Questões Filosofia

“A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, dep...

Responda: “A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma direção estranha, continuem no entanto de bom grado menores ...


Q11124 | Filosofia, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP

“A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma direção estranha, continuem no entanto de bom grado menores durante toda a vida. São também as causas que explicam por que é tão fácil que os outros se constituam em tutores deles. É tão cômodo ser menor. Se tenho um livro que faz as vezes de meu entendimento, um diretor espiritual que por mim tem consciência, um médico que por mim decide a respeito de minha dieta, etc., então não preciso esforçar-me eu mesmo. Não tenho necessidade de pensar, quando posso simplesmente pagar; outros se encarregarão em meu lugar dos negócios desagradáveis”.

(Immanuel Kant, Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento? Em: Textos seletos. São Paulo: Vozes, 2005)

Considerando a argumentação do autor, é correto afirmar que
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 30/12/2024 03:36:20🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

Neste trecho, o filósofo Immanuel Kant discute sobre a importância da emancipação intelectual e moral do ser humano, destacando que a preguiça e a covardia são fatores que levam muitas pessoas a permanecerem na menoridade, ou seja, a não exercerem seu pensamento de forma autônoma e crítica.

Kant argumenta que é mais cômodo e fácil para as pessoas deixarem que outros pensem e decidam por elas, em vez de assumirem a responsabilidade por si mesmas. No entanto, ele ressalta que essa atitude de menoridade é um obstáculo para a emancipação, ou seja, para o desenvolvimento da capacidade de pensar por si mesmo e agir de acordo com a própria razão.

Portanto, a alternativa correta é a letra c) "a comodidade da menoridade é um obstáculo para a emancipação".