Questões Português Proparoxítonas

Acentua-se pela mesma regra que determina a escrita da palavra “flexíveis” o termo:...

Responda: Acentua-se pela mesma regra que determina a escrita da palavra “flexíveis” o termo:


Q103361 | Português, Proparoxítonas, Analista Serviço Social, INSS, FUNRIO

Texto associado.

O VÕO DA ÁGUIA
     A Águia pode viver por 70 anos. Sabe por quê?
     A Águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos, mas, para chegar a essa idade, aos 40 ela tem de tomar um séria decisão.
     É nessa fase da vida que ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontadas contra o peito estão suas asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas e voar já é tão difícil...
     A águia então tem duas alternativas: morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação que vai durar 150 dias. Esse
processo de renovação consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em ninho próximo a um paredão onde não
necessite voar.
     Após encontrar esse lugar, a Águia começa a arrancar suas unhas. Quando começam a nascer as novas unhas, ela passa a arrancar as velhas penas. E, só cinco meses depois, sai para o famoso vôo de renovação e para viver então mais 30 anos.
     Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação.
     Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e velhos hábitos que nos causam dor.
     Somente livres do peso do passado, podemos aproveitar o resultado valioso que a renovação sempre nos traz.

FONTE: Jornal carta, 09.05.2003 www.Tonoticias.jor.br


Acentua-se pela mesma regra que determina a escrita da palavra “flexíveis” o termo:

Gabarite Concurso
Por Gabarite Concurso em 13/01/2025 20:08:07🎓 Equipe Gabarite
A questão apresenta um texto sobre o voo da águia e faz uma pergunta sobre a acentuação de uma palavra, seguindo a mesma regra de acentuação da palavra "flexíveis".

A palavra "flexíveis" é acentuada pela regra das proparoxítonas, que são as palavras que têm a sílaba tônica (sílaba mais forte da palavra) na antepenúltima sílaba. Portanto, a palavra "flexíveis" é acentuada porque a sílaba tônica é "xí".

Analisando as opções apresentadas:

a) águia - A palavra "águia" é uma proparoxítona e, portanto, é acentuada corretamente.
b) espécie - A palavra "espécie" é uma paroxítona, ou seja, a sílaba tônica é a penúltima sílaba, não sendo acentuada da mesma forma que "flexíveis".
c) próximo - A palavra "próximo" é uma paroxítona, não sendo acentuada da mesma forma que "flexíveis".
d) difícil - A palavra "difícil" é uma proparoxítona e, portanto, é acentuada corretamente.
e) vôo - A palavra "voo" é uma paroxítona, não sendo acentuada da mesma forma que "flexíveis".

Portanto, a palavra que deve ser acentuada pela mesma regra que "flexíveis" é a opção:

Gabarito: d) difícil
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.