Questões Geografia

Leia o trecho a seguir. “A orogênese e a epirogênese não po...

Responda: Leia o trecho a seguir. “A orogênese e a epirogênese não podem ser entendidas como movimentos desarticulados. As duas são produto da deriva continental e do choque entre...


Leia o trecho a seguir.
A orogênese e a epirogênese não podem ser entendidas como movimentos desarticulados. As duas são produto da deriva continental e do choque entre as placas tectônicas. A epirogê­nese corresponde a movimentos lentos e generalizados da crosta continental, que sofre soerguimentos ou abaixamentos amplos (epirogênese positiva ou negativa). A orogênese corresponde a movimentos da superfície terrestre através do enrugamento ou dobramento de camadas de rochas sedimentares depositadas nas bacias geossinclinais que margeiam as bordas dos continen­tes em áreas de encontros de placas.”

(ROSS, J. L. S. (org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2008)

Os processos referidos no trecho podem ser classificados como
Foto de perfil Camila Duarte
Por Camila Duarte em 30/12/2024 03:36:28🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)

Os processos referidos no trecho são classificados como endógenos ativos.

Os processos endógenos são aqueles que ocorrem no interior da Terra, sendo responsáveis pela formação de relevos e estruturas geológicas. Já os processos exógenos são aqueles que ocorrem na superfície terrestre, como a ação do vento, da água e das variações de temperatura.

Dentro dos processos endógenos, podemos classificá-los em ativos e passivos. Os processos endógenos ativos são aqueles que resultam em movimentos e deformações da crosta terrestre, como a orogênese (formação de montanhas) e a epirogênese (movimentos lentos e generalizados da crosta continental). Já os processos endógenos passivos são aqueles que não resultam em movimentos significativos da crosta terrestre.

Portanto, no trecho citado, a orogênese e a epirogênese são exemplos de processos endógenos ativos, uma vez que envolvem movimentos e deformações da crosta terrestre.