Um circuito elétrico alimenta duas cargas trifásicas: uma de 8 kW, com fator de potência 0,8 atrasado, e outra de 6 kW, com fator de potência 0,6 atrasado. Por meio de um banco de capacitores, desejase fazer a correção do fator de potência geral desse circuito para 0,96 atrasado. Sabendo que o seno do ângulo correspondente ao novo fator de potência é igual a 0,28, assinale a opção correta.

Um motor de indução trifásico de 20 cv, 380 V, 4 polos, 60 Hz, opera a plena carga em regime permanente com escorregamento de 4%. Considerando-se que as perdas mecânicas sejam de 880 W e assumindo-se que 1 cv = 736 W, é correto afirmar que o valor da potência transferida no entreferro está entre

Cabeamento estruturado pode ser definido como um sistema que permite a utilização de diferentes tecnologias e serviços de telecomunicação e automação, por meio de uma infraestrutura única e padronizada. Acerca do padrão NBR 14565/2007 de cabeamento de telecomunicação para edifícios comerciais, assinale a opção correta.

Em relação aos tipos de manutenção, assinale a opção correta.

A respeito de transformadores, inversores de frequência e nobreaks, assinale a opção correta.

A soma das potências dos equipamentos de um CPD é de 96 kW e o banco de baterias instalado supre esses equipamentos durante 15 minutos. Deseja-se redimensionar o banco de baterias, para suportar 2 horas e 30 minutos em potência máxima, sem a rede elétrica. Tanto o banco de baterias atual quanto o novo devem fornecer energia em 24 V. Considerando apenas a potência dos equipamentos e que o fator de potência seja igual a 1, então a nova capacidade do banco de baterias, sem que haja superdimensionamento, deverá ser superior a

A eficiência energética de edificações tem sido considerada como princípio básico na concepção de projetos e elaboração de especificações. A etiquetagem de edificações proporciona a eficiência requerida em diversos níveis, conforme estabelecido pelo PROCEL-EDIFICA. Nesse contexto, assinale a opção correta.

Os dispositivos diferenciais residuais (DR) de seccionamento mecânico são utilizados na proteção contra choques elétricos provocados por contato direto e indireto. Segundo a NBR 5410/2005, não podem ser utilizados dispositivos DR em instalações elétricas residenciais cujo esquema de aterramento seja o

Em relação a aterramento e sistemas de proteção de descargas atmosféricas, assinale a opção correta.

Ao se considerar o fator climatização a ser implementado em um edifício, duas opções foram apresentadas: sistema central de água gelada com HCFC22, usando fan-coils e dutos com volume de ar variável; e sistema multi-split VRF. Em relação a essas opções tecnológicas, assinale a opção correta.

Na seleção de material isolante, deve-se considerar a sua capacidade de suportar esforços elétricos sem sofrer danos. Essa característica de isolação do material é denominada

O controle tecnológico do concreto usinado deve ser feito para cada lote de 100 m³, ou quando variar a dosagem. Desprezando-se os casos específicos, o número de corpos de prova para cada lote amostrado é igual a

Em relação ao controle de velocidade de motores elétricos, assinale a opção correta.

A respeito da contribuição da iluminação artificial, do calor proveniente das lâmpadas instaladas em um ambiente e do cálculo de carga térmica instantânea, assinale a opção correta.

Com relação a grandezas e unidades elétricas, assinale a opção correta.

Acerca dos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), assinale a opção correta.

Publicidade|Remover