Questões Veterinária

“A utilização de matérias-primas contaminadas para a produção de ração animal, bem como...

Responda: “A utilização de matérias-primas contaminadas para a produção de ração animal, bem como a contaminação que pode ocorrer durante a fabricação, o transporte ou o armazenamento destas rações podem tra...


Q11111 | Veterinária, Veterinário, MAPA, CONSULPLAN

“A utilização de matérias-primas contaminadas para a produção de ração animal, bem como a contaminação que pode ocorrer durante a fabricação, o transporte ou o armazenamento destas rações podem trazer sérios riscos à saúde animal. O fornecimento de alimentos contaminados para equinos pode causar danos ao fígado que, em exames patológicos, podem ser observados em tamanho diminuído, firme e ictérico, com necrose e fibrose centrolobular. As lesões causadas por estes contaminantes também podem ser especificamente caracterizadas, em equídeos, por uma necrose de liquefação na substância branca dos hemisférios cerebrais, conhecida por leucoencefalomalácia equina.” Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a substancia tóxica e a origem provável do quadro patológico de intoxicação alimentar descrito.
Usuário
Por CARLA FABIANA em 21/03/2017 11:42:05
A Leucoencefalomalácia Equina (LEME) é uma doença causada pela micotoxina fumonisina B1 , um metabólito do fungo Fusarium moliniforme1 , uma espécie bem adaptada a climas tropicais2 . A doença frequentemente ocorre pela ingestão de milho contaminado pelo F. moliniforme, mas também pode estar associada ao consumo de rações comerciais.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.