Questões de Concursos

selecione os filtros para encontrar suas questões de concursos e clique no botão abaixo para filtrar e resolver.

Publicidade
O quadro de cárie de acometimento precoce na infância (cárie de mamadeira) afeta os dentes decíduos logo após sua irrupção. Inicia-se com o desenvolvimento de lesões de cárie tipo
O JIG (guia de interferência mandibular) é um desprogramador oclusal utilizado para auxiliar no ajuste oclusal por desgaste seletivo. Sobre seu uso, é correto afirmar:
O princípio de oclusão que os profissionais deve seguir antes da restauração de dentes posteriores é:
O número de queimas e incrementos na confecção das próteses cerâmicas pode gerar:
Para manter o lençol de borracha estável junto aos dentes no isolamento absoluto é necessária a instalação de grampos específicos ao dente que será tratado. Qual o grampo de escolha para isolamento do incisivo superior e para um molar inferior, respectivamente?
Na restauração direta ou indireta de dentes tratados endodonticamente, é comum o uso de pinos intrarradiculares. Sobre estes, é correto afirmar:

Paciente de 8 anos, sexo masculino, com paralisia cerebral espástica nível V, apresenta necessidade de tratamento odontológico clínico.

Em relação às condutas clínicas para esse paciente, assinale a alternativa correta.

Nos indivíduos adultos, podem-se reunir os determinantes da oclusão em determinantes fixos e determinantes variáveis.

Assinale a alternativa que apresenta apenas determinantes fixos da oclusão.

Os anestésicos locais atravessam facilmente a barreira hematoencefálica. Em níveis sanguíneos baixos (terapêuticos, não tóxicos), não ocorrem efeitos clinicamente significativos no sistema nervoso central. Em níveis mais altos (tóxicos, superdosagem), a manifestação clínica primária é
As lesões de cárie de esmalte não cavitadas são subsuperficiais. Em relação a esse processo de desmineralização subsuperficial, é correto afirmar que
Segundo a classificação descrita por Black, como é denominado o ângulo formado pela junção das paredes circundantes em um preparo cavitário?
Sobre o uso e a aplicação do isolamento absoluto do campo operatório, é correto afirmar:

Medicação de duração prolongada que apresenta meia- -vida plasmática de 300 minutos, indicada para prevenir a hiperalgesia e controlar o edema inflamatório, decorrentes de intervenções odontológicas eletivas. Quando empregada em dose única pré-operatória ou por tempo restrito, não interfere nos mecanismos de hemostasia. Além disso, reduz a síntese dos leucotrienos C4, D4 e E4, que constituem a substância de reação lenta da anafilaxia, liberada em muitas das reações alérgicas.

A descrição é compatível com a seguinte medicação:

A estética, principalmente na região anterossuperior da boca, é importante e muitas vezes determina a localização subgengival do limite cervical das restaurações diretas e indiretas. Nesses casos, o limite cervical dos preparos a fim de serem obtidos os melhores resultados estéticos com o mínimo de problemas periodontais deve ser de:
Qual instrumento tem o intermediário e a lâmina ligeiramente curvos e é utilizado na dentística restauradora principalmente para planificar e clivar o esmalte?

O controle químico da placa pode ser necessário naqueles indivíduos que não são capazes de controlar apropriadamente o biofilme supragengival com dispositivos mecânicos. O uso de produtos químicos deve ser adjuvante aos dispositivos mecânicos.

Assinale a alternativa que apresenta agente ativo bisfenólico, não iônico, antibacteriano de amplo espectro, formulado tanto em enxaguatórios orais quanto em dentifrícios.

Qual alteração pode ocorrer quando o término cervical de um procedimento restaurador invadir o espaço biológico periodontal?
Com base na hipótese da placa bacteriana ecológica, é correto afirmar que

A cavidade bucal do ser humano inicia a colonização durante o nascimento, e a sucessão de micro-organismos continua por toda a vida.

No grupo de micro-organismos Gram-positivos, está o seguinte gênero:

No processo de cimentação de uma faceta de porcelana, qual o agente responsável pelo “elo químico” entre a cerâmica e o adesivo?
Página 1
Publicidade