
Por Matheus Fernandes em 08/01/2025 02:13:26🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)
A matriz de crescimento-participação do BCG (Boston Consulting Group) é uma ferramenta de análise estratégica que classifica os produtos ou unidades de negócios em quatro quadrantes: estrela, vaca leiteira, abacaxi e ponto de interrogação.
De acordo com Henderson, Mintsberg e outros, a sequência de crescimento seguro é 2-1-3-1. Isso significa que a empresa deve primeiro investir em produtos ou unidades de negócios que estão no quadrante 2 (estrela), que possuem alto crescimento e alta participação de mercado. Em seguida, deve focar nos produtos do quadrante 1 (vaca leiteira), que possuem alta participação de mercado, mas baixo crescimento. Depois, deve atuar nos produtos do quadrante 3 (abacaxi), que possuem baixa participação de mercado e baixo crescimento, buscando melhorar sua posição ou desinvestir. Por fim, deve retornar ao quadrante 1 (vaca leiteira) para consolidar a posição.
Essa sequência visa garantir um crescimento seguro e sustentável para a empresa, aproveitando ao máximo o potencial de cada produto ou unidade de negócios.
A matriz de crescimento-participação do BCG (Boston Consulting Group) é uma ferramenta de análise estratégica que classifica os produtos ou unidades de negócios em quatro quadrantes: estrela, vaca leiteira, abacaxi e ponto de interrogação.
De acordo com Henderson, Mintsberg e outros, a sequência de crescimento seguro é 2-1-3-1. Isso significa que a empresa deve primeiro investir em produtos ou unidades de negócios que estão no quadrante 2 (estrela), que possuem alto crescimento e alta participação de mercado. Em seguida, deve focar nos produtos do quadrante 1 (vaca leiteira), que possuem alta participação de mercado, mas baixo crescimento. Depois, deve atuar nos produtos do quadrante 3 (abacaxi), que possuem baixa participação de mercado e baixo crescimento, buscando melhorar sua posição ou desinvestir. Por fim, deve retornar ao quadrante 1 (vaca leiteira) para consolidar a posição.
Essa sequência visa garantir um crescimento seguro e sustentável para a empresa, aproveitando ao máximo o potencial de cada produto ou unidade de negócios.