diabetes mellitus.

V. O quadro de diabetes mellitus da paciente mantém estáveis os níveis de crescimento, proliferação e síntese da matriz pelos fibroblastos do ligamento periodontal e gengiva.

É correto apenas o que se afirma em

Um paciente do gênero feminino, 37 anos de idade, leucoderma e bruxonoma, procurou atendimento e relatou queixa de dor provocada na região do elemento 46, com início havia duas semanas. Ao exame intrabucal, observou-se uma restauração oclusodistal em resina composta. Considerando a elaboração do diagnóstico desse caso, avalie as afirmativas a seguir.

I. Na ausência de dor à palpação e à percussão, dor desencadeada por estímulo frio, presença de uma linha radiolúcida na interface dente/ restauração e aspecto de normalidade do ligamento periodontal no exame radiográfico do 46, o diagnóstico é de pulpite reversível.

II. Na ausência de dor à palpação, dor desencadeada à percussão e exacerbada após aplicação de calor, presença de linha radiolúcida na interface dente/restauração e aspecto de normalidade do ligamento periodontal no exame radiográfico do 46, o diagnóstico é de abcesso periapical.

III. Diante de uma resposta positiva ao teste de sensibilidade pulpar, aumento volumétrico com tecido avermelhado, mobilidade, sensação de dente extruído, profundidade de sondagem do sulco gengival de 7 mm e perda óssea vertical no exame radiográfico do 46, o diagnóstico é de abscesso peridontal.

IV. Na presença de dor à palpação e atividade funcional dos músculos elevadores da mandíbula, ausência de cárie e(ou) uma linha radiolúcida na interface dente/restauração e aspecto de normalidade do ligamento periodontal no exame radiográfico dos dentes 45-48, o diagnóstico é de dor miofascial referida para a região dos dentes posteriores da mandíbula.

É correto apenas o que se afirma em

Um paciente de 38 anos de idade procurou atendimento odontológico para tratamento protético do dente 12. Finalizada a anamnese e o exame físico, foi constatada ausência de sintomatologia nesse dente e observou-se hiperplasia gengival na região palatina. O paciente relatou que, há mais de três meses, caiu a restauração provisória retida a pino. No exame radiográfico, observou-se tratamento endodôntico com obturação no limite apical adequado em remanescente dentário de 21,0 mm de comprimento.

Para o caso apresentado acima, qual o plano de tratamento mais adequado?

Um paciente do sexo masculino de 22 anos de idade procurou atendimento em uma clínica odontológica, por apresentar dente superior com sensibilidade a variações térmicas. Após exame clínico, foi verificada, no dente 25, uma lesão cariosa com cavidade (MOD) e inflamação gengival. O exame radiográfico periapical evidenciou extensa área radiolúcida coronária, sugestiva de lesão de cárie próxima à câmara pulpar e limite cervical da cavidade distal a 1,0 mm da crista óssea alveolar.

Na situação descrita, que procedimentos clínicos definitivos devem ser executados, a fim de se reestabelecerem as funções do dente?

Um adolescente de 15 anos de idade apresentouse no consultório odontológico com dor aguda, contínua e edema na região do primeiro molar inferior esquerdo. Durante a anamnese, o paciente relatou ser usuário de crack há mais de 12 meses. Ao exame clínico e radiográfico, verificou-se que o dente apresentava grande destruição e comprometimento de furca, sendo indicada sua exodontia.

Considerando essa situação, avalie as afirmações a seguir.

I. A solução anestésica que contém vasoconstritor semelhante à epinefrina está indicada para a realização da exodontia porque, com essa droga, não há risco de elevação da pressão arterial e do ritmo cardíaco do paciente.

II. A solução anestésica lidocaína 2% com epinefrina pode ser utilizada, por propiciar menor toxicidade sistêmica e minimizar o risco de elevação da pressão arterial e do ritmo cardíaco do paciente.

III. A solução anestésica prilocaína 3% com felipressina 0,03 UI é uma alternativa para o atendimento odontológico porque, com essa droga, não há risco de elevação severa da pressão arterial e do ritmo cardíaco do paciente.

IV. As soluções anestésicas que contêm vasoconstritores semelhantes à epinefrina devem ser evitadas, porque o uso crônico do crack faz com que haja liberação de dopamina, com aumento de adrenalina no organismo e consequente aumento da pressão arterial e do ritmo cardíaco do paciente.

É correto apenas o que se afirma em

Uma menina de 8 anos de idade sofreu um acidente de bicicleta na calçada em frente a sua casa, ocorrendo a avulsão do dente 11. A vizinha que presenciou o acidente pegou o dente pela coroa, lavou rapidamente em água corrente filtrada e reimplantou o dente. Após três horas do reimplante, a família da criança levou-a a um consultório odontológico para uma avaliação.

Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O sucesso de um dente reimplantado depende do período de tempo em que ele permaneceu fora do alvéolo até a sua recolocação.

PORQUE

II. O desenvolvimento radicular incompleto na ocasião da avulsão proporciona maior chance de recuperação da vitalidade pulpar após o reimplante.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Ao planejar as ações em uma população adscrita de uma Unidade Básica de Saúde na área rural, o cirurgião-dentista incorporou a medição de íon flúor nas águas dos poços artesianos que as famílias usam para o consumo humano, visando realizar mapeamento das áreas com teores residuais de flúor. Considerando o uso do flúor em área rural e a Estratégia de Saúde da Família, avalie as afirmativas a seguir.

I. A presença de flúor em teores acima do recomendado nas águas dos poços artesianos que abastecem a população na área rural constitui um dos fatores de risco à fluorose dentária na população.

II. O baixo teor de flúor residual na água de poços artesianos de consumo humano na área rural dispensa a realização dos levantamentos epidemiológicos de fluorose dentária pela Estratégia de Saúde da Família.

III. A realização de levantamento epidemiológico de cárie e fluorose dentária e a determinação da concentração de flúor nas águas dos poços artesianos contribuem para o planejamento das ações coletivas de saúde.

IV. A vigilância, o controle e a orientação à população quanto às várias formas de utilização do flúor são medidas necessárias para o controle das formas agudas e crônicas de intoxicação por flúor e constituem ações de abordagem individual na prevenção da fluorose dentária.

É correto apenas o que se afirma em

Um paciente com 52 anos de idade, do sexo masculino, é atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) e relata queixa de dentes amolecidos na arcada inferior. O paciente trabalha na construção civil, na função de pedreiro, e relata fumar cerca de 15 cigarros por dia. No prontuário desse paciente, está registrada a condição de hipertensão. Sua frequência às atividades propostas pela Equipe de Saúde da Família é baixa, devido ao seu horário de trabalho.
Durante o exame clínico, o cirurgião-dentista observa que o paciente usa prótese total superior e apresenta lesões sugestivas de candidíase na mucosa palatina, além de quadro de doença periodontal, com bolsas profundas na região anteroinferior e presença generalizada de cálculo dentário.

Diante desse caso, avalie as afirmações a seguir. I. A triagem deve ser feita na UBS, para encaminhamento ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde o paciente receberá o tratamento da lesão na mucosa, conforme determinar o especialista em estomatologia.

II. O paciente enquadra-se nos critérios de risco para malignização da lesão na mucosa palatina e deve ser referenciado para o CEO, onde deve submeter-se a exames preventivos para o câncer bucal ao menos quatro vezes ao ano.

III. O tratamento periodontal requer a raspagem subgengival de maior complexidade, devendo-se referenciar o paciente ao CEO após a adequação do meio bucal e motivação sobre o controle do biofilme dental efetuadas pela Equipe de Saúde Bucal.

IV. O tratamento periodontal deverá ser concluído no CEO, onde será efetuada a alta, uma vez que o paciente apresenta condições de realizar os procedimentos de higiene bucal.

V. O paciente deve ser estimulado a participar do programa de controle do tabagismo, que o ajudará no enfrentamento da dependência ao cigarro, uma vez que o fumo constitui fator de risco comum às doenças cardiovasculares e à doença periodontal.

É correto apenas o que se afirma em

Um cirurgião-dentista sofreu um acidente no consultório com uma agulha contaminada, a qual perfurou sua luva e pele. O ferimento ocorreu durante o atendimento de um paciente que relatou ser portador de hepatite B. Nessa situação, o cirurgião-dentista

De acordo com os resultados encontrados no Projeto SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, a prevalência de pelo menos um dente incisivo afetado por traumatismo em crianças de 12 anos é de 20,5%.

BRASIL. Ministério da Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. Brasília, 2011. Disponível em: .
Um cirurgião-dentista que atua em uma Unidade Básica de Saúde constata, na sua área de abrangência, prevalência de 32% de incisivos permanentes afetados por trauma em crianças de 12 anos. Nesse caso, para reduzir esse índice, o profissional da Estratégia de Saúde da Família deverá

I. elaborar um protocolo de atendimento, estabelecendo a metodologia a ser utilizada para a definição dos tipos de traumatismos, as técnicas de tratamento e de monitoramento das eventuais sequelas.

II. propor ações de promoção da saúde, com ações intersetoriais e de educação em saúde que visem assegurar medidas de proteção, prevenção de acidentes e comportamentos seguros.

III. integrar os profissionais de saúde bucal com o restante da equipe de saúde na abordagem de fatores de risco comuns do traumatismo dentário e de outras lesões traumáticas.

IV. manter uma equipe de atendimento de urgência na Unidade Básica e estabelecer a possibilidade de encaminhamento de paciente ao centro de especialidades odontológicas ou hospital, de acordo com a gravidade e a extensão do trauma e as condições físicas do paciente.

É correto apenas o que se afirma em

Uma paciente com 17 anos de idade procura a clínica odontológica desejando clarear seus dentes, pois ela julga que seu sorriso é meio amarelado. Ao exame clínico, o cirurgião-dentista verifica que há muitos dentes com restaurações, tanto anteriores como posteriores. Não há história de tratamento endodôntico.

Em relação à conduta clínica e ao respeito aos princípios éticos, o cirurgião dentista deveria

I. alertar que podem ocorrer mudanças nas restaurações durante o clareamento, podendo ser necessário o polimento ou a substituição das restaurações.

II. informar que o efeito do clareamento ocorre sobre os dentes e não afeta as propriedades físicas e químicas das restaurações.

III. garantir o grau de clareamento, desde que a concentração seja controlada e a aplicação do agente clareador seja repetida quantas vezes forem necessárias até se obter o grau de clareamento desejado.

IV. orientar que os produtos resultantes da reação dos agentes clareadores podem agredir a polpa dental através dos túbulos dentinários.

É correto apenas o que se afirma em

A adequada orientação durante a erupção e o desenvolvimento das dentições decídua, mista e permanente é um componente fundamental da atenção à saúde bucal integral voltada para todos os pacientes odontológicos pediátricos. Essa orientação deve contribuir para o desenvolvimento de dentição permanente que tenha oclusão estável, funcional e esteticamente aceitável. O diagnóstico precoce e o tratamento bem-sucedido de desenvolvimento de má oclusão podem ter, ambos, os benefícios de curto e de longo prazos, enquanto se alcançam os objetivos da harmonia oclusal e a função e estética dentofacial.

AAPD - American Academy of Pediatric Dentistry.Guideline on Management of the Developing Dentition and Occlusion in Pediatric Dentistry: Clinical Guidelines - Reference Manual. v. 34, n.6, 2009, p. 241-251.

Muitos fatores podem afetar os arcos dentários em desenvolvimento, como hábitos orais que podem aplicar forças nos dentes e nas estruturas dentoalveolares, causando más oclusões. Considerando essas informações, é importante compreender e informar aos pacientes que

I. a relação entre hábitos orais e desenvolvimento dental e facial desfavoráveis é mais associativa que de causa e efeito.

II. o tempo de duração da força de um hábito é mais importante que a sua magnitude.br>
III. as pressões de repouso de lábios, bochechas e língua têm o menor impacto na posição do dente, pois são forças constantes na maior parte do tempo.

IV. os hábitos de sucção não nutritiva têm sido associados à diminuição da largura do arco maxilar, aumento do trespasse horizontal, diminuição do trespasse vertical, mordida aberta anterior e mordida cruzada posterior.

V. as pressões intermitentes de curta duração, resultantes do contato da língua ou dos lábios com os dentes, durante a mastigação, têm impacto significativo na posição dos dentes.

É correto apenas o que se afirma em

Um cirurgião-dentista assumiu a coordenação de saúde bucal de seu município. Na primeira reunião com a sua equipe, propôs a realização de uma oficina para a elaboração do seu plano de gestão, com duração de quatro anos. Foi solicitado aos participantes da oficina que se orientassem pelas Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal (2004).

Considerando essa situação e as ações e estratégias prioritárias que devem orientar a atenção em saúde bucal em todos os níveis, avalie as afirmações a seguir.

I. Para melhor identificar os principais grupos a serem priorizados e as ações que irão compor as linhas de cuidado, é necessário conhecer as características do perfil epidemiológico da população, as doenças e agravos de maior prevalência, bem como a forma com que as pessoas vivem e como os serviços de saúde são ofertados.

II. As ações de promoção e proteção da saúde, que devem ser desenvolvidas como procedimentos coletivos em parcerias intersetoriais, visam reduzir fatores de risco e compreendem elenco bastante vasto e diversificado de atividades de natureza eminentemente educativo-preventiva.

III. Ampliar no município as redes públicas de tratamento de águas, de forma a garantir o acesso à água tratada e fluoretada, é a forma mais abrangente e socialmente justa de acesso ao flúor.

IV. As ações de recuperação devem ser centradas na detecção do câncer bucal, por meio de biópsias realizadas dentro da rede de saúde.

V. As ações de saúde bucal devem ser inseridas de forma transversal nos diferentes programas integrais de saúde, por linhas de cuidado ou por condição de vida.

É correto apenas o que se afirma em

Um cirurgião-dentista vinculado ao programa odontológico de uma escola da rede pública, ao realizar o atendimento de rotina em uma criança, que já era sua paciente há algum tempo, percebeu alterações de comportamento e alguns hematomas nos braços e ao redor dos olhos. Questionada sobre a causa dos hematomas, a criança manifestou contradições inúmeras vezes. Em conversa com os professores, foi constatada queda no rendimento escolar e tendência ao isolamento dos colegas.

Diante do caso relatado, que atitude o cirurgiãodentista deve assumir, de modo a respeitar o Estatuto da Criança e do Adolescente?

A Portaria Federal nº 453, de 1º de junho de 1998, estabelece, por meio do Regulamento Técnico, as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico e dispõe sobre o uso dos raios-X diagnósticos em todo território nacional. O cirurgião-dentista que possuir, em seu consultório, equipamento radiológico intraoral deverá adequar as instalações para atender ao disposto nessa Portaria. Considerando as obrigações relativas ao uso do equipamento radiológico intraoral em consultório odontológico, avalie as afirmativas a seguir.

I. O equipamento de radiografia intraoral deve ser instalado em ambiente (consultório ou sala) com dimensões suficientes para permitir à equipe manter-se à distância mínima de 2 m do cabeçote e do paciente.

II. As mulheres grávidas que trabalham em consultório odontológico com equipamento de radiografia intraoral devem comunicar a gravidez ao chefe, para lhes ser concedido o afastamento do ambiente de trabalho até o término da gestação.

III. No consultório odontológico, deve haver, para cada equipamento de raios-X, uma vestimenta plumbífera que garanta a proteção do tronco dos pacientes, incluídas tireoide e gônadas, e que tenha, pelo menos, o equivalente a 0,25 mm de chumbo.

IV. No consultório odontológico com equipamento de radiografia intraoral deve haver sinalização luminosa vermelha acima da face externa da porta de acesso à sala de raios-X, acompanhada do seguinte aviso de advertência: Quando a luz vermelha estiver acesa, a entrada é proibida. É correto apenas o que se afirma em

Durante a realização de exodontia com seccionamento do dente 27 de paciente do sexo masculino, com 22 anos de idade, uma técnica em saúde bucal (TSB) utilizava o sugador, quando percebeu a ruptura da luva cirúrgica em sua mão esquerda. A TSB é destra e, no momento em que notou o rompimento da luva, comunicou o fato ao cirurgião-dentista (CD). O CD solicitou que a TSB continuasse o atendimento ao paciente, que estava anestesiado e não deveria ter o procedimento cirúrgico interrompido. Diante dessa situação, a TSB deve

Durante procedimento de exodontia a retalho, em que o anestésico utilizado foi a prilocaína associada à epinefrina, na concentração de 1:100 000, um paciente do sexo masculino, com 57 anos de idade e histórico de hipertensão prévia controlada por ?-bloqueador relatou sentir-se mal. O profissional interrompeu o procedimento, procurou acalmar o paciente e o colocou deitado. A aferição, por três vezes consecutivas da pressão arterial, resultou em pressão diastólica superior a 120 mmHg. Para caracterizar o quadro clínico como urgência hipertensiva, o paciente precisaria apresentar