
Por Camila Duarte em 30/12/2024 02:04:05🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)
Segundo Carvalho (2004), para promover a educação inclusiva, é necessário enfrentar os mecanismos de exclusão existentes no sistema educacional. Isso envolve ampliar o sistema educacional, diversificar suas ofertas, aprimorar sua cultura e práticas pedagógicas e, principalmente, articular o sistema educacional com todas as políticas públicas.
O objetivo é garantir que todos os alunos, incluindo os portadores de necessidades especiais, tenham acesso a uma educação de qualidade, respeitando suas diferenças e promovendo a convivência entre todos os estudantes. A inclusão deve ser feita de forma concreta, considerando as necessidades individuais de cada aluno, e não apenas como uma integração superficial que não traz benefícios reais para a convivência e aprendizagem.
Portanto, a alternativa correta é a letra a), que destaca a importância de enfrentar os mecanismos de exclusão, ampliar e diversificar o sistema educacional, aprimorar práticas pedagógicas e articular com políticas públicas para promover a educação inclusiva.
Segundo Carvalho (2004), para promover a educação inclusiva, é necessário enfrentar os mecanismos de exclusão existentes no sistema educacional. Isso envolve ampliar o sistema educacional, diversificar suas ofertas, aprimorar sua cultura e práticas pedagógicas e, principalmente, articular o sistema educacional com todas as políticas públicas.
O objetivo é garantir que todos os alunos, incluindo os portadores de necessidades especiais, tenham acesso a uma educação de qualidade, respeitando suas diferenças e promovendo a convivência entre todos os estudantes. A inclusão deve ser feita de forma concreta, considerando as necessidades individuais de cada aluno, e não apenas como uma integração superficial que não traz benefícios reais para a convivência e aprendizagem.
Portanto, a alternativa correta é a letra a), que destaca a importância de enfrentar os mecanismos de exclusão, ampliar e diversificar o sistema educacional, aprimorar práticas pedagógicas e articular com políticas públicas para promover a educação inclusiva.