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Q11009 | Pedagogia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Luckesi analisa diversas tendências pedagógicas e as características da prática escolar a elas correspondentes. Nesse contexto, considere as observações abaixo, todas relativas a uma determinada tendência pedagógica.

- Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, transmitindo informações precisas, objetivas e rápidas.

- Os conteúdos de ensino são as informações, princípios científicos, etc, estabelecidos e ordenados por especialistas numa sequência lógica e psicológica.

- A tarefa inicial do professor é modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais.

- O professor é apenas um elo entre a verdade científica e o aluno, devendo empregar o sistema instrucional previsto.

- Foi efetivamente introduzida no Brasil no final da década de 1960, com o objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime militar então vigente.

Essas características permitem identificar que o autor se refere à:
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 06/01/2025 03:52:25🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: e)

As características apresentadas estão relacionadas à tendência pedagógica liberal tecnicista. Essa abordagem pedagógica tem como foco principal a preparação dos indivíduos para o mercado de trabalho, priorizando a transmissão de informações de forma rápida e objetiva. Os conteúdos são organizados de maneira lógica e psicológica, com ênfase na eficiência e na técnica.

Nessa perspectiva, o papel do professor é o de transmitir essas informações de forma direta, modelando respostas adequadas aos objetivos instrucionais estabelecidos. O professor é visto como um mero transmissor de conhecimento, seguindo um sistema instrucional predefinido.

A tendência liberal tecnicista foi introduzida no Brasil no final da década de 1960, buscando alinhar o sistema educacional com a orientação político-econômica do regime militar vigente na época.
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