Questões Geografia Geografia da População

Sabe-se que, atualmente, mais da metade da população mundial vive nas cidades, o que...

Responda: Sabe-se que, atualmente, mais da metade da população mundial vive nas cidades, o que é fator decisivo para a ampliação dos desafios sociais e ambientais, como a pobreza, a fome e as mudanças cli...


Q111618 | Geografia, Geografia da População , Analista de Infraestrutura, MP, CESPE CEBRASPE

Sabe-se que, atualmente, mais da metade da população mundial vive nas cidades, o que é fator decisivo para a ampliação dos desafios sociais e ambientais, como a pobreza, a fome e as mudanças climáticas. No Brasil, o processo de urbanização da sociedade, impulsionado pela Segunda Guerra e pela industrialização que avança celeremente desde a Era Vargas, fez-se de forma rápida e não planejada. A despeito dos enormes problemas daí decorrentes, o certo é que o país chegou ao século XXI profundamente alterado, sobretudo quando confrontado com a realidade histórica que o caracterizou desde o período colonial. A respeito dessa situação, julgue os itens que se seguem.

Uma das razões para que a industrialização brasileira acontecesse tardiamente encontra-se na modesta taxa de crescimento da população até os anos 90 do século passado, fato que se reverteu apenas nas duas últimas décadas.

Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 13/01/2025 18:36:07🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

A afirmação está incorreta. A industrialização brasileira não aconteceu tardiamente devido à modesta taxa de crescimento da população até os anos 90 do século passado. Na verdade, outros fatores como a dependência histórica de uma economia agroexportadora, a falta de investimentos em infraestrutura e tecnologia, a ausência de políticas industriais eficazes, entre outros, foram determinantes para o atraso no processo de industrialização do Brasil. A taxa de crescimento populacional não foi o principal motivo para esse atraso.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.