Questões Administração Pública Administração pública

O clientelismo e o corporativismo são padrões institucionalizados de relações que e...

Responda: O clientelismo e o corporativismo são padrões institucionalizados de relações que estruturam os laços entre sociedade e Estado no Brasil. O clientelismo, que faz parte da tradição política secu...


Q111104 | Administração Pública, Administração pública, Analista de Controle Externo Planejamento e Gestão, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência aos conceitos e situações aplicáveis à
administração pública, bem como à experiência e à legislação
brasileira nesse setor, julgue os itens.

O clientelismo e o corporativismo são padrões institucionalizados de relações que estruturam os laços entre sociedade e Estado no Brasil. O clientelismo, que faz parte da tradição política secular brasileira, está associado ao patrimonialismo e ao fisiologismo. O corporativismo emergiu nos anos 30, sob o governo de Getúlio Vargas. Essas características passaram, então, a inter-relacionar-se, e constituem instrumentos de legitimação política.

Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 14/01/2025 16:46:30🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

O clientelismo e o corporativismo são de fato padrões institucionalizados de relações que estruturam os laços entre sociedade e Estado no Brasil. O clientelismo, que está presente na tradição política brasileira, está relacionado ao patrimonialismo e ao fisiologismo. Já o corporativismo surgiu nos anos 30, durante o governo de Getúlio Vargas. Essas práticas se entrelaçam e são utilizadas como instrumentos de legitimação política no país.

Portanto, a afirmativa está correta ao destacar a presença e a importância do clientelismo e do corporativismo nas relações entre sociedade e Estado no Brasil.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.